quinta-feira, outubro 21, 2021

Saab RBS 70NG

Fogo e Movimento

Destaques

Apesar de Hollywood não ser famosa pela veracidade de muitos de seus filmes, nos últimos anos tem sido maior a utilização de consultores militares e policiais em filmes vindos dos estúdios californianos.
O vídeo do post é usado para ilustrar aquela técnica básica que todo infante deve aprender, conhecida como fogo e movimento. Vale notar como os atores se movem e os criminosos conseguem atingir a superioridade de fogo e violência de ação.

Com relação à tática em si é famosa por se dizer que sem fogo não há movimento e sem movimento não há fogo, ou que movimento sem fogo é suicídio e fogo sem movimento é desperdício de munição.

Outra tática mostrada no vídeo é a chamada “quebra de contato” que os criminosos procuram efetivar em sua fuga.
Para quem ainda não viu, vale a pena assistir ao filme todo, o título em português é “Fogo Contra Fogo”.

- Advertisement -

39 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
12 anos atrás

Clésio Luiz: hehehe, se os bandidos estivessem usando FAL, não ficaria “puliça” nenhuma na frente, rsrs…

Mas de fato, se fosse 7,62 X 51mm a mochila teria que estar cheia só de munição… Aliás, dependendo do tempo de isolamento da tropa em combate é mais ou menos isso mesmo…

Abs.

Igo
Igo
12 anos atrás

Henrique,

Aqui no Rio nós temos caras melhores que esses aí.

Sds,

Marcelo Ostra
Marcelo Ostra
12 anos atrás

Mas não esquecer que dependendo da ops, muita munição 9paralelamente ao resto do equipamento siguinifica peso estra e disponibilidade de espaço fisco para transporta-la

Dificil avaliar sem uma pre avaliação de um tipo de ops especifica, mas há de se equalizar isso tudo tbm

Abs
Mod MO

Igo
Igo
12 anos atrás

Clésio Luiz,

O FAL tem as suas vantagens também, em um tiro de distância superior a 300 metros o 762 é muito superior ao 556. Mas quando o tiro é de distância de até 300 o 556 é soberano. Mesmo no tiroteio +- 300m o 762 tem algumas vantagens, visto que ele atravessa os obstáculos com maior facilidade.

Sds,

Roberto CR
Roberto CR
12 anos atrás

Sempre achei esta seqüência do filme a mais interessante entre os de ação que vi. Principalmente porque ninguém coloca a arma na altura da cintura e descarrega a arma eliminando cem opositores (exceção ao De Niro no fim da sequencia, carregando malas e o Val Kilmer).

E a variedade do armamento também me pareceu inédita em um filme. Alguém saberia dar relação “só no olho”?

Abs

Roberto CR
Roberto CR
12 anos atrás

Esqueci… o som produzido pelas armas também me pareceram “mais” originais, dando mais realismo a cena.

Abs

RodrigoBR
RodrigoBR
12 anos atrás

Este filme realmente vale a pena assistir, acho que foram as cenas mais próximas da realidade que já vi. Essa é a melhor parte, mas o filme mostra desde o começo o recrutamento de cada membro de acordo com suas características para a ação e o desfecho posterior. O devotamento de um policial obssecado e incansável por seu trabalho (Al Pacino), etc.

Os bandidos são realmente integrantes do “crime organizado”! 😀

FD
FD
12 anos atrás

Esse filme é muito bom. Já o assisti várias vezes!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
12 anos atrás

Opa…. Fogo e movimento, tambem conhecido como SEAL Infil e SEAL Exfil! Bacana demais! Sempre treinamos isso no nosso time! As vezes mesclamos o Fogo e Manobra com o Hit-and-Run. Como o Marine mesmo disse, a recarga é feita corretamente, expondo o mínimo da silhueta durante o processo. Uma coisa que eu achei falha foi a falta do Muzzle Lazer por parte dos policiais. Mas acho que isso é comum em forças policiais mesmo, portanto, dá um toque a mais de realidade à cena. Obs: Esse Tom Sizemore deve ser o ator que mais fez filmes de guerra/ação. Todos os… Read more »

Marine
Marine
12 anos atrás

Ronin,

Infiltration e exfiltration sao coisas diferentes de fogo e movimento, os primeiros sao partes de uma operacao (a infiltracao e a saida do objetivo) o segundo e uma tatica basica.

