Surto de cólera já matou mais de mil pessoas no país. Haitianos ocuparam o centro da capital em protesto contra epidemia.

Centenas de jovens haitianos ocuparam o centro de Porto Príncipe nesta quinta-feira (18), onde atacaram soldados brasileiros da força de paz da ONU e levantaram barricadas para protestar contra a epidemia de cólera.

Os manifestantes cercaram e atiraram pedras em um caminhão com soldados brasileiros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), que tentaram afastar a multidão apontando suas armas, sem sucesso.

Durante o confronto, um soldado caiu e foi atingido por várias pedras, mas conseguiu se levantar e embarcou no caminhão, que escapou levando os militares brasileiros.

Os jovens bloquearam com caçambas de lixo as ruas próximas ao Palácio Presidencial, surpreendendo o pequeno contingente da Minustah que patrulhava a zona.

Os manifestantes, que se reuniram na praça do Campo de Marte, bem perto do Palácio Presidencial, gritaram slogans em creole tais como “A Minustah nos trouxe a cólera”. Um cartaz em creole também indicava “A Minustah joga excrementos na rua”.

Estamos contra o poder e contra a Minustah, que não fazem nada. A Minustah deveria pacificar o país e hoje estamos pior. A Minustah mata haitianos”, disse Ladiou Novembre, um professor do ensino médio.

Os jovens tentaram chegar à base da Minustah em Gourdon, mas foram impedidos por militares não identificados, que fizeram disparos e atiraram bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes recuaram então para a praça do Campo de Marte, diante do Palácio Presidencial.

Nos campos de refugiados da capital, onde milhares de pessoas vivem em barracas, jovens também enfrentaram as tropas da ONU lançando pedras, e foram reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo.

Na véspera, um homem morreu baleado e várias pessoas ficaram feridas depois de choques entre capacetes azuis e manifestantes em Cap-Haitien, norte do país.

No início da semana, confrontos entre manifestantes e capacetes azuis deixaram dois mortos e 14 feridos em Cap-Haitien, além de seis soldados da ONU feridos em Hinche (centro).

A epidemia de cólera já causou mais de 1.100 mortos no Haiti desde outubro, e a situação deve se agravar em um país onde milhões de pessoas vivem em campos de refugiados desde o terremoto de 12 de janeiro, em condições higiênicas precárias.

Fonte: globo.com

Colaboração: Agradecemos a participação de nosso usuário GMC, pela sugestão da matéria.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

A situação no Haiti está se deteriorando a cada dia que passa.

No “post” logo abaixo tem uma matéria rifando o Ministério da Defesa.

É muito bom a dona Dilma deixar o Nelson Jobim no comando do Ministério da Defesa, pois nosso País vai precisar de um Ministro Inteligente e que sabe o que faz, lá pras bandas do Haiti a situação vai ferver, e não é “qualquer um” que vai resolver o problema.

Julio
13 anos atrás

Lamantável o que está ocorrendo com o povo do Haiti. Culpar os militares brasileiros e a ONU pela epidemia que assola o país é uma orquestrada manobra daqueles grupos que tem apoiadores no Brasil que não querem a presença da ONU no Haiti.
Se os haitianos querem a saida dos militares brasileiros do seu país, acho que a vontade deles deve ser respeitada, MAS, que LULA e DILMA e os PTs da vida não enviem mais recursos nossos (dinheiro pagos com nossos impostos) para serem usados pelos haitianos a fundo perdido.

Vader
13 anos atrás

Já passou da hora de “trazermos os garotos para casa”.

O Haiti e a Minustah é um fracasso. Nossas tropas fizeram o que podiam, mas não bastou: a natureza e a falta de vontade política foi mais perversa do que previram nossos estrategistas militares.

O Haiti hoje está pior do que em 2004.

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Mal sabem eles que a cólera apareceu la por causa da falta de higiene. Culpar a missão de paz parece uma manobra que usa a desinformação para alienar o povo para o real problema.

