Centenas de civis foram mortos sem conhecimento público e oficial pelas tropas de coalizão no Afeganistão, planos secretos para exterminar líderes extremistas do Taleban e Al Qaeda e a discussão do suposto envolvimento de Irã e Paquistão no apoio a insurgentes eram temas recorrentes aos líderes militares.

As tropas no Afeganistão mantinham uma unidade de “caçadores” para “matar ou capturar” líderes do Taleban sem julgamento.

As informações foram publicadas em uma série de reportagens no jornal inglês “The Guardian” neste domingo.

O jornal também revelou documentos secretos que comprovam o desenvolvimento dessas ações pelas tropas de coalizão (leia todas as reportagens, em inglês, aqui).

Segundo o “Guardian”, as informações provêm de um acervo com mais de 90 mil documentos de incidentes, além de relatórios de inteligência sobre o conflito, que foram colocados no ar na internet –em um dos maiores vazamentos de informações da história militar dos Estados Unidos.

Além do “Guardian”, os arquivos foram disponibilizados a dois outros jornais: o alemão “Der Spiegel” e o norte-americano “The New York Times”, e contabilizam as batalhas ocorridas nos últimos seis anos, que custaram a vida de mais de 320 britânicos e 1.000 norte-americanos.

Relatórios

Os documentos informam que pelo menos 195 civis foram mortos e outros 174, feridos. O número, contudo, pode ser subestimado porque, em muitas missões, as tropas omitem esse tipo de acontecimento.

Erros que ocasionaram morte de civis também incluem o dia em que soldados franceses bombardearam um ônibus cheio de crianças em 2008, matando 8. Uma ronda similar feita pelas tropas norte-americanas matou 15 passageiros.

Os documentos também apontam o extermínio de uma vila durante uma festa de casamento, incluindo uma mulher grávida, em um aparente ataque de vingança.

Segundo o jornal, os EUA também acobertaram que o Taleban adquiriu mísseis aéreos, e que escondeu um massacre perpetrado pelo grupo terrorista devido ao uso de bombas, que dizimaram mais de 2.000 civis até então.

Outro lado

Em nota, a Casa Branca afirma a situação demonstrada pelos relatórios foi resultado da gestão anterior à de Barack Obama.

“É importante notar que o período de tempo refletido nos documentos é janeiro de 2004 a dezembro de 2009”, afirma o governo.

“Condenamos fortemente a revelação de informação confidencial por indivíduos e organizações, que põe a vida de membros norte-americanos e parceiros de serviço em risco, e ameaça nossa segurança nacional”, prossegue a nota.

“A Wikileaks [site da internet no qual os documentos foram publicados] não fez esforço para contatar o governo dos EUA sobre esses documentos, que podem conter informações que colocam em risco a vida de americanos, nossos parceiros, e populações locais que cooperam conosco.”

FONTE: Folha.com

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogofanzeres
Diogofanzeres
13 anos atrás

Alguém sabe como se chama este grupo e de que unidades vinham?

Biel
Biel
13 anos atrás

Simplesmente isso é uma barbaridade !
É bom os americanos punirem os responsáveis por isso e que a ONU tenha a decência de exigir punições aos países envolvidos .

Cada dia que passa parece que o CS da ONU só existe
para punir país pobre que não obedece as grandes potências.

Essa que é a grande realidade !

robert
robert
13 anos atrás

No meu ponto de vista essa guerra só acabaria se matassem todos os afegãos e talebans. Caso contrário, acho improvável os EUA e os aliados ganharem.
E mesmo assim, fazendo isso, o resto do mundo ficaria contra os EUA igual…..
É, não tem chance pra eles não. É mais fácil voltar pra casa e ir comer no mc donalds!

