vinheta-clipping-forteO estado de exceção promulgado pelo governo paraguaio em cinco províncias do país foi levantado ontem, sem que os guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP) tenham sido capturados. A medida entrou em vigor um mês atrás nos departamentos de Concepção, Amambay, San Pedro, Alto Paraguai e Presidente Hayes, depois que quatro pessoas foram mortas no ataque do EPP a uma fazenda.

“Buscaremos a figura legal para que os militares continuem apoiando a segurança nestes departamentos de forma permanente”, disse o presidente paraguaio, Fernando Lugo.
Lugo anunciou que não pretendia pedir a prorrogação da medida no domingo – e a falta de resultados desatou uma série de críticas. O objetivo da decretação de estado de exceção era dar às forças de segurança paraguaias mais liberdade para perseguir os guerrilheiros e outros criminosos que atuam na região.

“(Os militares) não fizeram nada que não podiam fazer (sem o estado de exceção). Estavam na região parados, como observadores”, criticou o parlamentar opositor Óscar Tuma, segundo o jornal La Nación.

As Forças Armadas paraguaias informaram em comunicado que o presidente Lugo falará hoje sobre os resultados da operação militar. Segundo uma nota oficial, foram detidas 167 pessoas no período – 74 sem ordem de prisão.

FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Em resumo, não deu resultado nenhum.

Prenderam vários bandidos, mas apenas um dos guerrilheiros. A guerrilha continuará forte.

Mais “sarna pra gente se coçar” num futuro próximo…

Vader
Vader
13 anos atrás

O pior de ter um vizinho tão lixo como esse é que não vale a pena nem anexar… o custo-benefício não compensa…

Aliás (off-topic) quem já viu o pátio de estacionamento de veículos roubados no Brasil da Receita Federal em Foz do Iguaçú? É maior que o da Volks em SBDC…

Que lástima…

Tito
Tito
13 anos atrás

O erro foi de D. Pedro II, devia aproveitar no fim da guerra e anexar a josta.

Agora é preju…

Abs

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Acho que nós, os argentinos e os uruguaios, erramos na Guerra do Paraguai.
Destruimos o suficiente para o pais não se levantar de novo e não se desenvolver, mas não destruimos o suficiente para que não nos desem mais problemas diplomaticos e territoriais.
Resumindo batemos e depois sopramos. E está ai a m****

ingenuo
13 anos atrás

bem querem sem que a lei faça alguma coisa..se não mudarmos nossa constituição estaremos perdidos o crima ja reina floxo acima da lei.e ninguém move uma palha para fazer nada. em quanto as pessoas de bem não tem o direito de proteger sua vida usando uma arma os marginais desfilam rifles e escopetas pelas ruas das grandes cidades sem que a policia faça coisa alguma! porque a policia não vai até o morro desarmar os bandidos que desfilam pelos becos e ruas das favelas!! sera que eles são iguais ao lula que nunca sabe nada!!

José Maria Bravo
José Maria Bravo
13 anos atrás

A situação é a mesma de quem é rico e vive numa sociedade de maioria miserável, incluída sua vizinhança.

A única solução possível é o desenvolvimento social e econômico do Brasil E do Paraguai, responsabilidade de ambos e de todos.

Lamentável pensar que somos detentores de mais direitos do os paraguaios, ou qualquer outro povo.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
13 anos atrás

José Maria Bravo disse: O problema do Brasil ser considerado “rico” é ter que ouvir dos nosso vizinhos que somos imperialistas e que queremos roubar-lhes todas as riquezas. Se aparecer um lider comunista lá querendo ser presidente, adivinhe qual será o argumento dele? Acabar com a cobiça do Brasil Imperialista em suas terras. Acabar com a dominação de mercado brasileira no pobre Paraguai. Etc, etc etc etc e tudo mais. Resumindo: Ou ajudamos e sejamos mais “leves” com eles ou eles nos demonizam e abre espaço para a China, EUA e Rússia. Se o Brasil quer crescer vai ter que… Read more »

Bruno Rocha
Bruno Rocha
13 anos atrás

Não estou sendo imperialista, mas sei que país forte manda em seu entorno, e o entorno do Brasil são nossos vizinhos, ou seja, a A. do Sul.

Junior
Junior
13 anos atrás

Falta agora o Uribe acabar com as Farcs, para assim, assumir o monopólio da coca.

OTV
OTV
13 anos atrás

Anexa o Paraguai, mas não os paraguaios.