Antero
Antero
13 anos atrás

Não vamos ficar nada surpresos, se aparecer algum subversivo aqui, dizendo que é manobra dos americanos, que tudo é culpa dos americanos, pelo fracasso dessa missão de paz da ONU.

matheus
matheus
13 anos atrás

Uma das coisas que a ONU não previa em 2004, é que o colapso haitiano ia muito alem da própria revolta popular contra o governo. A questão toda é que se esperava que ao retornar a paz ao país, os dirigentes haitianos seriam capazes de conduzi-lo ao crescimento e desenvolvimento necessário, só que isso não ocorreu. Essa é à hora de retirarmos todas as nossas forças militares e econômicas do Haiti, pois do ponto de vista militar, a missão foi bem sucedida, mas tristemente economicamente e politicamente não. Vamos parar de financiar-los, pois estamos investindo em algo sem futuro, colocando… Read more »

Gbeck
Gbeck
13 anos atrás

De fato é uma pena, mas a cada dia que passa o Haiti se transforma na Somália das américas. Também fecho com o que o Vader disse, acho que tá na hora de cair fora, pelas mesmas razões.

RodrigoBR
RodrigoBR
13 anos atrás

Cair fora do Haiti agora?

Agora é hora de estarmos lá, pois é a hora em que eles precisam realmente de nós!

Essas manifestações são causadas porque alguns líderes contrários a presença da MINUSTAH estão espalhando e “botando” na cabeça do povo que é a MINUSTAH que trouxe a cólera para matá-los ou diminuir a população!

Agora é a hora de estarmos lah, devemos sair de lá ajudando e vencendo e não abandonando a população na mão de meia-dúzia de pseudo-líderes que querem a MINUSTAH longe para exercer o seu poder novamente no Haiti!

Alfredo.Araujo
Alfredo.Araujo
13 anos atrás

Eu já vou na contra-mão…

A unica solução para o Haiti se recuperar, é triplicar, quadruplicar, etc.. o contingente de forças especiais.

Kd o G20 nessas horas ???
Se cada país do G20 doasse uma quantia e enviasse forças tarefas de trabalhadores para lá… isso estaria diferente…

Fabio ASC
Fabio ASC
13 anos atrás

Que Deus proteja nossos Bravos!!!!!!!

Marcos T.
Marcos T.
13 anos atrás

Reconstruir um país praticamente do nada é um tremendo desafio sem duvida. Acredito que não devemos nos retirar agora , sería uma grande irresponsabilidade, tão pouco enviar mais soldados. O que o Haiti necessita é de engenheiros, professores, médicos, dentistas, e um projeto de futuro que de esperança de dias melhores ao povo. Do contrario teremos um possivel Afeganistão, Angola ou até coisa pior, ai do lado. A miséria extrema é terra fertil para traficantes, piratas e terroristas. Acho que os soldados fizeram e fazem a parte deles que é estabilizar o pais más isso não se sustenta por muito… Read more »

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

Vitor disse:
18 de novembro de 2010 às 21:55

Você tem 100% de razão, antes mesmo de ler seu comentário Eu já tinha pensado nisso. A falta de infraestrutura no Haiti é tão grande que a População é “manipulada” facilmente.

Em meu ponto de vista, o que ocorre no Haiti é “manipulação” política da população por parte de algum grupo de pessoas que é contra a presença da ONU.

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

da pena desse povo, falta tudo la, ateh inteligencia, povo facilmente manipulado, eh hora do governo lula fazer algo urgente, senao ficará feia a situação para a minustah, pior que os soldados nao tem culpa.

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

RodrigoBR disse:
19 de novembro de 2010 às 0:59

Você tem total razão, pois é nesse momento que o Brasil vai mostrar que é “capaz” de no futuro comandar outras Missões de Paz da ONU, bem como integrar o Conselho de Segurança.

O nosso atual Presidente, e a futura Presidente, juntamente com o Ministro da Defesa (Nelson Jobim) deveriam discutir “urgentemente” o aumento do efetivo das Forças Armadas no Haiti, porém objetivando o envio de “pessoal” qualificado em reconstruir (ou ao menos ajudar a reparar) toda a “infraestrutura básica” do País.

