Ahmadinejad citou Brasil para justificar programa nuclear, revela WikiLeaks

33

Em encontro com Putin em Teerã, líder iraniano diz que o Irã não estava fazendo nada diferente do que o País na esfera atômica; diplomatas ocidentais manifestam preocupação com a atuação do governo brasileiro e criticam interferência nos planos de sanções

Os documentos secretos revelados pelo site WikiLeaks comprovam como era tratada nos bastidores a preocupação crescente da comunidade internacional com as relações entre Brasil e Irã entre 2009 e 2010. Em um diálogo com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, em Teerã, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, argumentou que seu país “não estava fazendo nada diferente do Brasil na esfera nuclear”.

Putin teria retrucado afirmando que o Brasil “não se localiza no Oriente Médio”.

Em Washington, Paris, Berlim e Moscou, diplomatas defenderam o aumento da pressão contra Ahmadinejad e manifestaram preocupação com a atuação do governo brasileiro. Em diferentes mensagens, a política externa brasileira foi criticada por atrapalhar os planos de sanções. O Brasil é tido como líder emergente que precisa ser atraído.

Segundo pesquisas nos documentos confidenciais ou secretos revelados até aqui, o Brasil entra na lista de preocupações das potências internacionais a partir do início 2009. Segundo relato do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao embaixador americano em Moscou em abril do ano passado, o Brasil era usado como álibi por Ahmadinejad quando o assunto era o programa nuclear.

A posição de Brasília volta a ser comentada, desta vez em conversa telefônica entre o líder francês, Nicolas Sarkozy, e o presidente dos EUA, Barack Obama, em novembro de 2009.

Na ocasião, o embaixador americano relata que as altas esferas diplomáticas francesas estão preocupadas com a perda de apoio da opinião pública contra o Irã, porque países como China, Turquia e Brasil continuavam a manter relações diplomáticas ou comerciais com o Irã. O texto cita a visita de Ahmadinejad ao Brasil, em novembro de 2009.

“Países continuam a engajar relações diplomáticas e comerciais com o Irã (a exemplo dos interesses comerciais chineses, da recente visita do primeiro-ministro turco ao Irã e da visita do presidente iraniano Ahmadinejad ao Brasil)”, diz o documento, classificado como secreto.

Em 2010, a preocupação com a posição brasileira aumenta e autoridades francesas advertem que o Brasil pode não conhecer o limite da negociação com o Irã. Em maio, o Brasil e a Turquia tentariam intermediar um acordo com o Irã que permitisse a troca de urânio por combustível nuclear para um reator de pesquisas médicas. O acordo seria muito criticado pela comunidade internacional. Em fevereiro, o governo da Alemanha ressaltaria aos americanos a necessidade de seduzir o Brasil, considerado “líder de opinião no Terceiro Mundo”.

Em reuniões diplomáticas realizadas em 2010 e 2009, diplomatas dos EUA, França, Alemanha e Rússia tratam da influência brasileira na questão nuclear; Ahmadinejad diz a Putin que “não faz nada diferente do Brasil”

Em agosto de 2009, em uma reunião com a ministra-conselheira americana Kathleen H. Allegrone, em Paris, dois assessores diretos de Sarkozy ressaltaram a necessidade de aumentar a pressão sobre o Irã, para que o país abandonasse seu programa nuclear. François Richier e Patrice Paoli, conselheiros de Assuntos Estratégicos e de Oriente Médio, respectivamente, exortam ainda os EUA a se aproximar de países como o Brasil.

