Wikileaks é criticado por organização internacional de jornalistas

29

O site Wikileaks foi duramente criticado pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras. Em carta assinada pelo presidente da entidade, Jean-François Julliard, o recente vazamento de 92 mil documentos secretos do exército dos EUA sobre a ocupação do Afeganistão foi tratado como uma “incrível irresponsabilidade”.

“Revelar a identidade de centenas de pessoas que colaboraram com a coalizão no Afeganistão é extremamente perigoso. Não seria difícil para o Talibã e outros grupos armados utilizarem esses documentos para montar uma lista de pessoas para ataques mortais”, diz a carta.

Segundo Julliard, o site Wikileaks já prestou bons serviços no passado, divulgando documentos que expuseram sérias violações aos direitos humanos e às liberdades civis, como um vídeo que mostrou o assassinato de dois funcionários da agência Reuters por militares americanos.

“Tal imprudência deixa em perigo suas próprias fontes e, além disso, o futuro da internet como um meio de informação”, critica Julliard.

Para a organização, a divulgação de milhares de documentos secretos deveria ter sido filtrada para evitar a exposição dos nomes de pessoas envolvidas. “O trabalho jornalístico envolve a seleção da informação. O argumento que o Wikileaks não é feito por jornalistas não é convincente. Wikileaks é um canal de informação e, sendo assim, está sujeito às mesmas regras que outras mídias”, afirma a carta.

FONTE: Comunique-se

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Corrupção a partir de certo nível exige que todos sejam corruptos….Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis…É um processo de seleção negativo….A pior das corrupções não é aquela que desafia as leis mas a que se corrompe a ela própria………

Vader
Vader
13 anos atrás

É simples: se continuarem a divulgar na internet operações militares, participantes, colaboradores, dados de combate, etc, o governo americano vai simplesmente tomar “outras medidas”.

E isso pode ir desde a aprovação de uma lei que restrinja a exibição de documentos até a censura da internet. O que seria lamentável inclusive para tal organização.

Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

A organização Repórteres sem Fronteiras mostrou bom senso em sua crítica.

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Nao gosto de reporteres. Dificilmente fazem uma boa materia. Sempre trazem reportagem superficiais e mostrando apenas um lado da historia.
Neste caso lamentam que nao tiveram acesso ao furo de reportagem.
Tem mais que mostra mesmo. Os EUA sao uma democracia e tem de deixar seu povo (e a gente tambem hehe) saber o que fazem.
Os documentos estao nu e crus para quem quiser ler nada resumido ou omitindo partes.
http://wikileaks.org/wiki/U.S._Intelligence_planned_to_destroy_WikiLeaks,_18_Mar_2008

Marine
13 anos atrás

Hipocrisia de uma organizacao fundada por e liderada por pessoas que se dizem pacificas e anti-guerra mas nao se importam em colocar em perigo a vida de pobres coitados afegaos em vilarejos que apenas querem se livrar do terror que e o Taliban, querem um futuro melhor ao seu pais e familia mas a wikileaks nao esta nem ai pra isso! O real interesse deles e envergonhar os EUA e expor documentos fora de contexto para ajudar a promover a agenda deles. O problema nao e expor os documentos, pode expor, e funcao da “midia” mas deveriam ter removido os… Read more »

giap49
giap49
13 anos atrás

Total apoio ao Wikileaks, aliás a ong Repórteres sem Fronteiras não pode falar de ninguem porque na maioria das vezes ela só serve como um braço norte-americano para criticar países não alinhados aos interesses dos EUA .

Marine
13 anos atrás

Giap49, O senhor e a pessoa mais previsivel que eu ja vi… Nao interessa a noticia ou o contexto, se for algo ruim pros EUA ou envergonhoso o senhor esta aqui pra bater palma. Bem, pessoas como o senhor e os diretores da wikileaks sao todos iguais. Nao interessa que o velinho chefe do vilarejo vai ser morto na frente da sua familia pelo Taliban…Se for pra envergonhar os EUA esta otimo nao e?! O senhor nao deve sequer usar calca jeans, tomar coca-cola ou ir ao cinema de tanta birra pessoal contra os ianques….Alias nao use a internet, ela… Read more »

giap49
giap49
13 anos atrás

Marine , quem anda matando chefes de vilarejos na frente da familia é a OTAN e não o Talibã, e outra o Talibã é ruim e brutal por natureza então nada que eles façam vai me surpreender, mas ao contrário, a OTAN vai pra lá prometendo maravilhas e só leva dor, morte e destruição. E sim, eu uso calça jeans, bebo coca-cola e quando posso vou ao cinema. Meu problema com os EUA é politico e não cultural ou pessoal. Aliás respeito de mais o povo americano pela sua história e tenho como exemplo porque construiram um enorme nação através… Read more »

