Segundo dados do Exército, as armas mais vendidas para os cidadãos comuns são os revólveres e pistolas

O número de armas de fogo vendidas no Brasil aumentou 70% desde a aprovação do comércio de armas em um referendo nacional, realizado em 2005. Segundo dados da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército, obtidos pela Agência Brasil, em 2005 foram vendidas 68 mil armas dentro do país. Em 2009, esse número já chegava a 116,9 mil.

Neste ano, completam-se cinco anos desde a realização do referendo nacional, no qual a população decidiria se o comércio de armas de fogo e munição deveria ser proibido no país. A consulta popular havia sido prevista pelo Estatuto do Desarmamento, aprovado dois anos antes, e que impôs regras mais rígidas para o registro de armas.

No referendo, 59 milhões de pessoas optaram por manter o comércio de armas de fogo no país, contra apenas 33 milhões que queriam a proibição. Os dados do Exército mostram que a venda de armas no país – que havia sido reduzida 89% entre 2001 e 2004 devido ao Estatuto do Desarmamento – voltou a crescer depois do resultado do referendo.

Apesar do comércio de armas de fogo no país ainda ser bastante inferior ao de antes do Estatuto do Desarmamento – em 2001 foram vendidas 566 mil armas no país -, os números mostram um crescimento das vendas entre o ano do referendo e o ano passado.

O sociólogo Antonio Rangel Bandeira, especialista em controle de armas da organização não governamental Viva Rio, que defendeu a proibição do comércio na campanha de 2005, lamenta o resultado do referendo e se diz preocupado com o aumento das vendas de armas de fogo.

“O grande problema do crime é a arma pequena, que é comprada em loja ou roubada do cidadão de bem, que, por sua vez, comprou essa arma numa loja. Ao proibir o comércio, você fecharia uma das grandes fontes, para não dizer a maior fonte, que abastece a criminalidade de armas”, disse.

Já o assessor e ex-subdiretor de Fiscalização da DFPC, coronel Achiles Santos Jacinto Filho, minimiza o crescimento apresentado pelos números do Exército. Segundo ele, o crescimento nos últimos anos, que teve um pico em 2008 com a venda de 133,7 mil armas e uma leve queda em 2009, não foi tão expressivo.

O coronel acredita que o comércio de armas deverá se estabilizar e não alcançará níveis como os do início da década de 2000. “O aumento, principalmente em 2008 e 2009, se deveu a alguns fatores como a autorização para que os policiais pudessem adquirir armas do calibre .40. Então houve umas aquisições que são reflexo disso. Mas a tendência é que se mantenha uma estabilidade no comércio”, afirma o coronel.

Segundo dados do Exército, as armas mais vendidas para os cidadãos comuns são os revólveres e pistolas, nos calibres 32, 38 e 380. Já os policiais e militares adquirem mais as pistolas 9 milímetros e .40.

Os dados do Exército, que se referem às armas nacionais vendidas dentro do país, mostram a seguinte tendência: em 2001 foram vendidas 566,2 mil armas no Brasil. Esse número caiu para 313,2 mil em 2002 e para 115,9 mil em 2003 (ano do Estatuto), atingindo 63,6 mil no ano seguinte. Em 2005, o comércio começou a subir: 68 mil.

A trajetória de crescimento se mantém até 2008, com 81,2 mil armas vendidas em 2006, 92,7 mil em 2007 e 133,7 mil em 2008. Em 2009, as vendas caem para 116,9 mil, ou seja, 70% a mais do que em 2005.

A Agência Brasil também teve acesso aos dados de armas importadas pelo país – exceto aquelas importadas pelas Forças Armadas. O comércio de armamento importado no Brasil também mostra crescimento entre 2009 e 2005. Em 2009, o Brasil importou 3,2 mil armas, isto é, quase três vezes mais do que em 2005, quando foram importadas 1,1 mil.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
13 anos atrás

“O grande problema do crime é a arma pequena, que é comprada em loja ou roubada do cidadão de bem, que, por sua vez, comprou essa arma numa loja. Ao proibir o comércio, você fecharia uma das grandes fontes, para não dizer a maior fonte, que abastece a criminalidade de armas”, disse.

Desarme os seguranças particulares, que não são policiais e não tem poder de policia.

Mauricio Veiga
13 anos atrás

É melhor você ter uma arma e não precisar usa-la, do que precisar usa-la e não ter essa arma!!!
Bandido não usa arma comprada em loja ou roubada, isso é piada!!!
É muito mais fácil, barato e menos arriscado, comprar armas contrabandeadas via Paraguai, a fiscalização na fronteira é XULA, PÍFIA, PATÉTICA, por questões políticas os cidadãos Paraguaios não são fiscalizados, a menos que haja uma denuncia.

Abraço.

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Fico feliz com a notícia,apesar que ao que parece 90% dos pedidos de porte de armas é indeferido….Mas de todo caso é bom saber que o brasileiro,trabalhador,pagador de impostos e cidadão de bem está se servindo do seu direito,embora um tanto limitado,mas antes assim do que completamente desarmado…Melhor será o dia que eu chegar em um supermercado e poder comprar uma Uzi apenas com minha carteira de motorista vencida sem precisar pagar tantas taxas abusivas e absurdas….engraçado que com a violencia tão latente e tão cotidiana,me aparece umas figuras ainda como esse sociólogo afrescalhado defendendo o desarmamento,só podia ser do… Read more »

CosmeBR
CosmeBR
13 anos atrás

Como cidadão de bem, exijo um teste antidoping das principais lideranças do Viva Rio.