Abracao!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Marine, você poderia fazer um Post sobre aquele assalto a banco que teve nos EUA onde dois assaltantes com fuzis trocaram tiros com a polícia num longo tiroteio. Os caras estavam vestindo vários coletes improvisados no corpo todo (menos cabeça) e estava dopados para se manterem calmos. Acho que foi em Los Angeles. Curiosamente, o bandido que estava com uma AK chinesa foi o que teve a arma travada, enquanto seu companheiro com AR-15 continuou atirando até o fim.

“http://en.wikipedia.org/wiki/North_Hollywood_shootout”

Marine
Marine
12 anos atrás

Clesio Luiz,

Os dois assistiam esse filme direto e ha quem diga que foram “inspirados” pela cena, gracas a Deus eram leigos que nao procuraram quebrar contato e se mantiveram na area ate que reforcos da LAPD SWAT pudessem confronta-los. Tinha supremacia de fogo e podiam ter se retirado da area sem problemas se assim lhes deseja-se, a partir desse incidente varios praticamente todo departamento de policia dos EUA agora possui carabinas ou fuzis em varias de suas viaturas.

Sds!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
12 anos atrás

Opa Marine,

na verdade o exercício SEAL Infil e SEAL Exfil, se consiste no mesmo exercício de Fogo e Movimento. Não sei se o nome possa estar errado, porém o exercício é o mesmo na qual treinamos no nosso time.

Procurei aqui algum vídeo dos nossos treinos, mas nao encontrei nenhum desse exercício em si.

Irei te mandar por email um video de um dos nossos treinamentos!

Abs!

RoninSnkShit
RoninSnkShit
12 anos atrás

Achei o link do video!
http://www.megavideo.com/?v=I3LYPLEV

Esse é um vídeo de um treino nosso no começo do ano.
Há alguns erros, obvio, para isso que treinamos! huahauhau…

Mas nesse video ai, temos os conceitos de:
– Tiro em progressão;
– Hit and Run;
– Muzzle Lazer;
– Perímetro de segurança.

Obs: Acabou que o Fogo e Movimento (conhecido aqui por SEAL Infil/Exfil) não aparece muito óbvio nas filmagens!

Abs!

John
12 anos atrás

Realmente o consultor do filme foi um ex-SAS,Serviu no Iraque em 1991,tem um filme “bravo two zero” baseado no seu livro,sobre a caçada aos Scuds do Iraque.Ele já veio ao Brasil,na feira internacional do livro em SP,até o Fantastico gravou uma entrevista com ele.ELe também foi agente do MI5,serviu na Irlanda no cambate ao IRA.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Caro Igo,
Tirando o BOP não tem não! Vê-se tiroteios infindáveis aonde a maoiria que morre é civil e de bala perdida além das abordagens não adequadas. Se tivesse poder comporia um esquadrão de snipers com fuzis Alpine TPG1 .338 e miras noturnas para fazer o enquadramento dos entornos dos locais mais perigosos da cidade… mas certamente os Direitos Humanos iriam chiar….
Abraços.

John
12 anos atrás

Desculpa é combate

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Retificando.. BOPE !

Giovani
Giovani
12 anos atrás

Esse melhor filme policial que ja vi, o realismo da cena e a melhor de todas.
Não quero ver um tiroteio desses perto de mim de jeito de mim.
Também temos bandidos bem armados como esses ai do filme.

Giovani
Giovani
12 anos atrás

O Rifle usado por Al Pacino parece ser um FN FNC Belga, as outra armas usadas são AR-15, M-16, uma escopeta parece uma Mossberg 590, e o usado pelo bandido no final da cena parace um Galil ARM Israelense.

Giovani
Giovani
12 anos atrás

Notei que na inquete ao lado dos posts o Fuzil Imbel MD97 está ganhando por preferencia, sinal de que muitos acreditam no produto nacional, ja conversei com pessoas que dizem que as pistolas Imbel são otimas e melhores que as Taurus, as pistolas Imbel inclusive são usadas pela PM de Minas Gerais no calibre .40.
Gostaria que fosse feito uma materia sobre as armas da Imbel, já ouvi dizer que a empresa estatal fornece peças para pistolas padrão do FBI.

luis
luis
12 anos atrás

É o som do filme é bem real…

falow

RodrigoBR
RodrigoBR
12 anos atrás

Giovani,

Sinceramente acho que o MD97 nao eh tao bom assim. Ele eh rústico e potente, mas acho que eh soh. É ultrapassado e pesadoartuchos. O MD97 é um FAL melhorado.

