Home Arte Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial poderá ser tombado pelo Iphan

Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial poderá ser tombado pelo Iphan

104
8

O Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, conhecido também como Monumento aos Pracinhas, poderá ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O encaminhamento favorável dos pareceres técnicos sinaliza que a medida será aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, na reunião programada para os próximos dias 4 e 5 de novembro, na capital fluminense. A informação foi dada à Agência Brasil pelo gabinete da presidência do Iphan. Segundo o órgão, o monumento é um bem público situado no parque já tombado pelo instituto desde 1965.

Com projeto dos arquitetos Marcos Konder Netto e Hélio Ribas, o monumento foi construído entre os anos de 1957 e 1960 e é integrado por três obras que homenageiam a Força Aérea Brasileira, os pracinhas das Três Armas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e os combatentes e civis que morreram em operações navais. Um museu instalado no local abriga equipamentos usados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) e objetos apreendidos de soldados alemães.

Durante a reunião, os 22 membros do Conselho Consultivo do Iphan avaliarão também os pedidos de proteção federal para mais cinco bens culturais:o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM), o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe (MT), a paisagem natural de Santa Tereza (RS), o Centro Histórico de São Félix (BA) e o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões (AM).

Constará ainda da pauta um tema polêmico: a devolução ao Paraguai do canhão El Cristiano (O Cristão), construído com material de sinos de igrejas, atualmente em exposição no Museu Histórico Nacional, no Rio, e que constitui um troféu da Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai. Os combates se estenderam de 1865 a 1870, envolvendo os quatro principais membros do atual bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). A arma foi apreendida em 1868, quando o Brasil tomou a Fortaleza de Humaitá, no Rio Paraguai. O compromisso de devolução do canhão foi assumido em março deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), general-de-divisão Aureliano Pinto de Moura, é contra a devolução de qualquer troféu de guerra. Ele disse hoje (28) à Agência Brasil que a possibilidade de devolução do El Cristiano “é um desrespeito aos soldados que morreram no Paraguai em defesa do Brasil. “Eles [paraguaios] invadiram o nosso país, eles têm que arcar com as consequências. O canhão fica aqui”. Caso haja a devolução, Moura defendeu que o Paraguai devolva também navios brasileiros apreendidos durante a guerra.

O Conselho Consultivo do Iphan dará o seu parecer sobre o assunto mas, de acordo com o Decreto Lei 3.866, de 29 de novembro de 1941, somente o Presidente da República tem a competência para destombar um bem do patrimônio histórico e artístico nacional, atendendo a motivos de interesse público. Portanto, a palavra final sobre o canhão caberá ao presidente Lula.

FONTE: Pernambuco.com/Agência Brasil

8
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
AlbertodefourtPauloFreireWilson Figueiredo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
lucas lasota
Visitante
lucas lasota

Aproveitando a oportunidade para denunciar o total descaso com o museu do expedicionario na rua das marrecas. Um desrespeito a memoria nacional!

Infa
Visitante
Infa

So o Lula mesmo pra querer devolver um trofeu de guerra, acho q se ele quer fazer politica de boa vizinhança, existem milhoes de outras formas, mas devolver um trofeu de guerra, daqui a pouco iremos devolver as peças de artilharia alemães da IIGM tambem..
Bom existe um abaixo-assinado de uma campanha pela permanência do canhão: http://ocanhaoenosso.com.br/index.php

Sagran Carvalho
Visitante
Sagran Carvalho

Espero que muitos brasileiros responsáveis e que respeitam sua história assinem este abaixo assinado.
É mais uma prova que a PeTralhada não respeita o seu povo nem as instituições deste país, e mais ainda, é um desrespeito muito maior aos brasileiros que tombaram o campo de batalha da Fortaleza de Humaitá!!!
Quanto ao restante da matéria dou todo apoio para o tombamento do Monumento aos Pracinhas.
Abraços

Wilson Figueiredo
Visitante
Wilson Figueiredo

O buraco é mais em baixo. Já faz muito tempo, no Brasil, restauração e cuidados com dinheiro público (nosso) é gasto sem discuções em igrejas. Nada contra mas, os religiosos arregadam seu dinheirinho sem nenhum tipo de tributação, não cuidam de seus monumentos e, esperam sempre a grana do Iphan, inclusive (salvo engano), há um orgão especial para esses monumentos religiosos. Como disse, faz muito tempo mesmo. A questão não é simplesmente esse papo furado de petralha/serrinhapazeamor, nós brasileiros ainda achamos normal cuidar de patrimônio particular e esquecemos nossa história de lutas e de verdadeiros brasileiros. (só para relembrar: essas… Read more »

Freire
Visitante
Freire

Nada mais justo.é nossa História amigos.

Brasil.

Paulo
Visitante
Paulo

Caro Wilson Figueiredo

Se o nosso presidente Lula gosta de ajudar países amigos, por que ele não pode ajudar também o Vaticano?
Aliás, o Vaticano é o que mais mantém representações diplomáticas em nosso País. Gerando milhares de empregos aqui. Muitos destes “consulados” são até mesmo atrações turísticas.

Fico à vontade pra fazer esta brincadeira porque sou católico.

Em tempo: alguém acredita aqui que o Lula vai se sensibilizar com o abaixo assinado? Duvido.

Abraços

defourt
Visitante
defourt

lucas lasota disse:
28 de outubro de 2010 às 21:42
–x–

Eu concordo contigo Lucas mas infelizmente não há MEMÓRIA NACIONAL. A última vez em que os visitei estavam vazios. Tanto este na rua das marrecas quanto o do aterro do flamengo.

Ah! o do aterro num dia de semana só com uma simpaticíssima família de Sul-coreanos…

Somente estádio de futebol enche! [com direito a trocadilhos!]

Abraços.

A tempo:
Na alma essa de dizer que o Vaticano é um Estado então que cuide de suas embaixadas…

Na Alma! Faça Direito ou seja Diplomata; ou melhor: os dois! Você tem futuro! 🙂

Abraços a todos sem exceção!

Alberto
Visitante
Alberto

Devolver o canhao e a Larissa Riquelme ao Paraguai? Nunca! Mas falando serio, nao acho que o Lula nao vai fazer mais isso…. o canhao é um simbolo nacional. Alem disso, o presidente do Paraguai nao canta mais de galo pq esta doente e sem moral depois de descobrirem que ele era adepto da “teologia da inseminacao”