Viaturas das unidades dos Batalhões de Choque da PM do Estado de São Paulo

5

Polícia Militar do Estado de São Paulo , uma breve introdução de sua história

a-pm-2Em São Paulo, a 15 de dezembro de 1831, por Lei da Assembléia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; eram os “cento e trinta de trinta e um”. Estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. Rafael Tobias de Aguiar, se tornou o patrono da corporação.

Dentro do Província e, futuramente do Estado de São Paulo, a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

Durante o século XIX a Corporação policial de São Paulo recebeu várias denominações : Corpo de Municipais Permanentes, Corpo de Municipais Provisórios, Guarda de Polícia, Brigada Policial, Força Policial e finalmente, Força Pública, nome com o qual conquistou vitórias e participou de grandes eventos, até já no século XX.

Durante o oitocentos, a Corporação Policial Militar Paulista participou praticamente de todas as campanhas em que o país se viu envolvido, destacando-se a Guerra dos Farrapos, (1838), em que foram combatidos os separatistas da República de Piratini; a colonização dos Campos das Palmas (1839), no extremo da província, hoje pertencente ao Paraná; a Revolução Liberal de Sorocaba, em 1842; a Guerra do Paraguai (1865/1870); a Revolta da Armada e a Revolução Federalista (1893/1894); a Questão dos Protocolos, em que a nova colônia italiana de São Paulo se amotinou, gerando um conflito que não teve maiores conseqüências graças a pronta intervenção da Milícia Paulista; a Campanha de Canudos (1897), quando Euclides da Cunha chegou a elogiar a atuação do 1º Batalhão em terras do Rio Vaza Barris.

A Polícia hoje

A Polícia Militar é hoje uma Organização fardada, organizada militarmente, subordinada ao Governador do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e do Comando Geral da Corporação, e que presta seus serviços dentro do rigoroso cumprimento do dever legal.

Por ser um corpo militar, dispõe de meios e ferramentas para coibir excesso no seio da tropa, fatos esses a que nenhuma organização está imune, mas que, dada a reação draconiana aplicada aos infratores, inibe e desestimula atitudes anti sociais. A maior prova disso é a correta apresentação das estatísticas pela Corporação, incluindo os desvios de seu pessoal e as punições sofridas pelos maus profissionais.

Os Batalhões de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo estão divididos em:

I – Comando de Policiamento de Choque (CPChq), sediado na Capital, com:

  • 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (1º BPChq-BTA), sediado na capital;
  • 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq, Batalhão Anchieta, sediado na capital;
  • 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), Batalhão Humaitá, sediado na Capital;

II – Regimento de Polícia Montada

  • Regimento “9 de Julho” (R P Mon “9 de Julho”), sediado na Capital.

Segue algumas viaturas pertencentes aos Batalhões de Choque e Companhias de Choque dos Batalhões convencionais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.


NOTA 1; representadas viaturas do 1º BPChoque, 3º BPChoque – 1a Cia – COE, 3º BPChoque – 2a Cia – GATE, 8º BPM/M – Força Tática, aeronave Águia 3 e Águia 9 (com padrão de pintura antiga), réplica do fuzil Colt M4AI (AEG)

NOTA 2
: Parte do acervo pertencente a coleção do joven ‘Felipe “Cutty Ostrinha” Lopes’, jovem entusiasta pela corporação, que tem como um de seus heróis o tio SD-PM, pertencente ao 6ºBPM/I.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan
Luan
14 anos atrás

Muito bom MO!parabéns.

Bela aula de história tbm,não ouvia isso desde a epoca de escola!

E bela coleção do ostrinha.

Mas fique no pé,para ele fazer academia,nada de escola de sordado rss.

abração.

Colt
14 anos atrás

MO
Parabéns pelo Post
Muito Bacana!
E já vem com um futuro integrante da corporação!
[]s

Bosco
Bosco
14 anos atrás

Parabéns Ostrinha. Bela coleção.
Um abraço meu caro amigo.

viniciusmodolo
viniciusmodolo
14 anos atrás

Parabéns Ostra!!! Ficou ótimo o post!!!
pode incentivar o filho, mas só se for oficial heim!!! E outra ele tem que ser gente fina!!!!
Barro Branco é massa.
Seu filho tem que ir por GRPAE ou Bombeiro heim!!!
Choque é pra maluco srsrsrs Meu tio, o Sgt serviu no 2° de choque quando subiu de patente. Experiencia familiar…srsrsrs
Abração Ostra!!!

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Parabéns MO, a coleção do Ostrinha é muito massa, rsrs.