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Pff…

Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

Salvo a hipocrisia, não entendo como pode ser criticado um produto da guerra. Nada é mais anti-ético do que uma guerra; mas, não esquecer que ‘guerra é guerra’! e, honestamente, acho decorrência normal que, do combate que se impôs, DE VIDA E MORTE, que exista um grupo especial, dentro de uma tropa nada especial para liquidar o inimigo da forma que for possível, em qualquer forma que ele se manifeste. Não defendo os EEUU (o talibã é cria deles!) mas a luta deles contra o terrorismo é de vida ou morte e vejo esse grupo especial como mais uma arma,… Read more »

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Os EUA, assim como as demais ditas grandes potências, estão colhendo o que plantaram ao longo da História.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Apesar de não simpatizar nada com certa esquerda latrino-americana, que gosta de ter orgasmos com o uso do aparelho reprodutor alheio, acho deveras errada a atitude americana no Iraque e no Afeganistão. Um primeiro strike e derrocada de Sadam e do Taleban, OK, o mundo fica melhor, e inclusive os povos sob sua tutela, sem esta escória. Mas manter ocupação é burrice mesmo. Deveriam deixar isso a cargo de milícias locais treinadas e apoiadas em chefes tribais, pois todo o mundo islâmico, apart Turquia (fora o Curdistão)e os islamicos do sudeste asiático, são baseados em alianças tribais e direito consuetudinário,… Read more »

oscar
13 anos atrás

tinha que dar uma medalha para cada soldado que exterminou um terrorista e dar uns dias de ferias em gratidão de consumir com esse tipo de verme da fasse da terra..parabens soldados exterminadores de terrorista. pois esses crapulas não medem esforços e não tem sentimendo de tirar vidas de pessoas inocentes em seus terriveis atentados covardes. gente assim não é digna de julgamento e nem compaixão

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Tem gente que não entende que se pode ser perfeitamnte anticomunista/socialista sem ser pró-americano ou pró-capitalista, só consegue enxergar o mundo em preto e branco, quando o que predomina são matizes, são os chamados daltônicos mentais, que expostos desde pequenos a doutrinação ideológica marxistas nas escolas desta porca miséria brasiliana não tem a menor capacidade de delinear cenários e correlações fora do esquema engendrado durante a guerra fria. E este parece ser um gap intelectual tipicamente latino-americano, já que por experiência própria em contato com russos e chineses ,os mesmos tem uma noção muito mais ampliada do tabuleiro internacional e… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Eu delineio totalmente o que pode ser levado a sério como projeto de dominação mundial- China, Rússia, Islã, USA(neocconservadores -Hawks) e UE+ ONU + Left Liberals americanos. São todos projetos distintos, o que não impede de em certos momentos se aliarem com um ou com outro para prejudicar outrens. O Plano Chinês e Russo, hoje estão em colaboração, até pelo pacto de Shangai, e na minha opinião é o que está sendo levado a cabo com maior maestria. O projeto islâmico é o mais duradouro (1300 anos) e conta com a força do fator religioso e populacional, não se baseia… Read more »

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás
anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

O projeto chinês-russo e o islâmico são o pior dos mundos.

Jakson Almeida
Jakson Almeida
13 anos atrás

hahahahahahahaaha,alguem devia comunicar ao autor dessa perola que todos os paises (ate mesmo alguns nanicos)tem em suas forças certos grupos de aplicações secretas.

Tito
Tito
13 anos atrás

Realmente é um escândalo.
Como pode, matarem inimigos em plena guerra?

Como diria o “grande” FHC:
– Assim não dá, assim não tem jeito.

Parafraseando o amigo Caipira…

Pff…

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“O projeto chinês-russo e o islâmico são o pior dos mundos.” Não sei não anticomunista. Esses 2 projetos são sim totalitários e potencialmente genocidas, mas são mais fáceis de combater, pois mesmo usando expedientes secretos como espionagem e os contatos com as máfias russas e chinesas, jogam de certa maneira mais abertos. Se um dia houver, os confrontos seram visíveis- seja guerra aberta, guerra assimétrica, econômica, etc. O projeto ONUsiano é muito mais maquiavélico, pois aposta tudo na guerra cultural e psicológica, desarma o adversário por dentro: destrói suas forças armadas, desarma seus cidadãos, acaba com a iniciativa economica individual… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Acho que tá cheio de gente aqui no site errado… Não gostam de guerra e só entram aqui pra fazer e falar de política e ideologia cretina… Porque que esse povo não vai comentar em site de política hein? É o que mais tem por aí… Os editores deveriam realmente tomar uma providência quanto a certos comentaristas. Isso aqui está ficando insuportável. Aliás, já estou parando de comentar por conta disso… _________________ No tópico, guerra é guerra e na guerra m____ acontece; o tempo todo. E ainda acontece muito menos com a coalizão “ocidental” do que se fossem chineses, russos,… Read more »

