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4º RCB receberá novos Carros de Combate

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Na semana passada, o 4º RCB (Regimento Dragões do Rio Grande) recebeu uma equipe do 4º Regimento de Carros de Combate, que veio a esta Unidade com o objetivo de ministrar um estágio, visando à capacitação do efetivo profissional da OM.

Novas VBC Leopard 1A5 foram adquiridas na Alemanha pelo Exército Brasileiro, e vem para substituir as VBV M-41C. A previsão é de que o 4º RCB receba esses novos meios de combate no final do ano.

O Leoprd 1A5 será o principal carro de combate do Exército nos próximos anos e representa um avanço para a força blindada brasileira. Esta VBC é a versão mais moderna da família Leopard 1. Está equipada com um sistema de controle de tiro EMES 18, com telêmetro laser e visão termal para o combate noturno e o sistema ótico da Zeiss, além de blindagem e suspensão reforçadas. O veículo é capaz de disparar munições mais potentes que a versão 1A1, incluindo do tipo APFSDS (Armoured Piercing Fin-Stabilised Discarding Sabot).

Com cerca de 42 toneladas e um motor de 830 cv, é capaz de atingir até 65 Km/h e tem autonomia máxima de 600 Km. Seu canhão é um 105mm L-7 da Royal Ordnance Factories, capaz de disparar até 10 vezes por minuto e alcance eficaz de até 4 Km.

FONTE: Rádio São Luiz (online) / COLABOROU: Hornet

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Gustavo
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Gustavo

o Leopard é um baita tanque!

Wolfpack
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Wolfpack

Equanto isso no Chile rodam os Leo 2A5, mas o que me animou hoje foi esta nota do Defesa.br ============================================== Se não estiver sentado, por favor sente-se. ============================================== Físico Brasileiro Desvenda a Bomba Termonuclear, a Mais Destrutiva Posted in 8 September, 2009 ¬ 1:55 amh.Roberto Silva55 Comments » Mídia : JB Online Data : 05/09/2009 Brasil já tem tecnologia para desenvolver bomba atômica Vasconcelos Quadros Uma revolucionária tese de doutorado produzida no Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército – Simulação numérica de detonações termonucleares em meios Híbridos de fissão-fusão implodidos pela radiação – pelo físico Dalton Ellery Girão Barroso,… Read more »

MHenrique
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MHenrique

Ué?! O 1A5 ficarão nos RCCs e os 1A1, ou BEs, nos RCBs, não é verdade???

Sei lá, é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo…

Antonio M
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Antonio M

Se pudessem “ressuscitar” o Osório com modificações que pudessem absorver novas tecnologias, seria um carro de combate respeitável também.

luis
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luis

fiquei feliz com a aquisição dos leopard v5
para o EB tá otimo
já conheço os v1 dos 2RCC

abraço

AL
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AL

E qual a diferença dos nossos para os do Chile? É que entendo muito pouco de carros de combate. Abraços.

Rodrigo
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Rodrigo

Já que íamos comprar sem se preocupar com transferência de tecnologias, deveríamos ter comprado os Leopard 2 A4 como o chile também. Eses MBTs deverão ficar aqui por décadas agora. Já são ultrapassados e ainda vamos mantê-los por 2 ou 3 décadas ainda, lamentável…

Os MBTs mais modernos do mundo estão sofrendo nos últimos conflitos ao redor do glogo com os novos armamentos anti-tanque e IEDs, imaginem esse modelo do Leopard aí.

DJ
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AL’ cada um entendi mais de uma coisa eu mesmo intendo mais dos onibus de trasporte pessoal das força armandas.flws

DJ
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ops ‘força armandas’=Forças Armadas

Eduardo Infante
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Eduardo Infante

Temos que olhar as coisas com calma, e não simplesmente meter a boca… A diferença maior, ao meu ver, é o peso dos MBT, a série 1A pesa em torno de 40 a 44 toneladas e a série 2A parte de 60 toneladas… Só que nosso sistema viário é todo projetado e construído para um veículo padrão de 45 toneladas, assim sendo, os da série 1A podem passar por meios próprios nas pontes, viadutos e rodovias, sendo que os séries 2A teriam que usar carretas especiais… Podemos averiguar que a versão 1A5 possui, como características básicas o aprimoramento dos sistemas… Read more »

Lucas
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Lucas

Realmente, e o EB tem uma coragem gigantesca anunciar com todo fervor a compra de Leopart 1A5, grande coisa com tecnologia dos anos 90 não faz frente a muitos tanques por aí não, que se diga os do Chile, se bem que no contexto atual um esquadrão de helicopteros caça-tanques faz frente a uns 5 batalhões de infantaria blindada, que diga os MIL-MI35 Hind que o Brasil comprou 12 unidades, mais algumas 30~40 unidades deste aqui já daria conta do arsenal de blindados de toda a AL,kkkkkkkkkk.

Marino
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Marino

O Leo 2 A, para uso pelo Brasil, exigiria novas pontes e viadutos, tanto rodoviários como ferroviários, no caso de túneis ferroviários, alargamento dos mesmos ou novos traçados ferroviários.
Para a realidade do Brasil, não se aplicam.
O deslocamento normalmente em caso de conflito,exige rapidez, não poderia ser feito no rítmo de transporte de cargas especiais por carretas idem, nem há grande número desses equipamentos disponíveis.

