RODRIGO RÖTZSCH – Rio

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse hoje que, “se fosse presidente”, esperaria que Barack Obama anunciasse, em sua viagem ao Brasil no próximo fim de semana, o apoio à pretensão brasileira de ocupar um assento permanente num Conselho de Segurança da ONU reformado.

“Eu cobraria o mesmo tratamento dado à Índia [em recente viagem a Nova Déli, Obama anunciou apoio a um assento permanente para a Índia no conselho]. Eu não sou presidente, mas tenho essa expectativa”, afirmou.

Cabral disse também, que se fosse o goveno brasileiro, lembraria a ele que o etanol brasileiro não pode ser taxado como é taxado’. ‘O governo americano nos deve a revogação desse absurdo. Se quer comprar petróleo brasileiro, que trate o etanol com dignidade’, completou.

O governador confirmou que Obama e sua família dormirão dois dias no Rio, e que no domingo, o presidente, a mulher e as filhas irão conhecer o Cristo Redentor e a Cidade de Deus, onde funciona uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

Cabral admitiu ter ficado contrariado com o fato de o governo americano ter escolhido essa favela, e não o Chapéu Mangueira, como ele havia sugerido. “Eu lamentei. Na autobiografia dele, ele dedica três páginas ao encontro da mãe dele com a cultura negra. Esse encontro aconteceu quando ela assistiu ao filme ‘Orfeu Negro’, que tem 80% de suas cenas no Chapéu Mangueira. Mas a Cidade de Deus está muito bem escolhida. Certamente para ele será uma grande emoção pisar numa comunidade pacificada, que ele pôde ver, em outro filme, como era violenta.”

O governador negou que o governo vá promover estratégias para atrair público ao discurso que Obama fará na Cinelândia, no domingo, às 15h. “Obama é um astro, um ícone, vai atrair público espontâneo. Vão vir caravanas de outra cidade.”

Questionado pela Folha se esperava um público na casa de 500 mil espectadores, no entanto, Cabral riu. “Rei aqui é o Roberto Carlos. Barack Obama é bem-vindo, vai ser um bom público, mas 500 mil só o Roberto Carlos.”

Cabral confirmou ainda que Michelle Obama e suas filhas acompanharão Obama ao Cristo e à Cidade de Deus, mas que não irão ao discurso na Cinelândia e cumprirão uma agenda paralela, conhecendo o Jardim Botânico.

Para o governador, que falou sobre a visita de Obama numa entrevista coletiva após anunciar a instalação de uma nova fábrica da Nestlé no Rio de Janeiro, a visita de Obama se insere no grande momento vivido pelo Estado, que inclui a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. “O Obama está vindo conhecer a cidade que ganhou da cidade dele [Chicago] o direito de sediar a Olimpíada.”

“O fato de não só o presidente Obama, mas o que os americanos chamam a ‘primeira família’ [a mulher e as filhas do presidente] virem ao Rio é extraordinário. Eu acho que os democratas têm mais bom gosto que os republicanos. Porque o [ex-presidente George W.] Bush não veio ao Rio, mas o [ex-presidente Bill] Clinton e o Obama sim.”

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M
Antonio M
13 anos atrás

Vão deixar o Cabral vai fazer essa caghad… ?!?!?!?

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Vão sim…

Da mesma forma: Vão deixar nossa Artillerietruppe cuidar do Obama ????

Vão sim…

Vader
13 anos atrás

Esse idiota do Cabral deveria cuidar mais do seu Estado, que está para perder os royalties do petróleo, e falar menos porcaria do que não conhece.

Observador
Observador
13 anos atrás

Aparentemente, o Gov. Sérgio Cabral foi infectado pelo mesmo vírus que infectou o nosso ex-presidente da república. O vírus da soberba. O grande sintoma desta “doença” é que o sujeito, que é uma figura pública, que ocupa um cargo público, começa a dar seus palpites e opiniões pessoais sobre tudo e todos. Como aprendemos com o ex-presidente, o poder faz com que as maiores asneiras e mentiras ganhem um verniz de inteligência e verdade. Isto é um perigo, como a Alemanha duramente aprendeu com o delírio nazista. Anônimos como nós podem fazer isto, pois nossa opinião será avaliada apenas pelo… Read more »

Marine
13 anos atrás

E o sujeito e Governador de um dos mais importantes estados brasileiros… Lastima.