Forças afegãs e alemãs iniciaram uma ofensiva contra insurgentes no norte do Afeganistão, já que a situação de segurança naquela região dos país, antes tida como das mais estáveis, continua a deteriorar.

Enquanto a ISAF (International Security Assistance Force) da OTAN se manteve focada primeiramente nas regiões leste e sul do país, a crescente influência de militantes do Uzbequistão ligados ao Taliban na província de Kunduz fez , em 22 de julho, o General da Bundeswehr Wolfgang Schneiderhan dizer que “chegou à hora de lidar com a escalada da violência no norte” .

Falando juntamente com o general em Berlim o ministro da defesa alemão Franz Josef admitiu que forcas alemãs “estão sendo particularmente desafiadas em Kunduz”.

O Tenente-Coronel Michael Weckbach, porta-voz chefe para o comando do norte da ISAF disse que 300 soldados alemães estavam participando da operação liderada pelo exército afegão com 800 homens do exército nacional e 100 policiais.

NOTA DO BLOG: Essa é a primeira grande ofensiva do exército alemão utilizando unidades convencionais desde a 2GM.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Sobre a Suástica.

=>A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus.

Suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. Na China há um símbolo de orientação quádrupla, que segue os pontos cardeais; desde o ano 700 ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

Só os Franceses perderam na Indochina? Não tem mais algum país não?

Gostaria muito de ver o G-36 equipando nossas Forças Armadas. Prefiro ele ao Tavor-21.

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Só uma completada sobre a suastica. Unidades finlandesas ainda a utilizam pq sua origem lá é anterior a 2ª GG

luis
luis
14 anos atrás

G36 neles!!!!!!!!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

Esse foi um título estranho de se ler em tempos modernos…

Como será que o G-36 está se comportando no deserto?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Rui Silva: tem razão, esse símbolo que aparece se chama Cruz de Ferro e foi instituída na Prússia pelo Rei Frederico Guilherme III (1813).

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Que coisa não? E não faz muito tempo li um relatório do próprio exército alemão dizendo que suas tropas estavam mal preparadas. Acho que essas ações no Afeganistão são uma tentativa de restaurar alguma coisa da antiga pujança da Wehrmacht. Sds.

Walderson
Walderson
14 anos atrás

Caro amigo Rui Silva,

apenas complementando a sua informação: a Suástica alemã foi na verdade uma cópia de um símbolo religioso da Índia. O mané alemão adotou-a de forma invertida, mas o símbolo já existia há muito tempo.

\um abraço.

Caipira
Caipira
14 anos atrás

Tbm gostaria de ler algo á respeito do desempenho do G36 no Afeg.

Andre Luiz
Andre Luiz
14 anos atrás

Deve provocar arrepios em muita gente ver veiculos com a cruz gamada e um bando de alemaes armados gritando achtung, schneller, he,he,he

Alfredo_Araujo
Alfredo_Araujo
14 anos atrás

“Andre Luiz em 04 ago, 2009 às 9:50

Deve provocar arrepios em muita gente ver veiculos com a cruz gamada ”

ehehhe
Pensei a mesma coisa !!!

A Alemanha fez lenda nos ceus e campos de batalha na 2gm… e sempre será respeitada por isso !!

Ao contrário da Italia e da França, q duas vezes fizeram feio na Europa, e sempre serão motivos de piadas por isso !!

Rui Silva
Rui Silva
14 anos atrás

Para todos que continuam a chamar essa cruz de cruz gamada. Suástica
ou cruz gamada foi adoptada pelos nazis como simbolo identificativo
devido as suas origens “Arianas”. A cruz usada no blindado Alemão e
actualmente adoptada pelas Força Armadas Alemãs como simbolo identificativo vêm já do tempo do Kaizer e era usada pelos cavaleiros teutónicos.

Rui Silva
Rui Silva
14 anos atrás

Andre Luiz

Essa cruz chama-se “Pátea” ,a cruz gamada é também chamada de suástica e é ainda hoje em dia usada na India.

