Brasília, 08/09/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o ministro da Defesa da República Popular da China, General-de-Exército Liang Guanglie, reconheceram que a paz e o desenvolvimento econômico e social representam os principais desafios de hoje, e exige aprofundamento na cooperação internacional. A avaliação conjunta dos ministros foi feita nesta quarta-feira (08/09) em visita oficial ao Brasil, no Quartel General do Exército.

Diversos temas das relações bilaterais foram tratados durante o encontro. No âmbito da defesa, ambas as partes concordam que o fomento à cooperação constitui importante instrumento para a consecução desses objetivos. “As mudanças de governo no Brasil que se realizarão em janeiro não alterarão de forma alguma a intensificação, o fortalecimento e o aprofundamento de nossas relações”, disse o ministro Jobim em seu discurso.

Ao final do encontro, os ministros fizeram um balanço das ações desenvolvidas nas relações bilaterais de defesa e reconheceram que essa afinidade entre as Forças Armadas constitui componente importante da Parceira Estratégica entre China e Brasil.

No entendimento dos ministros, a troca de visitas de delegações militares deverá ser intensificada. O reforço de cooperação em áreas de formação de pessoal, treinamento e aprendizado da língua portuguesa, entre outros programas, deve ser realizado intensamente. Os ministros confirmaram ainda a realização da segunda reunião do Comitê Conjunto China-Brasil no Brasil, em 2011.

Conforme o comunicado conjunto, o “intercâmbio e a cooperação entre os dois países nos assuntos de defesa e segurança favorecem o enriquecimento da Parceira Estratégica entre os dois países e o maior desenvolvimento das relações bilaterais”.

O Ministério da Defesa outorgou a medalha Ordem do Mérito da Defesa, comenda no Grau de Grã-Cruz, ao General-de-Exército Liang Guanglie.

Em seu discurso, Jobim declarou que os compromissos do Brasil e da China aprofundam-se quanto à segurança e à estabilidade mundial. “O Brasil tanto quanto a China tem como compromissos o desenvolvimento de seus povos e também o compromisso internacional com a paz”.

FONTE: Ministério da Defesa / FOTOS: Élio Sales/MD

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Nada mais justo a China, sem setimento colonialista e ameaçador, apenas investidora, querer saber como estão as coisas por aqui, dar idéias, trabalhar em conjunto para defender os seus interesses econômicos.
Parabéns à China, e o Brasil em seus diversos setores receba-os bem.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Sim, sim, agora entendo o que eles vieram fazer aqui…

Já já sai um embraer ou o próprio KC-390 xing-ling. É só deixar eles participarem afinal é um grande parceiro estratégico…

Alguém ainda acredita que a China respeite alguma coisa nesse mundo?

Sim, sim, o Jobim acredita… tamo lascado.

Galileu
Galileu
13 anos atrás

hahahaha tamo lascado luiz

Se eles trouxerem a “máquina de xerox” então……vamos ter:
kc xing-ling
tucano xing-ling
To pensando em mais coisa que o Brasil faz que presta, mas não tem muito ahahahah. Eles tem mais a perder que nos ahah

Mas o que será que o Tio San acha dessa investida da China no quintal deles, e olha que faz uns 10 anos que os chinas tão ciscando aqui lol.

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

Cara, Tio Sam não gosta concerteza, mas quando mostraram o que poderia ser nosso disseram ‘é muito para o Brasil…’!

Além do que no FX2 por exemplo como no tudo mais, já sabem que turma daqui tem horrores a tudo que é dus americanu.

A Quarta Frota deles não foi reativada a toa, rsrs. E ta logo ali.

Deus salve o Brasil !!!

Lusitanium
Lusitanium
13 anos atrás

Claro… A China sem sentimento colonizador…
Mostra para eles o projecto detalhado do KC-390 ou do Rafale e amanhã já está sendo construída uma cópia lá.

Mas claro a China só está preocupada com o povo brasileiro! (quando pouco se preocupa com o seu próprio) Tal como fazem com Angola e Moçambique pelos seu petró… Ups… Quer dizer os seus povos…

RtadeuR em que mundo você vive?!!!
A China é o cancro do mundo.
Primeiro foi o Irão, agora a China… o próximo será a Coreia do Norte?
O Brasil anda cada vez mais a dormir com o inimigo.

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Mas o papo não é ideológico.
Por favor dê o nome dos inimigos do Brasil.

Vader
13 anos atrás

Caras, tem horas que dá vontade de xingar, rsrsrs… Ou de dar risada.

Pelo visto a matéria foi escrita por um chinês, e pensada em português.

Porquê? Porque repete duas vezes o “parceira” quando deveria escrever “parceria”. Escrita por um chinês…

E fala, fala, fala e não fala p. nenhuma. Pensada por um brasileiro…

É rir pra não chorar…

felipe alberto
felipe alberto
13 anos atrás

Oooooooooooooolè, 1ª foto

rsrsrs

J. Claro
J. Claro
13 anos atrás

Não sou pai de santo mais tenho um faro de cachorro
caçador. Sinto cheiro de coisa ruim a quilômetros de distância. Esse estreitamento com a china ainda vai nos dar dor de cabeça.

Freire
Freire
13 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk, dá para acreditar nos XXXIIINNGG LING,kkkkkkk.para amigos isto é piada.Cópias made in China dos produtos da Embraer,Avibras,Mectron,e outras mais, KKKkkkk,segure os Chinas.

