Atentado deixa 18 mortos em Cabul e é apontado como o pior do ano na capital afegã

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clipping-forteUm ataque suicida em Cabul deixou 18 mortos nesta terça-feira, incluindo cinco soldados americanos e um canadense, em um atentado considerado o mais violento na capital afegã em 2010.

Outras 52 pessoas ficaram feridas – a maior parte das vítimas era formada por civis afegãos, atingidos quando o suicida detonou o carro que dirigia, cheio de explosivos, em direção a um comboio da Otan. O atentado ocorreu na hora do rush, próximo ao Parlamento.

O Talebã assumiu o ataque, dizendo que usou uma caminhonete com 750 kg de explosivos. A explosão atingiu cinco veículos militares e mais de uma dezenas de veículos civis, incluindo um ônibus.

A polícia instalou novos postos de controle em Cabul neste ano, após uma série de ataques. As autoridades dizem ter prendido vários suspeitos que planejavam ataques suicidas, mas afirmam ser impossível parar e revistar todos os carros.

O Afeganistão se prepara para a realização de um conselho nacional (loya jorga) para discutir maneiras de pacificar o país. Recentemente, o governo sinalizou que pode incorporar no debate político alguns setores mais moderados do Talebã.

Reduto do Talebã

Em meio ao novo atentado em Cabul, militares da Otan revelaram que planejam uma grande ofensiva na província de Kandahar, berço e reduto maior do Talebã.

O número de soldados da Otan no Afeganistão deve chegar a 150 mil em agosto, como parte da estratégia de aumentar os esforços para derrotar a insurgência na região.

No Paquistão, a explosão de uma bomba nesta terça-feira deixou 12 mortos, incluindo policiais. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O atentado ocorreu na província de Dera Ismail Khan, vizinha ao Wazaristão do Sul, onde o Exército paquistanês vem desde o ano passado realizando grandes ofensivas contra o Talebã.

A polícia afirmou que a bomba, escondida em uma bicicleta, foi detonada por controle remoto. Entre os mortos estavam mulheres e crianças.

FONTE: BBC, via Estadão

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo R.
Bernardo R.
13 anos atrás

É muito ódio…. não consigo entender!!!

E olha que praticam uma religião muito bonita….. mas num tem jeito….
Eles não aprendem que enquanto isso continuar, os americanos jamais vão sair de lá….

Isso pra mim não é insurgência, é burrice!!!!
Podiam aprender com Ghandi, Martin L. King, a paz é o melhor caminho…..

Fred
Fred
13 anos atrás

“É muito ódio…. não consigo entender!!!”

é só a resistência, caracteristica (suicida) de um país islâmico, de um país invadido( Afeganistão…) em ação contra os seus invasores (USA/OTAN), uma guerrilha de resistência, totalmente justificável….

Fred
Fred
13 anos atrás

“Eles não aprendem que enquanto isso continuar, os americanos jamais vão sair de lá….”

hehhehee, acho que os norte-americanos é que não aprendem, enquanto os yankees não saírem de lá, a resistência vai continuar com isto…

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

bom Fred, a questão acho que é o porque da invasão (fora os motivos ocultos ‘petroleo’, geopolitica), tipo talebã, mandando atentados, matando pessoas ao redor do mundo e talz… enfim.. necessidade e desmontar a rede deles e talz… Acho que se o Brasil fosse o centro das atenções e começassem atentados aqui direto matando um monte de gente, e nós tivessemos condições de ir atrás nós iriamos, não? Um suicida desse matar teu amigo, tua mãe, teus irmãos, enfim, em todo canto é complicado…. Ao Bernado, cara, pegam uma criança desde pequena e ensinam que a melhor coisa na vida… Read more »

LOBO DO MAR
LOBO DO MAR
13 anos atrás

Invadir o país dos outros é isso que dá. Vão voltar num saco plástico eheheheheheh………