Incidente diplomático na chegada

vinheta-clipping-forteNem bem desembarcou em Israel e o presidente brasileiro já se deparou com um mal-estar diplomático com os israelenses. Lula riscou do cronograma da visita de 36 horas ao país a realização de uma cerimônia em homenagem a Theodor Herzl, o jornalista austro-húngaro fundador do movimento sionista, que levou à criação do Estado de Israel. No evento, marcado para terça-feira, Lula depositaria uma coroa de flores no túmulo de Herzl.

Segundo a rádio israelense Arutz 7, o organizador do evento, Hagai Merom, chamou a decisão de Lula de “insulto” e afirmou que a visita ao local faz parte das “regras de cerimônia e amizade entre países”.

A embaixadora Dorit Shavit, diretora-geral para América Latina do Ministério das Relações Exteriores, tentou diminuir a intensidade do incidente. Ela afirmou acreditar que Lula recusou visitar o túmulo porque não sabe quem é Herzl e não porque tenha algo contra o sionismo.

– Na minha avaliação, ele decidiu não ir porque não sabe a importância de Herzl para nós. Ainda temos esperança que ele mude idéia.

Shavit contou que a Chancelaria pediu explicações ao embaixador Pedro Motta Pinto Coelho, que tentou acalmar os israelenses. Fontes do Itamaraty informaram que a decisão foi tomada apenas porque a agenda estava lotada. Nesse mesmo dia, Lula vai ao Museu do Holocausto, almoçará com autoridades e viajará à Cisjordânia, para se reunir com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

– Depois do “piripaque” que ele teve em janeiro, estamos tentando dar mais tempo para ele descansar – disse um funcionário do Itamaraty.

Mas a recusa está sendo interpretada, por alguns, como sinal de que o presidente não simpatiza com o movimento que criou Israel. O sionismo é criticado principalmente por países árabes. (D.K.)

FONTE: Agência O Globo

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Augusto
João Augusto
14 anos atrás

É… depois de adquirir a fama de defensor dos direitos despóticos qualquer ato pode ser interpretado como deliberado. Deveria ter pensado nisso antes de defender Chaves, Zelaya e Ahmadinejad…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Será que não tem ninguém pra fazer um resuminho da história do país? Capital população, PIB, times importantes, qual é a birita nacional…rssss

OTV
OTV
14 anos atrás

A culpa neste caso é da acessoria diplomática do presidente; impossível o Itamarty não saber disto.

PilotoVirtual
PilotoVirtual
14 anos atrás

Menos, bem menos para esses israelenses!!! O Lula vai até lá para promover um entendimento entre eles e os outros povos, e eles já vão se querendo fazer de “coitadinhos”??? Deve-se respeitar a história de outros países, mas antes eles (israelenses) deveriam ver o porquê do Lula-Lá não ir ao dito local…

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

O caso é que o sionismo é a desculpa bolivariana perfeita para o anti-americanismo. Sem o sionismo elles ficariam sem um ótimo argumento (já que os outros argumentos foram derrubados junto com o Muro de Berlim) pra exercitar seu anti-americanismo. Assim, é óbvio que um fundador do Foro de São Paulo não iria prestigiar um evento do gênero. Iria ficar difícil de explicar para seus íncubos Chavez, Ahmadinejad, o carniceiro do Sudão, enfim, a “nova ordem mundial” todinha… Comunista detesta judeu. Sempre foi assim. Sempre será. Com efeito, nada pode competir com o “Partido”, muito menos o sentimento nacionalista ou… Read more »

Raul
14 anos atrás

Por que homenagear um líder racista que pregava a superioridade e a pureza da “raça judaica”?

Isso é uma clara tentativa de fazer os líderes estrangeiros se curvarem e mostrarem submissão ao sionismo.

Está mais certo o Lula.

Raul
14 anos atrás

E eu pergunto, e se Lula fosse na Alemanha homenagear Hitler?

robert
robert
14 anos atrás

Ô povinho que briga por coisa a toa.

Gunsalmo
Gunsalmo
14 anos atrás

“…Ela afirmou acreditar que Lula recusou visitar o túmulo porque não sabe quem é Herzl e não porque tenha algo contra o sionismo.”

