A Coreia do Norte rejeitou nesta quinta-feira a realização de uma reunião militar com o Comando da ONU, ao tempo que responsabilizou Estados Unidos e Coreia do Sul pela troca de disparos de terça-feira, que aumentou a tensão na península coreana.

O Comando das Nações Unidas, liderado pelos EUA e encarregado de supervisionar o armistício com o qual foi finalizada a Guerra da Coreia (1950-53), propôs na quarta-feira que Pyongyang realizasse uma reunião militar em nível de generais para abordar o ataque norte-coreano à ilha sul-coreana de Yeonpyeong, que matou dois militares e dois civis.

A Coreia do Norte rejeitou a proposta por considerar que “aparentemente não vê benefícios práticos nas conversas”, informou um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul citado pela agência local Yonhap.

Além disso, a Coreia do Norte voltou a ameaçar o país vizinho com novos ataques e também responsabilizou os EUA pela troca de disparos na ilha de Yeonpyeong, habitada por civis e localizada na tensa fronteira do Mar Amarelo.

O Governo de Pyongyang assegurou que lançará “sem duvidar uma segunda e uma terceira rodada de poderosos ataques físicos em represália”, segundo um comunicado divulgado pela agência oficial norte-coreana KCNA.

O regime comunista de Kim Jong-il também indicou, sem dar detalhes, que os Estados Unidos, que têm 28.500 soldados destacados na Coreia do Sul, “não podem se esquivar de sua responsabilidade pela troca de artilharia”.

Após o ataque, EUA e Coreia do Sul anunciaram manobras militares no Mar Amarelo entre domingo e quarta-feira.

Fonte: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Digo
Digo
13 anos atrás

Esse conflito está cheirando a uma grande “armação” dos EUA. Eles estão, como sempre, doidos por um conflito e já que os combates no Afeganistão vão de mal a pior, sobram duas alternativas Irã e Coréia do Norte. A meu ver este último é mais interessante por se tratar de um exército convencional e não ter atividades de guerrilha envolvidas (que é onde o bicho pega!).

Jorge
Jorge
13 anos atrás

Digo,
Por que armação?
Os ianques se disfarçaram de norte coreanos e jogaram algumas bombas no Sul?
Ou foi o contrário?
Nada contra, mas gostaria que você mostrasse os indícios dessa armação pra nós, ok?

A7X
A7X
13 anos atrás

Pelo amor de Deus, amigo!!!
Não seja ridículo!

Culpa dos EUA???
O único culpado nessa história toda é o regime comunista norte-coreano, que se aproveita por saber que a Coréia do Sul não quer saber de guerra.

A guerra é a única saída para a Coréia Comunista. E se houver novos ataques, logo logo eles terão o que querem.

Abs.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

A7X disse:
25 de novembro de 2010 às 7:25

Claro que é culpa dos EUA!

Estes malditos yankees-capitalistas-corruptos-decadentes-sionistas-ocidentais, apenas ajudaram a transformar a Coréia do Sul e um dos países mais desenvolvidos do planeta, enquanto a pobre coitada Coréia do Norte, precisa de um grande muro com com cerca eletrificada, campo minado e fosso com jacaré para manter a sua população refém dos caprichos de um anãozinho ditador que vive em um castelo cheio de prostitutas suecas( a última parte também é o meu sonho, mas eu não tenho grana pra isto 😀 😀 😀 )

Eduardo
13 anos atrás

Bom, não duvido nada dos EUA, a indústria armamentista americana deve envolver muitos interesses, fora que é um setor bilionário responsável por boa parte das exportações dos EUA, repararam que sempre os EUA causam um conflito de 10 em 10 anos, com certeza para manter sua indústria armamentista, além do mais, com a recente crise, é uma ótima saida para lucrar mais e sair da crise… O fato mais grotesco, envolvendo americanos que poucos se lembram é o caso da centrifugas da usina de Resende-RJ, os EUA junto com os inspetores da AIEA, onde a comissão contava com 3 inspetores… Read more »

A-1
A-1
13 anos atrás

Mexer em vespeiro e isto que acontece… agora eles que aguentem o repuxo . . .