Abraços

Andre Luiz
Andre Luiz
14 anos atrás

Tirando as atrocidades e maluquices é claro

Igo
Igo
14 anos atrás

Alfredo_Araujo,

A Inglaterra só não foi invadida pelo alemães devida as questões geograficas, porque se o páis ficasse no continente, teria ido pra saco junto. As defesas inglesas não estavam preparadas para lidar com a blitz alemã. Seria um massacre, visto que ingleses dificilmente se entregam!

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Alfredo Araújo:

Veja só que interessante:

A França não ganha uma guerra desde Napoleão Bonaparte. De lá pra cá empatou a 1a Guerra, perdeu a 2a Guerra, e perdeu na Indochina e na Argélia.

A Itália não ganha desde os áureos tempos de Império Romano.

A Alemanha, embora tenha perdido as duas Grandes Guerras, segue sendo admirada por sua combatividade e preparação militar. Realmente, essa Cruz Gamada deve arrepiar muita gente, rs.

Abs.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

vamos torcer para que essa cruz só assuste agora os que realmente precisam ser assustados…

que este fabuloso exército sirva apenas de maneira sã, deixando para trás as atrocidades de outrora.

WAR
WAR
14 anos atrás

Igo em 04 ago, 2009 às 11:17 “A Inglaterra só não foi invadida pelo alemães devida as questões geograficas, porque se o páis ficasse no continente, teria ido pra saco junto. As defesas inglesas não estavam preparadas para lidar com a blitz alemã. Seria um massacre, visto que ingleses dificilmente se entregam!” Amigo, a Alemanha não invadiu as Ilhas Britanicas porque não pôde. Ela foi derrotada pela RAF na Batalha da Inglaterra (aérea) e, se ousasse cruzar o Canal da Mancha, fatalmente seria massacrada no mar pela marinha inglesa. Ou você acha que se eles pudessem, não teriam feito? As… Read more »

MarcosT
MarcosT
14 anos atrás

Aquele da foto não é o Villmot ?

Caipira
Caipira
14 anos atrás

“SE minha mãe fosse homem, meu pai tava fudido”.

Os Ingleses defenderam sua ilha, se o pais fosse no continente estariam preparados para defende-lo com outros meios, o combate com a RAF foi um duro golpe pros nazis e a LW nunca se recuperou da batalha nos céus da Inglaterra…

Excel
Excel
14 anos atrás

Já houvi falar do profissionalismo do exército alemão. Parece que durante a Segunda Guerra Mundial as atrocidades eram mais cometidas pela SS do que o exército mesmo, que encarava a guerra mais como “ossos do ofício” do que uma cruzada pela “superioridade ariana”.

matheus
matheus
14 anos atrás

A Inglaterra só não foi invadida porque Hitler decidiu invadir ao mesmo tempo a URSS, se ele tivesse de dedicado um pouco mais a Inglaterra e só depois invadido a URSS, dificilmente os alemães teriam perdido a segunda guerra mundial. Assim como se os japoneses tivessem lançado todos os ataques a Pearl Harbor, os americanos teriam perdido a guerra no pacifico.

Noel
Noel
14 anos atrás

Felipe Cps em 04 ago, 2009 às 11:23
Você esqueceu-se da guerra Franco x Prussiana, de 1870, com vitória alemã, lógico, e queda de Napoleão III.
Sds

Giovani
Giovani
14 anos atrás

Vamos aprender com os Suécos e começar a fabricar equipamentos sob licença, esse Rifle G-36 é uma boa opção para o as Forças Armadas Brasileiras, embora seja calibre 5,56mm.

Essa Guerra no Afeganistão é como matar baratas, quanto mais veneno mais baratas.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Zero Uno: ok, os americanos também perderam no Vietnã, se é que se pode chamar de “derrota” uma guerra em que morrem quarenta vezes mais inimigos… Noel: tem razão. Fato é que a França não ganha nada há 200 anos e a Itália há uns 1500, rsrs… Quanto à batalha da Inglaterra: a Alemanha perdeu porque sua Luftwaffe era comandada pelo idiota pederasta do Hermann Göering, que fazia tudo que o imbecil capado do Hitler mandava, inclusive atacar uma população civil que estava àquela época de moral baixa e de saco cheio da guerra após as derrotas no continente europeu,… Read more »

Azul&branco
Azul&branco
14 anos atrás

lembra um pouco aquelas famosas fotos dos hunos nas Ardenas.