Chamou o Lula de ignorante… e tem toda a razão 🙂

AMX
AMX
14 anos atrás

E pensar que ele quer dar uma de “líder mundial”… tsc tsc tsc. Se quer mesmo nos colocar no Conselho de Segurança, perdeu uma Bela oportunidade. É claro que foi deliberado. Mesmo os ladrões do seu círculo saberiam quem foi o criador do sionismo (é, talvez não, mas saberiam quem soubesse, com certeza). É bem o que merecemos mesmo: um “líder” tolo, que é visto por muitos de nós como “inteligente” (qdo. na verdade é malandro e safado). Se o sionismo é ou não “simpatizável” não interessa. Já que ele foi lá dando uma de mediador, deveria sim ter comparecido… Read more »

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Ah, fora o de sempre: Theodor Herzl era um advogado, um jornalista e um idealista. Nunca pegou em armas, nem consta que tenha jamais matado alguém, embora a ele tenha sido atribuída a primeira idéia de um Estado judeu, por haver escrito “Der judenstaat”. É um herói nacional e um símbolo para Israel, tanto quanto Tiradentes é para nós. Mas na mesma viagem Lula visitará o túmulo de Yasser Arafat. Um guerrilheiro terrorista que, este sim, nobre ou não sua causa, já matou muitas pessoas. Já explodiu ou mandou explodir algumas pizzarias. Esse é o tipo de escolha que agrada… Read more »

DV
DV
14 anos atrás

Theodor Herzl era um idealista e intelectual, que certamente não aprovaria muitas das políticas do atual Estado de Israel. De qualquer modo, ele é sim o pai intelectual do sionismo moderno. A visita ao túmulo de Herzl não foi incluida na agenda de nenhum dos líderes internacionais que recentemente visitaram Israel. Uma visita ao seu túmulo, neste momento (de expansão de assentamentos e várias medidas discutíveis), seria extremamente polêmica. Neste episódio específico (e só nesse), o governo brasileiro acertou em não se deixar instrumentalizar. É mais uma bola fora do atual governo israelense, cujo Ministro das Relações Exteriores já comprou… Read more »

Rogério
Rogério
14 anos atrás

Repugnante, de embrulhar o estomago.

[]

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

DV em 15 mar, 2010 às 13:42:

DV, mas visitar o túmulo do Arafat pode?

DV
DV
14 anos atrás

Felipe, não, não pode e é um grave erro. De fato, Herzl não matou ninguém, nunca organizou atentados suicidas contra alvos civis, etc. e etc. Já o Arafat… (o que também não impediu o Arafat de ganhar um Nobel 1994, mas isso é outra história)

M1
M1
14 anos atrás

Felipe Cps em 15 mar, 2010 às 13:34

“Já explodiu ou mandou explodir algumas pizzarias.”

Caraca, o Arafat não gostava mesmo de pizza! Com tanta coisa pra explodir, ele sismou logo com pizzaria…

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Felipe, A pior forma de terrorismo é o institucionalizado. lembre-se que Israel promove verdadeiras barbariedades juntos ao povos arabes. Talves você nunca tenha visitado um campo de concentraçãao palestino. Eu já. Talves você nunca tenha visto o muro que separa a “ralé palestina” dos escolhidos de deus. Eu já. Talves você nmunca tenha conversadom com um sobrevivente das torturas impostas pelo Hagana ou pela gangue Stern. Eu já. Defender o terrorismo institucionalizado Israelense é a mesma coisa que defender o nazi-socialismo. O sentimento ético envolvido é o mesmo. Não fale o que você não conhece. Ler é uma coisa. Estar… Read more »

OTV
OTV
14 anos atrás

O é a primeira vista de um presidente brasileiro a Israel, segundo li aqui (corrijam-me se eu estiver errado) e o presidente deveria ter ido, ou melhor deveria ir visitar o tumulo do cidadão. É um simbolo nacional isarailense, gostem ou não gostem, eles consideram o homem heroi nacional, e como presidente em visita oficial, deveria ter ido. E pouco importa se gostem de israilenses ou não é vista oficial, mesmo que reprovando as ações de Israel, foi uma gafé a não visita. Da mesma forma, o Lula em vista oficial aos pelestinos não se pode dar ao luxo de… Read more »

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

E para quem se acha um mediador, deveria saber que a principal característica é a imparcialidade. LuLLa prova que não pode ser imparcial. Aliás depois da mais recente, chamar os presos políticos de Cuba que fazem/fizeram greve de fome de bandidos comuns, já rasgou a própria biografia e mediador não poderia ser nunca!!!

