Soldado mata cabo da guarda de Lula com 3 tiros de fuzil na Granja do Torto

22

O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) informou hoje a morte de um cabo do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, da Presidência da República.
Jefferson de Oliveira Santos foi morto por um soldado na Granja do Torto, segunda residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o GSI, os dois estavam em serviço. O cabo foi atingido por três tiros de fuzil. O motivo da briga dos dois seria pessoal.
Santos chegou a ser socorrido e levado em estado grave para o Hospital das Forças Armadas, mas não resistiu aos ferimentos. O soldado foi preso.
O GSI instaurou um inquérito policial militar para apurar as causas do assassinato. A Polícia Civil também vai participar das investigações. No momento do assassinato, o presidente Lula despachava no Palácio do Alvorada.

FONTE: Folha Online / Márcio Falcão – Gabriela Guerreiro

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walderson
Walderson
14 anos atrás

Pessoal, para aqueles que não sabem, a guarda externa da residência e dos palácios, ou seja, o perímetro é feita por dois quartéis do EB: o BGP e o 1º RCG, este último mais conhecido como Dragões da Independência. O primeiro foi criado especialmente para fazer a guarda dos palácios, e o outro foi mantido por tradição, pois era este regimento que fazia a guarda pessoal de D. Pedro I. A guarda pessoal do Presidente Lula é feita por pessoal do EB muito bem treinados. Tem alguns poucos agentes da Federal e poucos das outras FFAA. O pessoal é muito… Read more »

Pedro Rocha
Pedro Rocha
14 anos atrás

Olá senhores! Gostaria de corrigir um mal-entendido! Os militares envolvidos não são do Batalhão de Guarda Presidencial e sim do Regimento de Cavalaria de Guarda! Uma unidade de infantaria e uma unidade de cavalaria! São duas unidades históricas do Exercito Brasileiro, responsáveis não só pela segurança do presidente da Republica, mas pela segurança da Capital da Republica! O Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas é historicamente designado os “Dragões da Independência”. Eram dos seus quadros os cavalarianos que acompanhavam D. Pedro I no dia da proclamação da Independência do Brasil! Acredito que seja a ultima unidade hipomóvel do EB, pois… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Alemarlon,

So queria corrigir que a Astronauta da NASA nao matou ninguem, ela foi presa antes de cometer qualquer crime.

Sds!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

mat2006uea em 11 jun, 2009 às 17:25 Meu amigo, vamos pelo menos respeitar a opinião das pessoas. Vc pode até não concordar, mas falar que é “besteira” é osso (pra nao falar outra coisa). Pq vc tb não da a sua opinião ao invés de criticar? E outra coisa: se vc quiser comparar o contigente do exército americano que deve ser umas 5 vezes maior do que o do exército brasileiro, que é muito mais atuante no cenário mundial, a quantidade de incidentes com certeza deve ser maior. Mas proporcionalmente não deve ser… Se quiser, podemos fazer um outro comparativo… Read more »

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Acontecimentos como estes são lamentáveis. Demonstram segurança é a menor das prioridades deste país. Segurança Pública aqui é somente palanque eleitoreiro. Adestramento é a chave, adquirido com muito treinamento e com liderança. Todavia esta não pode ser imposta mais reconhecida com o tempo e “ralando”ombro a ombro.
Quando fui me apresentar no serviço obrigatório só tinha uma certeza, não servir no BGP. Escala e serviço muito ruins.

alemarlon
alemarlon
14 anos atrás

Nenhum teste, processo de seleção é perfeito, seja aqui no Brasil ou nos EUA, como mencionado pelo mat2006uea ou onde quer que seja. Na hora do teste, um psicopata ou pessoa portadora de outro disturbio pode perfeitamente passar e depois fazer a agressão. Um outro exemplo disso é aquela astronauta da Nasa que assassinou por ciúmes, uma pessoa, acho que era esposa ou namorada de um astronauta. Não lembro os detalhes mas foi ao passo de um ou dois anos.

mat2006uea
mat2006uea
14 anos atrás

Muita calma nesta hora pessoa. Olha quanta besteira já foi escrita: Que a causa do ocorrido é a falta de educação dos graduados. Quando na verdade esses “atos malucos”, hoje em dia, acontecem em todas as esferas da sociedade. Soldados americanos matam companheiros na barraca, estudantes universitários metralham pessoas no cinema, etc. Quanto ao processo de escolha, por melhor que seja, não sei se poderia evitar esta tragédia. Aliás, os EUA, que, teoricamente, deveriam ser os papas da segurança presidencial permitem que seu presidente leve sapatadas afora. Obrigado Deus, por ser brasileiro e não argentino.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

