Projeto de lei deve ser assinado pelo presidente americano, Barack Obama, nesta quarta-feira

vinheta-clipping-forteCABUL – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve assinar nesta quarta-feira, 28, um projeto de lei de defesa que autoriza o Exército americano a remunerar militantes do Taleban que renunciarem à insurgência.

O anúncio sobre o projeto foi feito na terça-feira pelo presidente do Comitê das Forças Armadas do Senado, Carl Levin. A medida tem como objetivo conquistar membros mais moderados da milícia e reintegrar os militantes à sociedade afegã.

Levin defende a tentativa de convencer os militantes a “mudarem de lado” oferecendo empregos e anistia a ataques passados, além do pagamento aos ex-insurgentes para que protejam suas cidades e vilas.

Segundo o correspondente da BBC em Washington Richard Leister, cerca de US$1,3 bilhões seriam destinados ao programa. Uma medida similar já é praticada no Iraque, onde ex-combatentes são incentivados a se reintegrarem novamente à sociedade. “Você tem 90 mil iraquianos que mudaram de lado e estão envolvidos na proteção de suas cidades contra ataques e contra a violência”, disse.

Obama estuda um aumento substancial no número de tropas dos Estados Unidos no Afeganistão. Os EUA vêm discutindo a possibilidade de enviar mais 40 mil soldados ao país. Os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já comandam mais de 100 mil soldados estrangeiros em território afegão.

FONTE: Estadão/BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walderson
Walderson
14 anos atrás

isso seria uma espécie de “Bolsa Família”?
Para mim, tem um lado bom e um lado ruim.
Bin Laden (não tenho a menor idéia se se escreve assim) também era remunerado pelos EUA.

Um abraço.

KeplerK
KeplerK
14 anos atrás

É inacreditável como a história se repete. Pra tentar entender essa confusão sugiro a leitura do seguinte livro: “Campanha no Afeganistão” Editora: Suma de Letras Autor: STEPHEN PRESSFIELD ISBN: 9788560280261 “Liderando o exército mais poderoso de sua época, Alexandre, o Grande invadiu os territórios hoje conhecidos como Iraque e Afeganistão depois de ter conquistado uma vitória arrasadora contra o império Persa. Muito confiante, acreditava que seria capaz de em pouco tempo pacificar estes lugares, que considerava um conjunto heterogêneo de tribos primitivas. Pensava que conseguiria atingir seus objetivos em um único verão. Porém, ao contrário do que imaginou, ficou lá… Read more »

G.Galante
14 anos atrás

Os americanos criam lobos e depois não querem ser mordidos por eles….