PM invade quartel do Corpo de Bombeiros para reprimir manifestantes em protesto por salários

7

RIO – O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) invadiu pouco antes das 7h deste sábado o QG do Corpo de Bombeiros, que estava há cerca de 13 horas ocupado por militares da corporação em protesto por melhores salários.

Os PMs explodiram o portão dos fundos do quartel, na rua do Senado, deram tiros de efeito moral e jogaram bombas de gás lacrimogênio que atingiram os manifestantes e jornalistas dentro quartel e na rua. Pessoas saíram sangrando e a situação ficou muito tensa no local.

Houve barulho de tiros de fuzil que, segundo os bombeiros, foram dados para o alto. Três dos líderes do movimento foram presos e encaminhados para o Batalhão de Choque. Alguns bombeiros saíram feridos do quartel com marcas de tiros de balas de efeito moral.

Segundo os manifestantes que ocuparam o QG do Corpo de Bombeiros, cinco crianças saíram feridas devido ao gás lacrimogênio e estão sendo medicadas no Hospital Souza Aguiar. Uma das crianças pediu aos policiais que parassem de jogar o “gás maldito”. Ainda segundo eles, há feridos dentro do quartel.

Mas o secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que somente uma criança, que inalou fumaça, foi atendida no Hospital Souza Aguiar. Ainda de acordo com o secretário, por volta das 6h30 da manhã, um grupo de mulheres com cerca de cinco crianças chegou a procurar a emergência do hospital, mas as crianças não estavam feridas, apenas nervosas, e foram embora. De acordo com o secretário, até agora não houve nenhum outro registro de atendimento relacionado a este caso na rede municipal de saúde.

Os manifestantes se queixaram da violência usada pela PM para dissolver a manifestação na manhã deste sábado e informaram que 12 manifestantes foram presos e estão sendo levados para o Batalhão de Choque. O protesto deve seguir daqui a pouco para uma nova manifestação na porta da Alerj.

No momento, policiais do Bope, do Batalhão de Choque e da cavalaria estão no local. As ruas no entorno do QG estão bloqueadas e a Praça da República está cercada por PMs. Manifestantes que protestavam junto à grade em frente ao QG dos Bombeiros, dentro do Passeio Público, estão sendo dispersados por policiais da cavalaria da PM.

No momento seis micro-ônibus com bombeiros presos estão saindo de dentro do quartel para o Batalhão de Choque.

O governador Sérgio Cabral reúne-se com equipe de seu Governo nesta manhã, no Palácio Guanabara (prédio anexo), onde, em seguida, por volta das 8h30, deve acontecer uma entrevista coletiva.

FONTE: O Globo / FOTO: Marcelo Carnaval

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz
Clésio Luiz
12 anos atrás

Eu posso estar sendo ignorante mas, de que outra forma se dispersa uma multidão que reluta em deixar um lugar? E que tipo de pais levam uma criança para um protesto?

Wagner
Wagner
12 anos atrás

SERGIO CABRAL: PRA QUE ISSO ?? VAI TRABALHAR POR R$ 950 AO MES ARRISCANDO SUA VIDA, VAI !!! os bombeiros estão certissimos, e não venham com essa palhaçada de ” disciplina militar”, isso é a desculpa que lideres inconsequentes, despreparados, que so estão interessados em manter seus privilegios e salarios, ficam falando para a sociedade. Manda o Bope pegar traficante e não atacar bombeiros que SALVAM VIDAS, quase ao contrario de sua politica de não negociar. E se tivesse morrido alguem ? E se uma criança tivesse morrido ?? E DAÍ ?? ARROGÂNCIA é uma coisa desprezível. Mas, governador, o… Read more »

Wagner
Wagner
12 anos atrás

E os caras que inventaram de fazer essa baderna deveriam ter pesado as consequencias de seus atos tambem, e jamais deveriam ter trazido crianças para lá…

Impedir o serviço dos outros tambem teria custado vidas… isso foi uma contradição…

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Ninguém mais nesse país se importa quando tem vidas em jogo ???

martins
martins
12 anos atrás

E nisso ainda tem o desgaste entre a PM e os BM.
Na próxima ocorrência que um PM pedir ajuda para um BM como vai ser o atendimento?

Não gosto desse negócio de greve. Quando faz o concurso já sabia o salário que vai ganhar.

Mas também não concordo em mandar o Bope contra os bombeiros.

Realmente é uma situação complicada. Com 400 bombeiros presos, quem está fazendo a escala de trabalho deles?

Antonio M
Antonio M
12 anos atrás

Mas não são esse no atual governo que sempre defenderam e incentivaram marchas, greves, protestos, invasões etc. ?!?!?!?!? E qdo acontece com eles traram do mesmo modo que os seus criticados tratavam?!?!? Um povo analfabeto e deprepreparado dá nisso mesmo. Os governos vendem que somos o país do futuro, que a economia é sólida, que a crise mundial é marolinha por aqui, bolsas-esmola para uns, bolsas-ditadura para outros, copa do mundo e olimpíadas e se elegem com milhões de votos, deixando toda a infraestrutura, reformas fiscal, tributárias, previdenciária para o o limbo das idéias e da discussão /ação política !!!!!… Read more »

Vader
12 anos atrás

Que várzea…

E aí Sérgio Cabral? Passeata de baitôla fardado pode? Vale tudo, desde que não critique seu governico?

Como diria Alborghetti: “êêêê Rio de Janeiro do meu sac…” 🙂