Flag_of_Venezuela_(state)

Deploramos que Lula, com quem temos as melhores relações, ignore a ameaça das Farc, diz nota

O gabinete do presidente colombiano, Alvaro Uribe, emitiu nota criticando os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise com a Venezuela. ” Deploramos que Lula, com quem temos as melhores relações, tenha se referido à crise como um caso pessoal e ignore a ameaça que representa a presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela”, diz a nota.

“É deplorável que Lula, com quem temos as melhores relações, tenha se referido à crise como um caso pessoal e ignore a ameaça que representa a presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela”, diz a nota.

“Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que nós ouvimos mais aqui nessa América Latina”, afirmou Lula ontem após se reunir com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.

Lula se encontrou no começo da semana com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, com quem discutiu a crise. Ontem, o presidente indicou que pretende negociar uma distensão entre Colômbia e Venezuela com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, que toma posse no próximo dia 7, e Chávez.

A Colômbia acusa a Venezuela de abrigar, com a anuência do governo do presidente Hugo Chávez, guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), incluindo vários líderes do grupo. Caracas nega que dê proteção à guerrilha.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jawsbacc
jawsbacc
13 anos atrás

Manda o Uribe caçar sapo com bodoque. Se ele não fosse um praticante do terrorismo de estado não precisaria ouvir comentários de quem quer que fosse. Uribe sim é ligado e grupos terroristas e narcotraficantes.

Tito
Tito
13 anos atrás

Não sei o motivo da reclamação, o sapo barbudo só esta defendendo os “cumpanheiro” (leia-se FARC e Chaves).

Encontro com Daniel Ortega, reunião com Nicolás Maduro…

…a coisa vai mal.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

O nosso líder é amigo das FARCs. Está na mídia…

Y por qué no te callas Lula?

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

Colocar Lula como mediador nesse assunto é como coloca fernandinho Beira-mar como mediador num assunto envolvendo o Comando vermelho como uma das partes em litígio. Essa gente pensa que todo mundo é idiota como seus puxa-sacos no Brasil.Querem que o condenado passe a própria corda no pescoço.LOL.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Se o Brasil oferecesse ajuda a Colômbia para exterminar as FARC´s, os gringos não precisariam estar por aqui.

O que podemos fazer se o nosso Governo sempre apóia o lado errado da equação ?

Biel
Biel
13 anos atrás

A Colômbia devia realizar uma operação igual a que fez no Equador só que dentro da Venezuela, localizar as bases dos guerrilheiros no meio da selva e mandar bomba. (Seria um recado a todos que ameaçam a Colômbia)

Ou eles só são capazes de fazer isto com países fracos como o Equador, que tem sua força aérea aos frangalhos?

Sabe pq eles não fazem isto ?

Pq é muito mais simples entregar a responsabilidade de segurança nacional nas mão dos EUA , afinal o trouxa do contribuinte americano que luta para reconstruir a vida após a crise vai bancar tudo.

oscar
13 anos atrás

lula nunca seria capas de ir contra seus amigos guerrilheiros das farcs, ele não ve conflito nenhum,o melhor ele nunca ve nada quando se trata desse tipo de gente.

Marcos.T
Marcos.T
13 anos atrás

Se Brasil e Venezuela apoiasse o governo “legítimo” da Colômbia contra a ASFARC a muito tempo que a América Latina estava livre dessa porcaria de narco-terrorista- guerrilha.
E não entendo qual é o interesse do nosso Exmo Presidente, com a perpetuação desse conflito em nossas fronteiras, realmente não consigo ver qualquer vantagem que isso continue.

