Artefato é capaz de atingir Israel e bases norte-americanas no Golfo

missil Sejil 2O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que o país testou com sucesso nesta quarta-feira, 20, um um míssil terra-terra com alcance de cerca de 2.000 km, capaz de atingir o Estado de Israel, bases dos Estados Unidos no golfo Pérsico e alguns países do sudeste da Europa.

“O míssil Sejil 2, que possui uma avançada tecnologia, foi lançado hoje… e caiu exatamente no alvo”, disse Ahmadinejad durante uma visita à província de Semnan, norte do país, que a Irna informou ter sido o local do lançamento.

O anúncio deve aumentar as preocupações no Ocidente sobre as ambições militares do Irã, já que foi feito dois dias após o presidente dos EUA, Barack Obama, assegurar que está pronto para buscar sanções internacional mais duras contra Teerã se o regime rechaçar as tentativas de negociações para encerrar seu programa nuclear. Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que a república islâmica esteja tentando fabricar armas nucleares. Teerã nega a acusação.

Segundo Ahmadinejad, o novo foguete ainda é capaz de chegar ao espaço. “Hoje, a República Islâmica conseguiu um novo marco no que diz respeito à fabricação de foguetes. É um novo e grande êxito da Organização Aeroespacial Nacional”, afirmou o governante durante um comício na cidade de Semman. Segundo Ahmadinejad, o foguete possui duas cápsulas capazes de atravessar a atmosfera e entrar em órbita graças ao fato de ser alimentado com “combustível sólido”. “Este combustível o torna mais potente. Primeiro é lançado, e antes de atravessar a atmosfera perde uma de suas partes, enquanto a outra alcança o ponto aonde tem de chegar”, explicou Ahmadinejad.

O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite de comunicações de fabricação integralmente nacional em fevereiro, fato que disparou o alarme sobre os avanços obtidos em seu programa de mísseis balísticos. A comunidade internacional, com os Estados Unidos, Israel e as principais potências europeias na liderança, temem que o regime de Teerã esconda, sob seu programa nuclear civil, um suposto projeto militar destinado a dotar estes mísseis com ogivas nucleares.

O Irã informou em novembro ter testado um míssil Sejil, descrevendo-o como uma nova geração de mísseis terra-terra (lançados da terra contra alvos em terra ou no mar). Teerã disse estar pronta para se defender contra qualquer agressor. Washington disse na época que o teste destacou a necessidade de um sistema de defesa de mísseis que os norte-americanos pretendem instalar na Polônia e na República Tcheca para conter ameaças do que classificam de “Estados nocivos”.

FONTE: Estadao.com

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael Barros
Raphael Barros
14 anos atrás

É isso aew Ahmadinejad não pode dar mole para Estados Unidos e Israel não pois eles querem o seu petróleo e ferrar com o povo do Irã. O Brasil tem que ter um presidente forte que não tem medo de chatagens de Estados Unidos ou de nenhum outro país e que dê valor à sua pátria e o seu povo. Antes que qualquer alienado venha defender os Americanos vou falar uma coisa o Irã tem a SEGUNDA MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO DO MUNDO e o Iraque à Terceira os Estados Unidos fizeram um teatrinho só para invadir o Iraque agora… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

e nois, ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
NADA

celio andrade
celio andrade
14 anos atrás

quando confirmada a area do pre-sal o Brasil que se cuide..
Vai mandar seus barcos patrulha pra lá…

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhores, o Irã é uma seria ameaça a comunidade internacional, digo comunidade porque este país com seu fundamentalismo islamico não respeitara e tampouco tera escrupulos em atingir qualquer nação que se interponha a frente de seu nefasto plano. Para quem não sabe ou não quer ver, o Irã de hoje é dominado por pessoas que acham que a fé no islã deve ser exportada para todos os cantos do mundo, não importando os meios (para eles qualquer meio é valido para semear a fé islamica). Estão se preparando para primeiro varrer Israel do mapa e mais a frente qualquer um… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

@COMANDANTE MELK

Sua descrição do Irã cabe como uma luva para descrever os EUA e Israel. Nenhum deles tem o menor escrúpulo em usar suas forças armadas para alcançar seus objetivos.