Celso Amorin e Marco Aurélio top-top Garcia, sinônimos de incompetência e radicalismo político.

lc
lc
14 anos atrás

Como sempre, o apedeuta ” nunca sabe de nada “…

BRAVURA
BRAVURA
14 anos atrás

O problema real é que a formação do Estado Sionista excluiu vários direitos territórios ocupados por palestinos, restou a Faixa de Gaza. Lula não tem nada que visitar túmulo do pai do Movimento Sionista. Visitar os túmulos de Arafat e Isac Rabin (Reconhecidos com Nobéis da Paz) já tá de bom tamanho. Pra quê ir a esse túmulo sionista? pra arrumar inimizade com os árabes. Arrumar uma “richa” é tudo que os diplomatas brasileiros desejam. Aquela região é cheia de armadilhas tanto dos árabes como de israelenses. Eles nasceram e viverão na guerra. Quem pensa que Lula vai resolver aquele… Read more »

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

É gente…

Na minha humilde opnião, foi apenas uma gafe mesmo!!!!
O Presidente não percebeu o erro, e não teve acessores decentes para alertá-lo……
Achar algum significado oculto nessa gafe é besteira… Sério mesmo!!!

Agora, muitas discussões aqui passam imediatamente pro lado econômico, capitalistas X comunistas…. gente, isso já era…
bom, essa discussão sempre existirá, mas achar que tudo gira em torno disso como na guerra fria, na boa, é uma burrada tremenda!!

Bueno
Bueno
14 anos atrás

Te conta uma coisa ta, estou chegando a uma conclusão que alguns Israelenses são mais extremistas de que seus inimigos. Colocam uma cerimônia sem informar se o presidente não puder ir é afronta. É frescura D+ deste pessoal viu. Não pode falar nada que é uma afronta, não pode deixar de fazer o que eles querem que é afronta, que pele puxa, esta parecido com o pessoal GLS que fez a PL122. Também o que foi fazer lá, não consegue ajudar sem os paises da AL . Deixa este pessoal do oriente se ferrar por suas próprias mãos. Tudo que… Read more »

OTV
OTV
14 anos atrás

Bernardo R. eu concordo com você que é apenas uma gafe mesmo, e sem significado oculto. O grande problema reside de que estes pequenos gestos tem alto valor simbólico, tanto como a Hillary Clinton dançando com as mulheres na África, ou o próprio presidente Clinton fazendo “pontinho” com bola no Brasil e dando muita risada. São gestos pequenos que em nada interferem na evolução das políticas diplomáticas, mas que podem gerar certa má vontade, ou um clima meio que nublado, mas nada grave. O que eu acho que ocorreu, como vem ocorrendo ao longo do governo do presidente Lula, é… Read more »

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Comunista odeia judeu? Além do fundador do comunismo ser judeu, uma parte enorme dos grandes teóricos do comunismo também eram como, como Trotsky, ou eram descendentes, como Lênin. Isso sem falar que o marxismo cultural que tantos males nos causa hoje é uma corrente ideológica completamente dominada por judeus desde o seu início (excetuando Gramsci e outros gatos pingados). A Escola de Frankfurt bem poderia se chamar Escola de Tel Aviv!

Peacemaker
Peacemaker
14 anos atrás

Só uma pegadinha dos reaças de Israel, Lula não deve visitar o túmulo de Herzl, pai do sionismo, pois ofenderia gravemente todo o povo Arabe.
O sionismo não é a mesma coisa que Judaismo, e o sionismo não se confunde com o Estado de Israel, em vez de escreverem bobagens para atacar o presidente, procurem estudar um pouquinho da história de Israel.

Inquiridor
Inquiridor
14 anos atrás

O blog está amplificando uma barriga do Noblat. Isto não existiu. Esta visita, não estava incluida no roteiro original do presidente Lula em Israel. No site do Terra, podemos ler o seguinte: A proposta de inclusão de uma visita ao túmulo de Theodor Herzl na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu giro por Israel e territórios palestinos está causando mal-estar no primeiro dia de visita oficial nesta segunda-feira. De acordo com veículos de imprensa de Israel, o Brasil teria pedido esclarecimentos ao governo israelense sobre a inclusão da cerimônia de homenagem ao fundador do movimento Sionista… Read more »

OTV
OTV
14 anos atrás

Hummmmmm…..de qualquer forma a diplomacia brasileira deveria saber quem era o morto quando fez o roteiro de visitas, ainda em ano festivo para o honrado defunto.
E talvez realmente seja um convite de cortesia, seria descortes não visitar.

