O Exército dos Estados Unidos travava combates violentos nesta sexta-feira contra os talibãs na província afegã de Helmand, sul do Afeganistão, onde na quinta-feira foi iniciada uma grande ofensiva contra a insurgência islamita.
O batalhão de infantaria 2/8 dos marines enfrentou uma dura resistência talibã, declarou à AFP o general-de-brigada Larry Nicholson, comandante da operação. “O 2/8 tem combates infernais na zona sul da região”, completou.

No entanto, outros batalhões avançaram sem grandes dificuldades para o sul e já conseguiram entrar em contato com a população e os líderes locais, segundo Nicholson.
Os helicópteros transportaram na quinta-feira os marines para os distritos de Garmsir e Nawa, na província de Helmand, e ajudaram as forças afegãs a tomar Janishin, perto da fronteira com o Paquistão.

“Hoje os marines seguem avançando rumo aos objetivos e vão trabalhar para estabilizar a segurança nestas zonas”, afirmou o porta-voz da operação, o tenente Kurt Stahl.
Quase 4.000 marines encabeçam o novo plano do presidente Barack Obama para combater a insurgência afegã, com o objetivo de proteger a população para as eleições presidenciais de 20 de agosto.

“Quando os marines saem às cidades, sempre buscam oportunidades para falar com a população e explicar por quê estão ali”, disse Stahl.
Na quinta-feira, as tropas tomaram o controle do distrito de Khanistan, onde os talibãs instauraram um governo próprio, na maior operação dos marines desde a de Fallujah, Iraque, em novembro de 2004.

Mas o Exército americano também sofreu a primeira baixa na operação, com a morte de um marine, informou a Brigada Expedicionária Marine (MEB). Além disso, na quinta-feira, o comando talibã Haqqani reivindicou o sequestro de um soldado americano no dia 30 de junho, antes do início da ofensiva.
Até o momento não foi anunciada nenhuma vítima civil ou danos materiais. As tropas americanas informaram que evitam utilizar armamento pesado.

A operação “Janjar” (“Punhalada” em dari e pashtun, mas que os marines traduziram como “Strike of the Sword” (“Golpe de Espada”) também conta com a participação de 600 policiais e soldados afegãos.
“O que diferencia a operação Janjar das anteriores é o tamanho das forças e sua velocidade”, afirmou Nicholson.

O general afegão Shair Mohamad Zazi destacou que a a operação estabelecerá segurança para as eleições. As autoridades do país temiam que a violência e as intimidações dos talibãs afetassem a votação na segunda eleição presidencial do país.
Em outra frente, 20 talibãs e um soldado afegão morreram na quinta-feira em confrontos em Zabul, outra província instável do sul do país.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
The Captain
The Captain
14 anos atrás

Valeu, obrigado mesmo.

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Marine

Sabe me dizer pq. o fuzil dos marines são diferentes do outros, digo com coronha fixa ! sabe detalhes ?

Sds.

Marine
Marine
14 anos atrás

Sopa, Alguns possuem o M16A4 enquanto outros utilizam as M4. O primeiro homen na coluna pode-se notar em um “Designated Marksman” com um M16A4 com cano de 20 polegadas e mira telescopica para engajamentos a longa distanci e bipe, ja o segundo possui uma M249SAW/Minimi versao Para-quedista com coronha retratil, enquanto o terceiro deve ser o lider da equipe com o M16A4 e M203. Galante, So pra esclarecer a palavra Marine sempre e escrita com “M” maisculo. Interessante tambem notar que o Brigadier General Nicholson tambem serviu em Fallujah, parece que a historia o segue, esta sempre engajado nas maiores… Read more »

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Marine

Então a duvida continua pq. M16 pra marinha, inclusive no Brasil, enquanto outros usam o M4 inclusive no Brasil tb ! Eu seu que tem diferenças de um para o outro, mas o pq. que um usa e outro não usa isso é minha duvida !!

Sds.

Marine
Marine
14 anos atrás

Sopa,

Geralmente a M4 e utilizada por sargentos e oficiais e unidades Recon, ja o M16A4 e utilizado por cabos e soldados. Isso no USMC, e similar ao que havia na 2GM em que sargentos e oficiais utilizam as carabinas M1 e Thompson enquanto soldados utilizavam o fuzil M1 Garand.

Ja o porque sao varios fatores, um deles e que o USMC acredita que o M16 e um pouco mais preciso e possui alcance efetivo maior do que a M4 devido a um cano mais longo.