Antes, quando eu li a primeira reportagem no Terra, eu havia pensado que fosse fogo-amigo noturno, pois não havia informações sobre o horário e nem as circunstâncias do incidente! Mas agora que na reportagem está “O motivo da briga dos dois seria pessoal”, realmente, tem-se que tomar cuidado com os soldados selecionados para tais funções. Infelizmente o grau de educação da maioria dos soldados/cabos/sargentos brasileiro é bem aquém do desejável! Uma pena! Claro que não dá pra comparar com soldados do primeiro mundo, mas outro dia, lendo um livro do Ambrose (nao lembro se era O Dia D ou o… Read more »

AJS
AJS
14 anos atrás

O soldado não é da guarda de Lula, mais sim da Guarda Presidencial.

Aluisio
Aluisio
14 anos atrás

Um amigo meu já serviu no BGP e segundo ele aquilo era literalmente um inferno… Se eu passasse por metade das coisas que ele conta certamente também pensaria em matar alguém… E mais grave,segundo ele há rixas fortes entre os batalhões e só se “sobrevive” por lá se vc for apadrinhado por alguém de patente superior. Infelizmente essa é uma falha grave que não entrou no END e dificilmente seria divulgado ao público,a menos que um incidente muito grave como esse ocorra e apareça um jornalista com coragem suficiente para investigar isso a fundo.

alemarlon
alemarlon
14 anos atrás

Quem fala que hierarquia militar é besteira, nenhuma noção possui de que falou besteira, …

Aliás, primeira vez que tomo conhecimento de que alguém tenha falado essa besteira, morrerei sem ver tudo …
Pêsames aos familiares.
Alexandre Marlon

e depois falam que hierarquia militar é besteira, sei….(2)
Igo

Tilim
Tilim
14 anos atrás

Muito boa a alternativa de se logar para postar os comentários.
Agora sim, tendo o controle dos assinantes fica melhor de filtrar o que é construtivo e relevante.
Porém, precisa continuar democrático, sejam críticas, elogios, opiniões, questionamentos e respostas, o importante é todos participarem…
Mandou bem!!!

Da Guerra
Da Guerra
14 anos atrás

Porque o Exército insiste em missões que não lhes dizem respeito. A missão de guarda do presidente deve ser de responsabilidade da PRESIDÊNCIA, POLÍCIA FEDERAL e da ABIN. Os DRAGÕES deveriam ser transformados n’um REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE e integrado à uma BRIGADA BLINDADA.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

Isso demonstra que não esta havendo uma seleção rigorosa das pessoas responsáveis pela segurança do presidente. Com a morte desse soldado, espero que medidas sejam tomadas para que isso não se repita. Infelizmente as coisas são assim no Brasil. É preciso que alguém morra para que as autoridades tomem providências.

luiz
luiz
14 anos atrás

Eu sei que não é motivo, mas é preciso levar em conta que tem vários militares de patente superior ao soldado, que humilham seu subordinado, eu mesmo num dia pensei em matar um sargento que não ia com minha cara, é claro que não ia atirar só pensei, mas imagina uma pessoa desequilibrada que existe aos montes……

valew

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Esse tipo de acontecimento me faz lembrar dos soldados do U.S Army que “somem” nos quartéis(na verdade,são mortos).Bem pior do que esse infeliz acontecimento.

Meus pesames a família do militar.

LOBO DO MAR
LOBO DO MAR
14 anos atrás

SÓ UM COMISSÃO INDEPENDENTE E ISENTA, FORA DAS FORÇAS ARMADAS, É QUE PODERÁ AVALIAR OS VERDADEIROS MOTIVOS DESSE TRÁGICO DESFECHO. QUEM É MILITAR SABE O QUE OCORRE DENTRO DOS QUARTÉIS.

zocca
14 anos atrás

isso acontece muito em guerras, com graduados que gostam de humilhar subalternos,facil de resolver,(chama-se FOGO AMIGO). um abraço

Marine
Marine
14 anos atrás

Ulisses,

Soldados do U.S. Army que somem???!! Do que vc esta falando amigo?

Igo
Igo
14 anos atrás

e depois falam que hierarquia militar é besteira, sei….

Marine
Marine
14 anos atrás

PQP!! Que vergonha Cinquini…E como se dois Marines entrassem em desentendimento em Camp David!

Meus pesames a familia do Cabo.

geisson de oliveira
geisson de oliveira
14 anos atrás

espero ter justiça pelo meu irmão que não seja mais um caso arquivado com assassino solto cumprido apenas em liberdade condicional criminoso tem que pagar pelos seus atos já que não gostava de ser mandado não tivesse ido servir o exercito já que não era obrigado a servir pois em sua cidade natal não é obrigado.