SCintra
SCintra
13 anos atrás

O que teria acontecido se no lugar da Coreia do Sul, estivesse Israel, ……nada. Ninguem é louco de cutucar um leão, mas um cordeiro. Falta de respeito com a população, assim como há dos governantes com a população do Rio. Uma população,sem agua – à mercê de uma companhia queé “caixa 2”, sem atendimento à saude pública – alardeado a chega do 1o. equipamento de Ressonãncia Magnética no mês passado, estamos em nov 2010, tecnologia “modesnissima”. Às Inteligências, as faltam (Ou melhor asfaltam – Duras, obscuras e negras) tanto lá como cá.

rodrigo ds
rodrigo ds
13 anos atrás

Off Topic:

Rússia autoriza passagem de blindados da Otan por seu território

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/101125/manchetes/manchetes_russia_otan_transito

rodrigo ds
rodrigo ds
13 anos atrás

Líder norte-coreano visitou artilharia antes do ataque

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/101125/manchetes/manchetes_coreias_kim_visita

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Não acho que os EUA tenham (muita) culpa nesa acho que o governo da CN esta atacando só pra testar a diplomacia até onde eles podem chegar….
E Eduardo eu tambem li e ja sabia, E PELO OQUE EU ME LEMBRO “ninguem pode transferir tecnologia nuclear” acho que os EUA sempre abrem aquela brechinha por ai…

Vader
Vader
13 anos atrás

Uzamericanu maú, bobu, feiu i chatu mandaru submarinu cum homi-foca pra Coréia du Norti i elis intraru na artilharia i fizeru us disparu na Coréia dus capitalista sionista malditu. Americanu *&¨%@#$%¨$#.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

Concerteza numa eventual guerra o EUA seriam os primeiros a serem atacados…..E se fosse por mim(Se eu fosse eles) seria no Havai….Porque os danos/prejuízos seriam maiores assim como o número de vítimas…Seria o alvo que causaria o maior impacto e surpresa…O alvo de grande impacto que levaria tempo mais rápido para ser atingido/destruido(Maior possibilidade de êxito/conseguir atingir)……Consequentemente isto levaria ao objetivo principal que seria a desmoralização/humilhação assim como ao êxito propagandístico/Moral deles…Possibilitaria os mesmos resultados…O mesmo êxito dos ataques terroristas do 11 de setembro que eram de atingir os 3 principais/maiores símbolos de seu poderio…..O militar(Pentagono)…..Económico(Torres Gémeas) e politico(Casa Branca(Essa… Read more »

Pete
Pete
13 anos atrás

@ Cor Tal

hahahaha se atacassem os Havai seriam impedidos na metade do caminho.

Como assim nao dao importancia ao Havai ?

OS F22 ESTAO TAMBEM POR LÁ !

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Vader disse:
25 de novembro de 2010 às 9:30

SEN-SA-CIO-NAL!

Eu fiquei sabendo que o baixinho mandou fazer os disparos porque a Microsoft baniu o usuário dele no Live.

Malditos americanos!

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Pete disse:
25 de novembro de 2010 às 10:59 ”

Talvez………..

Eduardo
13 anos atrás

Vader é uma figuraça! Como sempre com excelente senso de humor, hehehehe

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Acho que é mais armação da China ela está testando a fibra dos EUA e ta vendo que os americanos viraram um bando de mariquinhas…

Leandro
Leandro
13 anos atrás

Ainda estão tentando o diálogo? Larga logo o aço no baixinho comunista e unifica a Coréia de uma vez por todas!

@wagner
@wagner
13 anos atrás

Leandro, vc realmente acha que os EUA tem $$ para isso ? E vc acha que a China vai deixar ??

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

MANDA O LULA NEGOCIAR COM A CORÉIA, ELE É PERITO MISSO.