Rio Grande do Sul negocia Complexo Industrial de Defesa

21

O município de Santa Maria negocia com o governo federal e multinacionais a implementação de um Complexo Industrial de Defesa. As tratativas ainda estão em fase inicial, mas foram alvo de reunião entre o prefeito Cezar Schirmer e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O projeto prevê a construção de um centro de indústrias bélicas e de peças para tanques de guerra. Para isso, a prefeitura já tem terreno disponível e projeto para transformar o aeroporto da Base Aérea em um terminal internacional.

Santa Maria tem know how para isso, pontuou o prefeito. Entre as empresas que estariam sendo sondadas está uma companhia russa e a alemã Krauss Massey Wergmann (KMW), que fornece blindados de combate ao Brasil. Elas se somariam a outras que já atuam na região, como a israelense Elbit, que desenvolve avião não-tripulado.

O governo federal deve apoiar as negociações. O ministro Nelson Jobim destacou que uma fábrica de blindados em Santa Maria seria um marco importante para a cidade, que hoje possui 80% dos blindados do Brasil.

A união entre setor privado e público será vital para a empreitada. Está em negociação a concessão de isenção tributária às empresas. A indústria de material de defesa é uma indústria dual. Não se deve tratar apenas essa questão como um direito das estatais. Ela tem de ter um viés militar, mas também civil, salientou Jobim.

FONTE: Portal Vitrine, via Notimp

NOTA DO BLOG: o ministro Nelson Jobim é natural de Santa Maria

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yasser
Yasser
13 anos atrás

A frota de todos os blindados nacionais se concentra nessa cidade????

Um bombardeio massivo nessa cidade e 80% da frota iria virar pó?

Que bela distribuição estratégica….

Sopa
Sopa
13 anos atrás

Nada mais logico em Santa Maria né Nelsinho !!

Agora pq. 80% da frota está lá ? é pra ficar mais fácil de de defender do Uruguai, Argentina, Paraguai, ou do Atlântico ??

Andre
Andre
13 anos atrás

Otima noticia!!!

Ah e sobre bombardeio massivo?!! Temos a Base Aerea de Canoas e a de Santa Maria. Onde a Basc se desdobra sempre nos exercicios de interceptação no Aeroporto de Passo Fundo. em exercicios sempre com a FAA.
O porto de Rio Grande, onde os blindados possam ser embarcados, e o gigantesco campo de Instruções de Blindados de Cacequi, Afinal se precisa de espaço pra poder treinar.

Nick
Nick
13 anos atrás

Estranho esse dado de que 80% dos blindados do Brasil estão em uma única cidade……. será que está certo isso?

Sobre construir um pólo industrial de defesa, em Santa Maria, normal …seria o legado do Sr Jobin para sua cidade natal.

[]’s

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Alguns pontos a esclarecer: Santa Maria (SM) tem a segunda maior concentração de militares do Brasil, perde apenas para o RJ, tem uma brigada de infantaria blindada inteira lá. Porém a Brigada de Cavalaria blindada fica mais próxima a fronteira em Uruguaiana e Rosário do Sul, sendo que nesta última q ficavam os carros de combate (posso estar desatualizado). Quando ele fala de 80% dos blindados estamos falando de todos os tipos de blindados, M1 transporte, M6 Obuseiro, etc. SM tem o maior entroncamento ferroviário do RS e uma fábrica de vagões da ALL. Só precisa reconstruir as pontes e… Read more »

Wilson Figueiredo
13 anos atrás

É isso, Paulo. Outra coisa: e Bagé?

Marcos T.
Marcos T.
13 anos atrás

Já morei em Santa Maria exatamente entre dois quarteis que se não me engano são 11 no total, mais a base aérea de Camobi, boms tempos (considerando o tamanho da cidade é um numero consideravel ao meu ver).
Lembro da emoção que sentia quando deslocavam de um quartel para outro as enormes colunas de M60 e M41, o chão tremia eo coração pulava.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Yasser disse:
30 de setembro de 2010 às 16:40

A frota de todos os blindados nacionais se concentra nessa cidade????

Um bombardeio massivo nessa cidade e 80% da frota iria virar pó?

E eu me pergunto, QUEM vai fazer esse bombardeio massivo, os argentinos de Pucará?

Sempre defendi a concentração das tropas, em quatro ou cinco grandes núcleos; os ganhos de escala com manutenção, compras, transporte, moradia, combustíveis, seria imenso.

E caso de conflito, logicamente seria posto em prática um plano de dispersão.