Andre Luiz
Andre Luiz
14 anos atrás

A Wermacth cometeu tanto crimes de guerra quanto a Waffen-SS, principalmente no front russo (sugiro os livros do Antony Beevor) A tal repulsa da tradicional aristocracia militar prussiana ao regime nazista curiosamente so começou a aparecer quando o jogo da guerra virou Enquanto estavam vencendo, tava tudo beleza, inclusive as atrocidades e a escravizaçao dos povos conquistados O processo de desnazificaçao da Alemanha no pós-guerra fez de tudo para botar a culpa em meia duzia de malucos e de certa maneira livrar a cara da populaçao e de Wermacht. Passaram para a historia como coitadinho manipulados e hoje todos dizem… Read more »

WAR
WAR
14 anos atrás

Excel em 04 ago, 2009 às 18:33 Já houvi falar do profissionalismo do exército alemão. Parece que durante a Segunda Guerra Mundial as atrocidades eram mais cometidas pela SS do que o exército mesmo, que encarava a guerra mais como “ossos do ofício” do que uma cruzada pela “superioridade ariana Oi amigo! Bom, é verdade que o exército não suportava as Waffen-SS (que muitas vezes foram superiores à ele no campo de batalha). Mas, havia muitos e muitos oficias e soldados “nazistas da gema” que cometeram também atrocidades, especialmente na guerra contra “os sub-humanos eslavos, judeus e comunistas”. Aliás, havia… Read more »

Dalton
Dalton
14 anos atrás

Matheus… A Inglaterra nao foi invadida porque Hitler nao conseguiu superioridade aerea e nao tinha meios suficientes para desembarcar centenas de milhares de homens além do mais a marinha real dominava os mares garantindo que os suprimentos chegariam dos EUA. Há um certo exagero sobre a campanha submarina alemã…para cada navio que eles afundavam, dezenas passavam incolumes. A Operaçao Leao marinho, a invasao da Inglaterra, sofreu seguidos atrasos até porque a RAF destruiu muitas das embarcaçoes reunidas na França que seriam utilizadas no desembarque…e finalmente foi adiada indefinidamente, entao Hitler partiu para a URSS. Quanto a Pearl Harbor, mesmo que… Read more »

Fernando Cabral
Fernando Cabral
14 anos atrás

Tá aí um bom remédio pros Talibâs – Infantaria Alemã. Sobre atrocidades vejam o caso do 6º Exército Alemão; por onde passou deixou um rastro de desgraça, foi moído em Stalingrado; pra casa, se não me engano, lá pelos fins dos anos 50, voltaram uns vinte chucrutes.

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Se Hitler não tivesse invadido a Rússia e cometido tantas atrocidades naquela invasão a história da guerra teria sido outra. Um acordo como os russos então seria o ponto diferencial na guerra… mas com o mesmo erro de Napoleão perdeu suas principais forças, inclusive quase toda a força aérea deixando a Alemanha à mercê dos bombardeios aliados. Atrocidades foram cometidas por todos os lados e a Alemanha foi praticamente destruida… Berlim praticamente virou um punhado de ruinas. Se formos analisar atrocidades de guerra não precisamos voltar muito no tempo, a Iugoslavia e o Iraque são um bom exemplo disto. Essa… Read more »

Julio
Julio
14 anos atrás

Caro Felipe Cps, bem lembrado, a França só foi grande na época de Napoleão Bonaparte, depois a história diz tudo.

Caro Excel, também entendo que grande parte das atrocidades cometidas pelos Alemães foram levadas a cabo pelas SS, é de se lembrar que a Wermacht odiava as SS e no exercito alemão seguia com a sua tradição desde a época da Prussia. Não recordo dos grandes generais da Wermacht terem sido condenados a pena capital pelo Tribunal de Nuremberg. Sds

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

André Luiz: Meias verdades o que dizes meu caro, infelizmente a coisa é bem mais complexa que isto. Na impossibilidade do bem absoluto, escolha o mal menor. Ninguém tá dizendo que alemão é santo, mui ao contrário. Mas a maioria das atrocidades foram cometidas pela SS, que não eram “meia dúzia de malucos” não, mas ao contrário, uma gigantesca legião. E o Exército era uma instituição honrada, mas nem por isso inimigo deixava de ser inimigo. E o soviético era O INIMIGO a ser batido para a maioria da população alemã (e da Europa inteira, por sinal), até mesmo por… Read more »

Marine
Marine
14 anos atrás

Felipe Cps,

So pra corrigir, o Coronel-General Alfred Jodl, chefe da divisao de operacoes do Alto-Comando alemao foi condenado a morte em Nuremberg, assim como o Marechal-de-Campo Wilhelm Keitel, chefe do Alto-Comando e DeFacto ministro da defesa.

