Polícia captou ligações entre membros do Comando Vermelho e do ADA, segundo jornal. Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos

“O serviço de análise da Subsecretaria de Inteligência detectou que está havendo esse tipo de união de duas facções. Isso não quer dizer que o crime seja organizado, pois facção criminosa não é organizada”

José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública

O governo do Rio de Janeiro prometeu endurecer a ação contra os criminosos que promovem, desde domingo, uma onda de ataques em todo o estado. E a reação dos bandidos promete ser dura. Traficantes de facções rivais estariam unidos para promover um mega-ataque no próximo sábado, dia 27, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Os planos dos criminosos foram descobertos pelos serviços de inteligência da Secretaria de Segurança do Rio por meio da interceptação de conversas entre os traficantes. De acordo com o jornal, os diálogos revelam planos de ataques contra as sedes dos governos estadual e municipal, além do lançamento de explosivos em áreas de grande circulação, como pontos e ônibus e shopping centers na zona sul. Os bandidos estaria planejando até mesmo ações contra familiares do governador Sérgio Cabral.

Em entrevista na tarde de terça-feira, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, admitiu que há indícios de que membros do Comando Vermelho, cuja principal área de atuação é o Complexo do Alemão, e da facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA), que chefia o tráfico na Rocinha, estariam unidos com o objetivo de desestabilizar a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no estado.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, a polícia investiga informações de que 100 homens do Comando Vermelho estejam na Rocinha com o objetivo de dificultar uma possível ação do Bope na favela para a implantação de uma UPP. Os traficantes já teriam estocados pneus para serem incendiados e dificultar a visibilidade dos policiais.

Segundo a Folha de S. Paulo, no final de semana, um grupo de criminosos da Rocinha teria pernoitado no Alemão para negociar com Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e Fabiano Atanazio da Silva, o FB, chefes do tráfico na favela e na Vila Cruzeiro uma ação conjunta para desafiar o governo. “O serviço de análise da Subsecretaria de Inteligência detectou que está havendo esse tipo de união de duas facções. Isso não quer dizer que o crime seja organizado, pois facção criminosa não é organizada”, disse Beltrame na terça-feira.

Novos ataques foram registrados entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira. Criminosos incendiaram veículos e atacaram pelo menos uma base da Polícia Militar. Os ataques ocorreram na capital, na região metropolitana e na Baxada Fuminense. Até as 3h30, a polícia havia contabilizado nove veículos incendiados.

FONTE: Veja

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zero
Zero
13 anos atrás

Sinceramente, o Beltrame deve estar de bricandeira. “…facção criminosanão é organizada.” É, o Comando Vermelho existe desde a década de 70 por pura sorte! Não exite hierarquia, organização…

Não quero ofender a ninguém, mas trazer um gaucho para tratar dos assuntos de segurança do Rio é uma piada tão grande quanto o comentário feito pelo Sr. Secretário de Segurança Pública.

o patriota
o patriota
13 anos atrás

Zero disse: 25 de novembro de 2010 às 9:20 infelismente Beltrame tem razão,morei por muito tempo em uma favela e sei como eles são,com áreas marcadas em códigos,grupos da propria facção na favela dominando estas áreas e responsáveis pelo que acontece,grupo plantonistas com folgas de dia no “serviço” com hora pra entrar e sair dando o pronto pro “chefe”,se isso não é organização então é oquê?,tenho orgulho de ser carioca,mais tinha tristeza em ver os secretários de segurança indo e vindo da secretaria e não mudando nada,com esse projeto do Sr.Beltrame agora sim eu acredito que podemos mudar significativamente as… Read more »

proside
proside
13 anos atrás

“…Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos…”

KKK. Só no Brasil mesmo. Isso que esta ocorrendo no rio é TERRORISMO.

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

Taí uma oportunidade de ficar bem claro que “peninha” de bandido está nos transformando em um novo México (a Colombia já acordou ). Os caras têm visita íntima, saídas no natal, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças (lembram a piada da fuga dos sequestradores do empresário Diniz?), sem contar a grande possibilidade de cumprir apenas 1/6 da pena!!! Nem estou falando na liberdade dos celulares nas cadeias. Pra quem perde um parente, morto por esses “bichos”, é um escárnio saber que em sua maioria, já estiveram presos e estavam soltos. Enquanto isso, os políticos estão discutindo cargos… Read more »

Giordani RS
13 anos atrás

Enquanto as Leis não mudarem e marginal for tratado como marginal, de nada adiantará as ações do falido estado do RJ…à anos as pessoas envolvidas com o tema da segurança pública vem alertando para a falta de ações sérias e condizentes…está aí, o RJ como reflexo de uma sociedade falida, sem Futuro, aonde impera a “Lei de Gerson”! E não se enganem, este tipo irá se disseminar pelo país, chegará a todos os municípios… O Povo só se preocupa com samba e futebol. Dão as costas, com o apoio máximo dos boçais de fala mansa, as forças de segurança. Eu… Read more »

Marcos T.
Marcos T.
13 anos atrás

E ainda querem levar copa do mundo e olimpiadas para lá.

Não é aceitavel que uma das cidades mais ricas e uma das que recebe mais investimentos do país esteja nesta situação absurda.

Zero disse:
“mas trazer um gaucho para tratar dos assuntos de segurança do Rio é uma piada tão grande quanto o comentário feito pelo Sr. Secretário de Segurança Pública.”

Você já ouviu o ditado “casa de ferreiro espeto de pau”, más concordo com uma coisa, não tem gaucho, mineiro, paranaense, ou quem quer que seja que conserte essa zorra que é o Rio de Janeiro.

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Governo admite possibilidade de acordo entre os criminosos”

De novo?!…..Meu Deus…..Que A-B-S-U-R-D-O #%@&)$……..De fato os bandidos dominam/Fazem o que querem este pais……..Vejam só a que ponto chegaram os absurdos/Cinismo/incompetência neste pais……..Politicos……DESGRAÇADOS………ALMAS SEBOSAS…………………….Glor iosoSãoJorgeEmNomeDeDeusEstendameOSeuEsc udoEAsSuasPoderosasArmasDefendendomeComA SuaForçaEComASuaGrandezaEQueDebaixoDasPa tasDeSeuFielGineteMeusInimigosFiquemHumi ldesAVósMeGuardaEmTiMeLevaAoCéuEmTuaMont ariaAssimSejaComOPoderDeDeusDeJesusEDaFa langeDoDivinoEspíritoSanto…JUSTIÇA….

http://www.youtube.com/watch?v=h_GeMHQ6zrM

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

“Não exite hierarquia”

Existe sim….Só que a coisa toda é descentralizada o que é/torna pior tudo……………

lucia
lucia
13 anos atrás

Quero usar este espaço para falar ao secretario a real realidade da policia que esta indo do interior para as upps ,senhor por favor coloque a maõ na conciencia como
alguem que viajar 6 a 7 horas pode ter condicoes de trabalho e quanto fica para nos
os contribuientes porque nao usar os que estão perto do seu domicilio .