Eu não acho que o Irã seja uma nação de coitadinhos, mas você tem que ver que eles foram ameaçados publicamente pelos EUA e Israel, então se eu fosse eles estaria investindo em armas para me defender também.

Jamais países como os EUA ou Israel vão ter paz enquanto continuarem a tratar os países islâmicos como se trata um cachorro vira-lata.

Marine
Marine
14 anos atrás

MELK,

Esquece, vc ta perdendo seu tempo amigo…

Sds!

Sidney
Sidney
14 anos atrás

mas na real: entre EUA e Israel ou Irã, eu fico com os dois primeiros.

Adler Medrado
14 anos atrás

Olha, eu não achava muito legal aquele projeto de sistema de defesa antimísseis dos EUA, mas vendo esses fanáticos religiosos estúpidos portando mísseis desse porte eu acho que esse escudo antimísseis se faz necessário.

Antes que alguém venha falar asneiras sobre os mísseis da série jericho israelenses saibam que estes mísseis nunca foram uma ameaça a nenhum país, já os mísseis iranianos…

gaspar
gaspar
14 anos atrás

eu fico com o Ira…

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Mes que vem tem eleiçoes no Irã.

Espero que os iranianos, especialmente os mais jovens, nao reelejam o atual presidente.

Ir a publico dizer que Israel deve ser riscada do mapa e declarar que o holocausto nao ocorreu, no minimo nao é atitude de quem se auto-proclama seguidor dos principios do Islã e que seu Pais só deseja a paz.

Embora o Irã seja na verdade governado pelos religiosos, um presidente mais moderado será mais util em um momento como o atual.

sds

Adler Medrado
14 anos atrás

Como pode alguém civilizado apoiar essa desgraça que é o Iran atual?

J  Roberto
J Roberto
14 anos atrás

Parece que Israel e os EUA,estão planejando um ataque as usinas nucleares do Iran.Porém,o maior medo deles seria a defesa anti-aérea iraniana,que além de milhares de baterias,existiria tb o sistema S-300 que colocaria em risco a operação.Se o Irã for atacado,com certeze ele irá revidar com seus mísseis balísticos. Para impedir que os aviões sejam detectados a caminho do Irã, a IAF usaria avançada tecnologia para invadir e “jam” as redes de comunicações e instalações de radar dos países sobre os quais os F-15 e os F-16s voarão, assim as dezenas de aviões que cruzassem o espaço aéreo dos outros… Read more »

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

Olha, esse papo de dizer que Ahmadinejad quer “varrer Israel do mapa” e “negar o holocausto” é tão estúpido que não vou perder meu tempo. Quem quiser (e tiver capacidade) para se informar melhor tenho como sugestão (entre um bilhão de outras, pois esse assunto já foi dissecado anos atrás): http://www.informationclearinghouse.info/article14733.htm Agora, os colegas que ainda estão na idade da pedra, digo da mídia de massa, um conselho: tudo, absolutamente tudo que você lê e ouve sobre Ahmadinejad na mídia de massa do continente americano passou por veto da diáspora judaica americana. Isso serve também (e específicamente) para a mídia… Read more »

EMILIO
EMILIO
14 anos atrás

Hardy Har Har,

Esquece, vc ta perdendo seu tempo amigo…

Sds!

RSSS

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Tb acho que existe um processo de “demonização” do Irã, como ocorreu com o Daniel Ortega na Nicarágua, no anos 80, Saddam Hussein e a “poderosa Guarda Revolucionária” , uns coitados que não tinham nem bota pra calçar, tudo bem planejado nos corredores de Langley, Virginia (CIA), mas mesmo gostando de aviões, navios e carros de combate, acho que qualquer desenvolvimento de artefatos de destruição em massa, seja de quem for, só desestabiliza ainda mais aquela região e bota mais lenha na fogueira. O Brasil foi muito correto em desistir de produzir tais armas e assinar ao TNP.

fuzileiro
fuzileiro
14 anos atrás

No dia que uns desses que defendem o Irã se debater com um fanático religioso islâmico, rapidinho mudam de idéia. Enquanto muitos ocidentais acreditam que as questões no oriente médio se resume a guerra pelo petroleo, para eles é questão religiosa. Os fanáticos interpretam em algumas passagens do Corão que sua fé deve ser implantada em todo o mundo seja ela “pela a espada ou pelo convecimento” e muitos preferem a espada, e para vencer os infiéis qualquer meio é válido. É mais ou menos isso, se quiserem tirar a dúvida leiam o Corão.

