afeganistão

O número dos militares britânicos mortos no Afeganistão – que, desde o final de 2001 já chegou aos 184 – já é superior ao do Iraque (179), revelou o Ministério da Defesa britânico (MoD). Ontem morreram oito soldados.

Um dos piores incidentes para o Exército britânico desde a sua intervenção no Afeganistão ocorreu ontem de manhã, quando cinco soldados foram mortos perto de Sangin, na província de Helmand, no Sul, como consequência de duas explosões. Antes, dois homens morreram na mesma região, o primeiro numa explosão e o segundo em confrontos com insurgentes perto de Lashkar Gah, a capital da província. As autoridades confirmaram uma outra morte, num ataque ao veículo onde seguia.

Em Junho de 2008 quatro soldados britânicos morreram numa explosão e outros 14 perderam a vida na queda de um avião em 2006.

De momento são 8.300 os soldados britânicos que estão estacionados no Afeganistão, principalmente na província de Helmand.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, já comentou a situação, salientando que os soldados estavam a combater pelo “futuro da Grã-Bretanha” e avisou que o país não estará seguro se não for garantida a segurança no Afeganistão, noticiou o jornal “The Independent”. Miliband acredita ser essencial evitar que o Afeganistão se transforme numa “incubadora do terrorismo”.

O líder da oposição e líder do Partido Conservador, David Cameron, denunciou que os soldados britânicos estão a combater na linha da frente sem o devido equipamento, nomeadamente helicópteros para se movimentarem na província de Helmand.

FONTE: Última Hora /FOTO: ABC.news

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Aos administradores do blog

A foto do post está com problemas na configuração. Está invadindo a área das duas colunas à esquerda, indo por cima do PagSeguro, PayPal, enquetes e destaques. Ao menos pra mim.

Abraços

Roberto CR
Roberto CR
14 anos atrás

Opa… já arrumou

Ronin
Ronin
14 anos atrás

É… Esses IEDs realmente estão fazendo bastante estrago. No Iraque há um tempo atrás, os americanos e britanicos haviam conseguido reduzir o numero de ataques com IEDs fazendo uma espécie de Bigorna e Martelo com o auxílio da SAS britanica nas Operacoes de apreensão de materias-primas das IEDs. Não tenho muita informação sobre como anda no Afeganistão essas operações, porem fica muito complicado conseguir vencer essas malditas bombas! Existe uma reportagem do NatGEO na qual fica bem evidente essa dificuldade encontrada pelos americanos, britanicos, canadenses, australianos, noruegueses, etc.. Tá aí a reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=m9sOgjpmd4c Galante, se tiver algum problema postar o… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

eh isso que acontece qnd se vai a lugares sem serem “convidados”…
lamentavel…

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Alguem sabe as baixas Talibans?
E de civis ?
Guerra é guerra, e soldados morrem nelas, junto com todo resto.

EL
EL
14 anos atrás

O interessante é que eles não querem que o Afeganistão se transforme em uma “incubadora de terroristas”, porém são eles, os ocupantes, que, cada vez mais, dão motivos para o crescimento do número de insurgentes.

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Gostaria que os editores e os que postarem novos posts, sempre publiquem mais informações sobre o “outro” lado também quando possível! Aqui nos Blogs de defesa só temos -na grande maioria- artigos sobre os EUA e seus aliados. Eu não sou árabe, não sou a favor de Bin Laden, terroristas, e etc. Mas também não sou “puxa-saco” de americano(não estou qualificando ninguém que pense diferente de mim)! Sou um brasileiro patriota que quer aprender mais sobre o “outro lado” também. Como agem? Que tipos de armamento utilizam? Dados de baixas, feridos, etc. Outra informação importante que gostaria de saber, e… Read more »

MeiaDuzia
MeiaDuzia
14 anos atrás

Alguém saberia dizer qual o modelo do capacete da foto?
Parece ser diferente do conjunto PASGT.

Abraços

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Se o equipamento que os soldados britanicos possuem não é o suficiente, então não sei nem o que falar do equipamento disponivel no EB.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

RodrigoBR,

essa sua queixa é valida! Nao apoio o Taliban, mas saber o que eles fazem, como pensam, é uma boa tb!