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Vader “Mas o Afeganistão é diferente. Sou totalmente favorável à ocupação do Afeganistão. A coalizão poderia muito bem ter soltado suas bombas, mandado a Al Qaeda pro espaço, o Taleban para baixo da terra e dane-se o povo afegão.” “Parabéns aos países da coalizão por sua coragem e determinação. Parabéns às sociedades que suportam pagar o alto preço em vidas e recursos que estão suportando pagar por conta da guerra. Será uma guerra longa e difícil, mas no final a civilização vencerá.” Fala sério vader……você tem a arrogância de uma criança mimada que tem tudo e não quer que os… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Galileu disse: 26 de julho de 2010 às 14:57 Galileu, em primeiro lugar, peço respeito à minha opinião. Segundo, genocídio não é “matar inocentes”. Isso pode até ser homicídio múltiplo, mas genocídio é outra coisa. Terceiro, não sou favorável à morte de inocentes coisa nenhuma. Apenas disse que guerra é guerra e na guerra (qualquer uma) coisas erradas acontecem o tempo todo. Utopia achar que se fará uma guerra sem inocentes mortos, até porque a morte de inocentes é parte da estratégia suja do inimigo do gênero humano. Que o sangue dos inocentes caia sobre a cabeça do inimigo. Quarto,… Read more »

lc
lc
13 anos atrás

Pinochet74 disse: americanos26 de julho de 2010 às 11:28 “UE+ ONU + Left Liberals americanos” “e para mim o projeto mais detestável é o projeto que denomino “mundialista”- capitaneado pela ONU e União européia, mas apoiado em peso pelos Left Liberals americanos e pelas grande corporações financeiras e midiáticas mundiais (que muitos acham estar -erradamente- com o bloco anterior)- este grupo que é, militarmente falando, até que forte-U.E.-carece de iniciativa, e aposta seus créditos na guerra cultural- através de ONGs, agencias mundiais e principalmente mídia” Pinochet, Para você, este é o famoso “Clube Bilderberg” e seu projeto de governo mundial?… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Ic, o Bildeberg é apenas uma das cabeças da Hidra desse projeto ONUsiano, aliás ele próprio não tem um comando unificado, assim como o projeto islâmico também não o tem. Trata-se de uma comunhão de interesses- às elites financeiras mundiais não interessa o antigo capitalismo clássico de Adam Smith ou dos Founding Fathers americanos, lhes interessa restringir ao máximo o mercado para evitar novos concorrentes e o projeto totalitário ONUsiano lhes cai como uma luva. É algo tipo, uma mão lava a outra (simbiose), as Bancas de Londres, NY, Tóquio, Shangai, Amsterdã financiam as várias ONGs politicamente corretas, ecologistas, pró-imigracionistas,… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Vader, acho que vcê foi mal interpretado pelo que disse, perder seus comentários seria uma perda para esse fórum.Mas discordo quando você questiona o fato de haver uma predominância de temas políticos ultimamente num site de discussões militares, pois como diria Clasewitz há 200 anos atrás… a guerra é a continuação da política por outros meios.. e estratégia não é nada mais do que a conjunção dos meios militares com os outros meios a seu redor.
Ademais, vais deixar os vermelhos se assanharem?

Tito
Tito
13 anos atrás

Eita, e não é que o amigo giap conseguiu um amiguinho.

Galileu, don’t feed the trolls

Tito
Tito
13 anos atrás

Vader, sua ausência seria uma vitória dos vermelhuchos, acho que alguns até nem dormem a noite pensando em você. hahaha

Deixa disso Bro.

