A Bolívia poderia adquirir materiais de defesa de origem russa por até Us$ 300 milhões dentro de um convênio técnico-militar firmado entre ambas as nações e como parte do objetivo governamental de devolver às Forças Armadas bolivianas a mesma capacidade que tiveram há cerca de 20 anos.

O Ministro da Defesa, Walker San Miguel. Informou que o poder executivo não busca equipar as instituições armadas com fins belicistas, mas sim, assegurar que as mesmas tenham capacidade operativa necessária para cumprir a missão constitucional sem os problemas e as limitações atuais.

Em fevereiro passado, em Moscou, os presidentes da Bolívia, Evo Morales e a Federação Russa, Dimitri Medvedev, subscreveram um convênio técnico-militar, que dará lugar a acordos específicos, cujo conteúdo é avaliado atualmente por autoridades bolivianas.

No marco deste acordo, o diário El País, informou que a Bolívia poderia adquirir tais equipamentos russos pelo valor citado, mas o Ministro de Defesa informou que isto está sujeito a uma série de fatores, como por exemplo as capacidades de endividamento e de pagamento do Estado, como requisito indispensável para que se enumere equipamentos e materiais. O Ministro San Miguel apontou “o que primeiro necessitamos são de helicópteros de carga” para atender a população cívil mais distante dos centros urbanos, “assím como embarcações para incrementar a vigilância e controle dos rios e e vías fluviais do país“.

San Miguel afirmou que a Rússia “possui a melhor indústria pesada do mundo” e que basta que a Bolívia tenha necessidade, poderiam chegar carros blindados, tanques e equipamentos de resgate. “Rússia não tem limites para efetuar provisionamento à Bolívia“, acrescentou.

Especialistas mencionam as enormes limitações que as Forças Armadas da Bolívia tem em relação a seus equipamentos, sobretudo no Exército., considerando-o obsoleto e dizimado, onde por exemplo, dos 60 carros de combate M103 de fabricação americana que se encontram em um município, restam uns 20 em funcionamento e o restante está parado a uns vinte anos por falta de materiais de reposição e peças. Dos 25 carros Mowag suíços, 5 estão na mesma situação e pelos mesmos motívos. Dos 12 blindados brasileiros Urutu, nenhum deles está em solo boliviano, sendo que 7 estão em missão de paz da ONU no Congo e 5 estão em missão similar no Haíti. De outros 23 carros de reconhecimento de fabricação brasileira, um sofreu importantes avarias nos centros mineiros de Potosí, onde foram enviados no passado longuínquo para reforçar o golpe de estado de 17 de julho de 1980, liderado por Luiz García Meza e Luiz Arce Gómez.

Ainda, dos 7 carros blindados Cadillac Gage V-100 americanos, nenhum pode ser usado por não se ter mais peças de reposição e manutenção. Encontram-se a mais de dez anos no Regimento Tarapacá, em Coro-Coro, departamento de La Paz.  Dos SK-105 produzídos na Áustria, somente a metade está apta para uso em Patacamaya, La Paz, segundo a mesma fonte. Finalmente no departamento de  Potosí, situado em Tupiza , estão armazenados os vetustos 24 blindados M-9, fabricados entre 1940 e 1950 nos Estados Unidos e que foram fruto de doação por parte da Rep. Argentina.

FONTE: Infodefensa    /   GRÁFICO: Diário El País

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jaique Sparro
Jaique Sparro
14 anos atrás

“a policia de Sao Paulo (120 mil homens) da conta da bolivia modernizada ou nao…”

Menos,menos por favor,aí vc tá qerendo demais.

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Se eu fosse o Lula, como não sou, mas se fosse, o Brasil já tinha tropas na Bolívia e Paraguai !! Medo e respeito andam juntos !!