Lecen
Lecen
13 anos atrás

O que não entendo é que exitm jornais que chamam a crise de “problems pessoais entre presidentes”, como se tudo não passasse de mesquinheza por parte do Uruibe de Chavez. Eles ignoram a questão cnetral: existem terroristas colombianos na Venezuela. E eles não estão de forma clandestina, estão sendo protegido e financiado por um governo estrangeiro. Isso é gravíssimo. E nem o Lula e nem o governo federal faz coisa alguma a respeito por que… ora… todos sabem por que… É o mesmo Lula que afirmou que as manifestações pró-democracia no Irã é coisa de torcedor de futebol contrariado. É… Read more »

Lecen
Lecen
13 anos atrás

IMPORTANTE: Peço aos moderadores para apagarem minha mensagem anterior. O que não entendo é que existem jornais que chamam a crise de “problemas pessoais entre presidentes”, como se tudo não passasse de mesquinheza por parte do Uribe e de Chavez. Eles ignoram a questão central: existem terroristas colombianos na Venezuela. E eles não estão de forma clandestina, estão sendo protegidos e financiados por um governo estrangeiro. Isso é gravíssimo. E nem o Lula e nem o governo federal faz coisa alguma a respeito por que… ora… todos sabem por que… É o mesmo Lula que afirmou que as manifestações pró-democracia… Read more »

Marcos.T
Marcos.T
13 anos atrás

A desculpa esqueci. O narcotrafico emprega milhares de brasileiros deve ser por isso.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Todo mundo sabe como que o Lula é…fala as coisas na mais pura “inocência” e depois quando é auxiliado pelos acessores tenta corrigir esses erros. Um exemplo que nos atormenta foi a sua declaração referente ao Rafale. Então, questionado sobre o conflito Col-Ven, foi pacificador e resumiu tudo a um “conflito verbal”. Se ele se encontrou com um representante do “chavitto”, precisa agora fazer o mesmo com um “uribito”. Uma coisa que ele falou certo, é tentar segurar as pontas até a posse do Santos. Depois disso, os dois países conversem e resolvam o que tiver que resolverem, de preferência,… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O Chavez só vai colocar a FARC na fogueira o dia que o reino dele for seriamente ameaçado, exatamente como o Khadaffi fez com os terroristas que ele abrigava na Líbia.

Vader
Vader
13 anos atrás

O que o governo da Colômbia precisa fazer é cada vez mais se unir ao Tio Sam, porque se ele for depender do Lula e do governo do PT para condenar as FARCs e chamá-las pelo nome do que são, a saber, um grupo armado narco-terrorista, vai morrer esperando. O governo do PT nem sequer reconhece como terrorista aquela organização. Marco Aurélio “Top-Top” Garcia, assessor especial da Presidência da República classifica as FARC como “grupo insurgente”. Esperar ajuda ou isenção do governo Lula é algo que Uribe ou o novo presidente Santos não poderiam jamais esperar, como de fato não… Read more »

Luis
Luis
13 anos atrás

Ô Hugo Chavez,
pode esperar,
a tua hora vai chegar!

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Luis,

essa eu usava, um pouco diferente quando ia ver futebol no Morumbi… hehe

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Vader, blz? Realmente o GF não da um “tratamento” adequado ao que a Farc merece. Desconheço o pronunciamento do Marco Aurélio Garcia, dizendo que classifica a organização como “grupo insurgente”…. mas se isso ocorreu, demonstra a total falta de segurança do governo em seguir uma linha mais agressiva em relação a Farc. Não to aqui falando de governo Lula ou de qualquer outro, mas sim de uma posição do Brasil no geral. Não acho que deveríamos nos envolver no “problema colombiano” da forma como os EUA se envolveram. Os EUA fazem essa política por ter uma capacidade econômica e militar… Read more »

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Não falou mentira nenhuma, as FARC sempre estiveram ao lado de Lula e do PT, são um grupo revolucionário comunista que prega a luta armada; o presidente Lula realmente não deveria ter dito que é um problema pessoal pois não é, já que até a velhinha de Taubaté sabe que a Venezuela da apoio as FARC.
Lula quer esperar o novo presidente assumir, mas não sei o quanto isso ajuda já que o novo presidente também ajudou a combater as FARC.

