Desembarque Leopard 1A5 - foto gde 3 CMS via defesanet

Reproduzimos aqui as fotos acompanhadas de informe do Comando Militar do Sul, divulgados no site do CMS nesta segunda-feira, 14 de dezembro

Neste último domingo, dia 13 de dezembro, desembarcaram no Porto Novo do Rio Grande as primeiras viaturas Leopard 1 A5 manutenidas, na condição “pronta para o combate”.

Tais viaturas irão mobilizar as Organizações Militares do Comando Militar do Sul (CMS) orgânicas das Brigadas Blindadas e Mecanizadas, possibilitando a atualização do seu principal Material de Emprego Militar, o Carro de Combate. As viaturas foram transportadas por meio de carretas do CMS para o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, localizado em Santa Maria. Nesta primeira carga desembarcaram um conjunto simulador para adestramento de um Pelotão de Carros de Combate; quatro simuladores para guarnição de VBC, tipo “Table Top”; sete VBE Socorro Leopard; quatro VBE Lançadora de Ponte Leopard; quatro VBE Engenharia Leopard; uma ponte de pequena brecha; duas pontes; uma torre didática e 29 VBC Leopard 1A5.

Desembarque Leopard 1A5 - foto 1 CMS Desembarque Leopard 1A5 - foto 2 CMS

Desembarque Leopard 1A5 - foto 8 CMS Desembarque Leopard 1A5 - foto 9 CMS

Exército adquire 250 VBC CC

O Exército Brasileiro, por meio do acordo de compra e venda e de apoio, firmado entre a República Federal da Alemanha e a República Federativa do Brasil, adquiriu os seguintes Carros Blindados da família Leopard: 250 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR, sete Viaturas Blindadas Especializadas (VBE) Socorro Leopard 1 BR, quatro VBE Lançadora de Ponte Leopard 1 BR, quatro VBC Engenharia Leopard 1 BR e quatro VBE Escola para Motorista Leopard 1.

Desembarque Leopard 1A5 - foto gde CMS via defesanet

Desembarque Leopard 1A5 - foto gde 2 CMS via defesanet

A VBCCC Leopard 1 A5 BR é a versão mais moderna da série Leopard 1, agregando, às características das versões anteriores, aperfeiçoamentos no sistema de tiro, de optrônica e de torre. Esta última encontra-se protegida com uma blindagem suplementar contra efeitos das granadas de carga oca.

Desembarque Leopard 1A5 - foto 10 CMS Desembarque Leopard 1A5 - foto 7 CMS

Desembarque Leopard 1A5 - foto 12 CMS Desembarque Leopard 1A5 - foto 13 CMS

FONTE / FOTOS (ST Ancines – fotos maiores via Defesanet): Comando Militar do Sul

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Só uma dúvida: é impressão minha ou eles ainda estão com a camuflagem original?

Sds.

cinquini
cinquini
14 anos atrás

Felipe, vc está correto, ele ainda mantem a camuflagem original, e sinceramente? Eu prefiro essa camuflagem 🙂

Abração

Robson Br
Robson Br
14 anos atrás

Para o momento foi uma boa opção, mas já poderiamos com os conhecimentos do Osorio e agora do 1A5 estar estudando um novo MBT com maior blindagem e com um canhão de 120 mm.

Manoel
Manoel
14 anos atrás

ainda não vi nenhuma fotografia mostrando os 1A5 com detalhes. vista lateral,etc,etc…assim nao posso começar a montar o meu-rssss

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Robson Br em 17 dez, 2009 às 5:49: Não, não poderíamos caro Robson. Primeiro porque o Osório era um blindado “montado”; de nacional tinha pouco mais que o casco (a torre e o canhão, por exemplo, s.m.j., eram alemães). Segundo porque os planos se perderam quando a Engesa faliu. Terceiro porque ainda que fossem encontrados estariam defasados tecnologicamente. Quarto, e principal, porque maior blindagem e maior calibre do armamento principal significam maior peso, e nosso sistema ferroviário e rodoviário não suporta a passagem de veículos acima de uma determinada tonelagem (o Osório por exemplo jamais poderia ser adquirido pelo EB… Read more »

Igo
Igo
14 anos atrás

Felipe Cps,

Já ouvi de oficiais de cavalaria que essa estória de não aguentar o peso é lenda. O problema é grana mesmo.

Sds,

Eco
Eco
14 anos atrás

Falta grana para comprar e bancar a manutenção do Leopard 2 A4 (esse é o modelo q nosso vizinho Chile possui).
Para se ter uma idéia cada Leopard 1 A5 custou aproximadamente 400.000 Euros. O Leopard 2 A4 custa aproximadamente 4.000.000 Euros.
Já os carros de apoio são os mesmos usados atualmente pelo Exercito Alemao, e custaram para o Brasil (usados, mas manutenidos) o valor aproximado de 8.000.000 Euros.

Moisés Gomes Matsdorf
Moisés Gomes Matsdorf
14 anos atrás

Olá! Sou de Novo Hamburgo e venho deixar minha opinião. Realmente, tudo o que foi comentado não deixa de estar certo. Também é preciso salientar que já faz algum tempo que os gestores não estão investindo em reestruturar as pontes ferroviárias e rodoviárias, bem como aumentar a capacidade de transporte para veículos mais pesados, principalmente os militares, bem como o uso do transporte marítimo de cabotagem, pois o Brasil dispõe de uma malha viária fluvial excelente, mas pouco usada. Isso restringe em muito a movimentação de efetivos e a logística. Com os carros de combate não é diferente. Por causa… Read more »

Pablo Samuel Lemos
Pablo Samuel Lemos
13 anos atrás

Carros novinhos pena que vão ir para o 1°RCC, servi lá e posso dizer que o pessoal por lá é meio desleixado, pessoal tive o desprazer de encontrar partes do periscópio de visão noturna de três carros mergulhados em caixas com agua suja, sendo que esse equipamento deveria estar armazenado em lugar adequado dentro de estufa por causa da umidade, esses carros vão ter o mesmo destino.Que pena!