Qual a diferença entre os dois documentos

Depois de concluído o período no Exército, os homens recebem o Certificado de Reservista; o outro caso é para quem não vai servir às Forças Armadas, porque não está apto ou não havia mais vagas

Guilherme Augusto, de 18 anos, é de Macaparana, na Zona da Mata Norte, e não está conseguindo se alistar no Exército da cidade. E a preocupação faz sentido. É que depois de concluído o período no Exército, os homens recebem um Certificado de Reservista. O documento é exigido para participar de concursos públicos e sem ele, não é possível fazer o Título de Eleitor nem a Carteira de Trabalho.

O artesão Édipo Gomes, por exemplo, já devia estar trabalhando, com carteira assinada e tudo, mas faltou um documento: o CDI, que significa Certificado de Dispensa de Incorporação. Ele é dado a quem não vai servir às Forças Armadas porque não foi considerado apto ou foi considerado, mas havia mais gente do que vagas.

Quem tem algum tipo de deficiência também é dispensado, recebendo o Certificado de Isenção. Já aqueles que serviram às Forças Armadas, na saída, recebem a de Reservista. “Foi ruim não fazer no tempo certo, porque agora tive que correr para me apresentar e pagar multa para poder dar entrada no CDI”, disse Édipo Gomes.

Mas não importa o caso, o alistamento é obrigatório para todos os homens. Eles devem se apresentar no ano em que completam 18 anos de idade. E, para não pagar multa, existe um prazo: de 1° de janeiro a 30 de abril.

O alistamento deve ser feito em qualquer uma das 175 Juntas de Serviço Militar de Pernambuco. Na cidade onde ela não existe, você deve procurar a Prefeitura que é obrigada a informar qual o local mais próximo.

É bom lembrar que, desde 2003, o alistamento é único para o Exército, Aeronáutica e Marinha. Se você tem preferência por alguma, procure a Junta mais próxima de onde estão as bases.

A marinha, por exemplo, fica em Olinda. Para se alistar, são necessários: documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3×4 atuais.

“Quem está irregular não consegue tirar o passaporte, a carteira profissional, não pode participar de concurso público, nem assumir um cargo público”, explicou o chefe da Seção de Serviço Militar Regional, Major Marcelo Murga (foto 4).

Multa

Quem deixar de se alistar paga multa. O valor começa em um R$ 1,37 e vai aumentado de acordo com tempo que a pessoa demora para regularizar a situação. Este ano, o prazo terminou no dia 30 de abril, mas quem procurar a Junta Militar, agora, poderá participar da seleção do próximo ano.

O Guilherme Augusto disse que a cidade de Macaparana não tem Junta Militar e que a Prefeitura não dá explicações. Segundo a Prefeitura, o serviço foi criado há dois meses, mas ainda não está inscrevendo porque os funcionários não sabem mexer nos computadores e não há um prazo de quando o atendimento vai iniciar.

A Prefeitura de Macaparana afirmou que oferece transporte para os jovens até a Junta Militar do município vizinho, São Vicente Férrer, que fica a oito quilômetros.

FONTE: pe360graus, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guerreiro
Guerreiro
13 anos atrás

Quando eu me alistei deixei claro que gostaria de servir porém de um grupo de mais de 400 caras, somente dois foram chamados para a seleção, alguem poderia por gentileza me dizer qual o crítério inicial?

Abraço

Leandro
Leandro
13 anos atrás

Tive a alegria de servir a FAB entre os anos de 1997 a 2001 (2º/97), ótima oportunidade de aprendizado, fazer amigos (muitos dos quais tenho contato até hoje) e dever pátrio cumprido!
Hoje sou um tributarista e meus primeiros passos devo a contabilidade da aeronáutica!
Bons tempos!

warrior
warrior
13 anos atrás

Passei para a reserva do EB este ano em Março, fiquei 7 anos lá, não foi fácil mas foi muito bom e me orgulho até hoje, pois eu consegui ser um MOT VBC M109 A3 (motorista de viatura blindada de combate). Consegui durante 6 anos tem ao meu comando um M 109 blindado de Artilharia que o Brasil só tem 37 e não são todos os países que o tem. E ainda também tive contato com quase todos os blindados que o Brasil tem, inclusive os Astros II e os Leo que compramos da Alemanha. apesar de ter passado para… Read more »

Biel
Biel
13 anos atrás

Pra que alistamento obrigatório ?
Não temos dinheiro nem para manter um contingente mínimo nas mínimas condições para defender nosso país.

Não tem munição para treinar direito !
As viaturas tão o bagaço !

Melhor ter um contingente de uns 80 mil bem armados e treinados do que um de 200 mil do jeito que esta.

kanon
kanon
13 anos atrás

é muito mais do que doente a pessoa que quer servir um país desse tipo que é o nosso. esse negocio de obrigatoriedade e para o governo se sentir no poder !coitados !, sejam traidores e nao derrubem uma gota de sangue por esse lixo de país.

Biel
Biel
13 anos atrás

kanon

A questão não é ser traidor !

A questão é que com os recursos que temos é muito mais racional treinar aqueles que tem alguma vontade de seguir carreira ,ou seja , treinamento de qualidade pra quem realmente tem alguma intenção de ser militar.

A Alemanha tem alistamento obrigatório?

Sim , assim como também recursos para bancar , nós não temos .

Andrea
6 anos atrás

Meu filho se alistou e levou um laudo médico onde estava em tratamento por causa de uma gastrite enfim foi dispensado do que agora ele pegou a reservista é tá escrito dispensado por insuficiência física temporaria, o problema que as empresas não pegam ele pra trabalhar por causa disso oque devo fazer onde ir alguém sabe pra arrumar isso

Julio
Julio
Reply to  Andrea
1 ano atrás

Agora ele pode ser um empreendedor, abrir a própria empresa e trabalhar sem nenhum problema.

Edicleudo De Oliveira Alves
Edicleudo De Oliveira Alves
3 anos atrás

Fui chamado pra se apresentar mais fui dispensado por contingência queria muito servi hoje eu tenho 31 anos ainda posso servir??

Julio
Julio
Reply to  Edicleudo De Oliveira Alves
1 ano atrás

Não porquê já não serve .

Só vai servir se houver guerra.