Correa declara estado de exceção após rebelião de policiais no Equador

63

Equador é tomado por protestos de militares contra corte de benefícios; presidente acusa golpe de Estado

QUITO – O presidente do Equador, Rafael Correa, decretou nesta quinta-feira, 30, estado de exceção em todo o país por cinco dias para frear um protesto de militares e policiais contra uma lei que corta os benefícios de setores do funcionalismo público.

“Uma vez que setores da polícia abandonaram irresponsavelmente seu trabalho, tivemos de declarar o estado de exceção”, disse o ministro de Segurança Doméstica, Miguel Carnaval, a jornalistas.

Correa acusou setores da oposição, entre eles o ex-presidente Lúcio Gutierrez de organizar um golpe de Estado contra ele. Policiais ocuparam os principais quarteis de Quito e o Congresso. O aeroporto da capital foi tomado por oficiais da Força Aérea.

Rodovias foram bloqueadas e houve relatos de distúrbios e até roubos de bancos. Outros setores do funcionalismo também afetados pela nova lei se uniram aos protestos, incluindo os estudantes.

Correa se dirigiu ao quartel geral de Quito para falar com os manifestantes e disse que não iria voltar atrás sobre a lei, que visa diminuir os gastos do Estado com o funcionalismo.

“Se vocês querem matar o presidente, aqui está ele. Matem-me!”, disse, recusando-se a recuar na nova lei.

Correa isolado

Os policiais debelados atiraram bombas de gás lacrimogêneo contra o presidente, o que o levou a ser internado no hospital do quartel. Então, o prédio foi cercado.

Falando por telefone à rádio estatal, Correa qualificou os distúrbios como golpe. O presidente afirmou que “a história irá julgá-los (os manifestantes)”. “Eu convoco a polícia patriótica a se submeter” à liderança do presidente, afirmou.

Escolas e lojas foram fechadas por causa da falta de proteção policial. Há relatos de saques em algumas cidades do país, incluindo na capital, onde pelo menos dois bancos foram saqueados, e na cidade costeira de Guayaquil. O principal jornal do país, El Universo, informa que houve assaltos em supermercados e roubos por causa da ausência da polícia.

Reação popular

Centenas de partidários de Correa marcharam até a praça da Independência, no centro de Quito a fim de demonstrar apoio ao presidente.

O ministro das Relações Exteriores, Ricardo Patiño, convocou os partidários de Correa a marcharem ao hospital do quartel para retirá-lo de lá.

O povo marchou até o hospital e entrou em confronto com os policiais rebelados. Ao menos uma pessoa ficou ferida com um tiro no braço, segundo a rádio estatal. Os partidários do presidente atiraram pedras nos policiais e foram repreendidos com tiros e bombas de gás.

Apoio da cúpula militar

A cúpula militar equatoriana afirmou seu apoio ao presidente Rafael Correa, assim como outras instituições do Estado.

“Pedimos calma. Agentes políticos estão desinformando elementos militares”, disse o comandante general das Forças Armadas, general Ernesto González

Em comunicado conjunto, o Conselho Nacional Eleitoral, o Parlamento, A Corte Nacional de Justiça, a procuradoria-geral e a controladoria-geral da República defenderam o presidente.

FONTE: Estadão, com Efe, AP e Reuters

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

…castelo de areia!

Freire
Freire
13 anos atrás

Rssss, Paú neste Bolivariano ditadorzinho de M……,rsssss.

Freire
Freire
13 anos atrás

Deus ajude que este signatário do Foro de São Paulo seja punido pelo seu povo.menos 1 para encher o saco.

Brasil.

jakson almeida
jakson almeida
13 anos atrás

A “decola” dos populistas começou.

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Isso foi postado de manhã no blog aéreo: Cristiano GR disse: 30 de setembro de 2010 às 10:45 EQUIPE DE EDITORES: ESTÁ ACONTECENDO UM EVENTO ATÍPICO NOS CÉUS DO RS ESTA SEMANA. Meu irmão mora numa cidade que fica entre Santa Maria e Canoas, locais da duas bases aéreas do RS e operam respectivamente AMX e F-5. Ele me ligou hoje cedo por saber que me intero de assuntos relacionados as FAs e impressionado me relatou estar passando sobre a cidade um número sem igual de voos de AMX, F-5 e C-130 H. Perguntou se eu sabia de algo. Como… Read more »

roberto bozzo
roberto bozzo
13 anos atrás

Srs. concordo que essa raça de bolivarianos deveriam ser expurgados do mundo, se gostam tanto de socialismo que vão morar em Cuba, sem direito a nada, sem perspectivas de vida… maaaaas, isto deve ser feito de forma democratica, pelo voto e não por golpe; Correa foi eleito pelo voto, portanto, deve sair pelo mesmo.