“Nas favelas não, mas no SENADO só sujeira pra todo lado”

Bronco
Bronco
14 anos atrás

E o pior é que há pouco tempo atrás mesmo enfiados na m**** até o pescoço eles estavam cantando de galo com o Brasil por conta dos contratos com a Petrobrás…

É, o Chavito dá mesmo péssimos conselhos aos seus vizinhos subordinados…

Harry
Harry
14 anos atrás

Caro, COMANDANTE MELK, “teve que aparecer um descendente de indio para começar a querer mudar essa situação…me! faz pensar, sera
porque ele tem identificação com sua terra, sua tridição, e seu povo?
aBS

Harry
Harry
14 anos atrás

Caro, vivemos isolados, todos estão se armando, hoje em dia, nos chegamos atrasados.
nem em 1940, conseguimos ficar fora do conflito, nos dia de hoje seria impossivel.
Abs.

gaspar
gaspar
14 anos atrás

karlus73,

a policia de Sao Paulo (120 mil homens) da conta da bolivia modernizada ou nao…
o Brasil, mesmo “defasado” nao tem que temer ninguem…

Democracia
Democracia
14 anos atrás

TESTE

Azul&branco
Azul&branco
14 anos atrás

Para quem o recado foi enviado? Depois de entregar Roraima às ONG e Itaipú para lugo, incitatus não vê a hora de entregar o Acre a moralez.

Igo
Igo
14 anos atrás

Deixem os caras se armarem um pouco, se as FFAA Bolivianas ficarem muito fracas, acaba enfraquecendo o Estado boliviano. Na verdade, já é o cenário atual, mas acredito que melhore um pouco.

Sds,

karlus73
karlus73
14 anos atrás

Já a um tempo atrás fiz referencia que devido a um Sr. com o nome de Chaves a América latina começaria uma corrida ás armas, com a total responsabilidade do homem que já referi. Os apoiantes dessa figura vão militarizar os seus países com a razão de que serão invadidos um dia por forças infiéis vindas do norte nomeadamente dos Estados Unidos, naturalmente e com lógica os país não aliados do “salvador da América latina” não poderão ficar a olhar por um canudo e vão fazer o mesmo. Moral da história, as grandes nações vão ganhar uns bons biliões de… Read more »

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Acho que estão negociando com o fornecedor errado, já faz tempo que os russos não fabricam arcos e flechas rsrsrsrs

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

onde se escreve chine é chile, rsrsrrsr…

Cantarelli
Cantarelli
14 anos atrás

Vamos ver o que o indio candango vai comprar, jaja ele compra algum equipamento bom ai vem os que sempre falam a bolivia humilhando o brasil, como sempre falam do chine!

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Querer não é poder.
É o pais mais miseravel da Al, e se alia com o Chavito, quando que tinha o Lulinha paz e amor aqui.
Tem que si fu.. mesmo.

Igor
Igor
14 anos atrás

Lastimável a situação das FFAA, precisam urgentemente se reequipar, eles não conseguem assim nem da conta de atender a população por um eventual desastre natural com essas FFAA.

COMANDANTE MELK
COMANDANTE MELK
14 anos atrás

Senhores,

creio que as forças armadas da Bolivia são hoje as mais mal equipadas da America do Sul, quem diria né, teve que aparecer um descendente de indio para começar a querer mudar essa situação…

CosmeBR
CosmeBR
14 anos atrás

E daí?!

Ulisses
Ulisses
14 anos atrás

Sopa

rsrs…não podemos fazer isso,ai estaremos desrespeitando leis internacionais,ninguém invade sem motivo pois se fizer será mal visto.

Sds.

COMANDENTE MELK
COMANDENTE MELK
14 anos atrás

Senhor Harry,

eu quis dizer que, no caso especifico da Bolivia pessoas como o presidente Evo Morales (filho de pai Aymara e mãe quechua) são sub-raça e justamente aquele que é considerado tal, esta fazendo oque os ditos superiores(brancos descendentes de europeus) não fizeram…

É isso meu caro.

Grato.

COMANDaNTE MELK
COMANDaNTE MELK
14 anos atrás

Senhor Harry,

eu quis dizer que, no caso especifico da Bolivia pessoas como o presidente Evo Morales (filho de pai Aymara e mãe quechua) são sub-raça e justamente aquele que é considerado tal, esta fazendo oque os ditos superiores(brancos descendentes de europeus) não fizeram…

É isso meu caro.

