terça-feira, setembro 21, 2021

Saab RBS 70NG

Batismo de fogo em Torre di Nerone

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A manobra defensiva do Comando do Regimento pela Ordem Geral de Operações nº1, constituiu em manter fortemente a região Torre di Nerone-Áfrico (a grosso modo, entre o  Soprassasso e o rio Marano). Guarneceu-o com o Batalhão Syzeno na região Áfrico e com o Batalhão Franklim na torre di Nerone, visando impedir que o inimigo baixasse da crista Aneva-Reno, pelos eixos Áfrico-Marano ou Torre di Nerone-Vaiarana, ameaçando a Rota 64 (Marano-Riola).

Tendo o Regimento Sampaio entrado em linha, em substituição ao 6º R.I., na noite de 21/22 do corrente, foi, foi na noite de 22 para 23 violentamente atacado pelo inimigo, apoiado  em denso bombardeio de Artilharia e Morteiros.

Os grupos de choque inimigos, utilizando largamente armas automáticas, investiram na 1ªparte da noite sucessivamente sobre as Cia. Waldir (5ª) e Cia. José Raul (6ª) e depois sobre as 8ª,9ª e 7ª Cias., com fortes tentativas de infiltração, chegando à distancia do combate à granada de mão. (Cias Amadeu,Farah e Arnizaut).

Na 2ª parte da noite o ataque se generalizou na frente do Batalhão Franklim, que teve todas as suas Cias. acometidas fortemente e, ao mesmo tempo, sobre as 5ª e 6ª Cias.(Batalhão Syzeno)

É que as posições brasileiras metiam ai uma cunha, a mais adentrada do IV Corpo, e Torre di Nerone era o único ponto dela de onde se podia ter vistas sobre o interior das linhas alemãs.

A violência do ataque inimigo, apoiado por intenso bombardeio, durante o qual um G.C. da 5ª Cia, foi envolvido, foi valentemente contida pela tropa do Regimento Sampaio que, apesar de ter entrado em fogo pela primeira vez, não desmereceu as tradições de honra dos seus antepassados.

As posições foram integralmente mantidas e o inimigo rechaçado todas as vezes em que investiu, sofrendo graves perdas, como provam os 36 mortos deixados na frente da nossa posição, além de 8 mortos e 20 feridos, carregados pelo inimigo, segundo declaração de refugiados.

A atitude dos valentes oficiais e soldados do Regimento Sampaio que pagaram com sangue e vidas o seu batismo de fogo, enche de orgulho este comando e a todos os brasileiros que, da Pátria distante, acompanham com amor e orgulho patriótico a atuação dos seus irmãos.

O inimigo voltou a carga em 24 e 25, sob terrível bombardeio e com maior intensidade. Um dos seus aviões despejou as primeiras dez bombas sobre as posições audaciosamente(*), sendo  de novo energicamente repelido.

Comentou-se que o inimigo experimentara a fôrça dos brasileiros cuja entrada em linha percebera.

NOTA DO EDITOR:(*) Comentário do 3ºSargento  Hélio Fernandes Padilha, do Regimento Sampaio, ao ler esta passagem: “Logo em cima de mim!”

FONTE: Do Terço Velho ao Sampaio da F.E.B.

Continua….

- Advertisement -

6 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cvn76
cvn76
10 anos atrás

Oi Padilha!

Muito interessante esses posts; continue a postar!
O Sgt. Hélio F. Padilha é seu parente?

Wiltgen
10 anos atrás

É o pai do Padilha!

cvn76
cvn76
10 anos atrás

Opa! Nâo sabia deste detalhe! Deve ter muita história interessante para contar para contar!

Luiz Padilha
10 anos atrás

Oi cvn76. Sim é meu pai, já falecido. Este livro que ele me deixou, possui além dos textos interessantes inerentes ao R.Sampaio, algumas anotações dele sobre os episódios que eu acho que são interessantes repassar.
Sei que vivemos num país aonde os valores estão completamente desfigurados, mas tenho certeza de que ainda existem muitas pessoas boas e com capacidade de absorver conhecimento através de relatos passados. No país dos BBBs e dos Tiriricas quem sabe não vale a pena?

cvn76
cvn76
10 anos atrás

Oi Padilha! Sim claro que vale a pena repassar; você deve ter muito orgulho dele….continue esse trabalho!

Lembro meu avô falecido no ano passado aos 103 anos; ele era da Polícia Militar e durante muito tempo fazia parte das forças que perseguiram o famoso cangaceiro “Lampião”…..também me contou muitas histórias interessantes!

Luiz Padilha
Reply to  cvn76
10 anos atrás

Vou continuar sim, pq tem umas passagens muito interessantes.Vlw.

Últimas Notícias

Grupo de Artilharia Antiaérea realiza exercício de tiro real

Praia Grande (SP) – O 2º Grupo de Artilharia Antiaérea participou, no período de 13 a 17 de setembro,...
- Advertisement -
- Advertisement -