Freire
Freire
13 anos atrás

Caraca, o que vem por ai……….

Jorge Nunes
Jorge Nunes
13 anos atrás

Golpes de estado na América do Sul tem que ficar no passado.

Mas acho que a UNASUR agiu rápido as fronteiras com Equador foram fechadas rapidamente pelos países vizinhos e as manifestações a apoio a Correia vieram de todos os países da América do Sul.

Só espero que não vire o drama como foi Honduras.

Mario
Mario
13 anos atrás

Menos um populista e caudilho

Bandeira
13 anos atrás

RtadeuR, ouvi fortes rumores de um grande exercício militar na região sul do estado entre01/10 e 10/10, nos municípios de Pelotas/Rio Grande/Piratini/Bagé. envolvendo tropas de infantaria.

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Não gosto destes bolivarianos, muito pelo contário, mas também não apoio golpes ou tentativas de golpe. Tudo tem que ser resolvido pelas vias democráticas e que o povo arque com as consequências boas ou más de suas decisões.
Golpes nunca mais na America Latina.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
13 anos atrás

Me suspreendo com a opiniaõ dos meus colegas que estão a favor desta pequena tentativa de golpe. Ao que sei correa foi eleito com ampla maioria legitimado no poder e não pode não só ele mas se preciso for com interferencia inclusive do Brasil para que nenhum golpe Militar possa ser aceito no continente,nem de direita e nem de esquerda. Talvez voces concordam com FHC que o que atrapalha a democracia e o povo.No minimo patetico.Espero que as Autoridades equatorianas principalmente as Militares que tenham bom senso e procurem dialogos e deixe de bravatas.

Welllington Góes
Welllington Góes
13 anos atrás

Como bem disseram os colegas roberto bozzo e Sagran Carvalho, mudanças tem que serem feitos pelo voto, quanto mais se vota, mas se aprende essa é a regra e não a excessão. Infelizmente ainda vemos gente que mente pequena que apoio esse tipo de atitude viu, o pior é que ainda se faze de nobres defensores democráticos.

Simplesmente patético!!!

Até mais!!!

Bueno
Bueno
13 anos atrás

Rtadeur, muito boa esta sua informação, pede seu mano para tirar umas fotos/videos e vc passa para o pessoal do Blog.

Saudações!

fábio
fábio
13 anos atrás

Aos velhos e nostálgicos golpistas!
O golpe no Equador “furou”.
E agora josé?
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!

É….. novos ventos democráticos sopram da América do Sul.

Não existe mais espaço para “virada de mesa” por aqui.

Jorge Nunes
Jorge Nunes
13 anos atrás

O Exército equatoriano entrou em confronto com policiais rebelados durante o resgate do presidente do país, Rafael Correa, do Hospital Policial Nacional, em Quito, na noite desta quinta-feira (30).

O exército manteve a legalidade.

DV
DV
13 anos atrás

Por sorte, o Exército Equatorio não pensa como alguns reacionários de padaria aí em cima, e está cumprindo com seu deve de estabelecer a ordem.

É já hora de a América Latina deixar para trás as quarteladas.

Cedo ou tarde, o Correa vai sair do poder sim, mas pelo voto. Se não for pelo voto, não muda nada, porque significa trocar um caudilho (de direita ou de esquerda, que seja) por outro.

DV
DV
13 anos atrás

A principal nota negativa, é que agora o Correa vai posar de herói e perseguido. Como fez o Chavez em 2002.

Ironia=on
Parabéns aos seus opositores!
Ironia=off

massa
massa
13 anos atrás

Lamentável !
Infelizmente, nesse confronto a democracia equatoriana irá perder, independente do resultado final.
Provavelmente Correa irá radicalizar daqui pra frente.

Raptor
Raptor
13 anos atrás

São os ventos levando embora pouco a pouco os bolivarianos… Governos não se sustentam apenas em idealismo ultrapassado… A realidade sempre cobra o seu preço…

Abs.

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

republicas das bananas essa unasul. coisa de 3 mundo, enquanto tiver um bando de socialistas de terno e gravata vao passar a mão na cabeça de filhote de ditador, eu não duvio que o chavez mandou seus generais ficarem de prontidão pra um eventual resgate da dignidade bolivariana, para depois estufar o peito e dizer quem manda na AL, ainda bem qe ja acabou essa quartelada(marmelada)…

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Ô cambada do bunker, onde viram golpe de estado? Segundo as informações, os policiais e parte dos militares protestam por uma lei que corta os benefícios de setores do funcionalismo público. Vamos aguardar mais notícias, antes de gritar aos quatro ventos que a direitareacionárialatinoamericana junto com o grandesatãnorteamericanodomal estão a derrubar o governo indígenabolivarianococaleiro.

