Empresa acusa Exército boliviano de violar território argentino

13

Uma empresa florestal argentina denunciou a invasão de um grupo de 50 militares do Exército boliviano em território argentino, além do roubo de máquinas agrícolas e outros bens com valor superior a US$ 50 mil.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, considerou que o fato é “inaceitável e inadmissível”, e assegurou que já entrou em contato com seu par boliviano, David Choquehuanca, para que “tome medidas”.

O gerente da empresa Volcán SA, Sergio Mazzone, comunicou nesta sexta-feira que os militares bolivianos agrediram e ameaçaram prender os funcionários do empreendimento florestal Polvaredal, situado na província de Salta, fronteira com a Bolívia.

“O grupo vestia o uniforme do Exército da Bolívia e no comando de uma pessoa que se identificou como coronel Willy Gareca”, assegurou o gerente a uma emissora de rádio de Buenos Aires.

“Eles dizem que nós estamos em território boliviano, mas os documentos e os mapas dizem que é Argentina”, apontou Mazzone.

O executivo disse que o episódio ocorreu no dia 26 de outubro e que a empresa prestou queixa na delegacia federal da cidade de Oran, além de apresentar o caso perante o Ministério dos Exteriores argentino.

O advogado da empresa Julio Chávez, avisou que ainda não recebeu resposta das autoridades e que o empreendimento suspendeu as atividades até que seja esclarecido o assunto na Justiça.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
13 anos atrás

É se esse povinho é assim com as forças armadas deles fraca, imagina se houver uma corrida armamentista, é bom o Brasil começar a se cuidar, não teremos vizinhos amistosos na proxima decada…

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

Certo o Eduardo. Mas só quero ver como é que esses índios encrenqueiros se safam dos gaúchos argentinos. No mínimo uns rebencassos eles vão ganhar, coisa que não aconteceu quando se meteram conosco (ainda ganharam umas máquinas de guerra que iam p’ro lixo).

Aldo Ghisolfi
Aldo Ghisolfi
13 anos atrás

CORRIJO: rebencaço.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Tentam incutir que esta região em que vivemos é pacifica e estavel…E que por isso não ha necessidade de se investir em defesa……Que este assunto não merece atenção ou importancia alguma……….A guerra fria ainda não acabou na AL…Troca de farpas e hostilidades entre as nações subvertidas politica-ideologicamente a cada dia mais passam dos limites……..Cada vez mais paises de “esquerda e de direita” se aproximam…Estabelecem acordos, pactos e alianças….E cada vez mais a presença, o apoio e a influencia de potencias como EUA, França,Inglaterra e Russia se intensificam…..Como consequencia de uma guerra/disputa pelo dominio politico, ideologico e economico da região…..Ou você… Read more »

Giordani RS
Giordani RS
13 anos atrás

A penúria é tanta nas FFAA´s argentinas que nem a bolivia respeita mais…e é tudo que um regime bolivariano precisa para se apoderar em definitivo do Poder: Um inimigo externo.

Detalhe: Se o mesmo ocorresse em solo tupiniquim, ficaria por isso mesmo e o nosso glorioso Boneco Sinforoso ainda por cima apoiaria a ação desses bandoleiros!

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

Eu acho que a Argentina deveria responder duramente de forma diplomática se realmente a empresa explorava solo argentino. E deveria enviar tropas para a fronteira com a Bolívia só para mostrar ao Evo que ele está brincando com fogo… Os brasileiros que vivem lá na Bolívia estão sendo escurraçados nos últimos anos. Os militares bolivianos chegam nas fazendas e expulsam os brasileiros com suas famílias só com a roupa do corpo, insultam-nos e fazem ameaças para que não voltem. A ABIN tava investigando isso no ano passado lá na fronteira do Acre com a Bolívia. O Brasil é muito frouxo!… Read more »

RatusNatus
RatusNatus
13 anos atrás

Rodrigo, o que a argentina tem a ganhar com isso?

Vc acredita mesmo que estes brasileiros na Bolívia sejam agricultores que compraram terras por lá?
Não seria mais crível que fossem garimpeiros contrabandistas?

Acho que estes brasileiros deveriam agradecer aos bolivianos por terem sido expulsos sem serem presos. Ficou bem melhor assim.

Tem gente que acredita em tudo….

Alexandre L
Alexandre L
13 anos atrás

Depois dizem que é para nós recebermos esses sul-americanos de braços abertos. conversa fiada!!

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

RatusNatus:
“Tem gente que acredita em tudo….”

Dá uma olhadinha nessa notícia:
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2009/07/30/bolivia-expulsa-brasileiros-de-territorio-na-fronteira/

Tem gente que acredita em tudo mesmo…

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

Pintou o maior concorrente ou o maior aliado do PCC-Comando vermelho: O Ejército bolivariano de Bolívia!
Os caras roubam carros, roubam máquinas, venderm armamento aos traficantes, daqui a pouco vão assumir as bocas de fumo do Rio e a cracolândia em SP.

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Eita …. esses bolivarianos não se emendam, daqui a pouco, encorajados pela atitude do nosso glorioso lider no caso da expropriação de Petrobrás…resolvam buscar de volta o Acre….eita…é rir pra não chorar….
Nanicos arrotando como gigantes….
Caro Rodrigo, concordo com seus comentários.
No mais….tem gente que acredita em tudo mesmo…

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Pelo menos os bolivianos estão dizendo que aquela terra tem dono.
Ao contrário do que li não lembro onde de que soldados do EB foram barrados em plena Amazônia por guardas de segurança estrangeiros……. pode?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin
13 anos atrás

Paulo disse:
10 de novembro de 2010 às 16:36

Pelo menos os bolivianos estão dizendo que aquela terra tem dono.
Ao contrário do que li não lembro onde de que soldados do EB foram barrados em plena Amazônia por guardas de segurança estrangeiros……. pode?

Não lembra por que é mais um daqueles boatos da internet. Não passe adiante esse tipo de coisa, nosso povo já é bastante ignorante, não ajude a piorar as coisas.