FONTE: Estadão On-line

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Nunes
Jorge Nunes
13 anos atrás

Não deveriam reclamar, o Brasil faz parte do serviço deles e de graça:

Brazil – Em segredo, Brasil monitora e prende suspeitos de terrorismo

“A Polícia Federal frequentemente prende indivíduos ligados ao terrorismo, mas os acusa de uma variedade de crimes não relacionados a terrorismo para não chamar a atenção da imprensa e dos altos escalões do governo“, relatou o embaixador Clifford Sobel em janeiro de 2008.

http://cablegate.wikileaks.org/articles/2010/Em-segredo-Brasil-monitora-e.html

Vader
Vader
13 anos atrás

Tarde demais pra civilização se aproximar do Brasil. Agora os bolivarianos já tomaram conta e só irão largar após terem a BA e o CS da ONU. E se o mundo civilizado acha que estavam tendo problemas com o pobrecito Irão, não tem a menor idéia do tamanho da treta que arrumará deixando uma arma nuclear na mão de um bando de “tontos” como Lula, Castro, Chavez, Kirchner, Morales, Correa, etc. O problema da civilização está apenas começando. Vejam como é interessante: O Irão, quando precisa se justificar, diz que “não faz nada diferente do Brasil”!!! F A N T… Read more »

Giordani RS
13 anos atrás

Todo o cidadão deste país que tem um mínimo de consciência já sabia das ações idelogistas-castrista-bolivariana que assola e norteia o itamaravilha…
O nosso nobre chanceler é o expoente máximo da burra e preocupante linha de pensamento da dita política de diplomacia internacional…
Deus livre o mundo e o CS da ONU dessa corja…

Invincible
Invincible
13 anos atrás

Boa Vader! É realmente impressionante a miopia das pessoas em relação a isso tudo. Ver como esse governo atua de forma dúbia sem mostrar a sua verdadeira face comunista retrograda. E pensar que o nosso país sempre foi admirado e respeitado quando o assunto era diplomacia. Agora está afundado e comparado a escória do mundo. Afinal esse iraniano maluco não passa de um mercador do Apocalípse. Querendo arrastar o mundo para um conflito de grandes proporções. É bom e importante saber que se o Irá for atacada não será apenas pelos EUA, mas por toda a OTAN e com apoio… Read more »

Artur Paulo
Artur Paulo
13 anos atrás

No nosso caso não ameaçamos lançar algum artefato sobre nossos desafetos mas sim como meio de obter combustível.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Técnicamente falando, o Irã tem todo o direito de possuir armas nucleares, afinal, ele não é signatário de nenhum acordo na área.Isso SE eles realmente quiserem a bomba.Um acordo entre o Brasil, Turquia e Irã tinha sido feito, de forma a inviabilizar a produção de armamento nuclear por parte do Irã, mas os paises envolvidos na negociação não aceitaram.Por que? Os EUA estão vendendo a idéia de que o Irã é uma ameaça para o mundo.Errado.O Irã é uma ameaça para ELES, não para NÓS.Por que eles atacariam um dos dois de seus únicos aliados políticos??Essa história de bomba nuclear… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Interessante, são documentos dos gringos tecendo elogios aos NJ e o consideram um aliado!

O que os gringos consideram oponente é o Itamaraty!

Bom….

Estão ai os franceses tramando contra nós pelas costas.

Mikhail Bakunin
13 anos atrás

Bruno disse:
30 de novembro de 2010 às 8:11

Técnicamente falando, o Irã tem todo o direito de possuir armas nucleares, afinal, ele não é signatário de nenhum acordo na área.

Não é bem assim:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:NPT_Participation.svg

[]s

Cunha
Cunha
13 anos atrás

Deixando de lado as sandices políticas… Acho que uma das coisas que precisamos perceber é que as mesmas críticas e deconfianças contra o programa nuclear iraniano podem ser usadas contra nós, como já aconteceu antes. Agora não somos o assunto, o ponto de interesse, mas poderemos ser no futuro. Nesse ponto, acho construtivo o esforço de diálogo do Brasil e da Turquia (que está alí do lado do rolo e tentando estabilizar as relações na região), que procurou criar um espaço de negociação (com o apoio dos EUA, lembrem disso) que poderia ajudar a diminuir as tensões. Agora, dizer que… Read more »

Cunha
Cunha
13 anos atrás

E falando nisso, temos um exemplo do reconhecimento internacional pelas tentativas de diálogo e pelo maior protagonismo da diplomacia brasileira:
http://planobrasil.com/2010/11/29/celso-amorim/
Impressionante como só as críticas a política externa brasileira circulam pela nossa grande mídia.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

