Dezenas de veículos da PF e do Bope atuam em conjunto nas comunidades. Criminosos da Vila Cruzeiro foram flagrados fugindo para o Alemão.

Policiais Federais auxiliam no patrulhamento do entorno do Conjunto de favelas do Alemão e na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (26). A Polícia Civil e o Bope também monitoram algumas entradas das comunidades que ficam no complexo. As autoridades preparam ainda uma ação de buscas na Vila Cruzeiro.

Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram do local pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.

Desde domingo, o Rio de Janeiro vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade. Fontes do governo do Rio confirmaram quinta uma UPP na Vila Cruzeiro.

Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques, foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado na noite de quinta (25), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados por criminosos desde o início dos ataques no domingo (21). Entre presos e detidos, há 188 pessoas.

COMBOIO – Por volta das 9h, um comboio de mais de 10 carros da PF e outros de pelo menos oito do Bope subiram a favela para reforçar os cerca de 100 homens que passaram a noite no local.

CÚPULA REUNIDA – Nesta manhã, a cúpula da segurança do estado do Rio está reunida na Secretaria de Segurança Pública, no Centro da capital.

‘ACOSTUMADOS’ – No entorno do Alemão, mesmo após as cenas da fuga de mais de cem criminosos para a região, alguns moradores negam estar amedrontados e dizem já estar acostumados com a violência. “É rotina, é normal”, disse a proprietária de um bar. “Eu não vi nada, mas nem precisa, vivemos isso todo dia”, contou outra comerciante.

ESCOLAS FECHADAS – As escolas da região da Penha estão sem aulas nesta sexta. Muitos alunos ainda tentaram ir as aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa. De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.

BLINDADOS – Segundo o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes, que participou da megaoperação na quinta de dentro de um dos blindados, as armas dos blindados da Marinha não devem ser usadas nas ações na Vila Cruzeiro nesta sexta. “Não é uma operação de guerra comum porque há muitos moradores. [É preciso] usar [as armas] de maneira criteriosa porque ali vivem cidadãos de bem, e trabalhamos pelo menor número de feridos possível”.

MADRUGADA – Pelo menos cinco ataques foram registrados na madrugada na região metropolitana do Rio. De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba. Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo.

FONTE / FOTOS: G1 (com Reuters)

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Pelo menos alguem tem armamento de ponta G36C
Bom ver que todas forças policias ou não policiais estão agindo ajudando. (Não chamem a PM do rio eles vão falar tudo pros favelado..)

proside
proside
13 anos atrás

Olhem os “brinquedos” dos PF.

Wilson Figueiredo
Wilson Figueiredo
13 anos atrás

Caros amigos…Tenho visto alguns colegas neste espaço falarem pejorativamente dos “favelados”. Lá, nas favelas, vivem em sua maioria trabalhadores e pessoas de bem. Não precisamos confudir bandidos/terroristas (esse é o termo certo para esses caras), usando tais palavras. Isso é no mínimo PRÉconceito ou desinformação.
Abraços.

@wagner
@wagner
13 anos atrás

tira a foto dos caras !!! mostra so a viatura !

Alexandre L
Alexandre L
13 anos atrás

Pô, os policiais sem colete? Sem capacete balistico? Sem proteção. Aí só tem coragem e boas armas!

proside
proside
13 anos atrás

Para que colete? 7,62mm fura igual papel!

proside
proside
13 anos atrás

Brincadeira! Eu acho que eles tinham que estar pelo menos com coletes.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Na PF não rola esta frescura de comprar nacional, tendo coisa melhor fora…

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

Pra mim é favelado e ponto vai falar que é oque desses bando de loco terrorista queimador de veiculos que se acham no poder tem é que construir uma cadeia pra bota tudo ali…
Quero ve o exercito prendendo eles nem são treinados pra isso…

Otávio
Otávio
13 anos atrás

Wilson Figueiredo —> Por mim construiria um muro e _______________________

EDITADO: COMENTÁRIO PRECONCEITUOSO

João Gabriel
João Gabriel
13 anos atrás

Interessante observar o FAL e o G36 juntos,diferentes gerações de fuzil,um dos primeiros e foi junto do AK-47 o melhor fuzil de assalto do mundo,já o outro atualmente é considerado o melhor e mais moderno fuzil de assalto da atualidade….

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Alguns dos colegos do foro poderia me informar que fuzil sensacional que uns 3 policias federais estão equipados ???????????????

mironga_110
mironga_110
13 anos atrás

Ah tá ! e o G36 ?

