Home Noticiário Internacional EUA enviarão carros de combate pela 1ª vez ao Afeganistão

EUA enviarão carros de combate pela 1ª vez ao Afeganistão

489
33

Os Estados Unidos vão enviar tanques de combate ao Afeganistão pela primeira vez desde o início da guerra, há nove anos, segundo informou o diário Washington Post nesta sexta-feira. Citando como fontes funcionários do governo americano e oficiais militares, o jornal destacou que o general David Petraeus, comandante das forças dos EUA e da Otan no Afeganistão, aprovou no mês passado o envio dos veículos.

“O deslocamento de uma companhia de tanques M1 Abrahms, a cargo dos fuzileiros navais no sudoeste do país, permitirá às forças terrestres atingir insurgentes a partir de uma distância maior e com mais poder letal do que é possível de outro veículo militar dos EUA”, disse o Post.

As primeiras remessas são de 16 tanques para serem usados em partes da província de Helmand, onde se intensificou a luta entre marines e a guerrilha do Talibã, informou o jornal, acrescentando que tropas do Canadá e da Dinamarca têm usado um pequeno número de tanques no sul do Afeganistão.

FONTE: Terra / COLABOROU: Felipe Mataveli de Araujo

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo ferreira
ednardo ferreira
9 anos atrás

Quando se fala em ‘tanque’, fala-se em carros de combate blindados, imagino.

E certamente os ianques devem ter carros blindados leves por lá, até para transporte de tropas.

A novidade é a inserção de blindados pesados, como o M1, blindados de primeira linha.

Aí fica a questão:

se o talibã não tem blindados, para que levar os M1?

Imagino que os talibãs estejam usando armas antitanque mais potentes e talvez os M1 sejam para encarar este desafio. De outro modo, para M1?

roni
roni
9 anos atrás

nossa os americanos nao tinham nenhun tanque no afeganistao dizem que quem travo a maoiria dos combate contra o taliba foi a aliança do norte, e de arrepiar o taliban nao tem tanques nenhun veiculo de combate os flinstones estao dando trabalho para os jetsons hem

Ivo
Ivo
9 anos atrás

Nada melhor que um canhão de 125mm para se defender.A situação tá crítica lá,me surpreende os Abrams não estarem lá a mais tempo,eu pensei que estavam lá desde o começo da guerra.

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
9 anos atrás

O caldeirão ta fervendo por lá….e agora estão colocando um “tempero” especial para ver se terminam o caldo.
Grande enrascada que os americanos se meteram. O problema é que por lá com ou sem OTAN a matança seguirá indiscriminada por motivos que todos aqui já conhecem, pois além da fé assassina que por lá impera, haverá sempre a disputa pelos despojos que sobraram, como ocorreu após a derrota soviética, criando os senhores da guerra que depois de vencer a superpotencia comunista iniciaram uma guerra fratricida que culminou no que está ai hoje.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

RPG-7 vai entrar em açao.

Galileu
Galileu
9 anos atrás

Imagina se o Taliban fosse o Hezbolah, haha

Agora eu sei porque o Br quer entra na Unifil, já que é pra aprender que seja com terrorista de verdade!! lol

Marine
9 anos atrás

Mais uma vez tem gente lendo demais entre as linhas e procurando chifre em cabeca de cavalo…

Um “tanque” e simplismente um sistema de armas altamente eficiente, letal, bem protegido e imponente. Nada mais natural de que um comandante local, que sabe de suas necessidades mil vezes melhor do que nos aqui generais de poltrona, requesite mais uma ferramenta no seu arsenal.

SF!

ABULDOG74
ABULDOG74
9 anos atrás

Quem acha que a missão do líbano tem os mesmos moldes do Haiti, observem esse vídeo; pois até carros de combate(e não transporte como no Haiti)são empregados, vi um vídeo de lá e vi também que existe até peças de artilharia ao comando da força de paz(fico devendo, e depois mando):

http://www.youtube.com/watch?v=0iEjjTg38V4

Yasser
Yasser
9 anos atrás

Eles estão levando os tanques apenas para fins de “exercício de tiro real”.

Vão usar os Talibambis de alvo móvel, assim como a população.

Ai depois vemos a cagada que fizeram no Wikileak.

Ah, além disso serve para achar falhas no projeto do tanque e desenvolver futuras melhorias.