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

Entendi oq quis dizer OTV, e mais, concordo em todos os pontos citados por você!!

Eu só quis mostrar que alguns confundem erros (as vezes realmente absurdos), com intenções previamente calculadas….
E isso se deve aos conceitos politicos de cada um, respeito, mas é que às vezes irrita ver tanta predisposição em ver “maldade” no lado contrário… sacou???

Mas conforme dito antes, concordo com suas observações!!

OTV
OTV
14 anos atrás

Caro colega bloguista Bernardo entendo perfeitamente.
E também concordo quando diz :

“confundem erros (as vezes realmente absurdos), com intenções previamente calculadas”.

Entendo, compreendo, a apoio sua colocação.
Abraço
OTV

Inquiridor
Inquiridor
14 anos atrás

Galante, apenas acho que determinadas noticias deveriam ser checadas, não importa de deu em O Globo ou em qualquer agencia nacional. Porque não checou em agencia como a BBC Brasil? Lá a noticia está colocada da maneira correta. Esta visita não estava no roteiro da viagem, roteiro este que foi previamnente acertado pelas chancelarias antes da viagem.
Até as eleições, o que vai ter de barrigada contra o gonverno, não vai ser mole!

DV
DV
14 anos atrás

Então, parei para tentar entender melhor essa história. É verdade que o Lula vai visitar a tumba do Arafat, mas vai também visitar o túmulo do Rabin (também Nobel de 1994) para equilibrar. A visita ao túmulo de Herzl não é parte do roteiro normal para chefes de Estado e foi incluída de última hora. É triste que um país amigo, que é um grande parceiro com muito a nos ensinar no setor da Defesa, tenha um sujeito como o Lieberman como Ministro das Relações Exteriores. Sugiro que todos pesquisem o que esse sujeito aprontou com o Embaixador da Turquia… Read more »

Escafandrista
Escafandrista
14 anos atrás

Quem causou o mal-estar foi Israel. A programação da visita de Lula ao país não previa a visita à tumba do dito-cujo. Essa idéia surgiu unicamente para gerar constrangimento, e reflete bem a forma como Ios israelenses age no plano internacional: massacrando seus oponentes e constrangindo quem não concorda com sua truculência.

tomas
tomas
14 anos atrás

O que o “ESSE É O CARA” construiu em termos de imagem internacional em quase oito anos, desmoronou em apenas 2 semanas de atos de omissão para com os direitos humanos e pronunciamentos desastrados fundamentados pela pequenez de uma visão política arcaica e obtusa.
Agora o Lula ficou visado pelo poderoso movimento judaico internacional, pelos cubano-americanos e pelas organizações sérias de direitos humanos. A conta virá cedo ou tarde.

vera
14 anos atrás

LULA É MARAVILHOSO. LULA É IMPECÁVEL NA POLÍTICA INTERNACIONAL. BASTA CONHECER A HISTÓRIA. A VISITA AO TÚMULO DO SIONISTA SERIA UM DESASTRE PARA POSIÇÃO PACÍFICA QUE LULA QUER PARA A REGIÃO. BRASILEIROS COM DOR DE COTOVELO E SEM CONHECIMENTO HISTÓRICO VÃO NA ONDA DE JORNALISTAZIMOS INVEJOSOS DA PROJEÇÃO INTERNACIONAL DO LULA.

vera
14 anos atrás

PARABÉNS DV VC SABE O QUE É HISTÓRIA E A ARMADILHA PARA O BRASIL QUE SERIA A VISITA AO TÚMULO DO SIONISTA.

OTV
OTV
14 anos atrás

tomas em 15 mar, 2010 às 20:38

“….
Agora o Lula ficou visado pelo poderoso movimento judaico internacional, pelos cubano-americanos e pelas organizações sérias de direitos humanos. A conta virá cedo ou tarde.”

Jesus que drama, esta parecendo mais novela das oito.
Melhor chamar o Jack Bauer pra tomar conta do Lula.

OTV
OTV
14 anos atrás

E por falar em gafes, só espero que O CARA não chegue pelas bandas árabes e peça uma dose de 51.