Mikhail Bakunin disse:
30 de novembro de 2010 às 8:24

Parece que eu me enganei :D.Obrigado pela correção.
De qualquer forma, não há provas que o Irã tenha ou queira ter armas nucleares.São apenas especulações ventiladas pelos EUA.É bom que se diga que esse é um acordo extremamente hipócrita: por que meia dúzia de paises tem o direito de ter armas nucleares e o resto do mundo não?
Além disso, como disse o Cunha, nós podemos ser os próximos acusados de tentar construir uma arma nuclear ( algo que eu adoraria ser justamente acusado 😀 )

A. C. Zaitsev
A. C. Zaitsev
13 anos atrás

Sandices foram muitas… Ditas aqui. Para o enfurecimento de muitos, pelo que vejo, lembro, que o Chanceler – Celso Amorim – foi laureado como o mais influente do globo. Convenhamos… Láureas tais não são concedidas sem real motivo. No que tange ao programa nuclear, quando nos movimentamos em defesa dos direitos iranianos, que são corretos a luz da equidade, temos como espelho o nosso próprio programa, que consiste no domínio total do ciclo nuclear, da mineração à construção de plantas energéticas e de produção de combustível. Temos a capacidade de projetar e produzir uma arma nuclear, apenas, rejeitamos o seu… Read more »

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

“Estão ai os franceses tramando contra nós pelas costas.” Rodrigo, “contra nós”? não li mais do que está aí acima, mas parece que Paris sugere que os USA se aproximem mais do Brasil… Sobre a votação do conselho aprovando sanções… faça-me o favor… agora querem que o França diga amén para tudo que o Brasil faça? até os equívocos (que a França assim o considerou)? erros este que vc mesmo condena! Se Paris tenta nos afastar dos USA eles estão com “esquema” com o NJ— visão dos desconfiados patológicos —- (caso FX-2), e se sugerem uma aproximação… daí estão dando… Read more »

Cor Tau
Cor Tau
13 anos atrás

E ainda querem nos fazer acreditar que o Irã e os outros são as ameaças a liberdade na Terra….. EUA ordenaram espionagem da ONU; WikiLeaks divulga arquivos secretos da diplomacia Autoridades americanas foram instruídas a espionar líderes da ONU (Organização das Nações Unidas). Líderes árabes pediram um ataque aéreo ao Irã. No Paraguai, os EUA pediram até o DNA de quatro candidatos à Presidência. Essas informações diplomáticas começaram a ser divulgadas neste domingo pela imprensa internacional, a partir de mais de 250 mil comunicados confidenciais de embaixadas americanas –a maioria dos três últimos anos– vazados pelo site WikiLeaks. A divulgação… Read more »

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

Ué? quem “tramava” contra nós não era o NJ? rsrsrs

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Fico triste quando eu vejo brasileiros pregando submissão aos EUA

nós não temos q ser submissos a ninguem… nós temos q ser independentes

Paulo
Paulo
13 anos atrás

A diferença de lá (EUA) e cá (BR) é que a Hilary não negou e nem disse que não sabia de nada. Apenas reconheceu que estas revelações põem em risco a segurança deles.
Até na trambicagem eles são sérios……

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Chico AMX disse:
30 de novembro de 2010 às 10:06

Fala ai algo de concreto que a França fez por nós desde a assinatura da parceria.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Os EUA são o cancer do mundo eles criticam sem moral NENHUMA desobedecem o Conselho de Segurança pra invadir o IRAQUE, inventando conversa de armas de destruição em massa mantem uma prisão irregular em Guantanamo e apoiam golpes contra regimes q não os apoia e não se enganem: o Brasil é aliado até o dia q for conveniente quem não se lembra do Rumsfield apertando a mão do Sadam Roussein ???? Pois bem, quando não era mais conveniente pros EUA, o Sadam virou inimigo nº1 os EUA forneciam até armas pro Iraque ps.: daqui a pouco aparece algum doente precisando… Read more »

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

Rafael,

só para esclarecer, concordo contigo, o que falo e torço é por uma aproximação sem cunho ideológico, uma em que os USA, que são os mais poderosos, desçam do pedestal e que o GF para com a retórica anti-americana! somos capitalistas não? pois é… este absolutismo que nos destroi…

só um detalhe, para ser independente, precisamos de muita ajuda, não se pode confundir independência com isolamento!

