Jornais norte-americanos e europeus começaram este domingo a publicar o conteúdo dos cerca de 250 mil documentos divulgados pelo site WikiLeaks, envolvendo várias trocas de informação entre diplomatas dos Estados Unidos

O Wikileaks divulgou cerca de 250 mil documentos que deveriam ser secretos a grandes jornais, apesar dos alertas de autoridades americanas e britânicas de que o procedimento colocaria em risco a vida de pessoas e que seria ilegal.

No Twitter, o site anunciou que estava a sofrer um ataque informático, mas que isto não impediria a divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos.

O The New York Times (EUA), Le Monde (França) e The Guardian (Grã-Bretanha) começaram a publicar, este domingo, o conteúdo dos documentos.

“Oferece um olhar sem precedentes sobre as negociações e bastidores realizadas em embaixadas ao redor do mundo, e visões brutalmente claras de líderes estrangeiros e avaliações francas de ameaças nucleares e terroristas”, destacou, na Internet, o The New York Times.

O jornal francês Le Monde também começou a publicar pela internet trechos do conteúdo dos documentos diplomáticos “secretos” ou “confidenciais” relativos à questão nuclear iraniana, um dos temas sensíveis tratados nos documentos.

FONTE: visao.pt

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael (RS)
Rafael (RS)
13 anos atrás

Depois dessa bomba, se nosso país tivesse um pouco, mas só um pouquinho de vergonha na cara esse ministro já estaria na cadeira dos réus. http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/11/30/escandalo-jobim-e-ministro-da-defesa-dos-eua/

Paulo Cezar
13 anos atrás

Escândalo: Jobim é ministro da Defesa (dos EUA) * Publicado em 30/11/2010 Compartilhe Envie Para um Amigo Share with Delicious Share with Digg Share with Facebook Share with LinkedIn Share with MySpace Share on Google Reader Share with Twitter * | Imprimir Imprima | * Vote Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+16) Cuidado que ele conta ao embaixador americano A Folha (*) teve acesso a alguns documentos do WikiLeaks, o melhor fruto da história da internet. A Folha (*) até que tentou ajudar o ministro serrista Nelson Jobim – tirou-lhe do título – , mas não conseguiu. Os documentos revelam um escândalo.… Read more »

Paulo Cezar
13 anos atrás

Este Conversa Afiada já disse que “Lula quer transformar o Jobim no Marechal Lott da Dilma”. Outro motivo para que essa sugestão seja repelida: vê-se pelo Wikileaks que o ministro serrista Nelson Jobim parece desempenhar um papel que só imagina num “CIA operative”. O que mais o Jobim contou ao embaixador americano e que não está no Wikileaks ? E ao embaixador inglês ? E ao embaixador francês – só para ficar no “circuito Elizabeth Arden”. Durante muitos anos, o ministro serrista Nelson Jobim dividiu o apartamento funcional em Brasília com seu fraternal amigo Padim Pade Cerra. Jobim foi ministro… Read more »

aquino
13 anos atrás

é paulo concordo plenamente com vo~çe temos que ter um politica firme em relação aos eua naõ temos que ser alido postura de um pais que um dia vai ser uma potencia agora o ministro celso amorim foi um dos melhores que tivemos até hoje agora a folha por ela ser tucana ainda vai valorizar muito essas informaçoes jobin pra min tinha que dar o fora…

ZE
ZE
13 anos atrás

Caro Galante,

Depois de INÚMERAS tentativas de me comunicar com você, a pergunta ainda subsiste:

Por que você NÃO publicou a reportagem sobre o Rafale, QUE TANTO TRABALHO ME DEU PARA TRADUZÍ-LA ????

OBS:

A reportagem foi enviada sábado e depois a reenviei no domingo ou segunda (a 2ª tradução está melhor).

Aliás, a reportagem foi enviada para todos os editores, mas até agora NADA !!!!

Conto com a sua RESPOSTA.

[ ]s

Tio
Tio
13 anos atrás

Aposto que o dedo do Obama ta metido aí no meio, é o presidente mais anti-americano que já existiu, supera Jimmy Carter entre outros…

Marcos Botelho
13 anos atrás

é esse cara que vai decidir a compra de produtos que devem nos proteger… rafale e tudo mais…

traidor…

Marcos Botelho
13 anos atrás

Jobin é x9

matheus
matheus
13 anos atrás

Vou repetir o que disse anteriormente. Acredito que o governo brasileiro esteja sendo dirigido por ideologia criada por Charles De Gaulle, onde os Frances acreditavam que só conseguiriam o que queiram através do tensionamento das relações EUA-França. Em varias aparições do MD Nelson Jobim na comissão de ralações exteriores e defesa nacional, ele cita Charles De Gaulle e sua política, inclusive em uma dessas aparições ele diz ter dado um livro sobre a vida do general ao Presidente Lula. Gostaria de indicar um livro aos amantes de História: Charles De Gaulle, cujo autor é Don Cook e a editora: Planeta,… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
13 anos atrás

Quem será que está entregando tudo de bandeja ao WikiLeaks?

Pelo jeito os yankees estão cheios de X9 dentro de casa.

Não ficarei surpreso se começar a morrer gente importante nos USA…