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Os haitianos estão no fundo do poço, não tem como descer mais, a miséria não entrou pela porta porque nem porta há, além do mais que vantagens políticas haveriam em se investir no Haiti, por isso ninguém investe, aliás me parece o mesmo caso do Sudão.
Estamos no ocidente, o mundo é capitalista selvagem, não há retorno.
Agora a Minustah e seus soldados não podem ir além de sua competência, soldado cumpre ordens, vamos aguardá-las.

CQueiroz
CQueiroz
13 anos atrás

Amigos, o Haiti infelizmente ficou durante muitos anos nas mãos inescrupulosas que só fizeram o afundar nas mazelas sociais, levando ao povo a viver em um mar de esgotos fétidos e sobreviver de esmolas (esmolas mesmos e não projetos de distribuição de renda), o povo haitiano é o mais sofrido por opressão aqui das Américas, mas infelizmente para aquela miserável nação caribenha as vontades da natureza não ajudam a ser re-erguer, pois como todos sabem a Minustah estava fazendo um serviço perfeito quanto à questão de segurança pública, mas infelizmente o terremoto que assolou o país fez com que os… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

A coisa estava progredindo até o terremoto.

O Brasil não tem condições de carregar o Haiti sozinho nas costas.

Existem duas alternativas..

Todo mundo senta, conversa e reconstrói o país;
O Brasil cai fora.

É triste ver um povo sofrendo assim, mas infelizmente não podemos salvar o mundo sozinhos.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

A situação do Haiti está chegando a um nível quase irreversível.Não existe solução a curto prazo para o problema.

Todos os esforços que vinham sendo feitos para reconstrução do país foram destruídos pelo terremoto.

E no atual estágio, se as Tropas da ONU saírem de lá, teremos uma SOMÁLIA nas Américas.

Porém não podemos nos afundar ainda mais nesse caos. Nada de mandar mais soldados pra lá. Não podemos fazer tudo sozinhos.Temos uma missão e estamos cumprindo.

Cabe a outros países americanos fazerem sua parte. Principalmente yankees e canadenses, os “riquinhos” do continente.

KK
KK
13 anos atrás

A situação do Haiti é lamentável, a extrema miséria, ignorancia, corrupção e falta da infraestrutura básica fazem do Haiti um verdadeiro estado falido. Os soldados da MINUSTAH estão fazendo um ótimo trabalho, estão simplesmente cumprindo a missão ao qual foram mandados: pacificar. Não é trabalho deles arrumar a infraestrutura(os soldados brasileiros até tentaram) ou fornecer alguma mínima dignidade aos hatianos, esse deveria ser o trabalho da ONU e do governo Haitiano. Mas a realidade é dura, os recursos destinados ao Haiti são escassos e o que restou ou foi para o ralo da corrupção ou foi mal destinado. Mas mesmo… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Leandro RQ disse:
19 de novembro de 2010 às 9:31

Quando teve o terremoto e os gringos chegaram junto, ocorreu exatamente o inverso..

Foi a maior choradeira dos vermelhuxos, que os gringos chegaram lá para atrapalhar e tomar o controle da situação. Cheguei a ler absurdos que os gringos utilizaram a famosa máquina de fazer terremotos para criarem o caos no Haiti e tomarem o poder das mãos dos bondosos brasileiros.

Agora a fichinha está caindo e querem pedir ajuda deles ?

ahahahahahahahaha

Giordani RS
13 anos atrás

“Vader disse:
18 de novembro de 2010 às 21:08
Já passou da hora de “trazermos os garotos para casa”.
O Haiti e a Minustah é um fracasso. Nossas tropas fizeram o que podiam, mas não bastou: a natureza e a falta de vontade política foi mais perversa do que previram nossos estrategistas militares.
O Haiti hoje está pior do que em 2004.”