Marcos.T
Marcos.T
13 anos atrás

Paulo Henrique
Não concordo com você, porque um país que almeja ser um lider regional, ter cadeira permanente no conselho de segurança e fazer acordos de paz no Oriente Médio não deve se permitir a simplesmente assistir ao que acontece com seus vizinhos, esse tipo de postura não condiz com o que o país almeja ser.
Acho que já está mais do que na hora do Brasil dizer para a América Latina que tem “galo nesse galinheiro” e “o cabo da adaga é minha e a folha de quem quizer”.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Vader disse:
30 de julho de 2010 às 10:47

Para fazer justiça o Governo FHC também se esquivou de considerar a FARC uma organização terrorista.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Marcos T
Com certeza o Brasil já deveria ter despontado como líder regional, pego o papel que é “NOSSO” por direito. O que eu quis dizer é que não devemos interferir diretamente no conflito da Colômbia, eles tem a soberania deles, que precisa ser respeitada, mesmo eles não respeitando a dos outros. Devemos fazer a nossa parte, o Equador e a Venezuela a deles. Assim, o comércio de compra e venda de drogas, armas e outros suplementos irão sofrer um baque. Com esses 3 países segurando as pontas, a Colômbia da um fatality e ponto final.

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Parabéns Sr URIBE! Sua coragem é digna de alguém que tem como cargo a Presidência da República.

Vader
Vader
13 anos atrás

Paulo Henrique disse: 30 de julho de 2010 às 11:33 “Desconheço o pronunciamento do Marco Aurélio Garcia, dizendo que classifica a organização como “grupo insurgente”” Ele disse isso numa entrevista na França, salvo engano para o “Le Monde”. Não acho que deveríamos nos envolver no “problema colombiano” da forma como os EUA se envolveram. Concordo. Mas então também não deveríamos ir nos meter em Honduras, no Irão, etc, porque, além da Colômbia ser nossa vizinha, também temos um problema social gravíssimo com o tráfico de drogas. Se não podemos nos meter no “problema colombiano”, que nos diz respeito diretamente, muito… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Rodrigo disse:
30 de julho de 2010 às 12:09

“Para fazer justiça o Governo FHC também se esquivou de considerar a FARC uma organização terrorista.”

Lamentavelmente Rodrigo. Aliás, FFHH nada mais era que um borra botas da esquerda-patricinha. Engraçado, pra não dizer lamentável, é ver a petruxada safada afirmando que FFHH era “direita”. Era só o lado direito da mão esquerda…

O Brasil não tem uma direita. Tem duas esquerdas. Por isso que está tudo essa beleza…

Abs.

Julio
Julio
13 anos atrás

Lula, MAG e Celso Amorim, além de fazerem vista grossa aos narcotraficantes, apoiam abertamente todos os atos do governante venezuelano que nada mais é um ditador que está acabando com a Venezuela e tenta de todas as formas impor o distorcido socialismo bolivariano aos paises vizinhos.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Vader disse:
30 de julho de 2010 às 12:55

Para mim FHC e Serra são tão vermelhinhos quanto a turma no Governo atual, somente são mais pragmáticos.

Mas dai a chamar estes caras de direita é meio ridículo.

Tito
Tito
13 anos atrás

Eita, achou mais um né giap, ô felicidade. 🙂

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Golpe eu já vejo diariamente com o Lula afrontando a lei eleitoral do jeito que bem quiser sem maiores consequências.

Tito
Tito
13 anos atrás

É Rodrigo, mas ele “podche”.

Afinal a lei só é boa quando é aplicada nos outros, e depois tem gente que acha que não estamos vivendo numa ditadura.

Abs

Pinochet74
Pinochet74
13 anos atrás

FHC pulsilanime, ajudou o tiranete Hugo Chaves no final de seu mandato mandando navios da Petrobrás mandarem petróleo para o bufão quando os funcionários da PDVSA cruzaram os braços em protesto contra o Bufão. Furou a greve dos trabalhadores venezuelanos e garantiu a continuidade no poder do aprendiz de ditador.