Procure saber sobre a Operation Red Wing que deu errado lá no afeganistao! Foram 16 Navy Seals/SOAR mortos em ação. A maior perda de Forças Especiais dos EUA desde a segunda guerra em um único dia.

Depois, de uma olhada nesse video.
Recomendo cuidado ao ver esse video pois possui algumas cenas fortes!
http://video.google.com/videoplay?docid=-6777595885571084453

Abs!

Marine
Marine
14 anos atrás

RodrigoBR, Entendo a sua curiosidade amigo, o fato de blogs mundialmente terem tendencia de publicarem muita informacao sobre tropas ocidentais e da OTAN penso eu que seja o fato de que goste ou nao eles geralmente estao na ponta da lanca em questoes de desenvolvimento militar, quer sejam conceitos, taticas, equipamentos, experiencia e tal, entao eu pessoalmente vejo como normal essa foco dado a eles. Com relacao as taticas do Taliban e AlQaeda e muito dificil para se achar esse tipo de informacao abertamente na net e os poucos que realmente conhecem nao falam, eu por exemplo por mais que… Read more »

Cinquini
14 anos atrás

Rodrigo BR, Aproveitando a resposta do Marine eu gostaria de falar para vocês que qualquer sugestao de matéria é bem vinda e se por um acaso você tiver uma fonte, um texto que achar interessante, uma foto que mostre outra perspectiva daquela mostrada aqui no Blog ForTe eu ficaria muito grato de receber essa ajuda! Afinal o Blog ForTe não é feito só pelos editores, mas por vocês leitores também. Lembre-se que vocês sempre podem entrar em contato direto com os esditores através dos e-mails listados em “Fale com os Editores” e aproveito a oportunidade para deixar o meu e-mail… Read more »

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Marine em 16 jul, 2009 às 12:46

Belíssima esplanação Marine. Meus parabéns! É assim mesmo. Tem certas coisas que não podemos e não devemos expor por motivos de segurança ainda mais em tempos de Guerra.

Abraços.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
14 anos atrás

Boa galera! Realmente acredito que o numero de informações disponíveis na internet são esmagadoramente da OTAN. Até mesmo pq, do jeito que os talibans/alqaeda vivem e combatem, o acesso a internet deve ser praticamente nula. Sei que o que os talibans/alqaeda fazem muito uso dos famosos e letais IEDs. Mesmo nao causando vítimas, causam algum terror nas linhas da OTAN e até mesmo a perda de tempo, materiais e suprimentos. Na verdade, sempre que tenho um tempo, tento ler alguma coisa ou ver algumas fotos/videos de combates no Afeganistão. Porém, como disse o Marine, o acesso civil às informações são… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Agradeço a todos pelos comentários a respeito da “queixa”.

RoninSnkShit, gostei do vídeo, mostra bem a realidade. Marine, gotei do seu comentário e entendo suas razões. Cinquini, eu agradeço a sua pré-disposição e quando encontrar algo, enviarei a vc. Não quero que pense que foi alguma crítica dirigida a vc, apenas queria chamar atenção de todos que existe o outro “lado” e que essas informações também são importantes.

Uma braço a todos.

angelo nicolaci
angelo nicolaci
14 anos atrás

Alguem tem informação sobre as ações Talibans no Pakistão???

EL
EL
14 anos atrás

No livro “Blackwater – a ascensão do exército mercenário mais poderoso do mundo” é possível ver um pouco mais o outro lado da história, porém trata-se do Iraque.
O livro é interessante, pois mostra alguns podres do governo Bush e da administração Bremer no Iraque, além de contar com declarações dos moradores das cidades iraquianas.
Sempre quando o autor fala de uma revolta, ele mostra todo o histórico dos motivos que a originou.

trackback
14 anos atrás

[…] militares britânicos morreram no Afeganistão só em agosto, depois que o Reino Unido registrou, em julho, o pior mês da disputa pela morte de 22 […]