Thomas
13 anos atrás

bonito o corte de cabelo do General Chinês …

anticomunista
anticomunista
13 anos atrás

Agora vai ter gente feliz.
O Brasil varonil mostrando independência duzamericanu e fazendo acordo com a bondosa China, que só pensa no bem dos outros povos, e portanto só faz acordos em que os dois ganhem, como aquela do reconhecimento de mercado em troca do apoio ao assento permanente no Conselho de Segurança.

lucas
lucas
13 anos atrás

Será que eles querem aprender a pilotar ou tão querendo cherocar o SP, ah tem um cara na foto do lado do brasil que errou de lugar. A embraer ficou a ver navios na china depois do xerox dos aviões. O brasil não vai ganhar nada com esta parceria.

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
13 anos atrás

Depende também da nossa capacidade de negociar. É claro que se eles puderem copiam o que é nosso. Mas nós não devemos esquecer que os chineses estão na nossa frente em muitas áreas, nós também podemos aprender muito ou até mesmo roubar deles. Eles já fazem mísseis balísticos, SAMs, AAMs, ECMs, Satélites de reconhecimento, submarinos nucleares, ACMs, lasers militares, helicópteros de ataque, aviões de caça, motores e muito mais. Até AESAs eles vão ter em alguns anos. Quanto tempo voçês acham que falta para nós chegarmos ao nível deles? A indústria brasileira, por ter seguido os modelos americano e europeu,… Read more »

Carlito
Carlito
13 anos atrás

“…a China, sem setimento colonialista e ameaçador…”

Diga isso à população do Tibet… rsrsrs

Marine
13 anos atrás

Ai ai, esse termo, essa nocao de “Parceria Estrategica” ja ta dando sono…..Zzzzzzzzz

Eu como torresminho podre se o governo brasileiro se referir a relacao com os americanos como “Parceria Estrategica”.

E Brasil, segue o enterro….

Sds!

Groo
Groo
13 anos atrás

Pleto ou plata?

Renato
Renato
13 anos atrás

E os chineses vão aprender português, hah! Os caras já ralam com o inglês, imagina português que é mais difícil.

luciano
luciano
13 anos atrás

senhores se eu estiver delirando perdoem-me,mais acredito que estão completamente corretos os dois lados,sabemos das nossas riquesas,e entre essas riquesas esta o precioso minério de ferro que tanto faz a economia chineza crescer,nos somos um grande fornecedor desse minério aos chinezes,”algum tipo de interferencia” nesse comercio traria grande prejuizo ao desenvolvimento a China!!!eles assim como nois tem grande interesse de que continue tudo indo como esta,venda e compra de produtos sem interferencia alguma de um “vizinho incoveniente”

luciano
luciano
13 anos atrás

Renato disse:
14 de setembro de 2010 às 16:53

“E os chineses vão aprender português, hah! Os caras já ralam com o inglês, imagina português que é mais difícil.”

Não sei qual o estado que você mora amigo,mais aqui no Rio de janeiro ta cheio de chines vendendo pastel por 1 real!!!

Dinho
Dinho
13 anos atrás

A China já é nosso maior parceiro comercial.

Simplesmente não dá mais para ignorar isso.

Ou o Brasil toma as rédeas de seu destino, ou se torna uma das republiquetas da América Central, capacho dos EUA.

Se colocar na balança, EUA, Irã, Coréia do Norte, China, Rússia, etc. estão iguais em muitas coisas, a diferença é apenas no poder econômico e sua influência nos organismos internacionais.

Mas isto não vai vir de graça, só porque o “Brasileiro é um povo pacífico”, e pode servir de exemplo.

Carlito
Carlito
13 anos atrás

“Renato disse:
14 de setembro de 2010 às 16:53

E os chineses vão aprender português, hah! Os caras já ralam com o inglês, imagina português que é mais difícil.”

Em Macau o português é um dos idiomas oficiais. Tive uma namorada descendente de chineses cuja família era de Macau, e ela tinha um tio chinês que falava com sotaque português. Hilário!

ditongo
ditongo
13 anos atrás

Entendam que cooperação em defesa não consiste somente a compra e venda de aviões. Não devemos tratar o Brasil como incapaz de negociar, tomando a China como um bicho-papão. Vamos esquecer o complexo de inferioridade. O Brasil não pode ficar isolado ou limitado militarmente, deve sim estabelecer vários intercâmbios. Porque, quem sabe? amanhã agente pode precisar. Menos discussão ideológica. Por exemplo: todos os anos fazemos exercicios navais junto dos americanos. Eles expõem seus porta-aviões/fragatas aos nossos radares e nos expomos os ruídos típicos de nossos submarinos a eles. Mas nem por isso agente sai perdendo. Adquirimos o mais importante que… Read more »

Brasileiro
Brasileiro
13 anos atrás

Nos brasileiros em maioria infelismente vivemos ainda a ressaca da inflação e da cobrança de juros do FMI,a ressaca do passado ainda nos traz lembrança do colonialismo e não deixa muitos brasileiros ver com nitidez o belo futuro que se desenha para nois e para nossos descendentes,infelismente ainda existe essa visão destorcida por nós mesmos,não enchergamos um presidente (que embora criticado por muitos)cresceu com negociação e fez crescer esse nosso país que tanto nois queremos ver nos mais altos padrões de desenvolvimento,será tão impossivel de acreditar que “somos capazes sim!” de ser oque pretendemos ser?eu acredito que estamos nos tornando… Read more »

JORDAN
JORDAN
13 anos atrás

Aliança com os comunistas, era só o que faltava pra acabar com esse país.