Tito
Tito
13 anos atrás

Pinochet74 disse:
30 de julho de 2010 às 13:36

É verdade, tinha até me esquecido dessa (são tantas).

Tamo ferrado mesmo.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
13 anos atrás

Vader, Obrigado pela informação do Marco A. Garcia. Vader disse: 30 de julho de 2010 às 12:51 “Concordo. Mas então também não deveríamos ir nos meter em Honduras, no Irão, etc, porque, além da Colômbia ser nossa vizinha, também temos um problema social gravíssimo com o tráfico de drogas. Se não podemos nos meter no “problema colombiano”, que nos diz respeito diretamente, muito menos temos que nos meter onde não somos chamados, do outro lado do mundo.” Sim e não! Isso seria nos abster dos problemas mundiais, e o Brasil quer um papel mais audaz. Só precisamos das atitudes certas… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Paulo Henrique disse: 30 de julho de 2010 às 13:45 “Sim e não! Isso seria nos abster dos problemas mundiais, e o Brasil quer um papel mais audaz.” Quem quer “papel mais audaz” amigo? Nós da comunidade de defesa? Os políticos? Os militares e ex-militares? Ou o povo? Porque eu posso te garantir plenamente com toda a certeza mais absoluta da face da terra que se vc perguntar pro povo o que ele quer, ele vai dizer saúde, educação, segurança, justiça, menos impostos, cerveja grátis, mulherada no Vascão, praia todo final de semana, qualquer coisa, menos um “papel mais audaz”… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Tito disse: 30 de julho de 2010 às 13:36 O que me incomoda é que quando alguém denuncia ou critica é anti-patriota, golpista, etc.. O mais interessante é que nos discursos que o Presidente faz, ele continua afirmando que vai fazer isto até o final do seu mandato! Eu também acho que o Brasil não é uma democracia completa e já tenho esta visão desde o Governo FHC! O PT apenas acentuou esta visão! Na minha visão a maior prova da dominação que os Governos brasileiros tem sobre o povo, são as insistentes campanhas de desarmamento. Um povo desarmado, não… Read more »

Alexandre L
Alexandre L
13 anos atrás

O Molusco só fala besteira. Porque ele não combate o crime aqui dentro do Brasil e deixa os problemas dos outros para serem resolvidos por eles mesmo! O boca de latrina!!!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

“Biel disse: 30 de julho de 2010 às 7:59 A Colômbia devia realizar uma operação igual a que fez no Equador só que dentro da Venezuela, localizar as bases dos guerrilheiros no meio da selva e mandar bomba. (Seria um recado a todos que ameaçam a Colômbia) Ou eles só são capazes de fazer isto com países fracos como o Equador, que tem sua força aérea aos frangalhos? Sabe pq eles não fazem isto ? Pq é muito mais simples entregar a responsabilidade de segurança nacional nas mão dos EUA , afinal o trouxa do contribuinte americano que luta para… Read more »

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Marcos.T ; pegue a foto do Evo Morales segurando o Lula por traz com Chavez e Fernando Correa dando risada e vc vai ver o papel de quem é a galinha do galinheiro da América do Sul.
Somos zoados e roubados da Venezuela ao Paraguais pelos amiguinhos de foro de SP de Lula e do PT,o Brasil se quizer ser um bom mediador e ajudar com a paz na América Latina, deve primeiro, combater as FARC e os governos que os ajudam.