E no final das contas… serve para vender o tanque para outros paises com o slogan: “Testado e aprovado em combate!!!”

Sagran Carvalho
Sagran Carvalho
9 anos atrás

Caro Yasser, Se o dignissimo Taliban não tivesse dado guarida aos loucos da AlQaeda, provavelmente os Americanos não lá estariam, e isto apesar de toda fé assassina deles ( Talibã). Depois dos Mujahedin vencerem a ex-superpotencia soviética, derrubando inclusive o poder deixado pelos mesmos algum tempo depois, entraram numa guerra fratricida em busca de poder e despojos. O Talibã emergiu do caos do governo mujahedin em 1994 e rapidamente consolidou seu controle no Afeganistão derrotando a Aliança do Norte ( mujahedin novamente se uniram depois da matança entre eles para lutarem contra o Talibã ). Durante este período o Talibã… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
9 anos atrás

Para aqueles que duvidam do valor dos blindados!! A infantaria deve estar bem contente com a notícia.

helio
helio
9 anos atrás

Ao meu ver é um grande erro tático lansar mãe de blindados em um ambiente montanhoso onde serão alvo facil para as taticas guerrilheiras do talibam, lembrem que a ex urss invadiu de maneira mais consistente e utilizou grande numero de blindados e o resulado todos sabem qual foi

ednardo ferreira
ednardo ferreira
9 anos atrás

quem armou e treinou mesmo o talibã? e o próprio bin laden?

os eua insistem em fazer umas amizades, viu?

o filme ‘jogos do poder’, a despeito de ser romanceado e comediado, mostra um pouco do q houve lá.

e o final é um tapa na cara de quem acha q o talibã de hoje surgiu do nada.

os eua e sua ‘sábia’ diplomacia do ‘inimigo de meu inimigo é meu amigo’ cavou cada dor de cabeça…

Marine
9 anos atrás

Helio, voce esta mal informado. A Provincia de Helmand no sul nao e como o leste do pais cheio de montanhas. Helmand possui muitos campos planos e poxa vida militar nao e tao burro assim….

Sds!

Marine
9 anos atrás

Pois e Ednardo, realmente sabios sao aqueles que sao doutores em diplomacia internacional a via de filmes de cinema…

Abs!

Marine
9 anos atrás

E pessoal, quando a pessoa procura defender seu argumento independente do topico, utilizando filmes ou programas de TV como defesa de sua tese, Eu apago a luz e saio da sala…. Tchau e benca!

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
9 anos atrás

Os tanques usados por outros menbros da OTAN estavam demonstrando grande utilidade tanto em poder de fogo preciso como em capacidade de sobreviver à ataques e IEDs. além disso tem melhor mobilidade que os veículos com rodas, inclusive e principalmente os hummers, cougars, strikers e etc.

bulldog
bulldog
9 anos atrás

Não acho que seja tanto para se defenderem melhor dos IEDs, mas sim pelos canhões de 125mm. Estão aumentando o poder de fogo a uma distância mais segura.

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
9 anos atrás

120mm

Abs.

M1
M1
9 anos atrás

Olha eu aí! Hehehe!

Vamos ver no que dá. Vamos ver se M1 trazer alguma melhora no combate no afeganistão.

ALDO GHISOLFI
ALDO GHISOLFI
9 anos atrás

Vejo o fracasso norteamericano e a preparação da retirada do TO. A necessidade de blindados como esse, nesse momento, para mim, tem a leitura de que os soldados necessitam lutar muito mais à distância do quanto estão hoje. Demonstra o fracasso da campanha e que a retirada está dependendo apenas da maquiagem da ‘saída honrosa’, como em todas as intervenções que eles fizeram até hoje, salvo VietNam. E como nós estamos na iminência de começar a fazer asumindo Sudão e Líbano, apesar dos ufanistas desplugados.

Marine
9 anos atrás

Materia extraida do Marine Corps Times: “The Marine Corps will soon deploy tanks against the Taliban, a first for U.S. forces in the nine-year war in Afghanistan. A company of M1A1 tanks — about 15 vehicles — will deploy in mid-December and be employed in Helmand province by early spring, said Maj. Gabrielle Chapin, a Marine spokeswoman in Afghanistan. They will provide Marine forces with heavy 120mm cannon fire, but also advanced optics that can be used to observe Taliban fighters from more than four miles away as they plant improvised explosive devices. DISCUSS: Tanks deploying to Afghanistan “Tanks provide… Read more »

Marine
9 anos atrás

Resumindo:

Os tanques estao sendo requisitados pelos seus sistemas oticos de maior capacidade, seu maior poder de fogo e a capacidade “off-road” sem igual nos terrenos abertos na provincia de Helmand aonde podem interditar e interromper incursoes inimigas e a preparacao de IEDs a maior distancia e a noite.

