Vazamento de documentos sigilosos não afetará relação entre Brasil e Estados Unidos

A divulgação de documentos secretos do governo dos Estados Unidos pelo site WikiLeaks, no domingo, revelou que o Brasil estaria prendendo suspeitos de financiar o terrorismo. Porém, as detenções seriam classificadas de diferentes formas, para não atrair a atenção da mídia. Especialistas ouvidos pelo JB não creem que as relações entre Brasília e Washington serão abaladas.

Segundo o site, um relatório sobre as supostas prisões foi enviado pelo embaixador da missão americana no Brasil, Clifford Sobel, em 2008. As informações, porém, contradizem a política do Itamaraty, que sempre negou haver operações antiterrorismo no país.

Para o professor de relações internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Williams Gonçalves, nenhum Estado pode ficar sem um serviço de inteligência. Ele afirma que o Brasil deve estar investigando possíveis ações de terrorismo em seu território. A principal motivação seria a ocorrência, no país, da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Williams Gonçalves, professor de relações internacionais da Uerj, diz que seria embaraçoso caso o Brasil não apresentasse um plano para evitar possíveis ataques a delegações durante a Copa de 2014 ou a Olimpíada de 2016.

– Embora nós não tenhamos atentados terroristas no Brasil, os órgãos de governo especializados, como a Abin e os serviços de inteligência da Polícia Federal, não podem esperar que aconteça um atentado para fazer algo – observou. – Ficaríamos muito mal se não nos apresentássemos preparados para evitar ataques terroristas durante esses eventos.

Apesar do vazamento dos documentos divulgados pelo WikiLeaks, que criticam até a presidente eleita Dilma Rousseff, Gonçalves acredita que a relação entre Brasil e Estados Unidos não será abalada.

– A divulgação desses documentos cria um constrangimento, uma vez que fica revelada a maneira pouco respeitosa como os americanos tratam os outros governos – admite. – Porém, não acredito que os governos vão reclamar.

O Ministério da Relações Exteriores não quis comentar o assunto. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como insignificante o vazamento dos dados.

– De vez em quando, aparecem essas coisas. Eu acho que as coisas que vi são tão insignificantes que não merecem ser levadas a sério. Se fossem importantes (os documentos), não teriam sido vazados.

Problema é americano

O cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto concorda que a relação entre o governo brasileiro e o americano vai se manter amigável, porque esse seria um problema dos EUA com diversos países. Ele considera natural que o país faça combata o terrorismo da forma que a Constituição permite. Peixoto aconselha que o Brasil adote uma lei que trate especificamente sobre a questão do terror:

– Tendo em vista que o terrorismo tem se expandido pelo mundo, acho que o Brasil deve adotar uma política antiterror.

Os documentos secretos abordam também uma ação da presidente eleita, Dilma Rousseff. Ainda como ministra-chefe da Casa Civil, ela teria reprovado uma uma lei antiterror. Segundo o site, ela acreditava que a lei criminalizaria pessoas que invadissem propriedades privadas, como o Movimento dos Sem Terra (MST), além de não especificar o que seria considerado terrorismo.

Sobre relatos de possível monitoramento e prisão de imigrantes islâmicos extremistas no país, Gonçalves diz que não passam de “veneno”. Um dos telegramas da embaixada dos Estados Unidos revelou que um suposto simpatizante extremista chegou a ser preso em Santa Catarina, em 2007.

– Isso é veneno, é a maneira de os americanos verem as coisas – analisa Gonçalves. – O que o Brasil faz é aceitar os imigrantes palestinos que são expulsos. O Brasil tem dado um exemplo de direitos humanos, pois não fazemos seleção e poderíamos impedir a entrada deles.

FONTE: Exército Brasileiro / Jornal do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel
Miguel
13 anos atrás

A verdade machuca o pais do faz de conta… 🙂

Miguel
Miguel
13 anos atrás

O relatório não comenta nada que não se saiba aqui no Brasil.

