O veículo blindado de infantaria que aparece nas fotos é o K300 ou XK21 KNIFV (Korea Next-generation Infantry Fighting Vehicle), da Coreia do Sul.

A produção inicial estava programada para 2008, com a aquisição planejada de 466 unidades, ao preço aproximado de US$ 2,3 milhões.

O K21 é construído em fibra de vidro, para reduzir o peso do veículo (cerca de 26 toneladas) e permitir o trânsito em altas velocidades, sem a necessidade de motores volumosos.

Ele é mais leve que outros IFVs, incluindo o Bradley americano, com mais velocidade e carga. O desenvolvimento levou 10 anos e custou cerca de US$ 80 milhões. Mais de 85% do projeto é sul-coreano.

O veículo compartilha de alguns sistemas do carro de combate K2 Black Panther, incluindo a suspensão semi-ativa, o sistema C4I de gerenciamento de campo de batalha e o sistema de defesa ativa contra foguetes e mísseis anti-carro.

A blindagem é feita com um sistema de material composto em camadas, para que o veículo possa ter o mesmo nível de sobrevivência do M2 Bradley e superar o BMP-3 russo.

Na parte frontal o veículo pode resistir à munição de 30mm APDS do BMP-3, que tem penetração de 50mm de blindagem a 1.000m de distância. A blindagem lateral resiste à munição de de 14,5mm AP, que penetra 25mm de blindagem a 1.000m.

O topo do veículo resiste a fragmentos de artilharia de 152mm, explodindo a 10m de distância. Especula-se que o K21 usa múltiplas camadas de blindagem de fibra S-2 e cerâmica complexa, incluindo liga de alumínio de baixo peso.

O armamento inclui uma torre estabilizada de canhão de 40mm e uma metalhadora coaxial de 7,62mm, com a possibilidade de acoplar mísseis anti-carro em lançadores nas laterais da torre.

A fabricante Doosan pretende exportá-lo, competindo com o M2/M3 Bradley, CV90, BMP-3 e o Puma. Ele também disputará espaço com o  MOWAG Piranha, o Pandur II, Patria AMV, o VBCI francês e o Boxer alemão.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ezeca
13 anos atrás

Uns desses mesmo que de pratileira ñ seria nada mal
na selva só em quanto os Urutu lll / Guarrani chegam…

ha tinha esquecido que aqui e Brasil tudo tem um tempo bem praticular…

bela fotos!!!
abs.

M1
M1
13 anos atrás

bacana

SNIPER
SNIPER
13 anos atrás

Ezeca;
Como assim Bld na Selva?
Tens noção do que dissestes?

ABULDOG74
ABULDOG74
13 anos atrás

Parecendo ter certa capacidade anfíbia seria de grande valia para o Corpo de Fuzileiros Navais, em substituição aos M-113 ; mesmo sabendo que serão atualizados……

Bosco
13 anos atrás

Abuldog,
Esse nível de capacidade anfíbia é indiferente para os fuzileiros já que serve apenas para atravessar pequenos trechos d’água.
Com ou sem essa capacidade o mesmo seria desembarcada já na praia.
Pra assalto anfíbio vindo do mar tem que ser mesmo veículos como o LVTP.

Nick
Nick
13 anos atrás

E o Charruá??

Esse ae é bonito mas tem de ver essa flutuabilidade. Já matou alguns Coreanos….

[]’s

Danilo
Danilo
13 anos atrás

Um blindado politicamente correto.

Reciclavel !

Mauricio R.
13 anos atrás

O Charrua, a agua passou e levou…

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Na foto de nº 10 vcs notaram a altura dos cartuchos sendo expelidos? Coitada da infantaria que estiver seguindo a pé ao lado….rsrsrs
Abraços,