Entre mortos estariam 130 soldados executados por oficiais após se recusarem a matar civis

Pelo menos 640 pessoas foram mortas nos protestos na Líbia contra o governo de Muamar Kadafi desde a semana passada, afirmou hoje a Federação Internacional pelos Direitos Humanos. O número é mais que o dobro do reconhecido pelo governo, de 300 mortos.

Segundo a federação, que reúne 164 organizações não governamentais, as cidades mais afetadas são a capital, Trípoli, onde já morreram 275 pessoas, e Benghazi, no leste da Líbia, onde os distúrbios deixaram 230 vítimas. O número foi divulgado pela chefe da federação, Souhayr Belhassen, em entrevista à agência France Presse.

Entre os mortos há “130 soldados que foram executados por seus oficiais em Benghazi por se recusarem a disparar nas multidões”, disse ela. Belhassen, que lidera a federação sediada em Paris, afirmou que o número de baixas é baseado em fontes militares para a capital, Trípoli, e em relatos de grupos pelos direitos humanos para Benghazi e outros pontos do país.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse hoje que uma estimativa realista era de que “cerca de mil pessoas” tenham sido mortas nos protestos, de acordo com a agência Ansa. Ontem, o governo de Kadafi admitiu 300 mortes nos protestos, incluindo 111 soldados. As informações são da Dow Jones.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
13 anos atrás

Taí, o número de mortos na Líbia (6 milhões de habitantes) já superou oficialmente o do Egito (80 milhões de habitantes).

Como conta de ditadura é sempre mequetrefe, pode colocar aí o triplo de mortos.

E aí Wagner? Insiste ainda em dizer que o Mubarak é igual ao Kadafi?

Observador
Observador
13 anos atrás

O Kadafi sempre foi um ditador sanguinário. Ele só mudou o discurso com a ascensão da Al Qaeda. Se travestiu de moderado. Lobo em pele de cordeiro. Com o atentado de 11 de setembro então, só faltou ele abaixar as calças para os EUA. Não deixará saudade. A Líbia é um país rico (petróleo e gás) e com uma população pequena (seis milhões). Se tivesse o mínimo de competência administrativa, o povo estaria alimentado e pensaria duas vezes antes de apeá-lo. Mas não. Preferiu gastar bilhões apoiando qualquer todo e qualquer movimento anti-americano que existisse no mundo. Deve ter muito… Read more »

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Insisto sim, em nome dos 300 egipcios que morreram. Para mim é farinha do mesmo saco. A unica diferença é que o Mubarak enxergou a realidade e viu que era o fim, o Kadafi é burro demais para ver isso. Os metodos podem variar Vader, mas são dois sanguinarios que nao se importam com os que morreram. Moral e eticamente, são iguais. Além disso, a base de sustentação do Kadafi em Tripoli é mais forte do que o Mubarak. Isso eu li numa reportagem ( não é invenção de minha cabeça soviética): A diferença é que o exército egípcio é… Read more »

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Aliás, o Kadafi roubou 5 bilhoes da Libia, o Mubarak roubou 30, ora, vc consideraria o Kadafi então, sob o ponto de vista do colarinho branco, mais honesto que o Mubarak, ja que este roubou em menos tempo seis vezes mais ??

Vader
13 anos atrás

Wagner, o Kadafi roubar menos que o Mubarak faz o Kadafi um ladrão pior do que o Mubarak, mas não faz esse um assassino pior do que o primeiro. Sendo detalhista: o Kadafi roubou seis vezes menos do que o Mubarak, mas o Egito tem quase DEZESSEIS vezes a população da Líbia. O que faz o Kadafi um ladrão muito pior do que o Mubarak, do ponto de vista “per capita”. É como comparar o “Zé Ribamar” roubando o pobre Maranhão, com o Maluf roubando SP… Não estou defendendo ditadura não, por mim quero que todos vão para o quinto… Read more »