Colômbia fecha acordo para comprar 39 M1117

1

Veículos podem substituir os Urutus

m1117_guardian

A Textron Marine and Land Systems de Nova Orleans recebeu um contrato de 20,9 milhões de dólares para fornecer 39 veículos sobre rodas 4×4 M1117 ICV para a Colômbia. No entanto, este valor é parcial, pois o Pentágono informou que o contrato global é de 45,6 milhões de dólares.

A versão ICV do M1117, que possui um chassi mais alongado, não é exatamente um ATC (Armored Troop Carrier), mas permite que o mesmo possa transportar cerca de oito combatentes. O M117 ICV está em uma categoria entre o Humvee blindado (4X4) e o Piranha III (8X8), sendo mais pesado que o primeiro e mais leve que o segundo. O valor do veículo também está em uma faixa intermediária de preço e, dependendo do equipamento, pode custar um milhão de dólares a unidade.

A Colômbia possui diversos BTR-80 e EE-11 Urutu que poderiam ser substituídos pelos M1117 ICV. No entanto, existem informações  que dão conta de que a Colômbia estaria negociando a fabricação local do BTR-80 com a Rússia.

Bulgária, EUA e Iraque já possuem versões do M1117. A Colômbia seria o quarto cliente.

FOTO: Military today

NOTA DO BLOG: uma versão mais moderna do EE–3 Jararaca da Engesa poderia perfeitamente competir com o M1117

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Gonzaga
Carlos Gonzaga
1 ano atrás

Excelente aquisição se utilizado dentro de suas capacidades. Boa blindagem, relativamente moderno se atualizado para a versão canadense. Para o TO colombiano, bom e barato. Principalmente se os colombianos escolherem as versões que foram produzidas para o exército afegão e nunca entregues. Dezenas estão armazenadas zero km.