Questão sobre manutenção de tropas no Afeganistão derruba governo holandês

28

holandeses_afeganistao_fotoANP

vinheta-clipping-forteO primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, apresentará hoje (20) pedido de dissolução do governo à Rainha Beatriz, motivado pelas desavenças entre os partidos da coalizão governista em relação a um pedido da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para a prorrogação da presença militar holandesa no Afeganistão.

De acordo com informações divulgadas pela BBC, a aliança militar ocidental havia pedido a permanência por mais tempo da missão holandesa na província de Uruzgan, no sul do Afeganistão, onde 21 soldados holandeses já foram mortos.

A dissolução do governo holandês foi anunciada pelo primeiro-ministro, após reunião que durou mais de 16 horas, entre os partidos da coalizão governista de centro-esquerda que está no poder desde 2007. Com a renúncia, as eleições parlamentares previstas para março de 2011 deverão ser antecipadas.

Dois dos três partidos que formavam a coalizão governista – a Aliança Democrata-Cristã, de Balkenende, e a minoritária União Cristã – eram favoráveis a atender o pedido da Otan para que as tropas holandesas suspendessem os planos de se retirar do Afeganistão em agosto deste ano. No entanto, o Partido Trabalhista, o segundo maior da coalizão, se opôs ao pedido e decidiu sair do governo.

A previsão era de que os cerca de 1,6 mil militares holandeses que integram as forças da Otan fossem retirados em 2008, o que não ocorreu. Em outubro do ano passado, o parlamento do país aprovou a obrigação de retirada dessas tropas no mesmo ano, mas a determinação ainda não havia sido ratificada pelo governo.

FONTE/FOTO: Agência Brasil/ANP

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
14 anos atrás

E cada vez mais os EUA ficam sozinhos com esse abacaxi na mão…

PFF
PFF
14 anos atrás

É interessante ver os diversos pontos de vista da questão. Nós aqui de fora temos essa nítida ideia de que todos querem dar o fora do Afeganistão.

Os militares holandeses que estão lá acham que a missão deve continuar, apesar do governo ter se dissolvido por não chegar a um acordo:

http://www.facebook.com/MichaelYonFanPage?ref=nf#!/posted.php?id=207730000664&share_id=318572596225&comments=1#s318572596225

Galileu
Galileu
14 anos atrás

vamos supor que o Mercosul fosse uma espécie de OTAN, a argentina bancasse de fodão e invadisse as malvinas, vocês acham que o brasil ia entrar na guerra dos hermanos, mesmo se a inglaterra que viesse a provocar afundando um barco argentino por ex.???

Como diz o mestre Zun tzu a guerra se não evitada, deve ser rápida.
os yankees nao sabem disso

OTV
OTV
14 anos atrás

Acho uma maravilha o sistema parlamentarista.

Marine
14 anos atrás

Pois e, os americanos guerreando desde 1776 nao sabem mas o Galileu sabe. Ensina pros caras entao….Afinal invadiram o Afeganistao so pra dar de “fodao”.

Galileu pra General 5 estrelas ja!

Invincible
Invincible
14 anos atrás

Esses europeus… vou dizer uma coisa!

A eles sempre esquecem que os EUA libertaram eles nas duas guerras.

Aí como eles morriam de medo dos Russos pediram pinico para os EUA. POR FAVOR NÓS PROTEJAM…

La foi os EUA com a OTAN…

Aí agora não tem mais “ameaças” e eles não querem retribuir com uma pequena ajuda aos EUA.

Quero ver os Holandeses reclamarem quando um bomba da Al qaeda explodir em Amsterdam.

th98
th98
14 anos atrás

os EUA numca entraram em guerra pra ajudar
entraram pra ñ perder ser dinheiro.

OTV
OTV
14 anos atrás

Uma guerra custa muito, mas muito dinheiro, e no século XX só quem lucrou com as guerras foi o tio sam, o resto é só gasto de recurso humanos, materiais e financeiros, e os europeus sabem bem o preço das guerras.

OTV
OTV
14 anos atrás

recursoSSSS

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

Marine, você é um Brasileiro lutando por um país estrangeiro. Você o faz devido a que? você realmente acredita no valores e ideias americanos? e se sim, porque você ainda comenta nesse blog “brasileiro” país que você renegou?

