Pelo menos 14 guerrilheiros das Farc morreram em um ataque da Força Aérea da Colômbia (FAC) contra um acampamento rebelde na zona rural do município de Ipiales, na fronteira com o Equador.

O general Jairo Antonio Herazo, chefe do Comando Conjunto Pacífico, principal autoridade militar da região, afirmou que o bombardeio teve como alvo uma zona rural de Victoria, no município de Ipiales, departamento de Nariño, sudoeste do país.

Herazo afirmou que o balanço de guerrilheiros mortos chegou a 14, elevando o saldo inicial de 13 anunciado pelo ministério da Defesa em um comunicado.

O ataque contra o acampamento da Frente 48 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi possível “após intenso trabalho de inteligência da Polícia Nacional”, destacou o ministério da Defesa.

Após o bombardeio, tropas do Exército capturaram dois guerrilheiros feridos, incluindo um menor equatoriano.

Segundo o ministério da Defesa, no acampamento estavam cerca de 35 rebeldes sob o comando de “Euclides”, encarregado da rádio clandestina das Farc.

O ministro da Defesa, Rodrigo Rivera, qualificou a operação de “golpe muito sensível em uma das estruturas mais importantes das Farc no sul do país”. “Foi um golpe decisivo na Frente 48, a estrutura rebelde que mais recursos gera para as Farc, por meio do narcotráfico”.

O ataque foi a segunda operação mais bem sucedida do novo governo colombiano, liderado pelo presidente Juan Manuel Santos, depois da morte, em setembro passado, do chefe militar das Farc, Jorge Briceño ou Mono Jojoy.

O comandante das Forças Militares, almirante Édgar Cely, viajou ao departamento de Nariño para estabelecer se entre os rebeldes mortos há algum líder das Farc.

FONTE: AFP, via UOL notícias

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

E pensar que, muita gente esperava moleza com o novo presidente, Juan Manoel Santos. Pau neles!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O cidadão é aliado do Uribe e senão me engano era MD dele..

Esperar muito carinho é complicado..

Lugar de terrorista e traficante é na vala!

Giordani RS
13 anos atrás

Parabéns ao povo da Colombia e ao seu governo por mandar(via A-29! Hehehe) esses bolivarianos para o Inferno!
E agora síndica?
Tenho estranhado o silêncio absurdo do “seuchavez”…terá alguma coisa haver com os computadores apreendidos???? Heheheheheehe…

PS.: E o PA? O ataque virtual dos chineses-bolivarianos foi forte, hein?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Giordani RS disse:
16 de novembro de 2010 às 12:08

Não vai demorar para vir alguém aqui nos chamar de “direita”.

Mario Blaya
Mario Blaya
13 anos atrás

no ano passado o exercito colombiano admitiu que seus soldados inflavam os numeros de baixas provocadas nas FARC pelos seus soldados porque havia uma expecie de premiação dada pelos americanos por inimigos mortos, esses numeros em alguns casos eram inflados com vitimas civis.

além disso, esse deve ser o enesimo golpe “decisivo” aplicado as FARC.

o que está liquidando as FARC são as deserções incentivadas por recompensas vultuosas e anistia, o que prova que a solidez ideologica do grupo e papo-furado.

Mario Blaya
Mario Blaya
13 anos atrás

nossa, esse meu “expecie” esta doendo fundo, me perdoem por favor!!!!

para simplificar, onde esta expecie de premiação, leiam uma tipo de premiação!

Freire
Freire
13 anos atrás

Nossa, será que a “Sindica Vanda ou Estela” aloprou?E ai “cumpanhera” vai defender os “cumpanhero”?

Brasil acima de Tudo.

Vader
Vader
13 anos atrás

Não devemos nunca comemorar a morte de seres humanos, mas sim lamentar que essa pseudo-ideologia cretinizante do séc. XIX ainda consiga atrair pobres-diabos para essa causa mais que perdida. De resto, os computadores dos narco-terroristas apreendidos estão por aí, recheados de “boas informações” a atestar que, inflando ou não os números absolutos de terroristas mortos, o fato é que as facinorosas FARC-EP estão bem perto de serem obliteradas. Mas parece que tem gente por aqui e alhures que torce para que seja mentira… para que as FARC durem mais mil anos assolando a nação e o povo colombiano… Só não… Read more »

andersson
13 anos atrás

foi bom mesmo matar esses caras da farc

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Parabéns à FAC e ao povo colombiano. GIORDANO: o que quer dizer PA? VADER: Salve! Não me entende mal… as coisas não podem ser misturadas; entendo que ninguém está comemorando a morte de seres humanos, eu inclusive. Mas, alegrar-se pela morte dos inimigos, que custaram a vida de muitos amigos, isso sim é moral, ética e filosoficamente válido, salvo hipocrisia. Nesta ótica me regozijo com a destruição dessa gente toda que, graças a Deus, seus efeitos e cocaina ainda não chegaram no meu mundo, mas que, certamente! chegarão, se não forem definitivamente eliminados. E me entristeço com a perda de… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Grande Aldo, não me referi a ninguém em específico, muito menos ao amigo.

