Brasil ajudará Colômbia com reféns das Farc, diz Amorim

15

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, reafirmou nesta segunda-feira a disposição do Brasil de colaborar com a Colômbia na libertação dos reféns em poder da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ), mas destacou que isto depende da vontade do governo em Bogotá.

Após lembrar da colaboração logística que o Brasil deu, em fevereiro passado, à libertação de dois políticos, três policiais e um soldado, Amorim disse à imprensa em Cartagena (norte) que “se houver outra situação para ajudar, estaremos prontos para fazê-lo, mas sempre a pedido do governo colombiano”.

O chanceler destacou que o Brasil “respeita muito a soberania dos países e dos governos que foram eleitos por seus povos”.

As Farc mantêm em seu poder 22 militares, que planejam trocar por guerrilheiros presos, ideia rejeitada pelo presidente Alvaro Uribe.

As Farc anunciaram em 16 de abril passado sua intenção de libertar o cabo do Exército Pablo Emilio, um dos 22 reféns, mas pediram a presença da senadora Piedad Córdoba, o que foi rejeitado por Uribe.

O presidente afirma que se a guerrilha quer realmente libertar o refém, deve entregá-lo ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) ou à Igreja Católica.

Amorim foi a Cartagena para a instalação da primeira reunião da comissão mista Brasil-Colômbia, de onde seguiu para Bogotá, onde se encontrou com Uribe.

FONTE: France Presse / Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igo
Igo
14 anos atrás

Imagina o cara ir para a missão carregando apenas pistolas!!

Tomara que tudo dê certo. Boa sorte pessoal.

gaspar
gaspar
14 anos atrás

chegou a vez d nosso glorioso EB mostrar seu papel na America do Sul…
acho que a Colombia deveria solicitar junto ao Brasil o uso do R99 para localizar os guerrilheiros e refens…
mas ja ta de bom tamanho o papel do EB na libertacao dos refens…

quantos comandos vao no heli do EB ao resgate ??

Igo
Igo
14 anos atrás

gaspar,

Nenhum, só irá a tripulação. Aí é que mora o perigo, mas isso foi um acordo entre o Brasil e a Colombia.

Sds,

gaspar
gaspar
14 anos atrás

isso sim eu chama de confianca…
mas as FARC nao fariam nada com o heli e seus tripulantes…
da ultima vez que eles se aventuraram por terra brasilis, nossos guerreiros de selva adentraram na selva colombiana e fizeram justica, imporam respeito, mostraram que aqui a banda toca diferente…

gaspar
gaspar
14 anos atrás

esqueci de perguntar, nao fica um heli no ar dando cobertura ???? nesse heli deve ter uns comandos…

João Curitiba
João Curitiba
14 anos atrás

É mais um passo dado em direção à liderança no continente, além de mais um passo rumo ao CS da ONU.
Nossos militares não correm nenhum perigo, uma vez que tais ações são previamente acordadas entre o governo colombiano e o comando das Farcs.

julio
julio
14 anos atrás

Conforme os colegas postaram, também acredito que a participação de ações humanitárias como essa venha firmar o Brasil como ícone na America do Sul, demonstra a confiança que as partes envolvidas nutrem pelo Brasil e pelos nossos militares. Mas, a liderança no continente somente estará garantida com o reequipamento das forças armadas, pois, além de mostrar para os demais países que somos um país pacífico, pronto a auxiliar os demais em ações que preservem a paz e a vida de pessoas, também temos que mostrar que o Brasil está preparado para se defender de governos mediocres (nao preciso nem mencionar)… Read more »

Robson Br
Robson Br
14 anos atrás

gaspar,

Se o EB enviar comandos e a FAB o R99 o Brasil esataria envolvendo diretamente no conflito. Todas as ações são combinadas e por isso o rico que ceramente existe, pois sempre tem fanáticos nos dois lados, é pequeno.

Fernando Gonzales
Fernando Gonzales
14 anos atrás

A Cruz vermelha, ainda vá, mas porque a igreja católica? Pelo sim ou pelo não, parece que o Sr. Uribe ainda beija a mão de padre e confessa os seus pecados atraz da gradezinha, o padre deve tirar um belo ronco enquanto o Sr. uribe resmunga contra o mundo. O que parece na realidade é que ele não se agrada, como os outros vizinhos tambem não, da ascensão brasileira no continente.

Hornet
Hornet
14 anos atrás

João Curitiba,

concordo. É mais um passo em direção à projeção política-internacional do Brasil.

Acho que o Brasil, com ações assim, se firma cada vez mais como o líder e mediador da América do Sul. E o mais importante: o Brasil está sendo solicitado cada vez pelos países vizinhos para mediar seus conflitos internos, neste caso, já é a segunda vez em poucos meses que é solicitada a participação do Brasil em resgates de reféns das FARCs, pela Colômbia.

O caminho é este mesmo.

abração

Hornet
Hornet
14 anos atrás

ops! “cada vez” = cada vez mais

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

Claro que sim, Chaberlain também respeitava muito. Engraçada tal declaração deste “GIGANTE” da diplocia, quando o governo do Brasil é um dos comparsas que lutam para a capitulação da OEA diante dos DITADORES DE CUBA…que repeito há para com os povos livres??

Da guerra
Da guerra
14 anos atrás

diplomacia…claro

Igo
Igo
14 anos atrás

gaspar,

Acredite, não vai ninguém. Inclusive este foi o principal motivo de na primeira missão ter demorado um pouco para o Brasil realizar o resgate. A tripulação não ficou nem um pouco satisfeita com essa exigência. São eles e Deus…

Lucas
Lucas
14 anos atrás

Acho que o Brasil ja é considerado na América do Sul como potência, pelos pober países vizinhos,caso contrario nossa presença não estaria sendo solicitada para auxiliar o Exército Colômbia, e é nestes momentos em que temos que mostrar nosso poder,como grande mediador e pacificador na América do Sul.