Luan
Luan
14 anos atrás

Muito bom,agora temos até a mãe Dinah que sabe tudo de todo mundo.

Qual era o assunto mesmo?

ah…Holanda e Afeganistão.

Bom,primeiro é que o motivo é polico,a Holanda ja deveria ter saido em 2008,2 anos a mais ninguem tem que reclamar nem por a culpa em ninguem.De resto é problema da OTAN e do governo Holandes.Outra coisa,a Blitzkrieg dava certo nas planicieis europeias e chinezas(e olha lá) querem comparar com Afeganistão?em uma guerra irregular!!!

powta relaxo(Copyright by CPS)

[]’s

athalyba
14 anos atrás

Operação “Castelo de Areia Overseas” ???

Luan
Luan
14 anos atrás

dã!

planicies e chinesas!

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Marine, Os USA estão em guerra a tanto tempo pois só assim eles mantêm sua economia, economia baseada em tecnologia de ponta, e onde está essa tecnologia?…….na area militar. Você sabia que de toda história americana o governo que mais investiu em tecnogia?…….sim o bush filho. tecnologia é money….enquanto o brasil vende suco de laranja o tio san vende arma ou invade um país, claro o Iraque tinha armas de plasma, o Irã tem 6 ICBM de 13 mil km, e assim vai….. Ahhhh, Marine o Afeganistão é ao meu ver, é semelhante a maioria dos países africanos, sem governo… Read more »

Marine
14 anos atrás

Galileu,

Concordo com muitas coisas com o qual voce diz, apenas quiz ser sarcastico no meu comentario pelo fato da simplicidade pelo qual voce fez o seu. Uma das coisas que procuro buscar aqui no blog e o debate inteligente mas quando nos tratamos de assuntos complicados e importantes com tamanha simplicidade nao enriquecemos o debate e por consequencia a mente dos leitores que estao aqui para aprender.

Espero que tenha entendido,
From: Not a soldier but a Marine.

Sempre Fiel!

Marine
14 anos atrás

Eduardo,

Pelas suas palavras o senhor obviamente nao conhece minha historia particular quem dira minha pessoa.

Enquanto a razao de comentar aqui no blog, o faco para educar, esclarecer e compartilhar com aqueles que desejarem, o faco provavelmente a mais tempo do que o senhor, com maior conhecimento do que o senhor e penso eu com mais respaldo e credibilidade do que o senhor.

Caso a birra do senhor nao seja comigo mas com aonde vivo sugiro mandar um email de reclamacoes a:

The White House
1600 Pennsylvania Ave NW
Washington, DC 20500

Have a wonderful night!

urss
urss
14 anos atrás

Invincible em 21 fev, 2010 às 15:22 Esses europeus… vou dizer uma coisa! A eles sempre esquecem que os EUA libertaram eles nas duas guerras. Aí como eles morriam de medo dos Russos pediram pinico para os EUA. POR FAVOR NÓS PROTEJAM… La foi os EUA com a OTAN… Aí agora não tem mais “ameaças” e eles não querem retribuir com uma pequena ajuda aos EUA. Quero ver os Holandeses reclamarem quando um bomba da Al qaeda explodir em Amsterdam. QUE TRISTEZA DE COMENTARIO! eu sou europeu e nunca me libertaram de coisa nenhuma, aconselho-te a rever os teus conceitos… Read more »

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

Nao vou citar ninguem para nao dizer que estou respondendo. 1° Em um guerra nao existe santos todos os lados agem por interesses, seja americanos, russos, sovieticos, alemaes, brasil(guerra paraguai), inglaterra, argentina(malvinas), iraque(ira~iraque). etc… sempre foi interesse. 2° Quem libertou nao usaria esse termo, mas, minou o poder de fogo alemao foi os russos(sovieticos) na 2° guerra, o dia D foi um clara resposta ao pedido de stalim pq esta sendo carido lutar com os alemaes no front oriental, mesmo assim os russos destrocaram os alemaes, e fizeram eles jogar na defensiva. Entao, a entrada dos EUA na europa foi… Read more »

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

Barracuda Mocambicana em 22 fev, 2010 às 16:32

Complementando

Peço desculpa pelos erros de portugues mas sou dislexico.

