Insurgentes talebans vestindo uniformes militares americanos atacaram ontem duas bases da Otan (a aliança militar ocidental) na Província afegã de Khost (na fronteira com o Paquistão).

Segundo a Isaf (Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão), pelo menos 21 milicianos foram mortos e cinco foram capturados. Não houve vítimas ou feridos entre militares da Otan.

O ministro do Interior afegão disse, no entanto, que o número de mortos chega a 24. Outro ministro, o da Defesa, declarou que dois soldados afegãos morreram.

Um dos ataques foi contra o acampamento militar Chapman, onde quatro funcionários da CIA (Central Americana de Inteligência) e três seguranças contratados foram mortos em dezembro do ano passado, em um ataque suicida.

As bases atacadas se localizam numa região a cerca de 100 km a sudoeste de Cabul, numa das áreas de maior atividade do Taleban. No último dia 14, um grupo de insurgentes atacou uma base das tropas internacionais na mesma região.

Os ataques foram reivindicados por um porta-voz do Taleban, Zabiulah Muyahid. Recentemente, ocorreram investidas similares de insurgentes contra bases americanas em Bagram, Jalalabad e Candahar.

Segundo a rede britânica BBC, o Taleban está implementando ataques de estilo guerrilha cada vez mais sofisticados contra posições das forças internacionais no Afeganistão e no Paquistão.

FONTE/FOTO: FSP/AFP

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glauco
Glauco
13 anos atrás

Tabebans ?? que que é isso?

Seal
Seal
13 anos atrás

Os “caras”(talebans) estão se modernizando heim!!!

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Depois tem gente que insiste em dizer que a Otan tem o pleno domínio do Afeganistão…
Daqui a pouco vão usar um Apache capturado…

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Falou a voz da experiencia né Wagner…Seus amigos não devem ter boas lembranças de lá.
A não ser que apareça um grande estrategista militar, no lado ocidental eque tenha um “q” de milagreiro a situação sera essa.

lOl
lOl
13 anos atrás

pois eh neh, mesmo usando os uniformes americanos os talebans levaram uma surra…21 milicianos mortos e 5 capturados…não houve nem sequer um militar da OTAN ferido…vão ser incompetentes assim la no inferno….deviam ter mandado os macaquinhos,com certeza iram fazer um serviço mais respeitável…

Marine
13 anos atrás

IOI,

Mas esse resultado e de praxe…Atacar uma posicao defensiva com campos de fogo interligados, Artilharia e Apoio Aereo on call, com soldados melhores treinados, equipados, liderados, doutrinados da nesses resultados 90%+ das vezes…

SF!

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

“Nada é mais oculto do que o mais aparente”

Os Americanos chegaram sim a estabilizar o Afeganistão, porém, agora, como esse vem recebendo apoio (ajuda velada) do Irã, do Paquistão e China (o inimigo de meu inimigo é meu amigo, não importa quem seja); os EUA estão começando a enfretar os mesmos problemas que eles causaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas na guerra que essa teve com o Afeganistão.

As informações mais céticas são de que a Capital Cabúl caia em mãos Talebans em mais ou menos 6 meses, se nada for feito com urgência.

Marine
13 anos atrás

Claudio,

Concordo que a situacao no Afeganistao piorou de uns 2 anos pra ca, mas discordo que a capital Kabul caia enquanto houver tropas da OTAN la. Apos a retirada das tropas sao outros 500 mas dai a cair agora com milhares de soldados ocidentais na cidade e no minimo sonho do Taliban.

Abs!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Uma coisa é fato, o taleban meio que tá mudando sua forma de agir, teve até relatos de sniper atuando lá, até já matou e feriu um soldados da Otan, pela perícia dos tiros dizem que pode ser dos Balcãs e não do taleban.

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

Marine disse: 29 de agosto de 2010 às 16:53 Então rapaz, foi um matéria que li na internet, nela, a população do Afeganistão está cética quanto a vitória da guerra por parte dos EUA e do atual Governo. Aos poucos os povoados estão sendo infiltrados com homens do Taleban e dominados pelo terror (horror) dos castigos impostos a quem ajude aos Americanos (cristãos, assim estão sendo chamados), a população está com medo de que o Taleban volte ao poder em pouco tempo, e para não serem punidos com a Lei do Taleban os Chefes Tribais estão fazendo alianças secretas com… Read more »

roni
roni
13 anos atrás

contra este tipo de inimigo nao a vitoria total so parcial o taliban nunca vai acabar e so a otan sai do afeganistao e eles voltan ao poder sem duvida nenhuma

Belisário
Belisário
13 anos atrás

É a velha história: os ingleses tentaram, os russos, os franceses, agora os estadunidenses. Todos falharam. Li aqui ou em algum outro lugar q se o povo nao estiver do lado do exercito ele será derrotado. O povo afegão n está do lado da “ONU”, portanto, qrendo ou nao é outro vietnã. É o q penso!

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

O Afeganistão levou 15.000 almas soviéticas devido a babaquice de meia duzia de idiotas do politburo, mas os norte americanos tambem contribuiram para isso. Não obstante, de fato, a OTAN, em escala menor, enfrenta os problemas que meus amigos enfrentaram. Não tem como controlar esse país, eles mesmos jamais se controlaram… Vc pode botar 300.000 soldados pesadamente armados e não vai resolver…] O que eu vejo é a Otan ignorando o fracasso soviético e fazendo exatamente a mesma coisa: apoiando um governo que os afegãos não querem. Eles não queriam um govwerno socialista, e tambem não querem a democracia ocidental.… Read more »

#Wagner
#Wagner
13 anos atrás

Belisário disse:
29 de agosto de 2010 às 19:44
É a velha história: os ingleses tentaram, os russos, os franceses, agora os estadunidenses. Todos falharam. Li aqui ou em algum outro lugar q se o povo nao estiver do lado do exercito ele será derrotado. O povo afegão n está do lado da “ONU”, portanto, qrendo ou nao é outro vietnã. É o q penso!

Concordo plenamente…

Marine
13 anos atrás

Com relacao as dificuldades no Afeganistao e guerra assimetrica em si todos ja sabemos. Mas para aqueles que dizem que o povo afegao nao apoia a OTAN ou prefere apoiar o Taliban, existe uma materia aqui mesmo no Forte sobre pesquisas de opiniao publica no Afeganistao que apontam justamente o contrario. Basta procurar.

Sds!

reij
reij
13 anos atrás

eu penso que pra otan ganhar essa guerra so comprando os chefes talibans com muito dinheiro, os sheiks e tal pois caso contrário, não dá pois o afeganistão é uma somália mais remota e primitiva ainda,controlada por milhares de lideres “tribais religiosos e primitivos”, infelizmente so comprando essa moçada e formando uma aristocracia como existe na arabia saudita, ou colocar um homem forte no pais tipo um sadan hussein e dar as ferramentas pra ele promover uma carnificina, assim ele controlaria a população, pelo terror, teria que ver o que o mundo acharia disso tudo