Marine
Marine
14 anos atrás

Pronto, Demorou mas chegaram no blog os teoristas de conspiracao, chegaram os “academicos” que entendem tao bem do Oriente Medio sem nunca por os pes la eu terem uma “civilizada” conversa com um fanatico religioso islamico, chegaram os grandes informados com acesso a “secretos” blogs de informacao estando tao bem mais por dentro do que nos pobres mortais com relacao as “reais” intencoes “sionistas” e “imperialistas” americanas. Pois bem, que professem sua admiracao e apoio a regimes como os quais governam o Ira e outros, alias mudem para la, levem suas familias com voces, nos os “imperialistas sionistas” continuaremos muito… Read more »

Adler Medrado
14 anos atrás

A lógica desse tipo de pessoa é a seguinte: “Eu não gosto dos EUA. EUA é aliado de Israel e o apóia. Eu odeio Israel também. Iran odeia Israel. Eu amo Iran.” Por isso que não dá para discutir com esse tipo de gente. Não sei nem porque mais uma vez eu fui me manifestar nesse tipo de assunto… Achei muito bom o comentário do marine onde ele termina com o texto abaixo: “Entao repeat after me: “Apoio o Ira por razoes pessoais ja que nao gosto da politica externa americana e israelense.” Ta vendo? Nao foi dificil foi, ser… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Hardy Har Har… vejam como sao as coisas…vc poderia ter “entrado” no debate de forma educada, colocando o link para tomarmos conhecimento, mas o que vc fez? Atacou todos aqueles que nao sao tao “bem informados” quanto voce, ou que pensam diferente. Realmente, vc escolheu um nick propicio a sua pessoa…uma hiena. Aqui, vc tem a liberdade de expor suas ideias e se para vc, o Irã, é um modelo, o direito é seu, mas nao precisa ser grosseiro. Acha que o fato de ter havido um errinho de interpretaçao, muda alguma coisa? é o atual Presidente Iraniano moderado? Tudo… Read more »

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhor Hardy Har Har, o meu comentario bem como a visão do chamado mundo ocidental, é desprovido de preconceito em relação ao ser humano nascido em terras chamada de Irã. As nações conhecidas como ocidentais, acolhem pessoas dos quatro cantos do mundo, inclusive do Irãn, a onde são tratados com dignidade e acolhidos com respeito aos seus direitos individuais, inclusive respeitando-se a sua opção religiosa. Em nenhum país ocidental a não ser aqueles no qual a crença religiosa predominante é a Islamica(paises da africa por exemplo) as pessoas não sofrem perseguição por causa de sua crença religiosa. O presidente Ahmadinejad,… Read more »

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Me perdoem o erro, onde se lê Irân, queira considerar Irã.

Grato.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!

Putz Bosco. A piada é show de bola. Nota 10.

abraços.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

kkkkkkkkkk…

Amigo Bosco, essa foi a melhor da semana…

Muito Boa!!!

abração

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

Marine, duvido que alguém aqui apoie algo além do direito iraniano de autodefesa, e principalmente o direito do brasileiro se informar corretamente antes de apoiar outra guerra no oriente médio. O que peço aos colegas é maturidade para não se deixar envolver na guerra de propaganda e olhar as coisas friamente. A propósito, seu comentário está muito fraco. Na ausência de um bom argumento uma sugestão dos sionistas do Middle East Media Research Institute é dar uma de inquisidor e partir direto para “Vocês Negam o Monstro Islâmico!!!” Quanto a sua postura de defensor do Ocidente e intolerância com intolerantes,… Read more »