The Captain
The Captain
14 anos atrás

Marine, por que todo o pessoal usa, agora, um óculos preto. Observo que isto é coisa recente, estou certo?
Grato

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Uma coisa interessnate que sempre noto na indumentária do USMC é joelheira e cotoveleira. De fato, nada mais importante para o soldado, pois a primeira coisa que bate no chão caso o Primeiro Esclarecedor sinalize “alto” são os joelhos, e os cotovelos a segunda. Apenas agora que o EB está começando a equipar algumas tropas com tais proteções (o Batalhão GLO já usa). Deveria ser obrigatório para toda a tropa.

mig
mig
14 anos atrás

Marine, apenas um observação, o Galante está correto em sua grafia, a palavra marine ou marines é usada sempre com ‘M’ maiusculo somente pela U.S Marine Corps, por uma convenção interna da própria U.S Marine Corps… Más isto não é uma regra de linguagem nem ao menos no inglês e muito menos na lingua portuguesa… Observar o texto abaixo , em inglês, onde a palavra “marines” é utilizada no meio do texto com minúscula. -From Wikipedia, the free encyclopedia- Marines (from the English adjective marine, meaning of the sea, from Latin marinus (“maritime”), via French marin(e), of the sea) are… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

The Captain, Os oculos sao feitos com lentes especiais e servem duas funcoes: 1- Obviamente, protecao contra o sol devido ao TO. 2- Mais importante, servem como protecao balistica. As lentes sao capazes de resistir a estilhacos e ate disparos de escopeta sem permitir penetracao da lente e obvio ferimento aos olhos do usuario. O combate moderno hoje com IEDs e a natureza de CQB com combates tao aproximados requer tal protecao ao combatente. Existem varios casos de que homens tiverem ferimentos graves no rosto mas devido aos oculos nao perderam a visao. Geralmente eles sao feitos pelas empresas ESS,… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Mig,

Pelo que sei quando se refere ao USMC toda a midia, livros, artigos aqui se utiliza o “M” maisculo e quando se refere a fuzileiros em geral como no texto citado por vc acima se utiliza o “m” minusculo.

Mas sem problema e um pequeno detalhe apenas e nao quero fugir do tema do post.

Semper Fi!

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Marine
Se você puder responder:( se não puder eu entendo)
Qual é o peso total do equipamento que um Marine leva?
E em caso de combate isso tudo não atrapalha?
Quantos dias um pelotão poderia se aguentar sozinho só com oque carrega?

Marine
Marine
14 anos atrás

MarcosT, O peso depende da missao, sua duracao, apoio disponivel e varias outras coisas, mas pode variar de 60 a 150 libras. Com certeza o peso atrapalha e alias isso tem sido um desafio enorme ao infante desde os tempos dos hoplitas gregos, finalmente nesse milenio tem havido maior interesse e recursos disponiveis a estudos de como reduzir esse peso todo. Se bem que todo infante de carreira tem seus truques para como reduzi-lo ao minimo necessario. Com relacao a quantos dias um pelotao pode aguentar tambem varia nos mesmos fatores, principalmente logistica mas se vc quer dizer com o… Read more »

The Captain
The Captain
14 anos atrás

Valeu, Marine.

The Captain
The Captain
14 anos atrás

Sempre tive curiosidade em relação à sua graduação, você pode nos informar?

The Captain
The Captain
14 anos atrás

E mais: Onde são formados e como os oficiais dos Marine. É em Annapolis também?

Marine
Marine
14 anos atrás

The Captain,

Graduacao, vc quer dizer minha patente? Se for…Eu sou Sargento de infantaria. Com relacao ao oficiais a maioria vem do programa NROTC/PLDC, um grande numero tambem vem da Escola de Candidatos a Oficiais (OCS) em que se formam geralmente sargentos veteranos a oficiais e uma outra parte vem da Academia Naval em Anapolis.

Sds!

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Marine
Talvez você já tenha feito isso aqui, e eu não vi, mas acharia interessante se você pudesse postar alguns relatos de suas experiências em combate, situações dificeis e coisas assim, aqui no blog.
E obrigado pelas respostas.
Um abraço.

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Existe estudos para reduzir o peso e outros para se conseguir transportar mais peso, vide os exoesqueletos.
Também em alguns anos existirão as mulas robóticas que vai acompanhar o soldado carregando todo o equipamento.
(www.youtube.com/watch?v=W1czBcnX1Ww)
(www.youtube.com/watch?v=BkBEDy3eA1o&feature=related)

Vou para por aqui com minhas viajadas. rsrsr….