Grato.

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Tô vendo que o povo já começou a fazer alarde… pessoal é obrigação do estado ter meios para garantir a soberania da nação o governo boliviano simplesmente esta exercendo seu direito de equipar as forças armadas , eles tem esse direito assim como o Brasil , Argentina , venezuela e demais paises. Não acredito que com 300 milhões de dolares a Bolivia possa equipar suas forças armadas a ponto de se tornar uma ameaça ao Brasil. Quanto a História do gás boliviano nós e que confiamos demais, por mais que tenhamos investido lá as reservas são deles, todo país esta… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Azul&branco: “Incitatus”???? AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA!!! Galera, é aquela merla de sempre: o “Filho de uma Égua com Jumento” fez caridade com a busanfa do consumidor de gás brasileiro e em vez de ajudar seu povo e ser menos indigente qual é a primeira coisa que o Índio Cocalero fez? Comprou armas… E quem duvida que com o Paragay vai acontecer a mesma coisa, agora que o Mulla abriu as pernas pro Padreco Safado (o “Pai de Muitos Paraguayos” hahaha)? Um lixo total. Só pra descontrair: dizem que o Cocalero certa feita disse que “El Brasil adquirio a Acre en câmbio de um… Read more »

gaspar
gaspar
14 anos atrás

corrigindo, a PM de Sao Paulo tem 93 mil homens…
ainda sim da conta da bolivia…

luis
luis
14 anos atrás

Espero que de certo o investimento na bolivia…

abraço

Igor
Igor
14 anos atrás

Ainda bem que vc não é Sopa. =P
O f*** que a polícia de são paulo nem da conta da própria atribuição, vai da conta da Bolívia? menos, menos…

João DS
João DS
14 anos atrás

Policia de São Paulo?

Como disse o megatraficante colombiano, Abadia, depois de preso:

“A melhor forma de combater o tráfico em São Paulo é fechar o DENARC…”

tal é o nível de corrupção!

Caso a policia de São Paulo invadisse a Bolivia, ia ter uma inundação de ‘pó’ no Brasil…

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

è justo a Bolivia se equipar, agora o que eu achei sacanagem foi a postura do Lula no lance dos investimentos perdidos da Petrobrás, bastava movimentar tropas pra fronteira , enviar uns amx em voo de reconhecimento que o indio ia abrir as pernas

gaspar
gaspar
14 anos atrás

PM nao eh civil…

alguem tem a informacao de quantos soldados cada pais da America do Sul tem na ativa ?? incluindo as tres forcas

Edilson
Edilson
14 anos atrás

Pois é patriota, 300 milhões dá medo… tem qgente que gosta de misturar tudo e por tudo no mesmo saco. O Morales como todo e qualquer preseidente da bolívia e ou qualquer país tem o dever de modernizar o seu estado e suas instituições. as forças armadas são só uma delas. o exército boliviano nas condições que se encontra( muito bem dito pelos colegas, defasado por conta da incopetência das autoridades que o antecederam, situação igual passa o Brasil) não é capaz de garantir a própria segurança interna, portanto deve ser modernizado e reaparelhado. quanto as ambições imperialistas da bolívia… Read more »

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Vcs não avançam mesmo hein ? O cenário geopolítico de vcs ainda está na década de setenta do século passado, onde os ‘gênios’ estrategistas imaginavam invadir o Uruguai… A mesma cabeça dos estrategistas argentinos… Avançem, o Brasil não tem inimigos estratégicos na A.L. ! Não há inimigos estratégicos do Brasil na A. L. !!!! Os desafios estratégicos da nossa nação são as bases estrangeiras na Amazônia (que nunca vi ninguém falar nada aqui contra a Colômbia, só ouço contra o pobre do Chaves, que por sinal tem opinião igual a nossa) e o Pré-sal, que vai nos colocar no patamar… Read more »

Patriota 2
Patriota 2
14 anos atrás

utilizei o pseudônimo de Patriota, depois reparei que já era utilizado. Desculpe a gafe. Agora vou ser ‘Patriota 2’ . Espero que os outros patriotas não se importem.