Nicola
Nicola
13 anos atrás

O pior cego é aquele que não quer vê….Só observar nos noticiários as armas usadas por traficantes, assaltantes de banco e demais assaltos espetaculares, são FAL, Uzi, AR15, G3, essas armas podem ser compradas por pessoas comuns como nós?? Então a verdadeira fonte esta na fronteira com o Paraguai, que que não é devidamente fiscalizada, é mais fácil fechar os olhos e enganar a grande massa desinformada da população e prejudicar ainda mais o cidadão honesto brasileiro que exigir providencias sérias na fronteira…Abraços a todos

Luis
Luis
13 anos atrás

Do Viva Rio não sai nada que preste. Só servem para defender bandido. Como se estivessem muito preocupados com a violência no Brasil. O Sou da Paz, em SP, é outro exemplo de ONG demagoga safada.

Como cidadão de bem, exijo um teste antidoping das principais lideranças do Viva Rio.[2]

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

De minha parte não consigo aceitar um governo que abriga terroristas e que recebe guerrilheiros venha a me dizer que sou incapaz de saber o que é que eu quero em relação à minha segurança e que, por causa disso, preciso ser tutelado pelo Estado; que não me dá nenhuma, nenhuma! garantia de vida ou segurança.

☺ Luiz ☻
☺ Luiz ☻
13 anos atrás

Eu me sinto refém desse país, com um governo desse que não liga para o povo, que só defende bandido. Onde já se viu, passar a mão na cabeça de assassino e estuprador, dizendo que são “vitimas” da discriminação, da “má” sociedade. Ora, se é assim, então por que esse governo não aumenta o salário dos professores, não da saúde? Depois reclamam da bandidagem Acho que estão é com eles. Raramente político é roubado. Aí tem “rolo”. O cidadão que morre, a mulher que é estuprada, são os “culpados” da “parada”. Um por estar no lugar errado, outra por ser… Read more »

Mauricio Veiga
13 anos atrás

ALDO

Corretissimo, penso da mesma forma!!!

Abraço.

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Armas de fogo são comercializadas no mundo inteiro e não só aqui no brasil. De uns tempos prá cá as armas de fogo tem sido demonizadas como se fossem elas culpadas pela violencia. A culpa pela violencia é de gente sem noção, de indole ruim que vivem por aí, como umas bestas quadradas. Esses matam até com os próprios punhos. Enfim, são uns sem noção, como esse que disse que deveria proibir armas prá seguranças privados. Quanta besteira!

geext
13 anos atrás

todo cidadão de bem tem o direito de defender sua vida e sua familia. mas no brasil as leis todas são favoraveis aos bandidos e marginais.eles não respeitão mais nem policial e alem disso a policia também perdeu sua força.os cidadãos de bem vivem trancados e os margais a vontade no brasil fazem o que querem! porq a policia não sobe os morros do rio para desarmar os bandidos que estão armados a luz do dia nos morros cariocas expondo seus fuzis e pistolas. essa gente é que tem q desarmar não um pai d familia que não tem mais… Read more »

SABRE
SABRE
13 anos atrás

giap49, eu já analisei essa máxima e cheguei a conclusão contrária, ‘o homem nasce mau, a sociedade que tenta educa-lo’ repara só nos muleque 3 ,4, 5 anos só nó sego, só maldoso, matam tudo que é tipo de bicho e nem tão ai, vê que quando uma criança te bate ela não fica com pena fica rindo da sua cara, ai vc tem que ensinar que isso e errado! O homem é um predador, um matador por natureza, a sociedade e a religião que tentam acalmar seu impeto assassino,pense nisso!

SABRE
SABRE
13 anos atrás

Alguém sabe que tipos de armas as forças especiais do exército usam? Concerteza deve haver outro fuzil além do Fal e derivados!

SABRE
SABRE
13 anos atrás

giap49 , mas estou falando independente de sociedade, se não houvessem regras sociais e religiosas, o mundo ia ser uma m…,( pensa no que ia dar uma desavença qualquer!Se vc quisesse uma mulher e essa te rejeitase?mas existem regras sociais e religiosas que te dizem olha se vc fizer isso vai se dar mal ,vai preso te controla,mas a tua vontade era outra! Ou seja “o Homem nasce mau, a sociedade que tenta educa-lo” anota ai Filosofo SABRE 🙂

jeison
jeison
13 anos atrás

com certeza esse sociólogo Antonio Rangel Bandeira vive cercado de segurança ao contrario do cidadao brasileiro que vive no inferno,mais quem sabe um dia ele esteja andando pela rua sem segurança como nos brasileiros,pode ser que ele seja sequestrado e morto por algum criminoso que com certeza nao compro sua arma numa loja de armas,e quando ele chegar no ceu talves chegue com uma visao diferente assim como o bando de defensores de direitos humanos que abraçam os bandidos e estupradores assacinos,que talves tenham chegado ao ceu tbm pela intervençao de um bandido estupradorou assacino.

jeison
jeison
13 anos atrás

que deus abençoe e proteja todos nos brasileiros pois com certeza prescisamos!