LBacelar
LBacelar
13 anos atrás

“Galileu disse: 26 de julho de 2010 às 14:57 ” Caro Galileu, Infelizmente muita gente aqui se esqueceu (ou não aprendeu) que em uma guerra de verdade os mortos não se levantam e tiram a maquiagem depois que o diretor grita “corta!” dizer que guerra é guerra e por isso se justifica é uma tremenda bobagem, uma guerra independentemente dos motivos é injustificável por si só! O “povo” Afegão é composto por centenas de tribos das mais variadas etnias. O suposto causador desse conflito, Osama Bin Laden não é afegão, assim como 90% da Al-Qaeda. O número de pessoas oprimidas… Read more »

lc
lc
13 anos atrás

Pinochet74 disse: 26 de julho de 2010 às 15:36 Aí está um assunto interessantíssimo que merece uma leitura mais aprofundada. Do pouquíssimo que eu li sobre Governo Mundial e Bilderberg achei que determinadas idéias eram um pouco de teoria da conspiração e viagem demais do autor. Mas como você disse, quando vemos o que ocorre na UE, a perda de soberania de seus membros em relação a determinados assuntos vai acabar solapando a independência dos mesmos. Voltando ao tópico, como disse o Vader, guerra é guerra e shit happens all the time. Guerras são feitas com armas e gente morta,… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, come on dude…falares tu de cegueira ideológica ?

Tito
Tito
13 anos atrás

Giap, talvez você me entenda errado. Em primeiro lugar, meu comentário sobre você ter um amiguinho foi só uma brincadeira com o fato do Galileu ter feito um ataque direto ao amigo Vader, coisa que você já fez muito. E não sou a favor dos EUA como tu pensas, sou Brasileiro acima de tudo, porem tenho respeito por seus valores e sua democracia. E só pra constar tenho que confessar que odeio viceralmente toda e qualquer manifestação da esquerdalhada, e para não ter problemas com meu figado eu procuro levar tudo como brincadeira e delírios de algumas mentes perturbadas, afinal… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Giap, você vê EUA em tudo que é canto, usa textos de esquerdopatas para justificar suas posiçções, tece loas ao pequeno grande timoneiro de Garanhuns em momentos totalmente fora de contexto, acusa seus opositores de nazismo por serem de opiniões de direita, usa e abusa de táticas de desinformatzia consagradas pela esquerda e vem acusar os outros de cegueira ideológica. como eu disse: come on!

Jonas Baumann
Jonas Baumann
13 anos atrás

“ao pequeno grande timoneiro de Garanhuns”

Com todo o respeito, essa citação é recheada de preconceitos… isso é sim nazi-fascismo brasileiro. Respeito suas opiniões mas não precisamos apelar para tais alegações.
Come on?! you are better than this!

Andre Luiz
Andre Luiz
13 anos atrás

Bem, é estranho esperar por jogo limpo em uma guerra

Se houve abusos, que entao se apure e se puna os responsaveis

Mas caramba, lendo os comentarios até o controle de natalidade foi posto como uma maquinaçao para o dominio do mundo (???)

Bem, Richard Dawkins em seu livro ” Deus, um delirio” tem mesmo razao, a religiao é a fonte de tudo o que é ruim

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Coisas que eu não entendo dos comunistas.

Eles vivem se queixando do CS da ONU, mas apóiam incondicionalmente as tentativas dos barbudinhos locais em tornar o nosso país um membro permanente.

Só falta vocês acharem que o CS da ONU só vai servir para algo quando o Brasil estiver lá kkkkkkkkkkkkkk

lc
lc
13 anos atrás

giap49 disse:
26 de julho de 2010 às 17:06

“Mataram muitos inocentes? É verdade!!! Mas o marxismo tambem trouxe coisas boas ao mundo!”