RoninSnkShit
RoninSnkShit
13 anos atrás

Lamentável o incidente!
O Chavez já veio a público falar que foi uma tentativa de golpe financiado pelos EUA.
Esse Chavez não muda o discurso não? Sempre a mesma coisa?? Daqui a pouco vai mandar 10 batalhões de tanques para a fronteira com a Colombia…

Como diria um amigo meu:
“E o Império desmorona em frente a estupefata falange”

RIck
RIck
13 anos atrás

O golpe de estado no Equador …… “furou”! E agora José? Rsrsrsrsrsrsrsrs! Os ventos na América do Sul mudaram. Não há mais espaço para golpistas de extrema-direita e suas “quarteladas”. O presidente eleito democraticamente pela maioria popular do povo irmão equatoriano não cedeu ao golpe e já falou que os insurgentes e sediciosos serão responsabilizados pela tentativa e ataque criminoso de grupos de direita contra o estado de direito e democracia naquele país. A extrema-direita na América latina ainda não entendeu que não existe mais espaço para esses crimes em nosso continente e tenta desesperadamente voltar ao “poder” de qualquer… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Golpe coisa nenhuma. Isso se chama MOTIM, REVOLTA ou ORGANIZAÇÃO DE GRUPO PARA A PRÁTICA DE VIOLÊNCIA. Confiram o que diria o Código Penal Militar, se pudesse ser aplicado ao caso: “Motim Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados: I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la; II – recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência; III – assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior; IV – ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer dêles, hangar, aeródromo ou… Read more »

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 anos atrás

Mais uma vez os eventos se repetem. 1º – Temos mais um populista megalomaniaco no governo, tentando fazer reformas que ninguem quer (apelando até para o fechamento do Congresso, como por ele mesmo proposto, após projetos vetados com ajuda de Senadores do seu proprio partido). 2º – Um bando de revoltados com o governo, que sem um comando realmente forte e capaz de liderar, agem por impusso, se rebelando contra o Governo. 3º – A grande parte dos militares ficam em apoio ao governo, enquanto os revoltosos são abafados. 4º – O povo nacional e as Nações Sul Americanas (mesmo… Read more »

Julio
Julio
13 anos atrás

Acredito que as noticias estão distorcidas. Pelo que vemos não houve tentativa de golpe, mas, apenas protesto e pressão sobre o presidente em decorrencia da perda de certos beneficios.
Quanto a UNASUL esse orgão é uma lastima criada apenas para satisfazer ao Chaves.

Giordani RS
13 anos atrás

Que se matem esses bolivarianos…o brabo é ter de aguentar as sapientes palavras de nosso boneco sinforoso…e isso veio na hora certa, para tirar o foco das revelações bombásticas que estão nos comPuTadores das farc$…chavez deve estar um sorrisso só…

Nick
Nick
13 anos atrás

Me pareceu algo um tanto quanto teatral. Tenho minhas suspeitas se não foi armado.

[]’s

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

Hitler também chegou lá através do voto. Esse papo de democracia e legalidade serve na teoria, não na prática. O cara é um populista horrendo, que se aproveitou de um estado carcomido e como sempre, o que sobra são as forças militares, que possuem estatutos, regimentos e doutrinas, coisa que o meio civil não tem, e se tem, nao é respeitado. Os policiais e militares não fizeram nada mais do que seu direito de exercer seu poder cidadão de reinvidicar explicações sobre as mudanças que os atingiam bem no “couro”. O governo é que quis engrossar. Esses espúrias só caem… Read more »

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Bolivarianos e democracia não podem estar em uma mesma frase.
Esta história esta mal contada. Isso pode ser uma desculpa para o Sr. Presidente Correa, eleito democraticamente, fechar o congresso e abrir sua caixinha de Pandora do “socialismo do sec. XXI”. Resumo da ópera: Venezuela = Equador = Bolívia

Vader
Vader
13 anos atrás

Giordani RS disse:
1 de outubro de 2010 às 14:04

Bem lembrado Giordani. Diz a lenda que se a coisa não se resolve domingo e der tempo de a polícia colombiana decriptografar o que estava nas CPUs e “pendrives” do Mono Jojoy, uma legião em BSB vai ficar sem emprego ano que vem, tamanhas são as revelações.

Tem gente no Itamaralívia que está dormindo à base de Dormonid há uma semana.

Abs.