Carlos Ivan
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Carlos Ivan

Não é o melhor, mas já é um grande avanço. Afinal eles vão substituir os “dinossauros” M-41C da década de 60!!!

“Novas VBC Leopard 1A5 foram adquiridas na Alemanha pelo Exército Brasileiro, e vem para substituir as VBV M-41C.”

Rodrigo
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Rodrigo

Não adianta o Brasil ficar comprando grande quantidades de tanques… tem que comprar um montante e iniciar a construção e desenvolvimento de tecnologia nacional.

Produzir um MBT não é tão cara quanto um caça ou submarino… E o Brasil com paciência e investimento pode fazer toda uma família de blindados… Já fez isso antes e pode fazer de novo…

Lerner
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Lerner

Concordo com o amigo Rodrigo.

Não é difícil para o Brasil produzir um MBT 100% nacional. Nessa nova estratégia de defesa nacional, isso deveria ser um dos princípios.

Wladimir
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Wladimir

Os 1A5 jé estão de bom tamanho para a AL. Não vamos entrar em conflito com os EUA, RU, França… Temos um bom veículo para enfrentar qualquer país da região. Até por que, não são apenas os MBT que vencem um conflito.

Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Falando sério, tirando os do Chile, país com o qual não temos fronteiras, qual outro vizinho na AS tem algo superior a esse?

Lucas Calabrio
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Lucas Calabrio
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Lucas Calabrio
BOSS
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BOSS

Obviamente que a ENGESAER (uma nova empresa em participação da EADS) aprimorará essa máquina, adquirindo know how, e poderá a médio prazo iniciar um projeto para construção de carros de combate bo Brasil.

Jorge
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Jorge

Alguém sabe porque o EB preteriu os MBT Ariete?

Afinal são do mesmo fabricante do Urutu III. A IVECO.

Ou estou enganado?

Lucas Calabrio
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Lucas Calabrio
Carlos Ivan
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Carlos Ivan

Melhor 01 Leopard 1A5 operacional, do que 10 M-41 estacionados na oficina por falta de peças de reposição ou sucateados pelos “vários anos nas costas”.
Fala sério.
Com certeza o destino dos M-41 é o museu ou ferro-velho. Não dá pra doar nem pro Paraguai.

Felipe Cps
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Felipe Cps

Uma boa compra do EB. Melhor que nada (com certeza melhor que os M-41, rsrs) e, pra nossa realidade, está de bom tamanho. Pelo menos a Cavalaria já tem seu vetor principal, agora pergunto: E A INFANTARIA BLINDADA? R: A Infa Bld morreu…

Sds.

Danilo José
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Danilo José

Marino, tem toda a razão o outro modelo nem caberia em carretas de transporte comuns, e nem dentro dos tuneis apertados de cidades como são paulo e rio de janeiro, no caso do brasil a agilidade e mobilidade contam mais que poder de fogo, não adiantaria voce ter um super tanque só que lerdo e pesado de mais para se locomover furtivamente.

Parabéns exército pelos VBC Leopard 1A5.

Sds.

Don D
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Don D

Em uma doutrina moderna, pelos meus conhecimentos, em qualquer teatro de operações, acho que um blindado como o 2A4 não terá lugar no futuro, um blindado mais leve e mais móvel com munição adequada como o 1A5 é mais adequado, pq com o avanço das armas antitanque e helicópteros de ataque, um 2A4 será um alvo bem fácil, está correta a opção do EB, devemos investir em veículos ágeis de infantaria blindada também, tanto rodas como lagartas.

WAR
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WAR

Ta de bom tamanho. Com o Urutu III, eletronica moderna à vontade, astros, misseis anti tanque, soldado do futuro e muitos helicópteros como os russos que estão chegando, além de 50000 homens na Amazonia logo, logo (junto com o povo de lá, sempre) não tem pra ninguem.

URUTAU
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URUTAU

Caros Senhores Moderadores Como no caso do amigo PróPatria tenho um comentario censurado préviamente neste blog comentario este postado em diversas matérias desta mesma pagina por ser cabivel logicamente a todas comentario tecido com respeito sem ofensas alias coisa que nunca o fiz nem aqui nem em outro lugar qualquer pois não é do meu perfil ofender pessoas ou despespeita-las seja la de qualquer forma em assim sendo compartilho da indignação do caro amigo PróPatria principalmente lembrando nos que o blog ………… blog este pelo qual sempre tive o maior respeito e admiração ter sido montado e administrado por um… Read more »

URUTAU
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URUTAU

Observação a pagina referida é no blog aereo onde não consigo postar comentario algum parece que me bloquearam …………… espero com sinceridade estar errado

Mauricio R.
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Mauricio R.

Aos desvisados e desatualizados, o parque industrial que possibilitou á Engesa conceber a metade de baixo do Osório, ou o casco, já não existe mais.
Qnto á metade de cima, ou a torre, boa parte das empresas envolvídas tb se foi, qndo a industria de defesa européia se consolidou.
ENGESAER não será uma empresa, mas tão somente a holding dos negócios da EADS no Brasil.