Igo
Igo
12 anos atrás

Henrique,

Procure conhecer o trabalho do Batalhão de Choque (não confunda com a tropa de choque) e algumas unidades da PC.

Tem sim, acredite!!!

Igo
Igo
12 anos atrás

RodrigoBR,

Exato, é um FAL bem melhorado, mas continua sendo um FAL. Se alguém assistir a montagem e desmontagem de um fuzil moderno e depois ver a do FAL, nossa. O cara chora!! Ok, são fuzis de gerações diferente, mas isso só demonstra a necessidade de mudar alguma coisa.
Mas tem um detalhe, não adianta mudar o calibre se não mudar a estrutura dos GCs atuais. Se trocarmos apenas o fuzil estaremos piorando o que existe hoje.

Sds,

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Ok Igo, bom saber que existem mais recursos especializados dentro da PM também. Mas no geral (vamos ver se vc concorda comigo desta vez) nossa polícia é muito despreparada principalmente pela falta de um sistema de inteligência estruturado e eficaz!
Neste ponto a PF já está no padrão do FBI..
Teríamos que ter uma gestão tipo a de NY (gestão Rudolph Giuliani) para termos mais eficiência contra a criminalidade!
Abraços.

Igo
Igo
12 anos atrás

Henrique,

X2

Abraços

claudio silva
claudio silva
12 anos atrás

Um bom Filme que tem bom toroteio , nao sei se corretoo por nao ter experiencia é Esquadra de Elite, otimo filme

claudio silva
claudio silva
12 anos atrás

desculpe, tiroteio

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Os caras não recarregam não?

Outra coisa: eta mania de fazerem os policiais parecerem burros e não ssaberem de tatica alguma…Todo filme tem isso…

Marine
Marine
12 anos atrás

Danilo,

Concordo que em filmes sempre tem que ter um lado inbecil pra ficar mais facil ne?! Mas o proprio Val Kilmer e mostrado carregando e de forma correta…

Sds!

Marine
Marine
12 anos atrás

Correcao…”imbecil”.

Mena
Mena
12 anos atrás

Sobre a ocorrência de North Hollywood, participei de um seminário com um dos policiais que participou da confusão, mais especificamente o cara que aborda a pick-up e consegue deter o último dos indivíduos. Na apresentação foi colocado alguns pontos interessantes : – armamentos subdimensionados para a ocorrência. Não havia nenhum fuzil disponível para contrapor-se ao nível de proteção balística dos bandidos. – falta de um veículo de comando que pudesse acompanhar a ocorrência e coordenar o cerco do local, haja vista que a ocorrência estava sendo transmitida ao vivo pela TV. – falta de um veículo blindado para atendimento e… Read more »

Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Esse filme evidencia a necessidade de se carregar muita munição. Se os bandidos estivessem usando FAL, não estariam atirando tanto.

Algol
Algol
12 anos atrás

Alguém sabe que fuzil é esse que o Al Pacino está usando? Parece com algum modelo da Sig.

Alexandre J.Augusto
Alexandre J.Augusto
12 anos atrás

segundo o site wwww.tropasdeelite.cjb.net, quem prestou consultoria para esse filme foi o ex-integrante do SAS andy Mcnab (psudônimo).O mesmo tambem e autor do livro Bravo Two Zero que relata sua participação em uma batalha na primeira Guerra do Golfo em 1991

abraços

Alexandre J.Augusto
Alexandre J.Augusto
12 anos atrás

Algol,

O fuzil parece ser o FNC Belga

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Estamos precisando de uns caras destes na polícia do Rio…
Abraços

trackback
9 anos atrás

[…] Post original aqui. […]

Últimas Notícias

Colin Powell, líder militar e primeiro secretário de Estado negro dos EUA, morre após complicações da Covid-19

(CNN) – Colin Powell, o primeiro secretário de estado negro dos EUA cuja liderança em várias administrações republicanas ajudou...
- Advertisement -
- Advertisement -