Wilton Cavalheiro
Wilton Cavalheiro
13 anos atrás

Quanto ao Brasil querer um papel mais aldaz, isso é de uma ilusão gigantesca; temos politiqueiros de primeira usando nossa politica externa para fazer politica interna, se quizessemos ter uma papel aldaz, estariamos condenando regimes tiranos que apedrejam mulheres, regimes comunistas que prendem as pessoas por serem de oposição.

alex
alex
13 anos atrás

Hoje em dia onde tem americanos tem confusão ou eles provocam confusão. Sempre metidos em guerras desde que se tornaram pais vivem e guerra. O que deve ser combatido são as ideologias ultrapassadas e forma de se fazer as cosias, que esta mais do que provado não funciona nos ultimos 100 anos não faltam motivos pra se repensar tudo. Estas bases americanas na colombia é um absurdo e de total insensatez se ao lado da fronteira deles não conseguem combater as drogas nem dentro do próprio pais acham mesmo que conseguiriam fazer algo???? Aqui na colombia??? Curiosamente agora aparece os… Read more »

Mustafah
Mustafah
13 anos atrás

O cerne da questão está no fato do atual governo brasileiro, não conseguir disfarçar sua predileção por Chavez e os seus associados, assim os interesses do Brasil, são deixados de lado pelas afinidades ideológicas entre o PT e os bolivarianos, leia-se ahi, FARC, Evo, Ortega e o patrão de todos CHAVEZ. Pobre Colombia e Brasil que tem esse como vizinho

aquino
13 anos atrás

chaves é chato uribe é vedadeiro pussaco americano naõ fica bem um país da america latina aliado americano essa disculpa de nacotrafico é só disfarsse a critica do presidente da colombia é por que ele sabe que o lula não vai ser aliado americano nunca foi no brasilos tucanos que tem uma queda pelos eua basta ver o governo do fhc quase montaram bases aqui e o fmi agente que é brasileiro deve prestar mais atençao na politica e no interesse do nosso país……..

voofoo
voofoo
13 anos atrás

Vcs sao u_____________

COMENTÁRIO EDITADO. AQUI NÃO É LUGAR PARA PROPAGANDA POLÍTICA

Vader
Vader
13 anos atrás

Ihhhh, acabo de ver na Globo News: as FARC querem “negociar” com o novo governo, rsrsrsrs…

Tão “arregando” né???? 🙂

Mas o presidente eleito já disse que só negocia quando as FARC libertarem TODOS os reféns. E declararem imediato, total e incondicional cessar-fogo.

Essa é a maior prova de que o Uribe estava certo: não se negocia com terrorista: terrorista é pau no lombo e acabou!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Lastimo ver todo o respeito que tinham por nossa diplomacia estar sendo posto fora por causa da ideologia obsoleta, velha e podre que mantém TopTops da vida mandando e dizendo bobagens na Nação. Nosso líder não engana ninguém, com sua aparência de inocente bobo. O problema é que são todos amigos das FARCs… não vão fazer nada contra elas que, pela mídia, estão lecionando nas ‘escolas’ do MST!

Y por qué no te callas Lulla?

Vader
Vader
13 anos atrás

Paulo Pedro disse:
31 de julho de 2010 às 12:26

Cara, porque você não volta pro “bunker” de onde saiu? 🙂

Caros Editores, falar m. pode?

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Mais que papinho xôxo. Parece coisa de bebado.Coisa sem nexo.

Gunsalmo
Gunsalmo
13 anos atrás

O governo brasileiro foi um dos maiores incentivadores da criação da Unasul, que seria uma espécie de aliança militar sulamericana. Porem, até agora, a Unasul pouco fez além de promover reuniões sem nenhum resultado prático. Só fazem soltar na imprensa notinhas condenando as bases americanas na Colômbia. Pior que isso, a aliança e seus membros não demonstram nenhuma intenção de atacar o principal problema de segurança no continente: As FARC’s. Sabemos que essas organizações tem estreitos laços com os narcotraficantes que assolam nossas cidades, abastecendo-os de armas e drogas, porem o GF continua com sua política de considerar as FARC’s… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Parabens Leccen,Jawsbacc que pena , que comentário horrivel.acorda meu.

Brasil.