Sds!

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

Eu não estou dizendo nada Rodrigo! não estou defendendo a França, não neste sentido, me falta mais conhecimento de causa e não tenho esta pretensão, só queria que os que falam/acusam o contrário, para embasar seus desejos, explicassem tais acusações que a França só nos dá “bola-nas-costas”… só pq ela não quer quebrar os subsídios agrícolas e ficar nas mãos de outros, assim como fazem os USA e UK? isso não é desculpa!
Vcs precisam aprender a entender que verdade absoluta nem na matemática existe por completo!

Roy Focker
Roy Focker
13 anos atrás

Vejam que a sensura esta em todo lugar. mais ela nunca cala as vozes da verdade, mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e sempre prova reações e mudança.

Chico AMX
Chico AMX
13 anos atrás

“quem não se lembra do Rumsfield apertando a mão do Sadam Roussein ???? Pois bem, quando não era mais conveniente pros EUA, o Sadam virou inimigo nº1”

Rafael, não é bem assim… acho que o que aconteceu foi que o Saddan confiou demais no cachorro do vizinho… e achou que poderia dar uma “canelada” no filho do vizinho… entende?
Amigo, pensamento meu claro, se é ruim com os USA… como seria sem eles?… isso mesmo! lá onde o Maluf não pode pisar pq fica preso! por sonegação e lavagem de dinheiro!…

Abraço

Walfredo
Walfredo
13 anos atrás

Todos sabem a importância comercial que os EUA possuem para o Brasil. Estamos acostumados, para não dizer dependentes, de seus produtos e de sua cultura. Nossa diplomacia deve ser pragmática, a favor dos americanos sempre que isso também represente o melhor para o Brasil, mas também contra os interesses americanos quando esses contratiarem os interesses brasileiros. Simples assim. Na questão nuclear é evidente que o Brasil possui uma posição bem próxima do Irã, uso pacífico da energia nuclear, só temos menos resistência. Mas, evidentemente, estaremos sempre esperançosos de que os EUA um dia venham a oferecer uma parceria à altura… Read more »

ditongo
ditongo
13 anos atrás

“””Em fevereiro, o governo da Alemanha ressaltaria aos americanos a necessidade de seduzir o Brasil, considerado “líder de opinião no Terceiro Mundo”.”””” Óh! Que tipo de significativo podemos encontrar nesta revelação? A partir daí podemos ter a noção verdadeira das intenções das outras embaixadas em relação a postura brasileira tomada diante dos conflitos mundiais. Foi revelado: Seduzir? Sedizir a quem, e porque, e como, a que preço. Vamos tirar nossas próprias conclusões. Vader e Invincible vocês não perdem o complexo de inferioridade que tem. Achando que o Itamaraty de nada tem noção. Duvida da capacidade dos melhores diplomatas que conduzem… Read more »

Magnum44BR
Magnum44BR
13 anos atrás

Bom, primeiramente, na minha humilde opinião, não há nada nesses documentos que possam ser considerados como “novidade” para o cast governamental de todos os países envolvidos nessa fofoca internacional dos bastidores do poder … Afinal, nenhum ingênuo alcança as altas esferas do poder de um país, por mais insignificante que este último seja … 😉 … Em segundo lugar, o governo do Lula, por mais que tenha atuado de “forma pouco ortodoxa” e/ou polícatmente incorreta, em vários momentos, e na opinião de muitos … No final das contas, este mesmo governo conseguiu o seu intento, fazendo com que o Brasil… Read more »

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Ás vezes eu acho que não estou em um site brasileiro e sim estadunidense pq só tem pessoas que se veem inferiores a eles, eu sou brasileiro e meu país não tem que abaixar a cabeça pra ninguém!!!! Aí sempre aparece algum colonizado pra defender os estadunidenses aqui, parece mulher que apanha do marido uns caras aqui! Gostam de serem submissos, tudo de lá é melhor, vejo isso em todas as partes da sociedade brasileira, as vezes cansa!!!!!!

