Bloco não é capaz de impor limite de gastos a seus membros

Os países da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) devem compartilhar e tornar públicos seus gastos militares, pela primeira vez, a partir de março de 2011.

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce, que deixou ontem o cargo de presidente do conselho de defesa do bloco, para entregá-lo a um representante da Guiana.

“O fundamental é começar a demonstrar a vontade dos países de compartilhar a informação e ajustar seus gastos de defesa”, disse.

Mas, segundo ele, o bloco ainda não tem poder para impor limites de gastos com defesa para os membros.

Segundo o acordo costurado pelo Conselho de Defesa da Unasul, a divulgação será feita em conjunto, segundo metodologia criada pelos países-membros.

O Brasil divulga gastos militares hoje de forma parcial. Detalhes sobre armamentos estratégicos são considerados sigilosos.

Contudo, Ponce advertiu que os países não deverão analisar os dados sob perspectiva de conflito, para não dar início a uma corrida armamentista.

Hoje, a Colômbia é o país sul-americano que investe a maior porcentagem de seu PIB em armamentos. Segundo dados de 2008 do instituto de pesquisa sueco Sipri, o percentual é de 3,7% (cerca de US$ 6 bilhões).

Os gastos brasileiros representam 1,5% do PIB, mas nominalmente são mais altos que os da Colômbia (US$ 23 bilhões).

FONTE: Folha de São Paulo

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lampião
Lampião
13 anos atrás

Até parece que os Los Hermanos inocentes vão abrir o jogo, sabe porque tem muita gente ganhando muito $$$$$$$$$$$$$$ , paises com indices socias muito abaixo do brasil gastando Furtunas com armamentos que nem vai usar. E ja adianto uma coisa, a unasul não vai para frente em certos aspctos.

The_mal_voltou
The_mal_voltou
13 anos atrás

Olha… essa unasul parece o clube do lulinha…[com trocadilho]
informar gastos militares não é nada demais, e é óbvio que o brasil sempre vai gastar masi que todo mundo junto eu diria, só que da área de pesquisa precisa ser separado e secreto desse povo.
Não confio nesses invejosos “muy amigos” que tem na AL.

adriano
adriano
13 anos atrás

Isso que eles poem pra mostra é só mesmo paliativo e todos da AL UNASUL sabem disso, acho que é pra dar uma imagem de consistencia e ocultar o jogo militar que se inicia. E com certeza comforme interesses “obscuros” vai haver conflitos e bem violentos.