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

Dalton, não se atenha ao formato, mas sim ao conteúdo. O fato de você me identificar como esquerdista ou islamista mostra que você tem que sair da esfera da midia de massa urgentemente. Melk, desculpe, mas parte de seus comentários mostra uma ignorância quanto aos fatos que chega a doer. Se você quer obter suas informações na Veja tudo bem, mas não vou entrar na sua, apenas vou ressaltar que o excesso de tolerância ocidental tem prós e contras e no atual momento os contras dominam. Poderia debater durante séculos com você, mas cada pessoa tem seu caminho individual pelo… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Hardy Har Har… Nada que vc escreva poderá ocultar o fato que vc foi “grosseiro”. Muitos iranianos, inclusive um casal amigo,que mora há muitos anos aqui no Brasil e os amigos deste casal, nao simpatizam com o atual Presidente iraniano. A naçao iraniana, de maioria jovem, merece algo muito melhor do que os retrogrados religiosos que os governam e seu presidente fantoche. Estou errado em presumir isso? Paciencia…cada um na sua. Minha experiencia com “esquerdistas” resumiu-se a sindicalistas , nao guardo boas lembranças…até porque, eram tao intolerantes quanto vc mostrou-se. Esta é a verdade…nao identifiquei vc com esquerdistas ou islamitas,… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

Dalton,

nos tb vivemos num pais onde o presidente eh fantoche…
a unica diferenca e que ao inves de “fanaticos religiosos” aqui temos politicos vagabundos e GUERRILHEIROS…

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Com certeza, Gaspar…

nós tambem merecemos coisa melhor…mas ainda nosso regime de governo é superior ao do Irã, onde, nao bastam as forças armadas,
há a guarda revolucionária iraniana ainda por cima!

sds

Marine
Marine
14 anos atrás

Hardy Har Har, Nao tem nada a ver com monstro islamico, tem a ver com fundamentalismo e intolerancia de alguns no mundo islamico. O problema e que esses alguns sao pessoas extremamente perigosas com quem nao ha debate, nao ha tolerancia, nao ha explicacao, nao ha diplomacia, para eles existe apenas sua ideologia e por mais que voce amigo leia todos os blogs da extrema liberal americana nao o faz “expert” no assunto. Voce tem o direito de acreditar no que quiser, de ler o que quiser e de buscar o blog que quiser para validar suas ideias pessoais ja… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

pois eh, a politica israelense para os Palestinos ja diz tudo…

gaspar
gaspar
14 anos atrás

antes de alguem falar que eu sou anti semita, deixo claro que nao aprovo a politica israelense, so isso… nada alem disso…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

O loco galera, só agora vi o bicho pegando aqui e vim “cheirar”… Nusss e que fedor… Fedor de carniça, de gente morta, de montanhas de corpos, fedor de Gás Ciclônico B, de Gás de Cloro, de forno crematório, de pólvora, fedor de gente mutilada e costurada, de cérebro espalhados nas mesas dos “médicos”, enfim, de tudo que é podre, ultrapassado e mais retrógrado na civilização humana… Incrível como certas pragas ainda persistem em infestar o Brasil e a América Latrina: baratas, ratos, aedes aegypti, nazistas e comunistas, porque vocês não se dão as mãos e desaparecem todos, de uma… Read more »

Caipira
Caipira
14 anos atrás

Ninguém é obrigado a apoiar as políticas externas israelenses e norte-americanas(diversas vezes “equivocadas”, afinal ninguém é santo), mas dai a apoiar regimes como o iraniano…Fidel também é um grande modelo então?Putin “tá com tudo”? Marine, sou obrigado a concordar contigo: “…O seu problema amigo e que vc nao gosta da politica externa americana e israelense e ve em paises como o Ira um idolo seu pelo fato de empinarem o nariz para as nacoes que vc tem ideologias pessoais contra. Entao tenha a honestidade intelectual de admitir isso: “nao gosto dos EUA e Israel e por isso apoio o Ira”…”… Read more »

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhor Hardy Har Har,

o senhor como diz, “não vai entrar na minha´´. Meu caro, bem sabemos que contra “fatos´´ não há argumentos. Suas palavras estão carregadas daquilo que é inerente ao fundamentalismo, “intolerância´´.

Gostaria de passar ao senhor oque quer dizer a palavra “tolerância´´:
1. Condescendência ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir.
2. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.

Isso tudo é oque falta aos fundamentalistas.

Grato.

