Home Espionagem Revelações do WikiLeaks abrem crise diplomática

Revelações do WikiLeaks abrem crise diplomática

85
11

Jornais norte-americanos e europeus começaram este domingo a publicar o conteúdo dos cerca de 250 mil documentos divulgados pelo site WikiLeaks, envolvendo várias trocas de informação entre diplomatas dos Estados Unidos

O Wikileaks divulgou cerca de 250 mil documentos que deveriam ser secretos a grandes jornais, apesar dos alertas de autoridades americanas e britânicas de que o procedimento colocaria em risco a vida de pessoas e que seria ilegal.

No Twitter, o site anunciou que estava a sofrer um ataque informático, mas que isto não impediria a divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos.

O The New York Times (EUA), Le Monde (França) e The Guardian (Grã-Bretanha) começaram a publicar, este domingo, o conteúdo dos documentos.

“Oferece um olhar sem precedentes sobre as negociações e bastidores realizadas em embaixadas ao redor do mundo, e visões brutalmente claras de líderes estrangeiros e avaliações francas de ameaças nucleares e terroristas”, destacou, na Internet, o The New York Times.

O jornal francês Le Monde também começou a publicar pela internet trechos do conteúdo dos documentos diplomáticos “secretos” ou “confidenciais” relativos à questão nuclear iraniana, um dos temas sensíveis tratados nos documentos.

FONTE: visao.pt

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael (RS)
Rafael (RS)
9 anos atrás

Depois dessa bomba, se nosso país tivesse um pouco, mas só um pouquinho de vergonha na cara esse ministro já estaria na cadeira dos réus. http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/11/30/escandalo-jobim-e-ministro-da-defesa-dos-eua/

Paulo Cezar
9 anos atrás

Escândalo: Jobim é ministro da Defesa (dos EUA) * Publicado em 30/11/2010 Compartilhe Envie Para um Amigo Share with Delicious Share with Digg Share with Facebook Share with LinkedIn Share with MySpace Share on Google Reader Share with Twitter * | Imprimir Imprima | * Vote Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+16) Cuidado que ele conta ao embaixador americano A Folha (*) teve acesso a alguns documentos do WikiLeaks, o melhor fruto da história da internet. A Folha (*) até que tentou ajudar o ministro serrista Nelson Jobim – tirou-lhe do título – , mas não conseguiu. Os documentos revelam um escândalo.… Read more »

Paulo Cezar
9 anos atrás

Este Conversa Afiada já disse que “Lula quer transformar o Jobim no Marechal Lott da Dilma”. Outro motivo para que essa sugestão seja repelida: vê-se pelo Wikileaks que o ministro serrista Nelson Jobim parece desempenhar um papel que só imagina num “CIA operative”. O que mais o Jobim contou ao embaixador americano e que não está no Wikileaks ? E ao embaixador inglês ? E ao embaixador francês – só para ficar no “circuito Elizabeth Arden”. Durante muitos anos, o ministro serrista Nelson Jobim dividiu o apartamento funcional em Brasília com seu fraternal amigo Padim Pade Cerra. Jobim foi ministro… Read more »

aquino
9 anos atrás

é paulo concordo plenamente com vo~çe temos que ter um politica firme em relação aos eua naõ temos que ser alido postura de um pais que um dia vai ser uma potencia agora o ministro celso amorim foi um dos melhores que tivemos até hoje agora a folha por ela ser tucana ainda vai valorizar muito essas informaçoes jobin pra min tinha que dar o fora…

ZE
ZE
9 anos atrás

Caro Galante,

Depois de INÚMERAS tentativas de me comunicar com você, a pergunta ainda subsiste:

Por que você NÃO publicou a reportagem sobre o Rafale, QUE TANTO TRABALHO ME DEU PARA TRADUZÍ-LA ????

OBS:

A reportagem foi enviada sábado e depois a reenviei no domingo ou segunda (a 2ª tradução está melhor).

Aliás, a reportagem foi enviada para todos os editores, mas até agora NADA !!!!

Conto com a sua RESPOSTA.

[ ]s

Tio
Tio
9 anos atrás

Aposto que o dedo do Obama ta metido aí no meio, é o presidente mais anti-americano que já existiu, supera Jimmy Carter entre outros…

Marcos Botelho
9 anos atrás

é esse cara que vai decidir a compra de produtos que devem nos proteger… rafale e tudo mais…

traidor…

Marcos Botelho
9 anos atrás

Jobin é x9

matheus
matheus
9 anos atrás

Vou repetir o que disse anteriormente. Acredito que o governo brasileiro esteja sendo dirigido por ideologia criada por Charles De Gaulle, onde os Frances acreditavam que só conseguiriam o que queiram através do tensionamento das relações EUA-França. Em varias aparições do MD Nelson Jobim na comissão de ralações exteriores e defesa nacional, ele cita Charles De Gaulle e sua política, inclusive em uma dessas aparições ele diz ter dado um livro sobre a vida do general ao Presidente Lula. Gostaria de indicar um livro aos amantes de História: Charles De Gaulle, cujo autor é Don Cook e a editora: Planeta,… Read more »

Leandro RQ
Leandro RQ
9 anos atrás

Quem será que está entregando tudo de bandeja ao WikiLeaks?

Pelo jeito os yankees estão cheios de X9 dentro de casa.

Não ficarei surpreso se começar a morrer gente importante nos USA…