Caro Vo Nguyen,

Já que você justifica alguns inocentes mortos pelo marxismo. 70 milhões de mortos, é este o número? Pois dizes que este trouxe alguns benefícios á humanidade, o que eu particularmente duvido.
Seja coerente e pare de chorar por um punhado de afegãos mortos. Aceite estes como dano colateral, mortos em nome de uma causa maior.

Sds.

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Sinceramente, apos ler uma boa parte dos comentarios aqui neste post, desisti na metade. Aqui na verdade esta escrito puramente o que todos nos sabemos que é o ser humano. Todo mundo so olhando pro proprio umbigo. Tanto faz ser direita, esquerda ou qualquer outra coisa. Escolha o seu lado e faça o que deseja. Esse negocio de defender algo por achar que é certo nao serve para nada. Lembrando que de boa vontade o inferno esta cheio. Hitler atualmente tao criticado seria um Heroi se tivesse “conquistado” a ordem mundial igual Pinochet é um heroi no Chile, Fidel Castro… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Vamos lá outra vez. Giap eu não sou dono da verdade, tenho minha opinião e só. “Assim é fácil, até eu! Eu não entendo de onde vem esse ódio a tudo que te lembre a esquerda? Porque odiar tanto o governo Lula? Você é parente do FHC ?” Cara, agora tu bateu forte, FHC e Lula são de esquerda cumpadi, então… “Eu tenho certeza que se você precisasse para sua sobrevivência e de sua família dos programas sociais do governo você não pensaria assim!” Não força a barra não meu irmão, na minha familia não tem vagabundo. Trabalho 14 horas… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Pessoal: DON´T FEED THE HOWLING TROLLS! 🙂

Tito
Tito
13 anos atrás

“Afirmar que todas as pessoas que recebem os programas sociais são vagabundos é ri-dí-cu-lo!”

Realmente giap, não são todos, só a grande maioria, talvez uns 90 por cento.

“Se você considera FHC, um politíco de esquerda, me de um exemplo de politíco que você considera de direita.”

Tambem não conheço, se vc souber de algum me avise.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“Mas o marxismo tambem trouxe coisas boas ao mundo! Você é trabalhor ? Quem você acha que lutou para novas legislações com direitos trabalhistas no passado, que hoje estão presentes em todo mundo. Foram os antigos partidos e sindicatos, principalmente na Europa. ” Na primeira revolução industrial iniciada em 1930, quem capitaneou o movimento sindical foram os liberais democratas contra a aristocracia e os restauradores (lembrar do movimento da primavera dos povos de 1840)- nesta época nem marxismo existia. Já na segunda revolução industrial- por volta de 1870- o movimento sindical era dividido entre socialistas democráticos, chamados sarcasticamente por Marx… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

“ao pequeno grande timoneiro de Garanhuns” “Com todo o respeito, essa citação é recheada de preconceitos… isso é sim nazi-fascismo brasileiro. Respeito suas opiniões mas não precisamos apelar para tais alegações. Come on?! you are better than this!” O uso de acusações de preconceito ou do famoso argumento do nazi-facismo é uma velha cantilena da esquerda politicamente correta para tentar acaber com uma discussão. Vamos por partes: – Lula nasceu em……Garanhuns- e o que tem eu citar isso. -vamos ver , você deve estar alegando que eu sou precoceituoso por Lula ser nordestino-….me mostre onde há preconcito na afirmação— Além… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

A ONU é um covil de ditaduras, uma mega ONG inútil e dispendiosa, deveria ser dissolvida. As ditaduras que fizessem seu próprio grupinho e se divertissem lá. Usurpam o nome de uma estrutura que já prestou um dia (no pós guerra imediato para ser mais preciso) e passam a tentar dar um véu de legalidade e moralidade a seus crimes, e o Brasil quer fazer parte do conselho de segurança desta organização aparelhada.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O marxismo tirou muita gente da pobreza!

Mandou estas pessoas direto para o céu!

Freire
Freire
13 anos atrás

Tito e Pinochet, eu estou com vcs, sabem eu vou mudar meu NIK, acho que vou me chamar de um maluco como ex:
PATON,rssss.

