O Exército criou uma comissão para o “aperfeiçoamento” da Viatura Blindada de Transporte de Tropas M113 B. A notícia vem após um processo de modernização frustrado na fase de propostas. A comissão é composta pelos mesmos militares que participaram do processo anterior:

PORTARIA Nº 049-EME, DE 28 DE MAIO DE 2009.

Constitui a Comissão Especial para o aperfeiçoamento da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113 B (VBTP M113 B). O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, considerando o disposto no art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, combinado com o inciso II do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e no uso da atribuição que lhe confere a letra “h” do inciso IV, do art. 1º da Portaria nº 727, de 8 de outubro de 2007, combinado com o art. 5º, inciso VI, do Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria nº 300, de 27 de maio de 2004, resolve:

Art. 1º Constituir a Comissão Especial para o aperfeiçoamento da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113 B (VBTP M113 B).

Art. 2º A Comissão Especial terá a seguinte composição:

I – presidente: Gen Div SINCLAIR JAMES MAYER, da Diretoria de Manutenção; e

II – membros:

a) Cel R/1 WILLIAMS CARVALHO PESSÔA, da Secretaria de Economia e Finanças;

b) Cel FLÁVIO LUCENA DE ASSUNÇÃO, da Diretoria de Material;

c) Maj HEBER COSTA, do Comando de Operações Terrestres;

d) Maj LUCIANO VASCONCELOS ROCHA, da Diretoria de Material;

e) Maj FRANCISCO AIRTON GOMES, do Comando Logístico;

f) Maj IRANO CURVELLO LEITE, da Diretoria de Material;

g) Cap JEOVACIR BRAZ DA SILVA, do Comando Logístico;

h) 1º Ten WELLINGTON GOMES BORGES, da Diretoria de Material; e

i) 2º Sgt WILLIAM LIMA DOS SANTOS, da Diretoria de Material.

Art. 3º A Comissão Especial para o aperfeiçoamento da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113 B terá por finalidade selecionar a empresa a ser contratada para a execução do serviço de manutenção de 4º escalão das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113 B.

Art. 4º O presidente da Comissão Especial poderá solicitar aos órgãos competentes da Força a emissão de pareceres, perícias e outros estudos julgados necessários aos seus trabalhos.

Art. 5º Determinar que, após cumprida a finalidade a que se propõe a constituição desta Comissão Especial, a mesma seja considerada desfeita.

Art. 6º Determinar que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.

COLABOROU: Jorge Pereira Lee Junior

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sopa
Sopa
14 anos atrás

Fala serio, modernizar essas Me…das descartáveis, essa P…ria devia servir só pra alvo no míssil ati-carro da Mectron !!!

É brincadeira um coisa dessas !!!

Sds.

Dell72
Dell72
14 anos atrás

Me parece desperdicio de dinheiro e de tempo…

Vassili
Vassili
14 anos atrás

Pessoal, vou perguntar aos dois uma coisa:

Qual é a capacidade do M-113 em termos de proteção balística??????? seria muito inferior aos Urutu???????? ou ao Piranha basicão do CFN??????????? ou ao BTR-80 básico, seria + ou -????

pessoal, se vamos criticar, que sejam críticas construtivas, certo????

abraços.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Será que realmente valhe a pena modernizar estes blindados ou partir então para um projeto novo e nacional. Não vejo, considerando nossa capacidade industrial, problemas maiores em se criar um projeto de blindado melhor que este…aliás isto já deveri estar acontecendo há muito tempo…
Abraço.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Retificando: “vale a pena” ..

Dell72
Dell72
14 anos atrás

Realmente eu não disponho de dados tecnicos sobre o M-113
mas só de olhar o formato da viatura da pra ver que é um rico alvo
ambulante ou não…
Mas enfim é apenas uma opnião.
O que me incomoda mesmo é ver nossa industria de defesa que ficou no passado quando tinha tantos projetos interessantes.
O Charrua por exemplo seria perfeito entre outros

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Essa Por…ria foi feito para o conflito do Veitnã, e seu uso lá era descartavel, e proteção zero um FAL atravesa o M-113 !