Mas não dá nada não meu camarada, é só a síndica seguir os passos do “pai” e mandar a seleção jogar em terras haitianas…daí fica bem na foto e tudo mais…

KK
KK
13 anos atrás

Retirar os soldados brasileiros ainda que eu seja favorável, não acredito que seja possível. Primeiramente, o governo brasileiro quer aumentar o seu protagonismo como “líder” da MINUSTAH para ocasionalmente conseguir uma cadeira no CS da ONU. A MINUSTAH representa o começo deste esforço na diplomacia brasileira, retirar as tropas de lá seria o mesmo que dizer que somos incompetentes e inúteis. Além disso creio que não haverá nenhuma ajuda substancial ao Haiti, pois a ONU tem poucos recursos, os países desenvolvidos tem seus próprios problemas econômicos (decorrente da crise), e os outros países como China, Rússia e India não tem… Read more »

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Se eu alguma autoridade aqui no Brasil responsável por está pasta , largava os indios do Haiti na M… que eles já estavam e retirava a Tropa . Deixem os haitianos comendo barro e que se dane ….

claudio/Itajaí-sc
13 anos atrás

Imagina o susto que levou o cara que caiu do veículo.
Sorte do povo do Haiti que os brasileiros ñ tem dedo pesado. Caso contrário teria um monte de gente levando ums balas de borracha na cara.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Sei não isso te me parecendo mais uma armação norte americana.As coisas pioraram depois que eles enviaram se não me engano 10 mil soldados pra la.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

KK disse:
19 de novembro de 2010 às 9:52

O interesse direto em um Haiti pelo menos estável é dos seus vizinhos.

Se eles não se mexem ou não tem capacidade de ajudar, não seremos nós cobertos de problemas locais e resolvermos a questão. Concorda ?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Olha o exemplo, do que eu falei acima aparecendo.

——————————————————-

Lucas disse:
19 de novembro de 2010 às 10:59

Qual o interesse dos gringos em se meter neste vespeiro sem a menor perspectiva de melhora ?

Você acha que a MINUSTAH teria dado conta sozinha depois do terremoto ?

Os gringos anualmente deportam centenas de haitianos tentando entrar nos EUA.

Para eles não seria mais interessante um Haiti próspero ?

Junior (SC)
Junior (SC)
13 anos atrás

… Haiti é um caso praticamente perdido, somente quando houver união interna é que a ajuda externa começa a surtir algum efeito. O governo brasileiro poderia investir bilhões para ajudar a recuperar o país, mas qual governante vai querer arcar com o ônus politico disso, nenhum. O Haiti vive sendo arrasado desde sua fundação, a natureza tem sido implacavel com ele (terremoto, furação…). Pode ter certeza esse “levante” tem a mão de politicos e criminosos, se é ruim com a presença dos capacetes azuis, sem ele o caos será perpétuo…. mais uma vez a massa sendo manobrada para sua própria… Read more »

Marco
Marco
13 anos atrás

Rodrigo disse: 19 de novembro de 2010 às 8:58 É isso mesmo, Rodrigo. O Haiti estava melhorando antes do terremoto, o qual potencializou as mazelas que já afetavam a população local. O que está ocorrendo lá é um movimento de indignação com o descaso da comunidade internacional (e da ONU) que não ajudam ativamente na reconstrução do país, limitando-se à ema missão de estabilização da segurança. Segurança sem direitos sociais não funciona. O Brasil desempenha bem o seu papel. Faz milagre, inclusive. Trazer o nosso pessoal de volta seria um desrespeito a todos que lá trabalharam e aos comandantes militares… Read more »

emilson_GAC
emilson_GAC
13 anos atrás

será que tem petroleo no Haiti e o lula nao qer contar pra ninguem? porqe tirar dinheiro dos nosso impostos pra agradar opnião publica la fora eh fo…. alguma coisa por tras disso tem?

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Marco disse:
19 de novembro de 2010 às 11:33

Marco uma coisa é o que as FFAA planejam e realmente a missão no Haiti cumpre todos os seus objetivos com excelência.

Outra coisa é o que o nosso Governo quer e a comunidade internacional planejam para o Haiti.

O Brasil sozinho, não tem condições de reerguer o Haiti.