Marine
13 anos atrás

Giap49, Claro o senhor sabe de tudo que a OTAN faz, afinal fala de sua imensa experiencia no Teatro e observacao pessoal analitica das viagens que ja fez la e entrevistas com o povo afegao… Mas com todo o tempo que o senhor ja passou la no Afeganistao pra nos iluminar aqui, o senhor nao esqueceu de mencionar a “so dor, morte e destruicao” que a OTAN levou com suas escolas, postos de saude, direito a meninas irem a escola entre outros…com essa experiencia toda o senhor nao viu isso la?! Que pena, eu pediria meu dinheiro de volta da… Read more »

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Lembram de Montesquieu… Cabe aos outros dois fiscalizar o trabalho do Sr. Assange. Poderes independentes, que se auto fiscalizam, porém trabalhando de forma harmoniosa. Se ele agir com irresponsabilidade, perde a credibilidade e o financiamento. Então cabe a Papai e Mamãe olhar pelo próprio filho e o filho evitar que seus pais fiquem rabugentos e entrem em disputa. Sr. Assange, antes de publicar documentos explosivos, tenha o bom senso de consultar os velhos (são Mestres neste assunto, pois já o praticam a milhares de anos). Estou tentando religar estruturas antigas de poder com as novas (restabelecimento da ligação entre gerações… Read more »

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Giap49 nao tem como vc gostar do povo americano sem gostar da politica deles. Apesar dos proprios americanos repudiar seus politicos mas eles mesmo apoiam o que seus exercitos fazem. Nao interessa o que for mas se é pra defender os seus interesses eles estao de apoio ao país. E a história americana é essa e sempre foi. Claro que há uma minoria paz e amor por la mas se fosse maioria ja teriam mudado a politica externa a muito tempo.

Alex
Alex
13 anos atrás

Giap49,
Não entendo porque você considera essa Guerra no Afeganistão impossível de ser vencida se o objetivo dela era justamente o de levar esses benefícios citados pelo Marine e que você mesmo disse concordar com ele. Você não pode negar que sem a ajuda externa a situação daquele país estaria muito pior do que esta agora.

Marine
13 anos atrás

Giap49, Criticar construtivamente eu bato palma pra qualquer um que o fizer. O que nao e certo e as pessoas criticarem cegamente mesmo quando um inocente morre. E como bater palma a uma atentado em um mercado de Kabul que matou 50 civis afegaos mas tambem levou 1 soldado americano…Voce pode ate nao gostar do soldado mas nao quer dizer que bater palma por esse incidente seja morlamente correto. O que a wikileaks tem feito e a mesma coisa, esta indiretamente matando pobres afegaos ao simplismente entrega-los de mao beijada ao Taliban e tem gente que ainda bate palma pra… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Ah sim, no tópico:

“liberdade de imprensa é diferente de libertinagem da imprensa” (by Vader) 😉

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Tão reclamando do que?

É a Democracia!!! logo logo o Tio San, defensor da Democracia vai intervir!

O Tio San não dizia que o Mercado é livre para tomar decisões……primeira coisa que os EUA fizeram na crise, foi intervir na economia ahahhahahaha.

Se continuar assim o próximo é a imprensa!