VIVA O BRASIL!!!!!

Francisco AMX
Francisco AMX
13 anos atrás

Guilherme, diz aí o que aqui no Brasil é melhor que nos USA? 🙂

Estou no SUl…
1 – Logo posso dizer que as mulheres aqui são “melhores”
2 – A comida aqui tb dá de 10!
3 – Começa as dificuldades…. rsrsrs
4 – Segurança = Nem perto da deles
5 – Educação = sem comentários…
6 – Justiça = Faz me rir…
7 – Política = melhor nem comentar!
8 – Saneamento básico = não preciso nem falar nada não é…
9 – Defesa… vamos mudar de assunto? rsrsrs

sds!

Fabricio Juliano
Fabricio Juliano
13 anos atrás

Analisem a geopolítica da região do Irã. Sem contar que se trata de um país com uma cultura milenar, com uma história de guerras e mais guerras. Ao sul temos Afeganistão (país sob ocupação militar ocidental a quase 10 anos), Paquistão (país que tem armamento nuclear). Ao leste temos China (país que tem armamento nuclear). Ao norte temos Rússia (país que tem armamento nuclear). Na parte oeste temos Israel (possue armamento nuclear e plena disposição de ataque) e o Iraque (país que foi devastado e saqueado por uma invasão ocidental) país esse que dispensa comentários, até o mais assíduo colonizado… Read more »

Evanio
Evanio
13 anos atrás

Concordo com o Fabio Juliano; Vivemos num mundo cheio de Maria vai com as outras… Se um pobre rouba uma galinha por estar com fome, é ladrão vai preso e apodrece na cadeia…Se um político rouba bilhões, é crime de colarinho branco fica tudo por isso mesmo, o bandido solto com a grana na Suíça… Ninguém lembra que o ladrão de galinha não teve oportunidade porque um político desvio verbas… O mesmo vale pro EUA, morrer 8 em atentado e terrorismo, matar 100 mil inocentes e agir contra o terror… Vai vendo onde esse mundo vai parar…. Com diz Gabriel… Read more »

Vader
Vader
13 anos atrás

Francisco AMX disse:
30 de novembro de 2010 às 19:11

É bem isso mesmo Chico. Parabéns pelo comentário pra lá de centrado.

Tapar o sol com a peneira não vai ajudar nosso país a melhorar em nada.

Abs.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Caro Francisco AMX, em momento algum me referi a qualquer uma dessas coisas citadas, apenas disse que nós temos que lutar por um país melhor e não ficar com pensamentos de colonizados achando que por eles terem tudo isso que vc citou de melhor que nós não dá a eles o direito de mandar e desmandar no mundo sem ter uma oposição! Nós temos que achar as soluções para os nossos problemas de forma que ninguém interfira no nosso direito de um país soberano! E o os estadunidenses acham que tem esse direito(não só com nós mas com todo mundo)…… Read more »

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

disse: 1 de dezembro de 2010 às 16:14 Francisco AMX disse: 30 de novembro de 2010 às 19:11 É bem isso mesmo Chico. Parabéns pelo comentário pra lá de centrado. Tapar o sol com a peneira não vai ajudar nosso país a melhorar em nada. Abs. Ninguém aqui está querendo tapar o sol com peneira Vader, devemos sim expor todos os nossos problemas para resolver(até pq sem saber oq devemos resolver , não tem como resolver), mas oque me incomoda não é isso e sim o fato de muitos puxarem muito o saco dos caras como se eles fossem os… Read more »