Abraço

Max RS
Max RS
13 anos atrás

É provável que a notícia esteja se referindo a 3º DE, com sede em Santa Maria, e não ao município. Mesmo assim, ainda que o pampa ofereça um terreno ideal para os blindados, 80% é um número elevado. Santa Maria abriga as seguintes unidades que utilizam blindados: 6º Brigada de Infantaria Blindada (M-113), 1º Regimento de Carros de Combate (Leopard), 29º Batalhão de Infantaria Blindada (M-113), 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado “Regimento Mallet” (M-108), 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada (acho que Cascavel). Outras unidades subordinadas a 3ºDE (a “Encouraçada”) também utilizam blindados. As cidades que recebem essas unidades são as… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

É não dá para entender, mais de 80% da Arma de Cavalaria,Blindados,Carros de Combate, etcc… se encontra no Rio Grande do Sul, onde hoje a ameaça é placebo.tem estados que não tem uma base de Cavalaria.não dá para entender?

Baschera
Baschera
13 anos atrás

Com o devido respeito aos conterrâneos de S. Maria…..

Duvido. Lá não há praticamente indústrias, muito menos do tipo metal-mecânica.

É sobretudo uma cidade que vive do comércio, pois é um polo regional, e secundáriamente dos dez ou doze quarteis do EB, mais a Base Aérea de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Maria.

Não acredito que haja empregados capacitados nas lides e capacidades necessárias ao tal “polo” que se pretende instalar.

Não no presente momento…… mas posso estar errado.

Sds.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Está errada a notícia de que 80% dos blindados estão lá, é impossível. 80% dos blindados podem, e acho que estão, no Rio Grande do Sul, mas não em SM…
Quem escreveu isso foi jornalista que não sabe nada, que escreve tanque de guerra…
Sobre a concentração… tem que ter muto blindado aqui mesmo, só tem campo no sul.. querem botar blindados onde? na amazonia? nas serras do rio? rsrs

Max RS
Max RS
13 anos atrás

Uma fábrica de vagões está instalada em Santa Maria, além de outras pequenas indústrias ligadas à metalurgia, máquinas e implementos.

Na esfera militar, há o Parque Regional de Manutenção 3, o 4º Batalhão Logístico e o Centro de Instrução de Blindados.

Levando em consideração os profissionais que se formam na UFSM e demais universidades situadas no município, o potencial é enorme.

Crusader
Crusader
13 anos atrás

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin disse:
1 de outubro de 2010 às 12:44

Sim, eu tambem concordo que deveria ser dividido em 5 núcleos, mas 80% em 1 só já é demais.

Como o amigo Sopa falou, pra que tantos blindados na região Sul? Que inimigos “poderosos” temos por lá que presisamos de 80% de nossos blindados naquela região? Os outros estados do brasil vão ficar “chupando dedo” nesse assunto?

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Esta concentração de blindados em Santa Maria atualmente, agora que está afastado o “risco Argentina”, não seria por absoluta falta de recursos para transferí-los para outros locais?

Valdo
Valdo
13 anos atrás

O Max corrigiu a notícia… e olha que tem unidades subordinadas a 3ª DE que fica em outros estados do CMS (acho)… com certeza estão nos lugares certos… assim como está certo novos helis para dar mobilidade ao EB (se vierem) as ações de fronteira na amazônia…
Abraços

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Enquanto isso na capital federal (Brasília) só tem sucatas, fazer o que né. Cascável e Urutu.

ricardo
ricardo
13 anos atrás

TC R1. Há grande concentração de blindados na região.
Também há mão de obra ,capacitada na área em questão.
Mas sinceramente não creio em instalação de industria de defesa em Sta Maria. A região de Caxias do Sul Não deixará.
Isto já foi tentado e Caxias abortou.!!
As referidas empresas, ainda não foram oficialmente solicitadas para o projeto !

Gustav
Gustav
13 anos atrás

A situação de nossa mobilidade,para a implantação de uma industria de defesa, esbarra na mentalidade sub -colonial que ainda temos.Só os produtos de Hollywood e de Marketing é que são bons.Nossos “EXPERTs” tem no Marketing externo sua principal fonte de conhecimento.
Nos falta é um conhecimento real de causa.Os que possuem, são relegados a um 3º ou 4º plano. É a velha política da colônia.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Tem que mandar tanque leve para a Amazônia, proximo da Colombia e Venezuela. Lá estão os verdadeiros riscos. Argentina não vai fazer nada pois virou a casa dos Kirchner… e esse casal odeia os militares deles.

S-32
S-32
13 anos atrás

Acho notável a idéia….afinal em SM está o C I Blind, e lá estão as maiores autoridades em blindados de nosso país. è claro que temos que citar outros especialistas espalhados pelo grande brasil. Também em Ste Lagoas está sendo concentrado o projeto “UT30”, uma noiva família de blindados na família URUTU. Estamos saindo do “zero”, vejo que o Gen Heleno na DCT está no caminho certo…..em breve estaremos fabricando nossos blindados!