Igo
Igo
14 anos atrás

O mundo inteiro está modernizando seus M113 e nós iremos jogar fora os nosso?! O projeto da Austrália saiu os olhos da cara e irão bancar. O Chile acabou de comprar mais unidades, os EUA ainda usam mais de 10.000, etc… Calma gente, o que elee fazem, poucos conseguem chegar perto. Procurem um blindado (leve) que seja anfíbio, aerotransportável (KC390) e de barata manutenção! Se for para ser radical, que gastemos dinheiro com o CHARRUA 2.0, aí sim, seria algo na mesmo linha e melhor. Mas lembrando, teríamos que gastar com gosto, assim como estamos fazendo com a MB e… Read more »

lucas lasota
lucas lasota
14 anos atrás

As vozes contrarias, recomendo a leitura do artigo sobre a modernizacao desses excelentes carros.

http://www.defesa.ufjf.br

Sopa
Sopa
14 anos atrás

lucas lasota

Cara li e continuo achando um grande erro, pergunte alguem que já andou nele o inferno que é, aqui mesmo no blog tem depoimento de soldado falando desse “blindado” com estrutura de alumínio, se o soldado não morrer de calor morre intoxicado pelos gases do motor !

Sds.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Sopa, Vassili, Lucas e demais amigos. Vou postar de novo o que já falei aqui sobre o M-113, por ocasião do cancelamento do projeto de modernização. Cada um que tire suas próprias conclusões: “A VERDADE SOBRE O M-113! Como Oficial de Infantaria/R2, e Boina Preta por formação, tive oportunidade de treinar com o M-113, inclusive tendo feito curso de pilotagem e manutenção primária da VBTP. A verdade é que o M-113 é uma VBTP velha e péssima para os padrões atuais de proteção do Infante Blindado, bem como descolada da doutrina moderna de guerra. Começa que o M-113 é feito… Read more »

Don D
Don D
14 anos atrás

Concordo plenamente com o comentário acima, como alguns já sabem fui Sargento no 20BIB, e apesar de fazerem milagres com os M113, já deviam estar aposentados faz tempo, no máximo reaproveitados para as polícias em operações de inserção em áreas hostis. Tenho absoluta certeza que hoje temos tecnologia e know how para executarmos um projeto mais adequado para nossas necessidades, sou Projetista e tenho curso de Mecânica industrial, tenho boa noção dessas coisas, e tudo isso sem precisar de IVECO ( o qual não gostei nada do projeto deles, muito alto, reto), falta capacidade de mobilização de projetos na área,… Read more »

Don D
Don D
14 anos atrás

ignorem os erros de digitação acima, meu teclado está cterrível.
Abraços…

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Cara, é muita B…..rice ir a frente com esse projeto que já foi cancelado antes !!

Jorge Lee
Jorge Lee
14 anos atrás

Prezados, Calma. Saudosismo à parte, concordo que nossos M113 já cumpriram sua missão e há muito deveria ter sido substituída por outra viatura – que sabe uns MARDER – mas,a verdade é que o EB mal tem condições em manter as viaturas “rolando”, não por falta de capacidade tecnica, temos “de sobra”, serve o exemplo do Don D… Talvez as autoridades perceberam que não valia a pena “salgar carne podre” e cancelaram a modernização. Mas as viaturas precisam a realizar serviços de manutenção para cumprirem com o mínimo do que se espera em performace. Convém lembrar que o que se… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Jorge Lee

Mas o Art 1º fala em aperfeiçoamento. Acho que querem fazer mais do que deixa-los funcionando.

Abaços

Jorge Lee
Jorge Lee
14 anos atrás

Roberto, Uma vez que você tem peças que não são mais produzidas, ou que só encarecem a manutenção, faz sentido você trocá-las por outros modelos, “aperfeiçoando” o desempenho da viatura. Inegável que aperfeiçoar é uma palavra com um alcance muito menor do que modernizar, e não creio que se se trata de um eufemismo… O que pode ocorrer é a substituição do grupo motopropulsor e do conjunto de suspensão para que a viatura acompanhe os CC Leopard. Lembre-se que a finada modernização contemplava melhora de proteção da guarnição, adição de sensores óticos, entre outros os quais o grupo de motopropulsor… Read more »

americo frederico falerio gondim
americo frederico falerio gondim
14 anos atrás

tenho quase toda a certeza de que as forças armadas brasileira nao esta preparada pra enfrenter um conbati futuramente pois nao ha um treinamento especifico para esse tipo de conbate entre defender o brasilll

leomar
leomar
14 anos atrás

o futuro dos combates será nas grandes metropolis, por isso é importante a utilização de VBTP sobre rodas, mas não fica descartado a utilização de VBTP sobre lagarta. agora, se o EB não tem condições de adquirir um veiculo melhor, então, que reparem o que tem para que não ficarmos desprotegidos.

eu sou argento infante e sou operador e comandante de carro lagarta anfibio CLANF , do corpo de fuzileiros navais.

ADSUMUS!!!!!!!!!!!!!!!

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

MODERNIZAR UMA SUCATA VELHA QUE NEM APROVA DE BALA É. QUEM ESTA GASTANDO DINHEIRO COM ESSA SUCATA IMPRESTAVEL.