Se ficar por muito tempo do jeito que está, sem uma melhora significativa do país é melhor trazer o nosso pessoal de volta vivo que morto.

Velame
Velame
13 anos atrás

Apesar de não haver solução a curto, médio ou mesmo longo prazo, quem ja esteve la sabe, que se as nossas tropas sairem a coisa vai ficar muito pior!!

“Saltar,lutar, vencer”

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
13 anos atrás

Ja vi gente ai dizendo que é cospiração americana….daqui a pouco vem com papo da maquina de terremotos…eita mania de conspiração. O Brasil fez um excelente trabalho na Minustah, tiraram leite de pedra com os recursos disponíveis, mas o terremoto jogou por terra tuda a estabilização a duras penas conseguida. A verdade que após a estabilização social, a ONU deveria ter alterado o foco da missão, para a reconstrução do país, mas como já mencionado, não há interesse de quem pode em colocar recursos a fundo perdido em tal lugar, exceto o nosso “líder” fazendo propaganda com dinheiro alheio. O… Read more »

Freire
Freire
13 anos atrás

Já está na hora de trazer nossos rapazes para casa, vamos ter que receber em sacos/urnas os nossos, povo mal agradecido.voltemos!

Brasil.

Marine
13 anos atrás

Acho engracado que muitos criticam a falta de progresso na reconstrucao de certos paises em que os EUA esta ou ja esteve envolvido, alguns chegavam ate a se gabar de como o Brasil estava dando um show no Haiti e de como eram muito melhores para missoes de peacekeeping e peace enforcement….

Bem esta ai agora uma crise que mostra bem contrario ao devaneio de alguns, como e facil reconstruir um pais e manter a paz….

Abs!

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Menos né pessoal, não é por isso que vão voltar em saco/urna, e nem significa que a missão é um fracasso.

Pra mim, o Brasil se sai sim muito bem na Haiti!!! O resto é conversa de quem só sabe agir na força e desconsidera outras opções.

O Brasil praticamente faz milagre, o Haiti é como um morto, não adianta levantar, pois se soltar cai de novo!!

Tito
Tito
13 anos atrás

O povo de lá é porco e agora a culpa e da Minustah?

Que fiquem sozinhos comendo barro e cag… no meio da rua.

A. C. Zaitsev
A. C. Zaitsev
13 anos atrás

Para aqueles afeitos as teorias conspiratórias, ou mesmo avesso à elas, saibam, que espalhar o vibrião do Cólera naquele país, Haiti, além de absurdamente fácil é extremamente conveniente aos interesses específicos dos EUA para a região. O Haiti, completamente devastado pelo terremoto, não recebeu nem um pobre centavo das ajuda milionária prometida pelos EUA e União Europeia. As únicas nações que contribuíram efetivamente para o fundo foram os EUA e o Canadá, sendo que até setembro último não havia movimentação financeira efetiva da França (ex-metrópole)… Os EUA, sempre presentes, jamais contribuíram para o desenvolvimento do país, nós por outro lado,… Read more »

A. C. Zaitsev
A. C. Zaitsev
13 anos atrás

Sr. Tito.
As acusações e agitações dos locais é pautada pelos grupos alijados da vida política do país, bem como de criminosos ansiosos pela volta da bagunça anterior, onde podiam dar vazão ao crime com total liberdade.
O governo haitiano, bem como das vítimas da moléstia, aposto, que só há para os prepostos da ONU, gratidão e reconhecimento, pelo esforço ali realizado.

MichelLinekerGM
MichelLinekerGM
13 anos atrás

Pessoal calma aí nos comentarios com relação a esse povo. São um povo sofrido e humilhado até lembra os brasileiros mais pobres.

Agora dizer que é culpa duzamericanu como dizião antes é dose.Podemos ajudar essas pessoas começando a lhes dar conciencia de higiene e saneamento basico.

