vinheta-clipping O governo da Venezuela irá treinar milícias de camponeses para atuar ao lado de militares no campo, diante da crescente tensão entre grandes donos de terra e pequenos agricultores.

Segundo o ministro da Agricultura, Elias Jaua, os milicianos não portarão armas, ainda que a legislação venezuelana o permita. “Estamos prontos para aceitar o desafio e enfrentar os oligarcas, que devem aceitar a responsabilidade de suas ações”, afirmou o ministro. “Mas não marcharemos com armas nem espadas.”

Desde que o governo do presidente Hugo Chávez iniciou um programa de reforma agrária com o objetivo de redistribuir terras consideradas improdutivas ou que tenham sido obtidas ilegalmente, há quatro anos, dezenas de camponeses foram mortos no país.

“As milícias são preventivas e trabalharão com soldados para garantir segurança às fazendas recuperadas”, afirmou o deputado Braulio Álvarez, ele próprio um pequeno proprietário que já sofreu diversas tentativas de assassinato.

FONTE: Folha de São Paulo/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

Querem apostar quanto que o MST vai mandar gente pra lá, e que em pouco tempo teremos problemas do lado de cá da fronteira?

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

O programa de expropriações de terras da Venezuela Comunista avança a largos passos. Agora, na impossibilidade de usar os militares, que ainda preservam um tênue fio legalista, Hugo Chaves se prepara para “treinar” suas milícias, que aliás já superam numericamente suas Forças Armadas, para incrementar as ameaças, intimidações e depredações aos poucos produtores rurais que ainda se dão ao trabalho de tentar manter suas propriedades. O resultado? Simples, a Venezuela que antes de Chaves produzia 80% do que consumia em alimentos, hoje importa 95% de seus víveres, de frutas e cereais colombianos a carne brasileira e leite russo. Enquanto isso,… Read more »

Bronco1
Bronco1
14 anos atrás

Se for um programa de reforma agrária bem definido e muito próximo do que se considera JUSTO, socialmente, não vejo problemas. Afinal o que a notícia dá a entender é que haverá uma marcha contra as oligarquias financiada e treinada pelo Chaves, enquanto o que eu leio por aí é que alguns proprietários de grandes porções de terra improdutiva simplesmente se negam a cumprir ordens do governo ou quando cumprem acabam reintegrando as terras à força, o que custa a vida de dezenas de assentados. Essa questão da terra é muito complicada. No Brasil eu acredito que uma coisa assim… Read more »

fullcrum
fullcrum
14 anos atrás

…isso num vai dar certo, daqui a pouco teremos guerrilhas camponesas…

Vinícius D. Cavalcante
Vinícius D. Cavalcante
14 anos atrás

Estão aí os caras que vão utilizar os fuzís AK-103 e os Dragunov que o Hugo Cahavez comprou em quantidade infinitamente superior a das FFAA do país!

DaGuerra
DaGuerra
14 anos atrás

Os instrutores serão os mesmos bandidos que comandam as ações do MST.

Fearless
Fearless
14 anos atrás

E quem vai proteger as milícias delas mesmas quando uma começar a lutar contra a outra por ganância. A história humana apenas se repetirá.

Don D
Don D
14 anos atrás

Isso não vai acabar bem, o MST que nem se engrace, foi essa umas das causas do golpe militar no passado, não quero ver o filme se repetir…

angelo
angelo
14 anos atrás

A alma de Pol Pot deve estar dando gargalhadas no inferno…Daqui alguns anos vão colher os mesmos resultados da Europa do Leste e ex-repúblicas soviéticas. Parece que o ser humano não aprende mesmo.

Lucas Urbanski
Lucas Urbanski
14 anos atrás

Que as cagadas do Hugo Chavez fiquem por lá, que nem tentem atravessar a fronteira!!!!
Abraço.

Gilberto
Gilberto
14 anos atrás

Chaves está treinando as forças que o derrubarão do poder. Podem escrever…

Braziliano
Braziliano
14 anos atrás

A respeito da nossa FARC embrionária (MST e Via Campesina) vide no endereço abaixo:

http://www.defesanet.com.br/blog/2009/03/videos-com-o-promotor-gilberto-thums

Julio
Julio
14 anos atrás

Não se trata de reforma agraria na Venezuela. Mera desculpa para treinar e equipar futuros guerrelheiros que irão atuar contra o próprio estado Venezuelano se Chaves não conseguir prorrogar seu mandato. Pior, formarão futuros guerrelheiros para serem exportados para outros paises da AL. Se Dilma ganhar as eleições, o MST irá enviar sem problemas seus membros para a Venezuela. Se Dilma perder as eleições, logo sentiremos os movimentos do MST.

A Venezuela trocou os FALs pelos fuzis russos, mas, o que fizeram com os FALs?

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
14 anos atrás

Não duvido nada que tem gente do MST dando suporte logístico a esse maluco.

Cara, é impressionante que em pleno Século XXI possa existir um imbecil deste que está levando a Venezuela pro buraco, nenhum sniper se candidata… Mandem o Major do Bope pra lá!!!

O Simon Bolívar deve estar se revirando no túmulo!!!!

Sds,

Neto
Neto
14 anos atrás

VENEZUELA É UM BARCO NAUFRAGANDO. Apesar de toda a admiração que Chávez desperta em setores da população na AL, ele não passa de um político, de origem militar, nos moldes dos anos trinta: um populista autoritário. Nestes dez anos a Venezuela perdeu mais de um milhão de habitantes de classe média, de formação superior ou técnica de bom nível, o que representa um enorme prejuízo para um país não tão grande. Com o preço do petróleo em queda e a política de enviar dinheiro a aliados de países vizinhos,Chávez está levando seu país ao buraco. As milícias chavistas não são… Read more »

AVG
AVG
14 anos atrás

Huahuahua..meus comentários sairam repetidos, e agora os 2 sumiram…huahua..1 deve ta na milícia venezuelana, e a outra deve ta com Zelaya.

Carlos
Carlos
14 anos atrás

A educação e saúde na Venezuela caminha para padrões de 1º mundo.
A distribuição da terra está se tornando a mais democrática do mundo.
A rede de televisão de enchia as cabeças dos jovens com apologias à idiotice, drogas e promiscuidade foi varrida para o lixo.

Essa falácia anti-comunista é patrocinada quem quer lucrar em grandes negócios, outrora negligenciado pelo estado burguês.

E se o MST for treinado como milícia será com a conivência das instituiçõs obrigadas a vigiá-los.