Um país que nasceu com a ajuda das FAs brasileiras

timor

Em 20 de maio de 2002, o Timor-Leste tornou-se uma nação independente. A República Democrática de Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo.

Anexada pela Indonésia em 1975, essa antiga colônia portuguesa lutou contra o domínio de Jacarta até 1999, quando num referendo a esmagadora maioria da população escolheu a independência em vez da autonomia proposta pelo governo indonésio.

Foi administrado por um representante do secretário-geral da ONU, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, até 20 de Maio de 2002, dia em que os eleitos locais assumiram a independência administrativa, constituindo-se formalmente o mais novo país do mundo.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lecen
Lecen
14 anos atrás

Recordo-me que estava no terceiro semestre da faculdade (lá por 2004) perambulando pela biblioteca quando encontrei um livro.

Era daqueles de apenas 50-70 página e revelava o horror da ocupação do Timor do início até o fim. Vocês não fazem idéia do que eles passaram.

Portugal, mesmo não tendo meio militares, nunca desistiu de ajudar a sua ex-colônia. Passou esses longos anos implorando a ONU que se fizesse algo.

P.S.: Bom lembrar do Sérgio Viera de Melo. Um grande homem.

RL
RL
14 anos atrás

Orgulho ein para nossas FA´s.

Muito boa matéria.