Operação Atlântico II mobilizou 10 mil homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica por 12 dias

As Forças Armadas brasileiras realizam exercício conjunto na praia de Itaoca, no sul do litoral do Espírito Santo, na última terça-feira (27). A Operação Atlântico II, que termina amanhã, mobilizou 10 mil homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica por 12 dias em uma área que vai do litoral de São Paulo ao arquipélago de Fernando de Noronha. O foco é a defesa dos poços de petróleo da camada pré-sal.

Os militares realizaram exercícios de proteção dos poços de petróleo, da recuperação de plataformas invadidas por terroristas e de ataque a sequestradores.

SAIBA MAIS:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre esse e outros assuntos no ‘Xat’ do ForTe, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis
Luis
13 anos atrás

Não segura o fuzil pelo carregador, bizonho!!!

bulldog
bulldog
13 anos atrás

Pela foto e postura do soldado vemos como estamos protegidos…..vou rezar…rs

RL
RL
13 anos atrás

Exercicíos dessa magnitude deveriam ocorrer constantemente.

E é o que esta acontecendo.

Muito bom.

KDU
KDU
13 anos atrás

Luis, acho q é assim q nossos soldados são treinados para segurar seus fuzis !!
lembra dos soldados do EB q subiram o morro no Rio atras dos fuzis roubados, eles tbm seguravam o FAL assim igualzimm esse aew…

abs

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Repare q ele nao esta segurando o carregador. Ele esta apoiando o mesmo contra a arma. Como KDU disse, talvez seja algum tipo de treinamento que tiveram devido a alguma experiencia com arma. Sera que esses carregadores nao se encaixam perfeitamente? Sera melhor para o recuo da arma e mais precisao? Ou sera que o soldado segurou a arma de qualquer jeito para uma foto na imprensa? Alguem sabe o real movito por traz disso?

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Acho que “segurar” pelo carregador é doutrina do CFN, vejam essa foto de um conscrito no CIAMPA:

http://www.fotolog.com.br/recruta1/20856900

Acho que o Marine e o Vader podem nos dar mais detalhes sobre isso…

Luis
Luis
13 anos atrás

O carregador do fuzil da foto é o STANAG, padrão da linha AR-15/M-16A4/M-4A1 e da OTAN.
O problema de segurar pelo carregador é que, devido ao uso do fuzil, o retém do carregador pode ficar frouxo e, ao encaixar um carregador, ele não fica no lugar, podendo até cair. O certo é segurá-lo pelo guarda-mão.

Luis
Luis
13 anos atrás

Os exercícios são importantes, mas é necessário ter dinheiro para o dia-a-dia das FA.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

é eu ia falar que o bizonho está errado em segurar no carregador, mas pelo link que o caipira postou, parece que é doutrina da MB.

No meu esquadrão, podia não!!

Bluejacket
Bluejacket
13 anos atrás

É comum infantes segurarem o fuzil pelo carregador para fotografar porque dá uma visão melhor do armamento.

Marine
13 anos atrás

O Luis tem razao! Segurar pelo carregador e coisa de leigo ja que isso pode induzir a uma falha chamada de “failure to feed” ou ate mesmo a uma “double feed”! O correto e segurar pelo guarda mao ou melhor ainda pelo “forward pistol grip” caso o fuzil seja equipado com esse acessorio. Com relacao a foto em si, esta cheirando a FOTEX ou pose de Hollywood, vejam so…O Naval e tripulante de CLanf (nao e infante) e esta fazendo o que apontando o fuzil fora do veiculo ali se expondo daquela maneira no alto? (“Shoot me!!!!) Se ele realemente… Read more »

Caipira
Caipira
13 anos atrás

Blz pessoal, grato pelas respostas!

Vader
Vader
13 anos atrás

É só uma foto pessoal, não se segura fuzil algum pelo carregador para atirar.

Se vc atirar de FAL segurando pelo carregador, como o retém é para a retaguarda, e o carregador sai “para a frente”, o tranco arranca o carregador do fuzil. Fora isso, não dá firmeza nenhuma para o tiro.

Se eu pegasse no meu pelotão soldado fazendo apoio para tiro no carregador era “cantil” na hora, rsrsr…

Abs.

Janiélson de Araújo Carvalho
Janiélson de Araújo Carvalho
13 anos atrás

Bem pelo que os sargentos passavam no EB e também pude comprovar várias vezes, o tranco vai para o ombro e por isto o fuzil tem que está bem apoiado no mesmo e segurar pelo carregador era uma da posições de tiro passadas (que não são poucas) não vou entrar no mérito se é errado ou certo pq muita coisa que ensinam nos livros é bem diferente da realidade (quando esta na lama podre com frio, cheio de tensão, cansado etc). Dá pra ver que ele quis apenas mostrar na foto, pois a altura do olho tá bem longe da… Read more »

Infante
Infante
13 anos atrás

No que se refere ao EB, o manual de campanha do C 23-1 Tiro das Armas Portáteis anigamente trazia a posição de tiro de pé com o FAL segurando a arma pelo carregador, como na foto acima, tanto que quando fiz a CFS em 1999, aprendi desse jeito. Tempos depois o C 23-1 foi atualizado e a posição passou a ser feita com a mão apoiando o fuzil pelo guarda-mão.