Apresentação do Ministro Nelson Jobim na Comissão de RE e de Defesa Nacional

0

A Alide divulgou a apresentação em Powerpoint do Ministro Nelson Jobim na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Para ver a apresentação completa clique aqui. No slide da apresentação mostrado acima, pode-se ver a disposição dos pelotões de fronteira e as brigadas. Observe-se a maior concentração de brigadas ainda na região sudeste.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Existe um projeto ha muito tempo de transferir a Brigada de Infantaria Paraquedista para Goiânia. Na coluna do Camazano, da revista Asas deste mês, ele comentou que o Comaer está querendo criar um grande Parque de Material Aeronáutico em Anápolis, juntando o PAMA de Recife, São Paulo e Afonsos. Ele comenta que os esquadrões que operam na BAAF iriam para Santa Cruz, no caso os Super-Puma, Anápolis, no caso os C-130 do 1º GTT, já que a Brigada de Forças Especiais já está em Goiânia. O que acontecerá com a BAAF? E o MUSAL?

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Mais um mapa vazio.

Noel
Noel
14 anos atrás

Essa idéia de transferir a Brig PQDt é muito antiga, meu pai e meu tio serviram na Brigada nos anos 60, e no final daquela década, foi feito um estudo prá transferência da mesma prá Formosa-GO. Tem muita especulação sobre esses assuntos, varios estudos existem e sempre existirão, mas tirar do papel, são outros 500.
Sds

Noel
Noel
14 anos atrás

Esse mapa tá pobrinho mesmo em, coitado do EB, realmente se depender desse slide, tá maus.

rrtorres
rrtorres
14 anos atrás

off! galera olha só,o governo n investe em armas anti aéreas, mas o tráfico da minha infeliz cidade sim!!alguem sabe o nome dessa arma?
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/7/fuzil_antiaereo_e_apreendido_na_avenida_brasil_21585.html

Hornet
Hornet
14 anos atrás

O Roberto CR está certo. É um mapa vazio. Vou repetir o que escrevi no blog aéreo, fazendo as adaptações necessárias…hehe. Eu particularmente não consigo nem criticar e nem tão pouco entender o que se quer com esse mapa… O que significa um mapa do Brasil com umas “estrelinhas e bolinhas verdes” nele? Sem uma explicação de como funcionaria essas “estrelinhas e bolinhas verdes”, quais os meios a serem empregados, o que se deseja com essa distribuição, que tipo de integração que os meios terão, etc. etc. etc. Sem isso não tem como entendermos nada… Já fiz várias palestras e… Read more »

Tarkus
Tarkus
14 anos atrás

rrtorres

Parece que é uma BREN GUN, muito utilizada pelos ingleses na 2a GM

http://en.wikipedia.org/wiki/Bren_light_machine_gun

Igo
Igo
14 anos atrás

Hornet,

Concordo com você quanto ao mapa, visto que no mesmo só estão representadas as localizações da brigadas, mas não diz onde ficarão os batalhões que as compõem e qual o tipo de brigada está sendo representada. A única coisa que ficou clara foi a representação dos PEF´s, tava precisando aumentar e muito.

Sds,

Hornet
Hornet
14 anos atrás

Igo, concordo também com vc. Mas é o tal negócio…sem uma explicação mais detalhada fica difícil entender a proposta real do EB. No caso dos PEF o vemos ligados a um suposto monitoramento da fronteira por satélite…mas a imagem também não explica tudo. Por exemplo: como serão articuladas as informações recebidas pelo satélite para cada ponto de PEF? Como serão compostos esses novos PEFs? enfim… Quem sabe o EB ou o MD não lança uma nota explicativa, ou algo assim…pra gente poder entender melhor o que se passa, né? Vamos aguardar, talvez em breve o EB deva soltar maiores informações… Read more »

william
14 anos atrás

vai ficar só nisso e nada mas.

Ramir
Ramir
14 anos atrás

Onde ta a apresentação em PDF ?

buster
buster
14 anos atrás

O que a comissão de “relações exteriores” tem a ver com o dispositivo da Defesa Nacional?? Citar as Brigadas sem discriminar o tipo de cada uma já dá para ver o nivel da palestra.O que fazem aquelas estrelinhas isoladas lá no saliente nordestino e no litoral catarinense? Porque o Território Nacional é repartido em cores diferentes? Na projeção, até parece que os “Pelotões de homens isolados de fronteira” “selam” o norte do Brasil. Ao invés de “círculos” azuis e vermelhos, SETAS em pinças deveriam representar as DIREÇÕES DE ATUAÇÃO das brigadas blindadas e mecanizadas.

WAR
WAR
14 anos atrás

Boa noite, amigos. Concordo que este governo tem no bla-bla-bla do marketing um ponto fortíssimo. Mas, vamos com calma. Será que os nossos (com certeza, superpreparados) comandantes graduados não participaram da preparação do plano de defesa nacional? O Jobim pode não ser da área, mas está se esforçando à beça. Você não pode explicitar, em uma simples palestra (para leigos), todo o programa. Isto aí, creio eu, é uma pincelada, talvez um anteprojeto que gerou todo o plano. Vou torcer para que não seja “um mapa vazio”. Dentro de uns dois anos, poderemos olhar para trás (e para frente também)… Read more »

ivan
ivan
14 anos atrás

O Minístro da Defesa Nelson Jobim, merece todo o apoio do povo brasileiro, indiferente dos outros faz de conta que passaram pela pasta, ele é sério, dedicado e esforçado.É isso Excelentíssimo, Deus o ilumine para dar nossa Querida Força Armada a importância devida.

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Pessoal. Tomem cuidado. Este mapa é apenas parte do que foi exposto durante a EXCEÇENTE PALESTRA do Min. Nelson Jobim. Não digam o que não viram pois eu assisti ao debate inteirinho e ele tratou não somente da END más também do CLA. Esta imagem que está aí em cima é somente de PELOTÕES DE FRONTEIRAS E BRIGADAS portanto, somente de efetivos do EB. Há que se complementar com Unidades da FAB e da MB bem como os seus efetivos de Fuzileiros Navais especializadose em operações ribeirinhas que terão aquartelamentos nas regiões do Pantanal e da Amazônia. Prestem atenção por… Read more »