Bernardo Valério
Bernardo Valério
Reply to  COMANDANTE MELK
4 anos atrás

Tens razão!!
Contra “fatos”… não há argumentos.
FUNDAMENTALISTAS de todos os lados!!
Até os anos 60 do século XX, no paraíso USA, negros e hispânicos não podiam frequentar universidades!!
Velhos broxas e recalcados de cristianismo, enforcavam negros por esporte!
Vide K.K.K!!
“tolerância!!???:
1. Condescendência ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir. (hã???)
2. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.
ONDE???
No muro ao sul do Texas??

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Só digo isso : gosto nao se discute cada um com cuas ideologias e crenças e tal..
Abraços !

Leo Paiva
Leo Paiva
14 anos atrás

Senhores, Em discussões desse tipo os debatedores sempre tendem a exaltar as qualidades do seu lado em completo “esquecimento” do seu perfil obscuro. Tenho certeza que os que gostam de Israel e dos EUA não apóiam o massacre de mulheres e crianças em Gaza ou no Iraque, praticados por seus respectivos governos, e muitos dos que simpatizam com o Irã também não estão de acordo com as idéias radicais religiosas ou coisas como riscar outro país do mapa, ou matar infiéis. A meu ver o que se faz necessário é separar as coisas boas das que são ruins em cada… Read more »

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

Engraçado, quer dizer que o Irã quer dominar o mundo né? Mais em que mundo vcs vivem??? Pelo que me lembro quem inventou armas de destruição em massa no Iraque e invadiu o Iraque sem aval da ONU foram os americanos, e onde estão as tais armas? evaporaram? Pelo que me lembro, o estado de Israel esta fazendo uma limpeza etnica, um verdadeiro massacre, utilizando armas proibidas até, contra população armada de paus pedras e alguns AK’s, e onde esta a sociedade internacional? onde estão os direitos humanos e a liberdade? Pessoal, deixem de se guiar pela propaganda americana e… Read more »

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

Ao que parece ninguém conseguiu traduzir as palavras do Ahmadinejad, então cada um voltou para seu estado mental quiescente. Emílio está certo, é perda de tempo… mas é divertido! Onde mais alguém como eu poderia ser qualificado como admirador, fâ, paladino do… Irâ? Só pode ser piada, ou então papear em linguagem de sinais com jihadistas causa perda das faculdades mentais. Mas estou sendo grosseiro, como disse o Dalton. É fato que não sou um gentleman como o Bonifácio, por exemplo, mas por outro lado é pouco provável que eu termine este papo chamando alguém pra um duelo… E como… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
14 anos atrás

Sobre este negócio de Ocidente vs Oriente, USA vs Irã/Coreia, é que sei lá! entende! Temos Fundamentalistas fanáticos de um lado e Inescrupulosos capitalistas de outro, isto é a única coisa concreta que posso tirar, que pé real e comprovada! Os USA invadem o Iraque com um pretexto muito ridículo e que se provou injustificável, por outro lado depôs um safado! que outrora servia ao que o Depôs, na guerra contra o Irã…. Tem muita mazela que acaba sepultada, no final, com o resultado prático disso tudo! Não posso negar razão ao Hard em algumas coisas, e tb ao Marine,… Read more »

Adler Medrado
14 anos atrás

Para aqueles aqui que acreditam em papai noel, coelhinho da páscoa, fada do dente, que o ahmadinejad é uma boa pessoa, segue o link para um pequeno vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=FckLO8HcNyo

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhor Adler Medrado,

parabéns por sua iniciativa, agora gostaria de convidar o senhor Hardy Har Har para verificar se a tradução esta correta ou se tambem “distorceram mais este video´´ do Ahmadinejad.
Com a palavra o senhor Hardy Har Har…

Adler Medrado
14 anos atrás

Angelo Nicolai: “O Brasil se não abrir os olhos em breve vai perder o pré-sal, pois o que os americanos querem é petroleo, ” Você realmente acredita nisso? “Pelo que me lembro, o estado de Israel esta fazendo uma limpeza etnica, um verdadeiro massacre, ” E como podemos categorizar quando os israelenses são atacados? lembre-se de 1948, (por que nao 1962? lembre-se quem começou) e 1973. E ainda tem os ataques terroristas. “utilizando armas proibidas até, contra população armada de paus pedras e alguns AK’s,” Armas e pedras apenas? engraçado, eu só vejo paus e pedras nas mãos de quem… Read more »