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Quanto a data errei ao digitar:é 1830- início do ciclo do vapor, em 1930 os marxistas já estavam exterminando 8 milhões de ucranianos no Golomodor, um dos maiores genocídios do século, com certeza você percebeu o equívoco…e obrigado pelo elogio dos conhecimentos históricos. Quanto a inimigos jogados no oceano você está confundindo as coisas, quem jogava no oceano eram os argentinos. (Aliás lá foram 30.000 mortos e desaparecidos contra 5.000 mortos pelos movimento guerrilheiros, aqui chegou a 700 mortos e desaparecidos pelos militares contra 340 vítimas da esquerda armada). O ponto principal é que boa´parte destes que morreram ,ou morreram… Read more »

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Quanto a colonização brutal de Portugal: Portugueses se miscigenaram, diferente de ingleses nos EUA ou holandeses na Africa do Sul, criaram uma nova sociedade, que É O BRASIL, como bem viu Gilberto Freire. Quanto as lutas contra índios, estas já haviam entre eles antes da colonização, e o portugues se aproveitou disso. Mais de 90% das tropas de Bandeiras eram compostas por indios. Quanto a escravidão foi odiosa, mas foi praticada por todos os povos, desde os astecas e Incas, até Chineses, Romanos, Persas, Egípcios, etc. A escravidão africana já existia antes de qualquer ocidental pisar lá, feita pelos próprios… Read more »

Tito
Tito
13 anos atrás

Perfeito Pinochet64

E mais, o Brasil no sec.18 já era muito maior que Portugal tanto em população como economicamente, e no sec. 19 foi alçado a reino unido, sendo a sede do poder do império português.
Mas como de praxe, na esquerda a culpa pelos fracassos sempre é dos outros.( e os sucessos são obra do Lula, mesmo os anteriores ao seu nascimento).

Tito
Tito
13 anos atrás

E sobre a escravidão, uma pesquisa mais apurada mostrara que naquela época muitos portugueses, ingleses, franceses, espanhóis e italianos eram escravos de outros povos, principalmente dos turcos-otomanos que os utilizavam muito como remadores em suas galeras.

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Vazaram mais de 90 mil docs e não encontraram nada de novo?
Guerra é guerra….
Se entrassemos em um conflito faríamos igual…

OTAVIO
OTAVIO
13 anos atrás

Acabar com o conflito no Afeganistão é simples.Abre uma fabrica de AK-47,FAL,RPG-7,AT-4 e deixem eles se matarem!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Giagp foge para CUBA!

Ahhhh pra ir pra lá, você não precisa fugir, basta comprar uma passagem e ir para o inferno.

Infelizmente os cubanos que lá residem não tem tanta liberdade para fazerem o inverso.

Para quem tem tanto ódio dos gringos usar um MH6 dos assassinos-sanguinários das SF é muito estranho.

Luiz Brandão
Luiz Brandão
13 anos atrás

O mês de junho chega perto de seu fim marcando o período mais violento para as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, informou nesta segunda-feira o jornal espanhol El País. O número de baixas militares estrangeiras no país está perto de cem, num momento em que o chefe da Central de Inteligência Americana (CIA) admitiu que a guerra contra os talibãs é “mais dura e mais longa do que o previsto”. Desde o início da missão, em 2001, este foi o mês em que mais mortes foram registradas. Ao todo, 99 soldados morreram em batalhas,… Read more »

Luiz Brandão
Luiz Brandão
13 anos atrás

A Casa Branca condenou nesta segunda-feira o vazamento de arquivos secretos sobre a guerra no Afeganistão. Os documentos militares, liberados pela internet por uma organização chamada WikiLeaks, são o diário de uma força liderada pelos Estados Unidos muitas vezes carente de recursos e atenção, em luta contra uma insurgência cada vez maior, mais bem coordenada e mais letal a cada ano. O assessor de segurança nacional, general James Jones, afirmou que a divulgação do dossiê coloca em risco as vidas dos soldados americanos e o trabalho das forças de coalizão. “Condenamos veementemente a divulgação de informações classificadas por indivíduos e… Read more »