OTV
OTV
14 anos atrás

Se aconteceu assim, do governo de Israel de ter convidado Lula para visitar a tumba do Theodor Herzl de última hora, e pegou o povo desprevenido, realmente quem criou o problema foi Israel. Mas a assessora dizer (se é que disse) que o Lula negou o convite por não saber quem foi o morto, pegou o Lula de calças curtas, e novamente digo, erro da assessoria, que deveria pelo menos informar ao Presidente quer foi Theodor Herzl, e ele poder negar o convite justificando que não estava no programa previamente estabelecido pelas chancelarias de ambos os países, e não por… Read more »

Diego
14 anos atrás

Já cometeu essa gafe, e ele ainda apoia o Irã? rsrsrsrs

Lula vai em Cuba, nos EUA, no Irã, em Israel… Ele é maluco!
Lula… Sempre querendo dar uma de PACIFISTA.

Minus1
Minus1
14 anos atrás

Inquiridor em 15 mar, 2010 às 17:11

Cara para sua critica ser ouvida aqui vc dever colocar no final assim
eu amos os EUA e sua politica, amo os soldados americanos e dou minha vida pela america, os EUA sao os melhores do mundo…. {isso e um satira}

OTV
OTV
14 anos atrás

Cacilda! Ele já fez isto? Ta perdoado, ele não sabia.

OTV
OTV
14 anos atrás

Tava dando um futucada no the new york times, só para ver a PROJEÇÃO INTERNACIONAL DO LULA.
O máximo que achei foi uma foto do premier de Israel discurdando e O CARA ouvindo. No texto que fala sobre a crise EUA x Israel, não menciona nada sobre o Lula.
Na secção Americas nada sai sobre o Brasil, ou sobre o presidente projetado.
Tai o link:

http://www.nytimes.com/2010/03/16/world/middleeast/16mideast.html?hp

Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Diogo em 15 mar, 2010 às 14:04: Diogo, já que você repetiu o meu, vou lhe pedir vênia para repetir o meu: “Caro Diogo, apenas pra constar, conheço pessoalmente uma pessoa de origem árabe que inclusive já pegou em armas contra Israel (e mais uma penca de gente) na Guerra do Líbano (80). Sabe o que ele diz? “Israel tudo fdp; Síria tudo fdp; Hizbollah tudo fdp; Fatah tudo fdp; Hamas tudo fdp; Num tem nenhum santo lá e todos os lados estão errados; Graças a Deus eu vivo no Brasil”. No mais, me recuso a discutir quem é o… Read more »

BRAVURA
BRAVURA
14 anos atrás

Lula não visitou o túmulo de Theodor Herzldo, assim como não visitará o do Aiatolá Komeini.

Essa reportagem provem do portal G1, lá eles adoram fazer parecer que a política do Governo é fiasco.

Pior era antes do Lula, quando a única relação que o Brasil tinha era fazer empréstimo ao FMI.

rafael
rafael
14 anos atrás

pq lula tem que ir visitar o tumulo do fundador de uma ideologia considera racista por uma resolução da ONU recentemente Sarkozi e Berlusconi foram a israel e não foram fazer essa visita pq com o LULA e uma gafe els querem apenas criar contragimentos para o presidente com os palestinos

Neĥemiá de Gois
14 anos atrás

Meu nome é Neĥemia de Gois. Sou judeu de origem Sefaradim Espano português, tal como 70% dos portuguêses que desembarcaram cá a 500 e poucos anos atrás, alias a Historia do descobrimento do Brasil só não é melhor contada e explicada por ocasião dos nossos dominadores, que se envergonharão do que ocorrera com o advento da inquisição decretada em 1474 pela Rainha Isabel e dom Fernando, ocasionando a expulsão em 1492 dos não conversos ao cristianismo, culminando em uma fuga em massa para terras portuguesas. O senhor Lula da Silva faz parte da lista dos chamados Anussim (forçados) pelo tribunal… Read more »

Defourt
Defourt
14 anos atrás

Olá, Algumas considerações apenas: 1º Nenhum deles é santo: ÁRABES ou JUDEUS (nem NÓS, nem ninguém); 2º Theodor Herzl JAMAIS pregou superioridade de raça e sim um lar para este povo devido ao anti-semitismo que também EXTERMINAVA a sua cultura e famílias. E o fez por argumentos defendidos devido à sua capacidade intelectual e inspiradora a outros, como BEN GURION – este sim iniciou o processo de reconquista da Palestina. BEN GURION é aclamado pelo povo israelita como “Pai de Israel”, o novo Estado, já que o PAI do povo de ISRAEL é, segundo a Bíblia, ABRAÃO. 3º A questão… Read more »

Defourt
Defourt
14 anos atrás

Desculpem-me,

esqueci de me despedir: abraços.