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Humm!!!!!!!
U$ 300 milhões!!!!!!!!!!!!!!!!
Deve dar para comprar uns 40 mil estilingues e vários sacos de bolas de gude para o Exército boliviano.
Ai, que meda!!!!!!!!!!

Só rindo.
Tem certeza que alguém aí com medo?

Um abraço.

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Ano que vem é ano de eleição… É hora de refletirmos… Por mim o próximo presidente poderia usar verde oliva e boot marron, mas eu sei que isso é polêmico.

Mas um país com o tamanho e importância do Brasil deveria ter um maior poder de arbitrariedade, até porque se fecharmos as fronteiras com paraguai e bolivia os 2 vão a falência…

Será que um dia algúem nos salva?

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

è justo a Bolivia se equipar, agora o que eu achei sacanagem foi a postura do Lula no lance dos investimentos perdidos da Petrobrás, bastava movimentar tropas pra fronteira , enviar uns amx em voo de reconhecimento que o indio ia abrir as pernas.
Tudo bem que o material é boliviano, mas o investimento é nosso e deve-se respeitar isso, ou então devolva nosso investimento

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

LBacelar
Concordo com sua opinião,mas não precisa usar farda, basta ter conhecimento real de geopolitica e ser serio, pois que tem alguma noção de geopolitica entende os pontos importantes de manter as FAs no estado da arte e como usa-las na mesa de negociações e fazer pressão quando preciso sem violar as normas internacionais

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

Em 2014 quem sabe não me candidato???

Rsrsrsrs… Brincadeira, mas estou me preparando para entrar na politica mesmo, pois estou cansado de tanto absurdo, prefiro morrer por tentar mudar as coisas como são do que ficar assistindo meu país ir pelo ralo de camarote

Angelo Nicolaci
Angelo Nicolaci
14 anos atrás

Enéias sempre pregava a necessidade do proseguimento de nosso programa do SUBNuclear, e todos o chamavam de louco, agora todos batem palmas pro Lula, vai entender nosso povo…rsrsrs

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Oi Angelo…

corrija-me se estiver errado…mas nunca vi ou li o Eneas defender o submarino nuclear.

Ele defendia a construçao da bomba…aquela que produz o cogumelo radioativo e continua matando por anos e anos depois.

Acho que esta imagem, tao aterradora foi a que ficou e faz com que as pessoas nao apoiem abertamente a construçao de tal arma.

Já, a imagem de um submarino navegando velozmente submerso é bem mais atraente e politicamente correto, por isso o maior apoio das pessoas a tal aventura.

abraços

Patriota
Patriota
14 anos atrás

Angelo Nicolaci

Não foi só o Brasil que teve suas refinarias nacionalizadas na Bolivia , muitos outros países como a Espanha tiveram problemas com isto , uma ação militar não seria o mais correto, estamos ha muitos anos trabalhando em uma maior aproximação com os demais países da AL e algo assim alteraria radicalmente o cenario politico latino americano coisa que seria muito prejudicial ao Brasil.

DJ
DJ
14 anos atrás

PMESP=93.000 PMs
PMERJ=40.000 PMs
PMMG=48.000 PMs.e sem contar com os outros dai uns 380.000 PMs

João DS
João DS
14 anos atrás

O o atual governo do Equador,ou da Bolivia, ou da Venezuela,ou Paraguai me afrontou?

esquece a via legal e diplomática ! desce o cacete , ‘passa o serol’ neles!!!

Isto aí, vamos fazer da AL um inferno, onde todos se odeiam, fazem guerras e se enfraquecem mutualmente. Porque aí vai ficar muito mais facil ‘pros irmão do norte’ vir e ‘fazer a limpa geral’ incluindo a Amazonia…

sandices sem limite, coisa de quem não reflete antes de falar… e difundida amplamente pela mídia a serviço do “império” e que promove o quanto pior e mais dividido, melhor para conquistar!