A corrupção é campal e de conhecimento de todos, a impunidade reina, e o nosso investimento em educação é medíocre…

Devemos ser humildes e mudar essa realidade afinal de contas, todos nós somos penalizados com uma avalanche de impostos e em troca recebemos quase nada.

Meus irmãos precisamos melhorar essa realidade e acabar com essa mania de colocar a culpa nos outros países e passar a assumir uma postura de mudança.

Um forte abraço a todos

jose carlos pe
13 anos atrás

O que diria do brasiu um wikileaks com vazamento de imformaçoes CHINESAS,RUSSAS,FRANCESAS? Essa encheçao de linguiça americana so prejudica a eles mesmos,eles torram milhoes de dolares para fazer esses blas,blas ,blas,tudo que foi divulgado nao teve algo que realmente tivesse um valor pratico,parece essas revistas femininas de fofoca.Com certeza as informaçoes realmente quentes os americaninos pagaram para nao serem divulgadas.Ja ouviram aquela frase :atire a primeira pedra quem nunca pecou;pois entao isso gera um constrangimento e nada mais ,esses tipos de relatorios sao comuns nas embaixadas.Ate em reunioes a portas fechadas se discutem isso.Mas ha os pseudointelectuais que acham essas… Read more »

Cavalo doido
Cavalo doido
13 anos atrás

O que eu li no Wikileaks parece trabalho de amador. As mensagens enviadas entre Sobel e o EUA são de extrema mediocridade. Eles gastam bilhões para fazer isso ? Chamam nossa diplomacia de inesperiente ? Bem, temos fronterias com 10 países e temos relações internacionais menos conflituosas do que qualquer outra região do globo. Amadores são eles!

RL
RL
13 anos atrás

O que de fato interessa mesmo é quando virão os:

Caças, os subs, os helis, os KC-390, Os Astros 2020, Saber M200, A-darter, um novo Porta Aviões, novas gerações de misseis Mar-M1, MAN, Mi-35, Esquilos modernizados, A-1 Modernizados, os novos Reabastecedores, Novos navios para a esquadra, um satélite 100% nacional, e por ai vai.

Não importa o que o povo do lado de lá fala, pois o que importa é o que o povo do lado de cá faz.

nassif
nassif
13 anos atrás

Segundo a reportagem apurou, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso, que também é acompanhado pela Abin, órgão de inteligência ligado à Presidência. Os brasileiros são monitorados desde que o governo recebeu um informe da CIA, o serviço secreto dos EUA. O despacho informava que esse grupo, de cerca de 20 pessoas, viajou em 2008 ao Irã com o suporte logístico do Hizbollah e da Jihad Islâmica, milícias que não reconhecem o Estado de Israel e que são consideradas terroristas por vários países. A CIA acredita que esses brasileiros não foram escolhidos a esmo para ir ao Irã,… Read more »

Miguel
Miguel
13 anos atrás

Nassif falou bem ” COMO QUEM ESTA A VERDADE ???? “

RtadeuR
RtadeuR
13 anos atrás

Bom, e por que respingaria, estamos vivendo nos tempos de hoje a a mais nova revolução, a Revolução da Matéria Prima à qual sem ela não há a antiga Revolução Industrial e a atual Revolução Tecnológica.
Só por isso- interesses mútuos.

ivan cezar
13 anos atrás

h, respinga sim … me desculpem os que pensam diferente, mas respingou – e muito !!! Os EUA não são confiáveis, aliás , são nossos maiores adversários e de lá vem a maior ameaça à soberania da Amazônia. Lástima que muitos militares brasileiros ainda “morrem de amores” com os yankees. Nossa parceria deve ser prioritária com a França que é nossa vizinha na Amazônia e com outras nações bem intencionadas, tipo Suécia e Alemanha. Tem que abrir o olho com os EUA . Eles que cuidem dos enormes problemas que tem lá dentro, como o “roubo” que foi esse dos… Read more »