Sds!

Marine
Marine
14 anos atrás

Isso sem contar varios que foram presos por anos ou receberam prisao perpetua como o Marechal-de-Campo Kuchler, Coroneis-Generais Hoth, Reinhardt, Salmuth e muitos outros Tenentes-Generais e Almirantes.

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Zero Uno, O G36 também seria uma bela escolha para nossas FAs, mas sou a favor da produção sob licença dos fuzis HK 416/417 para equiparem todas as nossas 3 FAs. A diversidade da nossas condições climáticas, vegetação e relevo impõem a necessidade de um fuzil “pau para toda obra”, mais versátil e rústico. Eles serviriam até mesmo para os fuzileiros navais da MB. Vc já viu um fuzil ser capaz de ser enterrado na areia(como a de praia ou dunas) mergulhado na água e estar pronto para disparar sem problemas? E água salgada??? 😀 Após uma sequência de disparos… Read more »

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

A diferença entre as duas versões é que o HK 416 é calibre 5.56mm e o 417 é 7.62mm. Assim teríamos o “melhor dos dois mundos”(5.56 e 7.62).

Igo
Igo
14 anos atrás

WAR,

Releia o que eu escrevi, você só confirmou o que eu escrevi. Releia com atenção!!!

;D

sds,

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Olhem o que acontece quando o fuzil M16/AR-15 dispara após ser mergulhado na água e comparem com a performance do HK 416:

http://www.youtube.com/watch?v=AGwkHktkTxU

Agora imaginem a vantagem de um soldado brasileiro combatendo na amazônia utilizando um HK 416/417 comparado aos demais que não tem essa capacidade?

RodrigoBR
RodrigoBR
14 anos atrás

Estão sem nexo os meus últimos comentários porque o primeiro está esperando moderação…

Marine
Marine
14 anos atrás

RodrigoBR,

Apesar de nao ter muito a ver com o post, nessa estou com voce, meu voto profissional vai para o HK416.

Semper Fidelis!

Igo
Igo
14 anos atrás

HK 416 e 417, ao meu ver, seriam as armas perfeitas para as FFAA brasileiras. Essa arma é show!!!

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Marine:

Jodl, Keitel, Reinhardt, etc. todos os que citaste eram, embora oriundos do Exército, ligados ao Oberkommando der Wehrmacht, o Alto Estado-Maior da Máquina de Guerra alemã e, assim, diretamente ligados a Hitler. Sabiam ou tiveram participação direta no que acontecia com os judeus, minorias e algumas populações conquistadas. Assim foram justamente punidos em Nuremberg.

O que é interessante notar é que, do Oberkommando der Héeres (Alto Estado-Maior do Exército) para baixo não houve punição de oficiais em Nuremberg. E só esse fato já depõe a favor do Exército Alemão (como disse, não que fossem santos, longe disso).

Abraço, amigo.

LBacelar
LBacelar
14 anos atrás

Meu voto vai p/ HK-417, mas o G36K é o rifle de assalto mais bonito que eu já vi

Cinquini
14 anos atrás

Só para lembra-los o vídeo do HK416 x Colt M4 já foi postado aqui

http://www.forte.jor.br/?p=2726

e sobre os principais fuzis em uso no mundo tem um post aqui:

http://www.forte.jor.br/?p=2672

Abraços!!

Zero Uno
Zero Uno
14 anos atrás

O MD97 é um fuzil de no máximo 3a geração se comparado ao próprio FAL… Se não houver melhoras nele, é melhor abandonar o projeto e fazer deste fuzil uma arma para uso em forças especials de PMs, PCs e PFs.

Devemos deixar o FAL para os TGs.