Um abraço a todos.

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Aqui na DARPA (rsrsrs…..) já estão testando este modelo da Lockheed para as Forças Armadas Americanas.
(www.lockheedmartin.com/products/hulc/index.html)

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Marine

Que transporte vcs usam nas operações a distancia.

Os Marines ainda usam os CH-46 Vertol?

Smedley D. Butler
Smedley D. Butler
14 anos atrás

Giovani,

O Boeing CH-46E ainda é a aeronave padrão dos HMM (Esquadrão de Helicopteros Médios de Transporte), onde divide espaço com alguns CH-53D veteranos.

Com a conversao, cada vez mais acelerada do HMM em VMM com o MV-22 Osprey, creio que os Seaknight continuem em serviço por no máximo mais uns cinco anos.

Agora os CH-53E Super Stallion, sendo convertidos em CH-53X devem rodar ainsa uns 25 anos.

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Marine vc e soldado americano ou Brasileiro ?(:

Sds.

konner
konner
14 anos atrás

“Não vamos vencer apenas com bombas”. “Se não investirmos no futuro dos afegãos e paquistaneses, vamos perder”. [ Barack Obama ] Esta revisão de estratégia para o Afeganistão logo depois da sua posse dá ‘até o momento’, a distancia do ” QI ” de Barack Obama para seu antecessor George W. Bush. O futuro do Afeganistão está ligado ao do Paquistão, a estratégia coloca o Afeganistão e o Paquistão como um objetivo comum das tropas americanas na região. O objetivo é coordenar o trabalho das forças americanas e afegãs para que, eventualmente num futuro não muito distante, a segurança do… Read more »

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Passa cachorro!!!!

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Bosco em 03 jul, 2009 às 17:32

Sei não. Tive uma conversa com o Marine a algumas semanas no chat e ele fez uma afirmação com a qual concordo: se diminuem o peso do equipamento, adicionam mais equipamento. No fim, aparentemente, não mudam muito as coisas para o soldado.

Bosco em 03 jul, 2009 às 17:43
Se entregando… rsrsrsrs

Abraços

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Sopa,

O colega marine nasceu no Brasil, mas aos 15 anos se mudou juntamente com os demais integrantes da família para os EUA.

Alistou-se no US Marines, serviu no Iraque e agora, trabalha como “recrutador” para o US Marines.

Palavras dele.

Ahhhhhh, e mora em Boston.

abraços.

Marine
Marine
14 anos atrás

MarcosT, Fica dificil te explicar tudo issi aqui em uma resposta. Nao ha espaco e eu muito menos quero tomar o tempo das pessoas contando “causos de guerra”. Quem sabe um dia eu de uma entrevista aqui no blog e ai vc poderia ter algumas duvidas esclarecidas de acordo com as perguntas dos editores. No mais, eu sou o tipo de pessoa que prefiro ir falando aos poucos e se voce acompanhar meus comentarios provavelmente tera muitas coisas respondidas. Sopa, O colega Vassily esclareceu pra vc? Semper Fidelis a todos! P.S. Deslcumpem a demora em responder, ontem foi meu aniversario… Read more »

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Marine

Ficou sim !

Galera tem comunidade do blog no Orkut ?

Sds.

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Marine
Com certeza não seria perda de tempo.
E parabéns pelo aniversário, amigo.

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Feliz Aniversário Marine!!!

Tudo de bom e boa sorte a vc e seus companheiros de arma.

Abraços.

Obs. Quanto ao peso do equipamento dos Marines vamos esclarecer aqui o que o nosso amigo Marine postou:

“O peso depende da missao, sua duracao, apoio disponivel e varias outras coisas, mas pode variar de 60 a 150 libras.”

=> 1 LB (libra) = 0,4536 kg – Então para a compreensão de todos aqui o peso médio do equipamento (em kilos) ficaria: 27.216 Kg a 68,04 Kg.

Abraços.

konner
konner
14 anos atrás

[ konner em 04 jul, 2009 às 11:47 ]

[” Igor V. Barinov uma voz de destaque em matérias de defesa, parlamentar do partido de Putin, disse que seria a favor até mesmo de autorizar no futuro a passagem de material militar através da Rússia para o Afeganistão. “]

Olhai !!!!

O que a Russia quer, ‘é ser repeitada’.