GENEBRA – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta segunda-feira, em Genebra, na Suíça, que o ditador da Líbia, Muammar Kadafi, deixe o governo imediatamente, ‘sem mais atraso ou violência’.

Após encontro com diplomatas, Hillary garantiu que “todas as opções estão sobre a mesa” para lidar com a crise enquando Kadafi ameaçar e matar civis. Ela também pediu que sejam preparadas medidas suplementares para terminar com a violência na Líbia.

“Devemos trabalhar juntos na adoção de medidas suplementares para que o governo Kadafi preste contas, para proporcionar ajuda humanitária e para apoiar o povo líbio em sua busca por uma transição para a democracia”, afirmou no Conselho dos Direitos Humanos da ONU. Apoiar as transições árabes é um “imperativo estratégio”, acrescentou.

“Nossos valores e nossos interesses convergem porque apoiar estas transições não é apenas um ideal, é um imperativo estratégico”, insistiu.

Hillçary também acusou o coronel Kadafi de usar “mercenários” e “brutamontes” para atacar os oposicionistas, que aumentam o cerco ao ditador.

FONTE: Jornal do Brasil / AFP

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner
Wagner
13 anos atrás

Por que ela nao pede que o0 cara do Iêmen deixe o poder também ??

Que hipocrisia… e tem cara que ainda idolatra Washington.

Bosco Jr
Bosco Jr
13 anos atrás

Wagner, Porque ela não é “boazinha”. Ela defende os interesses do seu país e é paga pelos contribuintes americanos. Se a situação muda, ela e os EUA mudam de opinião para ajustarem os acontecimentos às mudanças. Por que os EUA não entram de novo na Somália? Porque a Somália não interessa aos EUA. É feio? Desumano? Sem dúvida! Mas os EUA colocam seus interesses em primeiro lugar e o fazem mesmo que tenham que fazer um pacto com o Diabo, e dane-se quem os acha malvados. Aliás, no vácuo de poder deixado no fim do mundo em que os EUA… Read more »

Vader
13 anos atrás

Wagner disse: 28 de fevereiro de 2011 às 14:49 “Por que ela nao pede que o0 cara do Iêmen deixe o poder também ??” Seria porque o cara do Iêmen não mandou caças pra bombardear os manifestantes? Engraçado como é o mundo para os antiamericanos: 1. Quando os EUA não falam nada… estão errados! Porque tem a obrigação de falar; 2. Quando os EUA falam algo… estão errados e são hipócritas! Porque estão interferindo em assuntos dos outros; 3. Quando os EUA não fazem nada… estão errados e são coniventes! Porque deveriam fazer alguma coisa; 4. Quando os EUA fazem… Read more »

Observador
Observador
13 anos atrás

Senhores, Eu em outro post defendi exatamente o que o Bosco colocou. Se o Brasil quer ter assento permanente no CS, não pode implorar; tem que ser convidado. O CS é lugar de quem tem poder militar e disposição para usá-lo. Só os mentecaptos do Itamaraty acham que o tal do “soft-power” brasileiro vai nos colocar lá. Em tempo: a minha definição de “soft-power brasileiro”: é o Brasil puxar o saco de todos os demais países, tentando ser amiguinho de todo mundo, inclusive das ditaduras e estados-pária do planeta. A maneira de fazer obter a vaga permanente no CS é… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Bosco, perfeito!

Digo o mais, se a oposição líbia pedir o apoio dos gringos eles não vão negar fogo.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Quem de vcs não acredita que já tenha pessoal do USSOCOM e CIA SOG, em território líbio recolhendo INTEL, para eventuais ataques aéreos?

Observador
Observador
13 anos atrás

Rodrigo: Eu imagino que eles já devem ter toda a informação sobre a Líbia para um ataque. Da Rússia. Da China. Do Brasil. Do mundo inteiro. Mas eles vão fazer o que você falou: já deve ter gente lá recolhendo dados, mas apenas para a atualização. Por falar nisto, os revoltosos já estão pedindo ajuda internacional. Já estão reconhecendo que sem a ajuda militar externa não derrubarão o Kadafi. Isto é claro: ou eles derrubam o ditador logo ou não terão fôlego para manter a luta (dinheiro, armas, munição, comida, mobilização de civis). Já Kadafi pode usar o dinheiro que… Read more »