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Um sujeito encontrou a lâmpada de Aladin. De repente aparece o gênio e diz: pode fazer qualquer pedido que sou capaz de fazer qualquer coisa. O cara pensa, pensa, pensa, e resolve pedir pro gênio acabar com o conflito no Oriente Médio, já que causava um grande sofrimento há muitos anos aos povos da região. O gênio mais que depressa fala que tal pedido é impossível até pra ele, que não ia ter jeito e tinha que ser feito outro pedido no lugar. O felizardo pensa, pensa, pensa, e resolve pedir uma mulher que seja a maior gente boa, que… Read more »

Noel
Noel
14 anos atrás

Creio que foi mal colocado que o Irã queira dominar o mundo, pois não é o Irã como país, e sim o fundamentalismo islâmico, como cultura religiosa, e que não se restringe ao Irã, ele esta pulverizado em todos os paises mulçulmanos, e principalmente no Paquistão. Esses fundamentalistas são uma ameaça real prá todos os governos de nações mulçulmanas, e tem projeto de poder de longuíssimo prazo, pois estão alicerçados na fé, cega, não tem data, portanto, vão muito além do período de nossas vidas como pessoas. Esses fundamentalistas já realizaram barbaridades contra seu próprio povo, em caso de dúvida,… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Hardy har har… Como fui citado, outra vez, quero apenas reiterar, que vc nao tem o direito de referir-se a mim e a outros aqui como nao possuindo o “minimo de maturidade intelectual” por discordarmos de vc. Suponhamos que o link que vc postou é verdadeiro, a noticia, evidentemente. Eu o li…e faz sentido até porque erros de traduçao já causaram problemas antes na Historia porém além de nao falar persa sou obrigado a ter conhecimento desta ou daquela noticia, ou acreditar apenas no que vc considera valido de ler? Quem vc pensa que é? Quem outorgou-lhe tal poder? Nao… Read more »

Hardy Har Har
Hardy Har Har
14 anos atrás

“Devo considerar nossa troca de “insultos” um mal entendido?” Caro Dalton, de minha parte não houve troca, pois não me considero insultado, mas se você se considera insultado, então peço desculpas, pois tenho de fato uma certa incapacidade de lidar com a impessoalidade deste meio de comunicação, principalmente porque faço uso indiscriminado de ironias, sutilezas e outras idiotices que quase nunca funcionam. Não tenho suficiente disponibilidade para me juntar ao debate com frequência (e mataria muita gente de raiva se o fizesse), portanto considere nosso breve diálogo uma oportunidade para explorar um dos muitos vetores de influência em política externa.… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Hardy har har, Desta vez, vc nao aparentou “arrogancia intelectual”, mas deve compreender que este nosso meio de comunicaçao, é um tanto quanto impessoal e dá margem a duvidas por isso se for do seu interesse voltar a debater conosco, sugiro apenas uma coisa: empatia, mas claro, apenas se for de seu interesse. Nem sempre conseguimos exprimir o que realmente queremos, pois muitas vezes o fazemos de cabeça quente ou mesmo sem o tempo necessario para maiores aprofundamentos no assunto até porque, ao menos no meu caso,politica externa de paises nao está entre meus assuntos preferidos e aqui venho, como… Read more »

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Na verdade o conceito Pavloviano é uma via de mão dupla. Muitos que acreditam não serem vitimas do reflexo condicionado descrito por Pavlov podem também ser vitimados por ele. Afinal, dentro do conceito conhecido como “tábula rasa” em que nossa mente analítica se desenvolveria, não seríamos capazes de “per si” notarmos o quão estamos impregnados por algum tipo de contaminante intelectual subliminar repetitivo. Ou seja, longe de sermos depositários da verdade verdadeira, se é que existe algo minimamente parecido, somos frutos de algum tipo de condicionamento prévio que em geral embaça nosso discernimento, ajudado pela visão maniqueísta do mundo, que… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

caramba, agradeco aos “dois” pelo enrequicimento do meu vocabulario apos ler os post dos nossos colegas se “gladiando” intelectualmente…

depois de ler, re-ler, cheguei a conclusao de que israel esta com o rabo entre as pernas pois agora tem um Pais, o Ira que pode fazer contra peso na regiao…