Tito
Tito
13 anos atrás

Dont feed the Trolls…

Invincible
Invincible
13 anos atrás

Vamos ponderar quando a questão é o mercado. A ação de não intervir no mercado e deixar ele se regulamentar é uma posição Liberal. No entanto, mesmo antes da crise o governo americano e qualquer outro governo tem ação sobre o mercado. Um exemplo bem simples são os subsídeos do algodão e do etanol nos EUA. Outro ponto importante que devemos separar são Regime Político de Regime Econômico. O fato dos Estado ser uma democracia não tem nenhuma relação com sua economia. A China é um país de regime comunista com uma economia de mercado capitalista. A Suécia é um… Read more »

MA
MA
13 anos atrás

Um erro, só era preciso censurar os detalhes dos documentos, só isso. Quase sempre que vemos grandes furos onde há nomes de informantes envolvidos a própria mídia tenta protejer estes, para que seja possível o contínuo fornecimento de informações.

Não era necessário, o Wikileaks foi precipitado sim.

MA
MA
13 anos atrás

Invincible, bateu bem a tecla ein. Pessoal nos comentários políticos do ForTe A-D-O-R-A misturar política de estado com política econômica…

Pedro
Pedro
13 anos atrás

HÁ HÁ HÁ!HÁ HÁ HÁ! O POSTE FEZ XIXI NO CACHORRO! HÁ HÁ HÁ! Palmas para todos os EUA e seus queridos lacaios por nos proporcionarem esse momento de alegria e prazer por sua “máscara” de protetor, defensor e justiça do mundo ter caído justamente ante o seu maior instrumento de opressão e mentira, a imprensa!! Veja como é as coisas. Se esses documentos fossem de que a China, Russia, Irã, Siria, Coréia do Norte ou até mesmo a Venezuela ou Bolívia estivesse fazendo esses crimes em seus países ou em algum terceiro essa organização hoje estaria sendo aplaudida e… Read more »

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Invencible

“Se os EUA não tivem agido de forma rápida sobre o mercado haveria um prejuízo muito grande para eles e para o resto do mundo. Portanto um ação de correção do mercado é justificada quando toda a economia é colocada em risco, ou seja, quando o bem comum esta ameaçado.”

Você disse tudo, quando a imprensa colocar “algo” em risco, eles vão intervir.

Ainda mais o Tio San que só vê o “umbigo” deles!

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

Eu apóio 100% o Wikileaks, o que eles fazem é o que o verdadeiro jornalismo devia fazer.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

O que esperar de gente que defende e justifica as FARC? Que bata palmas para o Taliban e Al Qaeda! Nada mais natural.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Pedro, só agora tive tempo de ler seu comentário… Tá de parabéns!! é isso ai, concordo com suas palavras, e ainda temos que ouvir que somos anti-americanos ahahahah Ou você está do lado deles ou você está contra, as coisas não funcionam assim!! Eu admiro os EUA, lá você encontra lunáticos que usam o “patriotismo insano” contra seu próprio povo um ex: Pentágono. Temos os jovem guerreiros que lutam pelo seu país, independente dos motivos….. Temos a imprensa “comprada”. Temos a imprensa liberal e corajosa ex: Wikileaks, Michael Moore e muito mais….. Não é a toa que os EUA é… Read more »

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Pedro,

Quando eu digo que a coisa esta ficando “surreal” ninguém acredita…

A velhinha de Taubaté deve estar adorando esta chanchada…

Risos.

Outro rock:

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/45051/

João
João
13 anos atrás

Pedro, na mosca! seu comentário aponta para a sujeira da hipocrisia que EUA/OTAN insistem em varrer para baixo do tapete, más que de tanto se acumular já não dá mais para ocultar. E viva o Wikileaks! É o trabalho de sites como este, difundindo informações que rompem o virtual bloqueio das grandes e corruptas corporações de mídia, que pode ajudar o ocidente a superar a crise e decadência provocadas por lideranças criminosas, que se utilizaram do militarismo desenfreado, do narcotráfico ( e da lavagem o dinheiro ), do terrorismo e da especulação financeira sem limites, como atalho para a riqueza… Read more »

João
João
13 anos atrás

raptor,

um vídeo para ilustrar a letra desta música do legião urbana:….hehehee

http://www.youtube.com/watch?v=k-qYu-zRiGM

CosmeBR
CosmeBR
13 anos atrás

Pedro,
Vc está de parabéns! Muito obrigado por seu comentário!

BRASIL Acima de Tudo!!!

Raptor
Raptor
13 anos atrás

Valeu João!

Abraços.