Sds!

Bosco
Bosco
9 anos atrás

Os MBTs têm-se mostrados excelentes para combates urbanos já que o que conta para a defesa é a blindagem, tendo em vista que a mobilidade de um veículo blindado fica muito comprometida nesse ambiente. Também uma baixa silhueta não é relevante em combates urbanos. Em relação a guerra assimétrica também um tanque pesado tem um nível de sobrevivência maior devido a sua blindagem, a despeito do uso generalizado de armas antitanques de baixo custo. Se as RPGs podem danificar ou mesmo neutralizar um tanque pesado imagine o que não podem fazer com um veículo menos blindado. A tudo isso se… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Petraeus vai usar das mesmas táticas que usou no Iraque, p/ reduzir as capacidades da ameaça Taliban.

claudio alfonso
claudio alfonso
9 anos atrás

Quando a situação esta crítica tem que chamar mesmo a cavalaria. Pena que os EUA estão mais para a 7a Cavalaria. Promovendo massacres até serem vencidos pelo cansaço.

Lucas
Lucas
9 anos atrás

Bom eu como leigo posso estar falando bobagem mas.. creio eu que eles estejam mandando esses “tanques” pois a OTAN irá começar a retirar suas tropas e ai? pelo jeito os EUA vao ter que começar a segurar a bronca sozinhos até la se acalmar..

Marine
9 anos atrás

Lucas,

Ja se segura a bronca sozinho a muito tempo, alias desde o inicio, porque os unicos que realmente lutaram la foram os canadenses e ingleses. O resto nao quer nem sair da base se pudesse…

Coalition of the Unwilling to fight

Biel
Biel
9 anos atrás

E tem gente que acha que MBT serve apenas para desfile, ou que não tem futuro.mas em uma guerra existem situações e que um tanque pode ser um ” super trunfo” Poder de fogo + ação de choque + blindagem+ uma certa mobilidade conferida pelas ” lagartas”.

O MBT é rei das guerras de assalto terrestre.

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Do blog Ares, sobre o assunto do tópico: “The Danes have had much the same experience with the Leopard II in Afghanistan, claiming that the tank’s 120mm gun is so accurate that it minimizes civilian casualties, and…” “…the Danes “noted that tanks can respond very quickly when contact is made with insurgents, and that it was clear the Taliban respects tank firepower.” (http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3a202de289-3452-4ac8-b6a7-6ffac2d51289&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest) Citação de um outro blog, a respeito do assunto do tópico: “You know what scares the hell out of dismounted insurgents? 70 tons of badassery that will make them dead if they mess with it…If the problem… Read more »

fuzileiro
fuzileiro
9 anos atrás

É, como tem general de teclado aqui. Tá bom de colocar esse pessoal na linha de frente estão se perdendo por aqui.

ednardo ferreira
ednardo ferreira
9 anos atrás

Creio que que os EUA tem mais de 5000 M1. O Afeganistão é um lugar delicado, a coisa tá pegando, e eles estão lá tem quase 10 anos.

Só agora que mandaram M1 para lá?

Sem dúvida a turma que está no dia a dia já vinha pedindo a tempos. A coisa deve estar esquentado ainda mais (como se em algum momento tivesse sido fácil).

Obs.: para quem quiser um pouco de humor, e aprender tudo errado sobre o M1, aí vai:

http://desciclopedia.org/wiki/M1_Abrams

fn
fn
9 anos atrás

Pqp só porque estão mandando os blindados para lá tão achando que a guerra tá perdida.QUEM já esteve em combate “que não é o meu caso” reza pelo apoio de um blindado”quanto maior melhor”.Já era para eles estarem lá a maiis tempo,provavelmente menos soldados teriam morrido.Se os EUA estão tomando um pau ali não é nada diferente do que já aconteceu antes com outras nações,o que importa é como vai terminar.Quem acha que os EUA devem perder a guerra só porque são contrarios a politica americana deve lembrar das execuções de mulheres em estadios lotados das crianças passando fome e… Read more »