João DS
João DS
14 anos atrás

um império que aliás começa a ‘fazer água’: …….. “Algumas embaixadas dos EUA no mundo todo estão a ser aconselhadas a comprar quantias maciças de divisas locais, o suficiente para perdurarem pelo menos um ano. Para algumas delas estão a ser enviadas enormes quantias de cash a fim de comprarem discretamente outras divisas — exceto libras esterlinas. No interior do Departamento de Estado há um sentimento de tristeza e pressentimento de que “alguma coisa” está prestes a acontecer … dentro de 180 dias, que poderiam ser 120-150 dias”, afirmou o boletim financeiro “Harry Schultz Letter”. A notícia está em Marketwatch… Read more »

João DS
João DS
14 anos atrás
Noel
Noel
14 anos atrás

Angelo Nicolaci, se vc realmente tá falando sério, quanto a entrar prá política, pois é a segunda vez que leio isso. Sugestões: 1) evite postagens como essa: “bastava movimentar tropas pra fronteira , enviar uns amx em voo de reconhecimento que o indio ia abrir as pernas.” ela é boa pra Blog’s, mas não prá políticos sérios, além da conotação racista, mesmo que vc não o seja; e 2) não passe informações do que vc não conhece, como aquela história de contato no MD, foi ingenuidade, pois sei que vc não tem idéia da estrutura do FX-2, ou dos Projetos… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Compreendo a preocupação e a reação de alguns aqui…Mas não podemos condenar o sujeito e o pais apenas porque escolheram trilhar a pratica do socialismo…Não podemos odia-lo apenas porque é socialista…O sujeito não é uma alma sebosa apenas porque é socialista….Por enquanto não vi ele cometendo nenhum absurdo significativo….Temos que respeitar as escolhas dos outros por mais que sejem ruins e absurdas….Cada macaco no seu galho….Não afetando ou desrespeitando os outros tudo bem….Sinceramente não vejo aquele pais como ameaça…É só respeitarem aquela gente….E eles respeitarem a nós….O povo de la o elegeu…Ganho de forma democratica…..Tem que respeitar….Não foi por meios… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Cor Tau: bom socialista é cadáver de socialista. E tenho dito (nem vou explicar).

Harry
Harry
14 anos atrás

Caro, COMANDaNTE MELK, fiz uma indagação que a resposta minha é a mesma do senhor, mesmo sendo Evo o presidente que não podemos chamar de amigo ou parceiro.
Abs.

Harry
Harry
14 anos atrás

Caro João Ds, essa noticia valeu o dia, fica o aleta para alguns que não venham acompanhado a questão da crise do deficit do Estados Unidos. Barack Obama, afirmou, nesta quarta-feira, 22, estar muito angustiado com o gasto público, o presidente norte-americano, que a dívida do país e seu déficit orçamentário são “preocupações profundas”. A China é que esta financiando os Estados Unidos. Se quebra vai todo mundo junto. Antes era Brasil e Argentina fazendo comercio com moeda propria, Agora Brasil e China, Agora os EUA, He, He, o Clube ta crescendo. É algo a se temer, uma hora a… Read more »

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
14 anos atrás

Sinceramente, imagino que, mesmo a Bolívia vendendo metade do país para a Rússia em troca de armas, ainda assim não poderiam fazer algo de grande o Brasil. Nem mesmo a Venezuela com seus Su-30 conseguem tam feito, haja vista a enorme diferença existente entre a capacidade produtiva do Brasil e dos dois países acima citados. Me preoculpo bem mais é com as noticias que informam que as FARC possuem Igla-S em seu inventário, e que os mesmos teriam vindo da Venezuela. Isso sim é motivo de preoculpação, pois se este fato for confirmado, afirma de uma vez por todas que… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
14 anos atrás

Galante~Poggio o que significa aquela carinha feliz que se encontra quase imperceptível ao final da pagina embaixo no canto inferior esquerdo?Estranho………..Qual é a finalidade???…….