Marine
Marine
13 anos atrás

Zaitsev, Nao sei se o senhor e informado, mas o pais com o qual mais prove o resto do mundo com ajuda financeira externa, e o primo do norte… Antes que o tema vire anti-isso ou aquilo, o meu argumento e que reconstruir um pais nao e simples como muitos pensam e esta ai um abacaxi na mao do governo brasileiro. Vamos ver qual o resultado que terao… Minha pergunta agora e, caso um desses soldados brasileiros tivessem sido feridos ou ate mortos e por consequencia revidado e matados alguns civis haitianos, sera que os mesmos que condenam os “assassinos”… Read more »

Marine
Marine
13 anos atrás

E de uma infelicidade sem tamanho ver gente aqui agora culpando os EUA em teorias de conspiracao sobre a fonte dessa epidemia, lembra ate dos que arrotaram aquela historia de o terremoto la foi causado pela “maquina de terremotos” americana… Infeliz tambem e ver comentarios menosprezando o povo haitiano aqui no blog, o mesmo blog que a poucos meses atras haviam leitores exortando como os povos brasileiros e haitianos eram “irmaos”. Agora que jogaram pedras em soldados brasileiros a coisa muda de figura rapidinho. Bem esta ai os desafios de se reconstruir um pais, agora e a vez do governo… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
13 anos atrás

Eh cumpanhero, é o que dá brincar de soldado além duma tarde inteira…O que foi um sucesso total até 2007 pode agora virar mais um vexame internacional da maravilhosa política externa do atual governo. Então? Onde está a salvadora engenharia social esboçada pelo PT para livra os pobres negros da perversa herança colonial? E ainda vão objetivar “buscar a paz no conflito entre Israel e o….LÍBANO (???)”.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

“”pelas boas práticas do meu país!””

Vejamos, 50.000 mortos no transito por ano ?????

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Olhem como é notório eu não sou o maior fâ dos EUA que existe, mas não achei nada de sério no site da marinha russa sobre a acusação do chaves contra os EUA.
Sinceramente, ao contraio do que foi dito, a Northen Fleet não tem nada a ver com essa história.

Não tem muito sentido eles provocarem catastrofe humanitaria ao lado deles, eles seriam os primeiros a ter de receber refugiados !
Se fosse no Irã eu acreditaria, mas ali do lado ???

detesto os EUA mas essa de bomba terremotica foi absurda.

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Rodrigo

O “vermelhuxo” ao qual vc se referiu não é pra mim, correto?

Porque se for, vamos brigar feio!
Pode me xingar de tudo, menos de “companheiro”!

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Se tiver dedo ianque nesse caos não me surpreenderia, dizem que foram os brasileiros que levaram a doença pra lá o Brasil está la desde o início da missão e nunca se ouviu falar em cólera por lá só agora, e ouvir dizer que os haitianos estaõ culpando os soldados de Nepal apedrajar os brasileiroa para que se fomos nós que acabamos com os grupos guerrilheiros de lá

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Acho uma tremenda ingratidão eles nos culparem pelas desgraças que ocorreram no pais,nos é que estamos lá de boa vontade!!!!

Deivid
Deivid
13 anos atrás

A sim e mais uma coisa,sou a favor da missão e creio que mesmo com o ocorrido devemos ficar e ajudar ao maximo.
E TAMBEM QUERIA VER FOTOS RECENTES DOS SOLDADOS BRASILEIROS NO HAIT,SÓ ENCONTRO FOTOS ANTIGAS….QUERIA PEDIR AOS EDITORES QUE LEVEM ESTE HUMILDE PEDIDO EM CONSIDERAÇÃO.

Abraços.

JHO874
JHO874
13 anos atrás

Olha como já foi repetido aqui inúmeras vezes lá esta um povofácilmente de serem manipulados. É obvio que eles gostam dos Brasileiros fomos nos que demos esperanças para eles e infelizmente o terremoto tirou o “nada” que eles tinham, antes da catastrófe apenas 10% tinha acesso a luz e água depois disso da para imaginar como ficou? É evidente que são grupos radicais e aversos a MINUSTAH(traficantes e corruptos) que estão manipulandos os “nulos” e gerando essa confusão é um povo cego para onde apontar eles vão, creio que não seje todos que estão contra nos para se ter noção… Read more »