RAF
RAF
14 anos atrás

Incrivel existe um odio aos EUA notavel em muitos comentaristas, não reconhecem sequer a importancia dos EUA na segunda guerra e tampouco na guerra contra URSS, e parecem que sustentam um certo desprezo por um dos participantes mais ilustres e com mais conhecimento no Blog(Marine), esse sim sabe o que fala, os EUA exerceram e continuam exercendo um papel importante no mundo, ao que parece para muitos aqui não faz diferença matar milhares de soldados alemães na segunda guerra, ou matar 6 milhões de judeus, para eles não faz diferença se o Irã que que financia a morte de pessoas… Read more »

Guto
Guto
14 anos atrás

Barracuda Mocambicana.

Viajando nas questões do “se tivesse acontecido isso” eu no fundo acho que o Dia D foi mais para impedir da Europa sair das mãos do Hitler e cair nas mãos do Stalin, pois eu duvido que os Russos iriam simplesmente parar em Berlim. Acho que se os americanos não abrissem esse Front para “Libertar a Europa” o idioma oficial da região hoje seria o russo 🙂

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

RAF em 22 fev, 2010 às 18:21 RAR espero QUE ESTEJA falando de mim eu sou anti americano mesmo assumido, nao tenho nada contra a pessoa do Marine e sim contra o pais dele, infelizmente nao se pode esquecer a historia jamais, ae que um simples exemplo. “…para eles não faz diferença se o Irã que que financia a morte de pessoas inocentes de forma deliberada(terrorismo)…” Quem comecou com o terrorismo naquela regiao foi ISRAEL, hoje vemos povos se defendendo com o que tem, graças a um odio semeado no passado, nao vou comentar mais seu post basta ler o… Read more »

Barracuda Mocambicana
Barracuda Mocambicana
14 anos atrás

Guto em 22 fev, 2010 às 22:49

Acho que nao sem o dia D acho que os russos nao conseguiriam fazer isso, a guerra ia durar mais um 10 anos se bobear(opiniao pessoal)

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

“Marine”, o Sr. ainda não respondeu minha pergunta: o Sr. defende os idéais EstadoUnidenses ou não?
E o que o Sr. acha do massacre perpetrado por fuzileiros EstadoUnidenses em Haditha?

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
14 anos atrás

Eduardo em 23 fev, 2010 às 18:17 so para refrescar a memoria http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/03/070316_iraquehadithag.shtml Fazendo um outro gancho em RAMBO III e descrito atrocidades sovieticas contra os pasthus, hoje, ele soa como piada para nos no final tem ate um slogam assim THIS FILM IS DEDICATED TO THE GALLANT PEOPLE OF AFGANISTAN. O massacre que vc descreve foi no iraque sim, mas, o que quero mostrar e o seguinte o conceito de visão dos fatos sobre oticas distintivas, ou entao o conceitos de visao que querem que nos temos. uaua ligue os tres pontos eleve o resultado ao² entao sua resposta… Read more »

Patriota
Patriota
14 anos atrás

A Holanda esta passando por uma instabilidade politica e como em qualquer democracia existem os que são a favor algo e os que são contra.
Quanto as pesadas criticas feitas a eles, eu digo que a Colombia e muitos outros países que tambem participam da operação não fazem parte da OTAN, mas estão contribuindo para para um mundo mais estavel ao contrario de um gigante adormecido que não é respeitado sequer por Honduras.

barracuda mocambicana
barracuda mocambicana
14 anos atrás

Patriota em 23 fev, 2010 às 19:33

Colombia tem seus motivos sabe qual é né? mas quais os outros paises que vc menciona como muitos outros paises. Vc acha realmente que deviamos entrar em guerra de outros? causa por outros ? Nos brasileiros quando viajamos nao somos odiados, o brasil, e um pais ferrado mesmo,mas, sinseramente e amigo de todo mundo, eu como brasileiro gosto disso, gostaria que o gigante adormecido tivesse pressas gigantes mas nunca usasse elas, derramar vida de nossa gente e sangue alheio por “interesses”.

Eduardo
Eduardo
14 anos atrás

“Hoje eu tomaria estas decisões de novo. Estas decisões que eu tomei em uma situação de combate e acredito que tinha que tomá-las”, disse Wuterich.

Pois é… e ele diz que faria tudo de novo… e o pior, é que por alguns ele é reverenciado como heroi. É esse o modelo que desenvolvimento militar que nós queremos? baby killers?