Wilson Figueredo
Wilson Figueredo
13 anos atrás

Matheus e Otávio…não confudam as coisas! Terroristas tém sim que “ir pro saco”, a coisa é muit simples: sobrevivência, se não forem eles…a população. Daí, se prestar a repetir frases fáceis é sim desinformação de quem não é do ramo e desconhece a realidade do Brasil. Vocês podem pedir um PAC especial só para “cercar” todas as favelas em nosso país. Vamos detonar a bandidagem, 100% com vocês. Cadeia não segura mesmo, infelizmente, as leis civilizadas só funcionam para os homens de bem (tenho certeza que concordam comigo). A propósito, leram e viram as reporagens mostrando que as popuações desses… Read more »

Marine
13 anos atrás

Vai gostar de posar pra foto assim hein…O mentalidade de Rambo besta que ainda existe! O da direita entao ate cara feia pra posar na foto fez….

Acho que nunca ouviram falar do “quiet professional”

Guto
Guto
13 anos atrás

Posers, somente isso. Muita marra e pouca ação

proside
proside
13 anos atrás

Apesar da PF ser bem equipada eles não estão acostumados a invadir favelas

Renato
Renato
13 anos atrás

lOl qndo eh qualquer coisa
ou qualquer tropa do Brasil
smp criticam olham tudo detalhadamente

ontem um veiculo blindado parou
por ele ser do Brasil ja criticaram
se fosse dos EUA ngm falava nd

RoninSnkShit
RoninSnkShit
13 anos atrás

Proside:
Diz isso pro COT!
Eles já estão no RIO!

Freire
Freire
13 anos atrás

Quem é bom não aparece.

Brasil

Cláudio
Cláudio
13 anos atrás

O que vai ter de Policial “gordinho”, vestido de preto “se achando caveira”, vai ser coisa de loco !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso sem contar os oportunistas, como sempre de plantão… !!! kkkkkkkkkk

Brincadeira que não pude deixar de fazer….kkkkkkkkkkk

Galileu
Galileu
13 anos atrás

Vai brincado…….a policia do Tarso, só tem “Rambitos” ahahahahhahaha

Antonio Costa
Antonio Costa
13 anos atrás

Que bommm……heheheh

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Sou fã assumido da Policia Federal,mas este camarada da direita com a cauça fora do cuturno,todo esculachado,só pode ser um fanfarrão!!!!!!!!
EEEeeee infelis,isso é postura de militar,ajeita essa farda companheiro!!

Deivid
Deivid
13 anos atrás

Guto disse:
26 de novembro de 2010 às 12:11

Pesquise antes de falar,a policia federal e a melhor organização policial do Brasil,eles tem motivos para ter tanta marra e faser tanta pose,são bem equipados,bem treinados e bem remunerados!!!
Mas até que eu não goste do parceiro da direita com farda esculachada e cara de CHAROPE!!

Marcel
Marcel
13 anos atrás

só não imaginava que israel tinha mandado seus homens pro rio….
http://noticias.uol.com.br/album/20101123rio_album.jhtm?abrefoto=129#fotoNav=134

kkkkkkkk…. espero q o “chapelão” do cara seja a prova de bala…ou deve ser alvo mesmo…

André Luis
André Luis
13 anos atrás

RoninSnkShit disse:
26 de novembro de 2010 às 12:38

O COT não tem doutrina de incursão em morros.
As ações de resgate e retomada deles são baseadas em sequestro, acho que nunca agiram numa situação de revide e enfrentamento próximo.

Diego
Diego
13 anos atrás

Eu não sabia que a PF tinha o G36, esses fuzis são estão entre os melhores do mundo

João Gonçalves
João Gonçalves
13 anos atrás

A todos os brasileiros e cariocas neste momento difícil envio um abraço atlântico de solidariedade porque é preciso:

– salvar o Rio;
– salvar os Jogos Olímpicos;
– devolver a paz e tranquilidade ao povo honesto e trabalhador;
– vencer o crime;

Rezemos todos pelos polícias e militares que arriscam a sua vida pelo nosso bem estar.

o Rio de Janeiro continua lindo!

david
david
13 anos atrás

cidade cede da copa e olimpiadas
meu deus e o mundo vendo!
mae me acorda!

ren
ren
13 anos atrás

fuzil é fal 7.62 o resto é pra fresco.

ren
ren
13 anos atrás

agora pra invadir condomonio de luxo e apreender computador em escritorio. fuzil de plastico bonitinho 5,56 serve.

MatheusTS
MatheusTS
13 anos atrás

ren G36C é o melhor fuzil aqui no Brasil só a PF usa porque eles não ligam se é do pais ou não eles querem o melhor e ponto.
Fal é brinquedo perto dele…
E eu to odiando os qcaras dos direitos humanos falando na TV da vontade de bota ele ali no meio com um fuzil pra ve se ele n vai atira pra se defender manda esses cara pra %$#!@$#!@#!

