vinheta-clipping-forteCARACAS – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu no domingo que seus soldados se preparem para a guerra para garantir a paz. em meio à crescente tensão entre os governos de Venezuela e Colômbia, país que Chávez acusa de estar controlado pelos Estados Unidos com a intenção de iniciar um conflito bélico.

Durante seu programa dominical de rádio e televisão, Chávez se dirigiu à Força Armada Nacional Bolivariana para advertir do perigo que, segundo ele, Washington representa para sua “revolução socialista”.

“Se queres a paz, se prepare para a guerra”, disse Chávez, citando o conhecido refrão popular durante a entrega de 240 moradias no Estado de Portuguesa, construídas em convênio com o Irã.

“Se ocorrer ao império ianqui –utilizando a Colômbia ou não, mas já sabemos por onde vem– agredir militarmente a Venezuela… aqui começará a guerra dos 100 anos e essa guerra se estenderá por todo o continente. Saibam disso!”, alertou o presidente antes de ser ovacionado pelo público.

A Colômbia anunciou que recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU e à Organização dos Estados Americanos (OEA) diante do que classificou de “ameaças” da Venezuela.

FONTE: Estadão / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
motta_eiras
motta_eiras
14 anos atrás

Chaves tenta o perigoso caminho da querra para aumento de popularidade e chamar a atenção do mundo. Atitude manjada de fins quase sempre trágicos , economicamente e com sacrificio de vidas inutilmente.
Lembre-se das Malvinas.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
14 anos atrás

Não sei porque eu tenho a impressão de que isso ainda vai sobrar pra gente…

Manoel
Manoel
14 anos atrás

um radical, fanatico e que se perpetua no poder “democraticamente” e apoiado pelo Brasil…e que pode nos arrastar para um confronto belico …a unica vantagedm é que o Zelaia iria sair da nossa embaixada e se juntar as FABolivarianas…

andrepoa
andrepoa
14 anos atrás

O Sr Chavez é um insuportavel produtor de factóides.

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Rá, mais esta agora. 🙂 Impressionante como o Palhaço de Caracas segue à risca a receita já clássica da tirania: perpetuação no poder (ditadura), expropriações, restrições à liberdade de expressão, infringência em massa aos direitos humanos, obliteração de qualquer oposição, aparelhamento do Estado (inclusive o judiciário), pobreza, recessão econômica, racionamentos de comida e energia. Aí, com sua popularidade em baixa, apenas sustentada pela fúria armada de seus asseclas, que alimentam-se do Estado aparelhado, qual a solução encontrada? Arruma-se um inimigo externo, como última tentativa de promover um governo de “união nacional” e manter-se no poder… Amigos, que ninguém se engane:… Read more »

Flavio De Paula
Flavio De Paula
14 anos atrás

Tou doido que começe a guerra. Adoraria um 2010 sem o chavez na Venezuela.

Espero que as Farc´s ajudem pelo menos nesse ponto. bem que poderia simular um ataque colombiano a venezuela. Seria um ótimo pretexto para acabar a palhaçada desse maluco idiota.

PC
PC
14 anos atrás

Tem algum médico aí no blog para renovar a receita dos tarjas pretas que ele costuma tomar?
Sds

Gervasio Galante
14 anos atrás

O Chavez já estava doido pra arrumar uma ” treta ” e inicar um conflito. Ele só precisa de um motivo, para usar como justificativa.

Marine
14 anos atrás

Minha pergunta e se o governo brasileiro condenou o discurso de Chavez ou simplismente aceita que paises na AS ameacem a si mesmos sem qualquer reacao do Brasil…

Sds!

andrepoa
andrepoa
14 anos atrás

marine; que eu saiba não condenou..

Colt
Colt
14 anos atrás

Não custa nada lembrar. O plenário do Senado deverá votar o projeto que autoriza a entrada da Venezuela no Mercosul. A Venezuela não é mais um DEMOCRACIA e portanto não cumpre os requisitos do Protocolo de Ushuaia. Esse Protocolo (compromisso) foi elaborado para influenciar os governos sul-americanos para que as ditaduras não vingassem (na época esse perigo existia no Paraguai). A OEA fez um relatório que demonstra as condições políticas na Venezuela que demonstram a destruição do PROCESSO DEMOCRATICO naquele país. Assim, esse país não deve ser admitido no MERCOSUL, até que o povo daquela nação volte a respirar o… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Colt: O problema maior nem é isso, o problema são os argumentos usados pela bancada governista para admitir a Venefavela no Mercosul. É coisa de ferver o sangue de qualquer democrata, camarada. Outro dia assisti a apresentação do relatório do Tasso Jereissati na comissão, e depois vi a votação. Foi algo de fazer vomitar em frente à TV… Uma truculência, uma audácia, uma cara-de-pau de torcer o fígado de qualquer democrata, bem ao estilo PeTralho-PMDBista… E mais: VAI PASSAR PELO PLENÁRIO DO SENADO! Isso porque, depois da Emenda da Reeleição (FHC) e do Mensalão (Lula), deixamos de ter um Poder… Read more »

lvieirasantos
lvieirasantos
14 anos atrás

Esse Zé mané tá procurando e vai achar.E duvido que o tal ejercito bolivariano vai segurar essa. Tá demorando transformar a venezuela no 27 estado do Brasil…

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
14 anos atrás

Galera, na boa, o cara deve fumar um baseado do tamanho de um
ak-103 todo o domingo antes do programa dele…so fala besteira..meu deus…..

Abraços!!!

pcostrj
pcostrj
14 anos atrás

Um louco sem tamanho !!!
Não se preoculpa em melhorar as condições de vida de seu povo, tentar melhorar o social.

Louco, Louco, só pensa em guerra pior que nem tem condições pra isso. acha que com o pouco que tem vai resolver.
Ma sinfelizmente pode dar uma agitada na A.S e pode até sobrar para o Brasil nas fronteiras.

Ten. Rocha
Ten. Rocha
14 anos atrás

Sabe o isso parece? A Argentina dos anos 70 com a corja do Galtieri. Só que a hora em que o petróleo deixar de sustentar a economia, o forte apache que o Chavéz construiu vem abaixo

Colt
Colt
14 anos atrás

Felipe Cps Entendo o que disse. Uma das coisas que não gosto nesse processo todo da Venezuela é “e de a moda pega” aki no Brasil. Felizmente parece que nosso país já passou por essa fase. Um colega aí em cima disse que a Venezuela parece a Argentina dos anos 70. Concordo, mas iria além … a Venezuela me parece a Rússia dos anos 70, perdida nas crenças enganosas de seus dirigentes e caminhando para o abismo da quebra do Estado ineficaz, de um modelo que já deu provas da absoluta incapacidade de gerar riqueza e distribuir oportunidades. A Argentina,… Read more »

Rafael
Rafael
14 anos atrás

O Mercosul, não me impressiona, me inoja, até a Argemntina ja viu que o comercio regional e nosso e pede clemencia nos acordos binacionais, só o Chile pussiu uma economi estruturada e um pais organizado, esse sim é um aliado para se ter… devemos nos expandir para o sudeste asiatico on de o mercado alimenticio e de materias preimas só cresce, junto com a populaçõ, sem falar em Europa, devemos abrir horizontes e não se trancarmos em um mundo de populismo e demagogia
abs