PEDRO
PEDRO
13 anos atrás

OK… ele tem que ser retirado pelo voto. Mas e se ele se trancar no palacio presidencial e dizer:
“DAQUI NÃO SAIO!!!” como fez Hugo Chavez e FIDEL ?
Quem vai tirar ele ? O EXERCITO!!!

Pedro Mota
Pedro Mota
13 anos atrás

Mais uma ditadurazinha caindo… que se expalhepela Venezuela e Bolívia… e quem sabe chegue aqui antes de nós darmos conta que vivemos numa.

Abraços.

Átila
Átila
13 anos atrás

Correa daqui! Seu fanfarrão!! kkkk

Freire
Freire
13 anos atrás

Vader valeu amigo , não não sairá nada das PCUs capturadas pela Força Colombiana. infelizmente, pois contra os “CUMPAHERO” não aparece nada. será “ABAFADA” pelo molusco. e os caras ai do Equador perderam a oportunidade e o Bolivariano ai vai retaliar! e perpetuar como Chaves…….veremos isso……pena né…

Freire
Freire
13 anos atrás

Caramba vejo que não se faz mais Generais como antigamente,nem aqui ,nem lá, ou alcolá,rsssss. acho que perderam o TUTANO……….rsss……aqui e lá…….rssss.

Freire
Freire
13 anos atrás

Itamaralivia Bolivariana em festa……É……

Andre
Andre
13 anos atrás

Quando eu for presidente do Brasil vai acontecer a mesma coisa, pois chegando lá vou a todo custo mudar o sistema previdenciario do pais!!

Onde se aposenta só por tempo de contribuição e o beneficio vai ser igual pra todos: Generais soldados juizes expresidentes ex deputados e ex senadores, predreiros serventes. Quem quiser ganhar mais que faça uma previdencia privada.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Não foi um golpe de estado mas no entanto um pessimo sinal…………

Fred
Fred
13 anos atrás

Rafael Correia é um presidente legitimamente eleito em um regime democrático. Desta vez, os altos escalões das F.A do equador honraram a farda que vestem e não apoiaram o golpismo e nem traíram sua pátria. Respeitaram e defenderam as instituições legais e democráticas do seu país! É para isto que eles estão lá, manter a ordem legal e defender o seu país . Parabéns aos militares que neutralizaram o golpe. Este é o caminho que os militares sul americanos devem trilhar, o do desenvolvimento dentro de um regime democrático e de respeito as leis, esta é a atitude que os… Read more »

SCintra
SCintra
13 anos atrás

RtadeuR Deve ser treina/o p/ a Cruzex. Estou em S.Gonçalo-RJ, uma das rotas de saida do Galeão, e nessa semana houve um movimento atipico dos “gordos”, mas pode ser tudo. Assim como tem um T-27 ou 29, a grande altitude -v. só localiza c/ binóculo- indo e voltando a semana toda, mas com certeza são treinos e num espaço aéreo movimentado. Na Macega os A-4 também ficam e voltando, que v. conclui serem treinos p/ deslocamentos – em um país com as nossas dimensões isso é norma. Só isso, o resto está “quase” tudo normal. No domingo, v. elimina o… Read more »

Biel
Biel
13 anos atrás

O que aconteceu foi um “motim” organizado por componentes de algumas forças policiais, o que é uma coisa inadmissível ( jornais mostram um policial militar atirando bomba de efeito moral contra o presidente de seu país), mas desta vez o exército equatoriano esteve ao lado da legalidade e se manteve fiel ao presidente . Em muitos países isto ai seria punido com muitas décadas de Xadrez , agora uma coisa que ficou evidente durante o resgate foi a precariedade dos recursos do exercito, quem viu a operação percebeu o risco de vida a qual o presidente Correia foi submetido .… Read more »

Biel
Biel
13 anos atrás

Fred

vc disse tudo cara

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Que é isso, cumpanhero ?? Foi só um protesto d’uma categoria de trabalhadores!Não seria mais uma manobra bolivariana para um auto-golpe, como na vanezuela e bolívia?

caipira
caipira
13 anos atrás

como foi bem lembrado por alguns amigos acima, o Exército manteve a legalidade.
Não fossem os militares talvez agora haveria um bolivariano de m**** a menos no mundo.
e é claro, o vader como sempre mata a pau, não foi tentativa de golpe, mas um atentado ou motim.

caipira
caipira
13 anos atrás

será que veremos um “contra-golpe”?!??

hehehe

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

1.5 km, 1 fuzil e 1 milhão de dólares e eu acabo com essa raça hahahaha

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

TKS s

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Adoro os escândalos dos outros….Os que me dizem respeito não me interessam….Não tem o atrativo da novidade….