Almeida
Almeida
13 anos atrás

Marine, os PF sao os mais metidos…

Mas que bom ve-los armados com HK G36C pelo menos.

ren
ren
13 anos atrás

opinião é opinião. teste de laboratorio pra min não serve comfiabilidade se adiquire com o tempo talvez daqui uns quinze anos e algumas provas em combate eu mude de ideia( afinal toda certeza é burra) sou policial em fortaleza e fuzil aqui e fal 7.62 e 5.56 e springfield 5.56. meu primo é pc no rio e me disse que mandaram recolher 3 ak apreendidos pela policia e que a justiça tinha diponibilizado para o uso da d.p. esses fuzis segundo ele eram os mais disputados quando tinha operação só ficavam com antigoes.

ren
ren
13 anos atrás

almeida disse: os pf são os mais metido. mais tem que ser ganha 9mil, as viaturas corola, L200 e xterra, glock e g36 meu amigo respeite o federal. a pesar que aqui em fortaleza a viatura é hilux automática, mais para por ai.

anonimo
anonimo
13 anos atrás

eu moro perto do bairro onde esta tendo esses confrontos, e cansei de ir na favela, pq algumas pessoas da minha familia moram. Ao contrario de alguns ignorantes pra nao dizer outra coisa, na favela 99 % das pessoas sao do bem, e respondendo que alguns ”babacas”( desculpa nao deu pra segurar) que nunca vieram no rio, querem falar coisa que nao sabe vendo jornalzinho televisao, deixam de falar besteira e nao falem coisas que voce nao sabem. O pessoal da favela é pobre mas nao bandido nao (a maioria esmagadora). bom so isso que tenhu a dizer.

abraços

Boris
Boris
13 anos atrás

André Luis disse:
26 de novembro de 2010 às 14:55

O COT tem sim doutrina de incursão em favela. Todos os cotianos fazem treinamento no BOPE. COT e BOPE fazem operações conjuntas nas favelas do Rio de Janeiro, principalmente quando há mandado de prisão pra algum “dono” de morro.

Se engana quem acha que a PF não sobe morro, o COT sobe.

O COT está na vanguarda das forças de elite brasileiras, fazem constantes treinamentos com nossas forças armadas e policiais como o BOPE.

Recomendo o livro Charlie Oscar Tango, excelente leitura.

Biel
Biel
13 anos atrás

Vou contar uma novidade pra vcs :

– Policial federal não é militar !

Civil é assim , gosta de tirar foto e aparecer nas Câmeras e fazer aquela pose pra dizer : – mamãe tô na TV!kkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre L
Alexandre L
13 anos atrás

O negócio do COT é assalto à banco. Não deixa um ladrão vivo. E tô achando que tá rolando é uma vontaaaade de ser federal….

ren
ren
13 anos atrás

tô fazendo pedagogia e em paralelo um cursinho pra tentar PF mais se a PEC 300 sair fico por aqui mesmo na policia tem espaço pra todo tipo de policial e eu gosto de delegacia de bairro, estou ha 3 anos na minha atual dp. e meu maior orgulho não só meu mais da minha equipe é quando alguem chega na DP nos procurando pelo nome dizendo que ” disseram pra eu procurar o policial x que ele resolve” apesar de nem sempre resolvermos. levanta o ego de qualquer um ter o trabalho reconhecido.

luiz pinelli neto
13 anos atrás

UMA LIÇÃO DIFICIL !!! Uma tragédia anunciada há algum tempo no ERJ. A promiscuidade sócia-política e a corrupção administrativa, sem precedentes, patrocinados pelos atuais dirigentes desta Nação, estão minando os pilares organizacionais da nossa Sociedade. A indisciplina furiosa dos órgãos de comunicação que lutam, entre si, para divulgarem em primeiro lugar o “furo” das notícias, leva o pânico e o medo à população carioca. De qualidade e utilidade duvidosa as matérias de informação servem, além de propagar a intranqüilidade, de logística estratégica para os próprios traficantes, uma vez que, eles também lêem jornais, escutam rádios e vêm televisão. O auxílio… Read more »

JORGE TERRA NACER
JORGE TERRA NACER
13 anos atrás

TUDO QUE ESTA SENDO FEITO NO RIO DE JANEIRO E SO PARA QUE A COPA E AS OLIMPIADAS FIQUEM SEGURAS, MAS APÓS ISSO TUDO VOLTA AO QUE ERA E O POVO ESTA FERRADO. TUDO É MENTIRA, ENGANAÇÃO.