Abs.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

VADER: entendi, nem quis dizer isso. Saí atalhando porque achei que enseguida ia ter posts dos bolivarianos lamentando a morte dos ‘heróis libertadores’ da Pátria Colombiana, que isso é coisa de direitistas etc. E já estava comprando a briga. Abração.

Infa
Infa
13 anos atrás

Excelente, 14 guerrilheiros a menos…
Engraçado as FARC q agora vem com esse papinho de tregua, de conversinha… tregua = reestruturação, papo d quem tah perdendo a guerra.. acho bom a Colômbia continuar apertando o parafuso

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

ALDO GHISOLFI disse:
16 de novembro de 2010 às 15:30

PA = Poder Aéreo.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

Feito, Giordano. Gracias.

Mario Blaya
Mario Blaya
13 anos atrás

o curioso e que os grandes sucessos do exercito colombiano vieram do ar, o meio que os americanos dominam a perfeição, com seus predators e satelites.

realmente os americanos tem um concorrente a altura em termos de eficiencia em ataques aereos!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

MARIA BLAYA: pergunto se não será exatamente por causa disso? Não será por que os instrutores americanos ensinaram direitinho a lição e os colombianos aprenderam direitinho, também? Saber que os ST andam por lá e com tamanha eficiência (mesmo apesar dos americanos) é coisa que muito me orgulha, porque levar a cabo uma excelente ação de bombardeio na selva é coisa para muito pouca gente fazer. Principalmente pelo tamanho do alvo plotado.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Da lhe super tucano hehe.

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Parabéns à FAC!!!!!!!!!
Desta vez discordo de você caro Vader….essa corja tem é que virar comida de urubu, serviço que os colombianos estão desempenhando com excelência…..!!!!!
Daqui a pouco vai aparecer bolivariano defendendo esta corja narco-terrorista….inclusive alguns com endereços bastante privilegiados em Brasilia.
Sendo repetitivo…….parabéns a FAC e terminem a limpeza de seu país, que o mundo e alguns irmãos sulamericanos agradecem( infelizmente não todos )!!!

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

O desgoverno brasileiro vai buscar problemas que não lhes dizem respeito no líbano e no sudão e descaradamente finge não ver as ligações das FARC com organizações narco-terroristas e proto-terroristas dentro do próprio país. Deveria ajudar decisivamente para estabelecer a paz no continente, auxiliando a Colômbia a liquidar aqueles bandidos, assim teria alguma moral para pleitear um assento permanente no CS.

Mario Blaya
Mario Blaya
13 anos atrás

o pai do Uribe tinha relações pouca claras com os empreendimentos de Pablo Escobar, os Paras, que foram uma crianção da extrema-direita também faz o trafico, mas não são perseguidos pelas forças de segurança colombianas, realmente somente os traficantes das FARC são perseguidos, seria por causa da ideologia, ou porque as FARC não pagam o pedagio as autoridades ?

Marine
Marine
13 anos atrás

Mario Blaya,

Apenas para clarificar o que voce afirmou acima, estive na Escola de Contra-Guerrilha dos Fuzileiros Colombianos em 2002 aonde nos afirmaram que eles recebiam premios de dias de ferias extras por baixas da FARC.

Claro que tal politica pode ser abusada a fim de o soldado inflar tais numeros.

Sds!

Mario Blaya
Mario Blaya
13 anos atrás

segundo a Folha, entre os 22 guerrilheiros mortos estaria um menino de 12 anos, que os colombianos afirmam ser um guerrilheiro.

a premiação por abate parece que voltou!

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
13 anos atrás

MAURÍCIO: acho que não foram os ST; tive a impressão de ter vislumbrado um BRONCO no filme do ataque às FARCs.

Eduardo RA
Eduardo RA
13 anos atrás

Tem que “cortar no aço” os canalhas. Parabéns aos colombianos!

@wagner
@wagner
13 anos atrás

O problema não é a ideologia. São as pessoas dispostas a matar por ela. Se nao fosse comunismo ia ser outra coisa, provavelmente nacionalismos. Da mesma forma que o problema não é tal paragrafo do alcorão ou da Bíblia, o problema são os fanáticos que deturpam os ensinamentos das grandes religiões e matam em nome dela. Ideologia e livros não matam ninguem. Quem mata são as pessoas. A ideologia ou a religião é slogan. Não adianta malharem o comunismo, são as pessoas que mataram em nome de liberdade, democracia, comunismo ou alcorão que são o problema. Ideologias não criam assassinos.… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

HUGO CHAVEZ VAI FAZER UM MONUMENTO AOS MORTOS DAS FARC, COM CERTEZA, ELE É COMUNISTA E LOUCO.